Autor Tópico: O assunto da religião é esta vida ou uma suposta outra depois da morte?  (Lida 7267 vezes)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: O assunto da religião é esta vida ou uma suposta outra depois da morte?
« Resposta #75 Online: 13 de Janeiro de 2009, 08:09:28 »
Mas o ponto é que não há uma necessidade intrínseca da religião que é dada por sua qualidade de textos e de seu código moral, que no mais é composto de textos alienantes e supersticiosos. Uma vez no mundo racional, a religião é substituida com louvor por uma combinação entre ciência e filosofia.

Supondo que essa combinação tenha espaço para um certo grau de foco nas motivações e sentimentos dos praticantes, eu até concordo.  Só que aí você não está substituindo a religião por outra coisa, está substituindo a religião pela religião.

A religião é apenas um mal necessário para muitas pessoas.

Pela definição que você usa, sim.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #76 Online: 13 de Janeiro de 2009, 08:12:27 »
Cara, achei genial. Nunca tinha houvido falar nada a respeito. Na ótica da minha crença (e de qualquer outro religioso) seria uma aberração. Mas ao se estudar o aspecto "religiosidade/religião" como matéria é fenomenal.

Pode elaborar?  Eu entendo que quem crê sinceramente em uma religião revelada provavelmente vai estranhar uma análise tão clínica da religião enquanto fenômeno antropológico.  Mas na sua opinião isso também aconteceria com religiões não (tão) reveladas?

Abraços,
Luis.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #77 Online: 13 de Janeiro de 2009, 08:57:08 »
Mas o ponto é que não há uma necessidade intrínseca da religião que é dada por sua qualidade de textos e de seu código moral, que no mais é composto de textos alienantes e supersticiosos. Uma vez no mundo racional, a religião é substituida com louvor por uma combinação entre ciência e filosofia.

Supondo que essa combinação tenha espaço para um certo grau de foco nas motivações e sentimentos dos praticantes, eu até concordo.  Só que aí você não está substituindo a religião por outra coisa, está substituindo a religião pela religião.

De fato ainda faltou na equação (religião substituida por ciência mais filosofia) colocar essa questão da comunidade.
Muitos religiosos não vivem mais a comunidade de religiosos, tendo a religião apenas como uma explicação para as questões do mundo. Para esses, não é necessário se preocupar com a perda da comunidade. Aliás, me parece que essa "comunidade religiosa" seja substituída por outra conforme se abandona os componentes ciência e filosofia da religião.

A religião é apenas um mal necessário para muitas pessoas.

Pela definição que você usa, sim.

Luis, entendo que religião não seria um mal para quem pratica os ritos e não acredita nos textos abjetos dela, ai teríamos alguém que gosta da liturgia apenas.

“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #78 Online: 13 de Janeiro de 2009, 09:13:20 »
Mas não é o que estamos discutindo aqui. O que estamos discutindo é uma proposta de utilidade para a religião fora destes conceitos sobrenaturais

Nossa, eu não pensei que estivéssemos discutindo isso. Achei que primeiro falávamos sobre o "assunto" da religião (e se é que há um específico), e depois estávamos falando um pouco sobre o estudo da religião como fenômeno social.
"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #79 Online: 13 de Janeiro de 2009, 09:16:36 »
Pode elaborar?  Eu entendo que quem crê sinceramente em uma religião revelada provavelmente vai estranhar uma análise tão clínica da religião enquanto fenômeno antropológico.  Mas na sua opinião isso também aconteceria com religiões não (tão) reveladas?

Abraços,
Luis.

Bom, partindo do princípio de que todo religioso praticante acha que sua religião é a correta, então todos achariam como aberração.

Aaaaaaaaa não ser os chamados "liberais". Que não acreditam em quase nada dos textos sagrados e dos ritos das religiões que praticam. Nem sei porque são religiosos. Se é que são...

Para vários não há diferença entre a Bíblia e um código de disciplina Jedi.

"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #80 Online: 13 de Janeiro de 2009, 09:18:26 »
Bom, estou de mudança para a Bahia amanhã. Então até daqui 1 mês mais ou menos.

Abraços.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #81 Online: 13 de Janeiro de 2009, 11:41:55 »

Abraços,
Luis.

Bom, partindo do princípio de que todo religioso praticante acha que sua religião é a correta, então todos achariam como aberração.

Aaaaaaaaa não ser os chamados "liberais". Que não acreditam em quase nada dos textos sagrados e dos ritos das religiões que praticam. Nem sei porque são religiosos. Se é que são...

Para vários não há diferença entre a Bíblia e um código de disciplina Jedi.

O código Jedi é bem mais interessante :D
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #82 Online: 13 de Janeiro de 2009, 20:02:09 »
De fato ainda faltou na equação (religião substituida por ciência mais filosofia) colocar essa questão da comunidade.
Muitos religiosos não vivem mais a comunidade de religiosos, tendo a religião apenas como uma explicação para as questões do mundo.

O que, diga-se de passagem, é talvez o mais questionável e pobre dentre os usos possíveis da religião.

Interessante que eu falei de motivação e você entendeu isso como comunidade.  Não que eu discorde exatamente.  Achei interessante, apenas.

Para esses, não é necessário se preocupar com a perda da comunidade. Aliás, me parece que essa "comunidade religiosa" seja substituída por outra conforme se abandona os componentes ciência e filosofia da religião.

Religião não tem um componente "ciência" significativo, tanto que quando tenta ter os resultados são lamentáveis.

Não entendi muito bem o que você descreve aqui.  Que outra comunidade seria essa?  Você está por acaso sugerindo que quando se deixa a credibilidade de lado se abandona espontaneamente os "carolas", ou é outra coisa?

Luis, entendo que religião não seria um mal para quem pratica os ritos e não acredita nos textos abjetos dela, ai teríamos alguém que gosta da liturgia apenas.

Seria, não. É.  E o que temos são contemplativos, não necessariamente crédulos.  Conheço muitos, inclusive pessoalmente.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #83 Online: 13 de Janeiro de 2009, 20:03:35 »

Droga. Agora vou ter de esperar um mês para pegar esse gancho! :)

Boa viagem, companheiro!  E bom trabalho evangélico por lá!

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #84 Online: 13 de Janeiro de 2009, 21:19:33 »
Muitos religiosos não vivem mais a comunidade de religiosos, tendo a religião apenas como uma explicação para as questões do mundo.

O que, diga-se de passagem, é talvez o mais questionável e pobre dentre os usos possíveis da religião.

Interessante que eu falei de motivação e você entendeu isso como comunidade.  Não que eu discorde exatamente.  Achei interessante, apenas.

Sim, remeti a comunidade.

Para esses, não é necessário se preocupar com a perda da comunidade. Aliás, me parece que essa "comunidade religiosa" seja substituída por outra conforme se abandona os componentes ciência e filosofia da religião.

Religião não tem um componente "ciência" significativo, tanto que quando tenta ter os resultados são lamentáveis.

Não entendi muito bem o que você descreve aqui.  Que outra comunidade seria essa?  Você está por acaso sugerindo que quando se deixa a credibilidade de lado se abandona espontaneamente os "carolas", ou é outra coisa?

Não tem nenhum componente ciência se você pensa pelo lado método e critério. Se você pensa pelo lado do escopo de atuação da religião, ela tem (tenta) diversas áreas de intersecção já que explica a origem do mundo, do homem, etc..

A comunidade religiosa é uma das explicações para o sucesso (de público, claro) da religião. Essa comunidade em um mundo utópico onde a religião não é mais necessária, poderia ser subtituida por comunidades laicas.

A motivação causada pela religião é baseada na fé, comunidade e estorias da carochinha.

Seria, não. É.  E o que temos são contemplativos, não necessariamente crédulos.  Conheço muitos, inclusive pessoalmente.

Não entendi.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #85 Online: 23 de Janeiro de 2009, 09:16:04 »
Caro Luís Dantas e demais foristas – bom dia.

--------------------------------------------

Minha pergunta é: qual é o assunto da religião?  Já vi quem afirmasse que é algum tipo de resposta para o que acontece depois da morte, mas não concordo, nem acho esse um assunto particularmente importante.  Para mim religião é a prática de aprender a conciliar decisões concretas com ideais abstratos.

Opiniões?  Comentários?

---------------------------------------------------------------------------
Para começo, peço aos caros foristas que me expliquem, como se destaca uma caixa de diálogo, que permita evidenciar uma citação, que fique mais à vista, no momento de resposta. Desde já, agradeço antecipadamente a atenção, que eventualmente possa vir a receber.

---------------------------------------------------------------------------

Parece-me bastante acertada a sua última afirmação, se o conceito de religião estiver maioritariamente relacionado com a observância de normas éticas, morais e mesmo estéticas. Mas acontece que o conceito de religião pode-se aplicar com legitimidade a qualquer conjunto de vivências de ordem social, mística ou não, muito mais alargado como observaram razoavelmente bem, os outros camaradas interessados neste debate.

Por esses parâmetros, também se poderá estabelecer como religião, o conjunto social de todos os artistas, cientistas e apreciadores de Arte e Ciência, que se esforçam por praticar uma ética pessoal e social de elevado nível "cultural e espiritual".

Saliento até, com um certo humor, (Auguste Conte) o nobre fundador da "Religião da Humanidade". E naturalmente também incluo nesse paradoxo, o notável "Fórum Clube Céptico", como um interessante fenómeno religioso.

Mas analisando as suas primeiras impressões... O Homem é um animal gregário, portanto social e político, logo religioso; e “citando” Aristóteles - os eremitas, são "hermafroditas" absolutamente auto-suficientes - ou então, estão profundamente magoados com o  seu semelhante. O que implica que o ser humano sente a necessidade "absoluta" de estar em união física e “espiritual”, com um grupo social qualquer, a começar pela família. Depois vêem as associações profissionais, os valores pátrios e nacionais, uma vez que estas formas de associação, são reconfortantes emocional e espiritualmente. Por isso é que o namoro e a amizade, são tão agradáveis e religiosos…

Portanto eu conjecturo que o motivo da existência das religiões, é necessariamente o mesmo de qualquer organização social: Político e Económico!!! Simplesmente, por razões muito especiais, algumas evocam objectivos místicos e transcendentais. Até pode ser que tenham alguma justiça, uma vez que existe muitíssima desigualdade social a bordo deste maravilhoso Planeta, a precisar urgentemente de ser reparada.

Mas também conjecturo, que na nossa época, os motivos que assistem à existência das religiões “místicas” é o "resguardo mental e espiritual", que alguns líderes naturais, mais ou menos honestos, encontram para convencerem as pessoas a associarem-se com boa vontade para fins de vantagens mútuas: para já, imediatamente neste mundo, e depois, quem sabe, pode ser que de algum modo sejamos “Imortais”... Afinal é preciso, não esquecer a “alegoria da caverna”.

O estudo e a "investigação metafísica”, ainda tem muito para explorar… Digo eu.

Acontece que as sociedades, são sistemas religiosos "ferozmente" competitivos,
que provocam a marginalização de muitos membros, em relação às ofertas de bem estar, em termos do conceito de saúde da Organização Mundial de Saúde.

Quando isso acontece, e um homem, não encontra conforto de nenhuma espécie, de forma física e espiritual, procura uma associação metafísica que cumpra as promessas de prazer fundamental, mesmo que seja depois de se ficar defunto.

Agora em relação a – "Pessoalmente acho a crença em outra vida" uma idéia bizarra. – Estou ligeiramente de acordo consigo. Todavia note, que independentemente de se temer ou não a morte, é muito natural que a Humanidade, evolua para a conquista da “imortalidade” facultativa ao gosto pessoal de cada um.

Pode muito bem acontecer, que uma das mais importantes consequências da descodificação do código genético, seja justamente a imortalidade potencial.

Evidentemente, que isso para mim só teria verdadeira piada, se todos nós tivéssemos acesso, a tudo o que o génio humano é capaz de processar. "A Juventude, A Beleza, a Inteligência e a Força". Etc, a "fartura material".

Em suma, os bens naturais, materiais e espirituais, que os filósofos como Platão ao longo dos séculos, vêem propondo como “virtude” aos “Homens de Bem”, (hum… Religiosos!?!.) isto é: sociáveis. Portanto, um certo ideal de “perfeição”.

--------------------------------------------------------------------------------

Especulando – realismo fantástico, em termos de paralogismo comparado – Artur.
« Última modificação: 23 de Janeiro de 2009, 10:06:20 por lusitano »
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #86 Online: 23 de Janeiro de 2009, 21:19:24 »
Citação de: Lusitano
Saliento até, com um certo humor, (Auguste Conte) o nobre fundador da "Religião da Humanidade". E naturalmente também incluo nesse paradoxo, o notável "Fórum Clube Céptico", como um interessante fenómeno religioso.

Citação de: Priberam
Religião

culto prestado à divindade;
crença na existência de uma ou mais forças sobrenaturais;
fé;
reverência às coisas sagradas;
observância dos preceitos religiosos;
doutrina, sistema religioso;
ordem religiosa.

Não adianta querer gerar confusão com um termo que tem uma acepção conhecida e aceita Lusitano. Dar mais sentidos às palavras as fazem ter nenhum sentido. Religião envolve crença a divindade, a noção de sagrado.

A maior parte dos céticos aqui estão se lixando para divindades e não consideram nada sagrado.

Muitas pessoas confundem a disposição que temos ao debate com um afã religioso, o que certamente não está no que é esperado normalmente do termo. Podemos debater com energia, mas procuramos evidências, o que um religioso não faz.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #87 Online: 24 de Janeiro de 2009, 16:16:21 »
Caro Agnóstico - boa tarde.

Tenho aqui à mão um diccionário, que mostra que as palavras "religião e sagrado", necessáriamente, são paradoxos verbais e conceptuais, que não se aplicam com propriedade absoluta a uma só e exclusiva situação social.

Concerteza que compreendo, que muitas pessoas deste fórum e fora dele, façam preferência em utilizar tais palavras referindo-se a associações de carácter místico e transcendental, ou mesmo sobrenatural: Mas eu já percebi há muito tempo, que também é legítimo utilizar tais palavras, referindo-se a associações com  características laicas ou profanas.

Auguste Comte, não era ignorante a respeito do significado relativo e variável de tais palavras. Senão, não teria edificado uma igreja, e fundado uma religião, para poder celebrar o culto da Natureza e  da Humanidade, por mais bizarro que isso seja. Ora concerteza que você sabe perfeitamente, que ele foi um filósofo científico "ateu".

E concerteza que você também sabe - que o Budismo - com cerca de trezentos milhões de fiéis, é considerada uma Religião "Ateia"...!?!...

Claro que tenho consciência, que não é muito frequente utilizar palavras de significado controverso, fora de usos "consagrados" por grupos de convicção, com forte poder de opinião.

Ora dado que este é um foro céptico, com elevado nível de cultura linguística, filosófica e científica, então a intenção, é de facto mostrar as contradições acidentalmente existentes.

----------------------------------------------------------------------------
Especulando realismo fantástico, em termos de paralogismo comparado - artur.

« Última modificação: 24 de Janeiro de 2009, 17:47:49 por lusitano »

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #88 Online: 24 de Janeiro de 2009, 22:48:46 »
Veja, você pode usar uma palavra virtualmente da maneira que você quiser, mas se não manter a mesma acepção em toda a sua proposição, você será induzido ao erro.

Se algum religioso, no sentido de adorar um deus, entra nesse fórum e equipara a minha postura a dele, porque eu, como ele, sou religioso , a confusão já esta instaurada, porque existem atributos relacionados à primeira citação de religioso que não estão na segunda citação da palavra.

Eu fico com a definição da palavra colocada no Priberam.

« Última modificação: 24 de Janeiro de 2009, 23:38:12 por Agnóstico »

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #89 Online: 24 de Janeiro de 2009, 23:37:24 »
Concordo com o Agnóstico.

Uma coisa é definição, outra coisa é interpretação ou entendimento que podem se desenvolver segundo a conveniência de cada um e portanto estão sujeitas ao erro ou ao auto-engano.

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #90 Online: 26 de Janeiro de 2009, 15:42:08 »
Caros Agnóstico e Gigaview - boa tarde.

Eu estou consciemte da justeza da vossa observação. Mas tenho um certo motivo, além de forçar a utilização de conceitos majoritariamente para referenciar associações místicas de carácter mais ou menos "sobrenatural".

De facto a resposta ao caro Luís Dantas, envolvia essa contradicção.

===========================================================
Minha pergunta é: qual é o assunto da religião?  Já vi quem afirmasse que é algum tipo de resposta para o que acontece depois da morte, mas não concordo, nem acho esse um assunto particularmente importante.  Para mim religião é a prática de aprender a conciliar decisões concretas com ideais abstratos.

"Para mim religião é a prática de aprender a conciliar decisões concretas com ideais abstratos."
Claro que eu verifiquei a possibilidade de existirem grupos "não místicos", que eventualmente se dedicam a tecer juizos de valor como os que acidentalmente  se fazem aqui neste fórum, para generalizar o uso do conceito.

Portanto, sem querer libertar-me de responsabilidades, não fui eu que atirei a primeira pedra. Mas aproveitei para realçar essas situações, porque certas palavras prestam-se a significados paradoxais, devido a ambiguidades contextuais.

==========================================================

especulando realismo fantástico, em termos de paralogismo comparado - artur. 

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #91 Online: 26 de Janeiro de 2009, 17:06:00 »
[off topic]

Caro Lusitano,

Quando você escolhe "Pré-Visualisar" (ou Alt+P), surgem ícones logo acima da área de texto da mensagem. Quando você coloca a seta do mouse sobre os ícones ela se torna uma mãozinha e surge uma descrição da função do ícone. Procure o ícone com a função "Inserir notação" e clique sobre ele. Aparecerá algo como
|quote||/quote|na área texto. Significa que todo o texto colocado entre |quote| e |/quote| aparecerá como uma citação. Vá até a área de testes do fórum (procure na página inicial) para brincar a vontade com os comandos.
Abs.

[/off topic]
« Última modificação: 26 de Janeiro de 2009, 20:23:50 por Gigaview »
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #92 Online: 27 de Janeiro de 2009, 07:52:22 »
Caro Gigaview - bom dia.

Fico-lhe muitíssimo grato pela óptima informação. :ok:

Caro Lusitano,

Quando você escolhe "Pré-Visualisar" (ou Alt+P), surgem ícones logo acima da área de texto da mensagem. Quando você coloca a seta do mouse sobre os ícones ela se torna uma mãozinha e surge uma descrição da função do ícone. Procure o ícone com a função "Inserir notação" e clique sobre ele. Aparecerá algo como
|quote||/quote|na área texto. Significa que todo o texto colocado entre |quote| e |/quote| aparecerá como uma citação. Vá até a área de testes do fórum (procure na página inicial) para brincar a vontade com os comandos.

=============================================================

Especulando realismo fantástico, em termos de paralogismo comparado - artur. :ok:
« Última modificação: 27 de Janeiro de 2009, 08:02:35 por lusitano »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!