Autor Tópico: 2010, a bomba  (Lida 9886 vezes)

Offline Herf

• Nível 37
  • *
2010, a bomba
« Online: 03 de Janeiro de 2009, 14:00:09 »
2010, a bomba
Sex, 02/01/09

Há exatos dez anos, tomava posse uma safra de governadores movidos por uma mesma, e nova na época, palavra de ordem: ajuste fiscal. Ali terminava a adolescência da administração pública brasileira.

Fora as pantomimas de Itamar Franco – que queria voltar a ser presidente e decretou a moratória mineira, desastrosa para o Brasil – governadores de todos os partidos assumiam decretando o fim da festa das máquinas estatais. Era o fim do almoço grátis consagrado por Brizola, Quércia, Maluf e companhia.

Até então, ajuste fiscal era palavrão de PFL. Dali em diante, virou princípio sagrado – subscrito, entre outros, por Lula em 2002, para sair da fila.

Mas Lula nunca se conformou muito com essa história de responsabilidade fiscal. Tapou o nariz e foi em frente, porque não iria mexer em time vencedor. Mas governar sem espalhar dinheiro por aí não tinha nada a ver com seus sonhos de poder.

Papai do céu é amigo de Lula e lhe deu seis anos de crédito farto e dinheiro barato no mundo. Daí nasceram 37 ministérios, emprego para a companheirada toda, dinheiro de graça para os pobres e os nem tão pobres, entre outras farras e bolsas – o paradoxo do populismo neoliberal.

Agora os deuses estão finalmente avisando que o bicho vai pegar. Mas quem são os deuses diante de Luiz Inácio da Silva?

Na posse dos novos prefeitos, dez anos depois do nascimento da responsabilidade fiscal, Lula deu um pito nos que prometeram austeridade. O presidente está mandando gastar. E está distribuindo dinheiro federal para a legião de prefeituras aliadas.

Ou seja: no alvorecer da crise, mantém seu credo de explodir os gastos públicos – agora com truques como o Fundo Soberano e seu cheque voador de 14 bilhões de reais.

A conta amarga dessa falsa prosperidade, evidentemente, só será conhecida por quem assumir o Brasil em 2011. E que ninguém duvide: a culpa será do novo mandatário.

Lula será bonzinho para sempre.

Guilherme Fiuza
http://colunas.epoca.globo.com/guilhermefiuza/2009/01/02/2010-a-bomba/

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
Re: 2010, a bomba
« Resposta #1 Online: 04 de Janeiro de 2009, 13:01:19 »
Fácil, que Lula tenha o terceiro mandato em 2011. Se algo der errado, colocamos a culpa nele. :)
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 04 de Janeiro de 2009, 13:02:13 »
Esse Guilherme escreve igual estagiário.
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #3 Online: 04 de Janeiro de 2009, 14:17:25 »
Fácil, que Lula tenha o terceiro mandato em 2011. Se algo der errado, colocamos a culpa nele. :)

Para que perder tempo com eleições? É melhor prorrogar o mandato dele, já, indefinidamente.
“The only place where success comes before work is in the dictionary.”

Donald Kendall

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 04 de Janeiro de 2009, 17:14:14 »
Ele pouco se importa se vai estourar o cofre.

É bem comum ao PT armar uma bomba para explodir no governo seguinte e poder alegar que a situação piorou só quando deixou o poder.

Eu já afirmei em outro tópico a bastante tempo atrás que as contas não fechariam no fim do governo e...

Ou seja: no alvorecer da crise, mantém seu credo de explodir os gastos públicos – agora com truques como o Fundo Soberano e seu cheque voador de 14 bilhões de reais.

...para mim o trecho acima é a confirmação do que acontecerá.

Aguardem, quem quiser pode arquivar o tópico para conferir depois.

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #5 Online: 04 de Janeiro de 2009, 17:23:41 »

É bem comum ao PT armar uma bomba para explodir no governo seguinte e poder alegar que a situação piorou só quando deixou o poder.

Eu já afirmei em outro tópico a bastante tempo atrás que as contas não fechariam no fim do governo e...

Sim, provavelmente vão fazer o mesmo que a Marta fez em SP (deixou um rombo gigantesco nas contas da prefeitura), mas em escala nacional.

E alguma coisa cola no Lulla?

Depois que ele passou incólume pelo mensalão e é sempre bom lembrar, com a ajuda da oposição1 IMBECIL que existe nestepaiz, eu cheguei a conclusão que o Lulla pode fazer o que quiser, NADA cola nele. NADA de ruim fica associado a ele.

É o presidente teflon.

1 Me refiro apenas aos políticos de "oposição" e não as pessoas normais que se opõem ao Lulla.

Donald Kendall

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 04 de Janeiro de 2009, 17:28:02 »

Sim, provavelmente vão fazer o mesmo que a Marta fez em SP (deixou um rombo gigantesco nas contas da prefeitura), mas em escala nacional.

Depois que ele passou incólume pelo mensalão e é sempre bom lembrar, com a ajuda da oposição1 IMBECIL que existe nestepaiz, eu cheguei a conclusão que o Lulla pode fazer o que quiser, NADA cola nele. NADA de ruim fica associado a ele.

É o presidente teflon.

1 Me refiro apenas aos políticos de "oposição" e não as pessoas normais que se opõem ao Lulla.

Ela estava tão crente que se reelegeria que dias antes da eleição falou lá em Paris  "Já estou reeleita!" e nos últimos dias de governo teve que cancelar às pressas um monte de gastos assumidos.

E não temos uma oposição, temos uma "oposição" que participa dos mesmos esquemas que o PT participa.

Por isso o teflon escapou.

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #7 Online: 04 de Janeiro de 2009, 17:42:29 »

É o presidente teflon.

Ela estava tão crente que se reelegeria que dias antes da eleição falou lá em Paris  "Já estou reeleita!" e nos últimos dias de governo teve que cancelar às pressas um monte de gastos assumidos.

E não temos uma oposição, temos uma "oposição" que participa dos mesmos esquemas que o PT participa.

Por isso o teflon escapou.

E vai escapar sempre. E é exatamente por causa dessa "oposição" que eu tenho dúvidas se o terceiro mandato é impossível, como muitos dizem.

Donald Kendall

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 04 de Janeiro de 2009, 17:46:51 »
Eu digo que um terceiro mandato já é certo e vai começar com uma prorrogação do atual mandato com a desculpa de se fazer coincidirem as eleições para os cargos menores.

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #9 Online: 04 de Janeiro de 2009, 17:49:37 »
Eu digo que um terceiro mandato já é certo e vai começar com uma prorrogação do atual mandato com a desculpa de se fazer coincidirem as eleições para os cargos menores.

Eu acho difícil acontecer um terceiro mandato. Não impossível, mas muito difícil.

E por mais bizarro que possa parecer, se vier a acontecer um pleibiscito pelo 3o mandato, eu voto a favor. Não pelos mesmos motivos dos petistas, mas voto a favor.

Donald Kendall

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 04 de Janeiro de 2009, 17:52:20 »
Prefiro uma guerra civil à um terceiro mandato.

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #11 Online: 04 de Janeiro de 2009, 17:55:21 »
Prefiro uma guerra civil à um terceiro mandato.

Guerra Civil? No Brasil? Eu não consigo imaginar isso ocorrendo aqui.

Já o terceiro mandato eu digo que é uma chance em um milhão, pequena chance, mas que os petistas vão tentar, vão.

E antes que algum petista binário ou puxa saco semelhante do Lulla apareça aqui, o fato de criticar o Lulla não significa que eu apoie o PSDB, o FHC, o Serra, o Kassab, o DEM, nada disso.

Para mim são todos farinha do mesmo saco.

Donald Kendall

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 04 de Janeiro de 2009, 18:06:36 »

Não ocorrerá, brasileiro só se importa com cerveja e futebol e é ignorante demais para se organizar ou perceber que está sendo explorado.

Eu disse que EU prefiro uma guerra civil à um terceiro mandato.

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 04 de Janeiro de 2009, 18:09:28 »
Se houvesse uma guerra civil contra os petistas, eu estaria.
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 04 de Janeiro de 2009, 18:11:59 »

Não fure a fila, estou na frente.

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #15 Online: 04 de Janeiro de 2009, 18:12:38 »

Não ocorrerá, brasileiro só se importa com cerveja e futebol e é ignorante demais para se organizar ou perceber que está sendo explorado.

Eu disse que EU prefiro uma guerra civil à um terceiro mandato.

Ok. Eu tinha entendido que era a sua opinião apenas, só que é um daqueles eventos que eu não consigo imaginar acontecendo.

Enfim, espero estar enganado e que o terceiro mandato não venha a acontecer.

Uma guerra civil é algo sério demais. Não é algo que eu participaria se fosse possível evitar e eu tentaria tudo que estivesse ao meu alcance para evitar, isso que estou falando de uma hipótese que fica entre o impossível e o totalmente improvável, para dizer o mínimo. E dificilmente seria "contra os petistas", uma vez que eles são iguaizinhos ao resto dos políticos. Muda apenas a legenda.

Donald Kendall

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 05 de Janeiro de 2009, 02:16:59 »

Para que perder tempo com eleições? É melhor prorrogar o mandato dele, já, indefinidamente.

É uma boa idéia. Afinal, em time que esta ganhando não se mexe. :P
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #17 Online: 05 de Janeiro de 2009, 08:45:06 »

Não fure a fila, estou na frente.

Ver dois sujeitos como vocês, que tendem ao livre pensamento, querendo ser usados como peões em uma guerra seria engraçado, se não fosse trágico....
« Última modificação: 05 de Janeiro de 2009, 09:45:10 por Renato T »

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #18 Online: 05 de Janeiro de 2009, 09:38:09 »

É uma boa idéia. Afinal, em time que esta ganhando não se mexe. :P

Eu ainda acho que o ideal mesmo seria que o Lulla fosse declarado Presidente Vitalício das Américas (do Canadá até a Terra do Fogo), mas já que isso não é possível, fico contente com uma prorrogação indefinida do mandato dele.

Donald Kendall

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 05 de Janeiro de 2009, 09:41:45 »
Ou presidente do mundo!  :olheira:

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #20 Online: 05 de Janeiro de 2009, 09:44:54 »
Ou presidente do mundo!  :olheira:

Opa, mundo não. Eu até pensei em presidente do mundo, mas mundo é demais, vamos ficar só nas Américas, que já está muito bom.

Donald Kendall

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 05 de Janeiro de 2009, 09:46:21 »
É que fico na dúvida se alguém como o Lula se contentaria com tão pouco :P

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #22 Online: 05 de Janeiro de 2009, 09:54:50 »
É que fico na dúvida se alguém como o Lula se contentaria com tão pouco :P

Ah, se contentaria sim. Qualquer coisa o resto do mundo iria em partes, Nova Zelândia, Austrália e o resto da Oceania primeiro, depois o restante, aos poucos.  :)

Donald Kendall

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #23 Online: 05 de Janeiro de 2009, 10:19:33 »
Isso,começa com a Nova Zelândia pro Di parar de jogar praga nos outros.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 05 de Janeiro de 2009, 11:26:33 »
:histeria:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!