Por acaso vcs leram o que postei acima?
Repetindo : FHC conseguiu a reeleição porque a Constituição de 1988 tinha um dispositivo prevendo a possibilidade de instituir um segundo mandato e mesmo assim fez em benefício próprio já que deveria valer apenas para a eleição seguinte.
Sim, eu sei disso, eu li o que você escreveu. E na minha opinião, apesar do dispositivo, mudar as regras do jogo, durante o jogo, é errado. Ponto.
Não existe nenhuma base para sequer se discutir a possibilidade de um terceiro mandato, para fazer isso precisariam mudar a Constituição.
No Brasil exi$te toda a ba$e nece$$ária para $e di$cutir qualquer coi$a, independente da con$tituição, no que depender do congre$$o nacional.
Se fizerem isso é golpe, puro e simples golpe.
Não é sem motivo que os petistas estão propondo referendo, mudanças na Constituição, mudanças no sistema eleitoral.
É uma fraude eleitoral pura e simples.
Eu até sou a favor da discussão, Arcanjo, mas desde que não seja válida para o presidente atualmente no poder (independente de ser o Lula, FHC, Dilma, Serra, qualquer um). Por exemplo eu gostaria que cinco coisas fossem implantadas no Brasil.
1) Mandato de 5 anos, para todos os cargos do legislativo ou executivo, com unificação das eleições (eleições gerais de vereador até presidente).
2) Sem reeleição para cargos do executivo.
3) Apenas UMA reeleição consecutiva para cargos do legislativo.
4) Voto distrital.
5) Proibição de reeleição para presidente, no sentido de que um presidente só pode ocupar o cargo UMA vez, não pode concorrer mais em um pleito futuro.
Nunca vou ver algo assim sendo discutido. Por desejar esse tipo de discussão, eu acho a idéia de discutir o mandato válida, em tese. Sem casuísmos e sem beneficiar o Lula, como setores do PT querem fazer.
Eu nem deveria escrever o que vai no parágrafo abaixo, mas já que devem existir criaturas binárias aqui, que acham que quem é contra o Lula é automaticamente a favor do FHC, e gostam de reduzir a discussão a uma visão binária.
Eu sou contra a modificação do mandato do presidente atual, independente de quem for o presidente, eu não gosto do governo Lulla, por N motivos, e não gostei do governo FHC por outros M motivos. Criticar o Lulla não me torna um defensor do DEM, PSDB, FHC ou qualquer coisa assim. Eu não gosto de regras que sejam modificadas, em política, durante o mandato.