Eu não entendo, se ele concorrer a um terceiro mandato, não haverão eleições? Se a maioria votar nele, isso é democracia.
A reclamação de muitos, e aqui falo sério, e eu estou incluído nos que reclamam, é contra a mudança das regras do jogo, durante o jogo.
Por exemplo, o FHC, na época mudou a regra do jogo, e obteve a aprovação da reeleição. Foi, na minha opinião, errado.
Agora, setores do PT querem mudar a regra e se aproveitar da popularidade do Lula e tentar mudar a regra do jogo. De novo.
Se conseguirem, existem aqueles que temem que o PT não se contente com um terceiro mandato e tente um quarto, um quinto, etc.
Lembrando que a possibilidade de que essa lei passe é muito, muito pequena.
Outra coisa é a crítica ao modo Lula de governar. O que acontece em parte do país? Distribuição de dinheiro do tipo "bolsa-família" que, segundo alguns críticos, é uma versão século 21 do clientelismo/coronelismo que era usado para manipular eleitores. Em palavras simples : O Lulla dá o bolsa família e o povo vota nele. Essa é a crítica que muitos fazem.
Mas existem outras, como a questão dos altos gastos públicos, o aparelhamento da máquina pública, colocando pessoas ligadas ao petismo em diversos escalões, por exemplo dando preferência para o petista na hora de conceder avanços na carreira (mudanças de cargo de funcionários de carreira, me escapa o termo correto agora).
Isso é um problema, na opinião de críticos, porque facilita a manutenção do grupo no poder atualmente e pode dificultar a vida do próximo governante de oposição.
Por fim, a democracia pressupões, segundo alguns, a alternância no cargo. E isso está sendo desrespeitado por parte do PT, ou melhor estão tentando.
Eu não digo que todas essas críticas, em especial as referentes a manipulação dos eleitores via bolsa-família são verdadeiras, mas repito o que leio e ouço por ai.
As minhas críticas são contra :
a) Mudança da Regra do Jogo, durante o jogo.
b) Tentativa de evitar a saudável alternância de pessoas (e partidos) no poder.
Não vou entrar na discussão a respeito dos programas Bolsa família e assemelhados.