Autor Tópico: Ateu admite que precisa de Deus!!!  (Lida 10245 vezes)

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
Ateu admite que precisa de Deus!!!
« Online: 06 de Janeiro de 2009, 08:46:23 »
Ateu admite: “África necessita de Deus, e não de apenas auxílio”
Por Renato Cavallera em segunda-feira, 5 janeiro 2009

Os problemas de África não podem ser resolvidos só com ajudas financeiras, mas os Africanos precisam de conhecer a Deus, afirma um jornalista ateu e ex-político.

A religião oferece mudança aos corações e às mentes das pessoas - algo que a ajuda não pode fazer, diz Matthew Parris, um ex-membro conservador do parlamento Britânico, numa coluna para o jornal Britânico The Times.

"[Sendo] Agora um ateu confirmado, tornei-me convicto da enorme contribuição que o evangelismo Cristão faz na África: bastante distinta do trabalho das ONGs seculares, projectos governamentais e esforços de ajuda internacional”, escreve Parris, que nasceu em Joanesburgo, África do Sul , mas agora vive em Inglaterra. “Estes, por si só, não serão suficientes. A educação e treinamento, por si só, não serão suficientes."

Ele prosseguiu dizendo que “Na África, o Cristianismo muda o coração das pessoas. Ele produz uma transformação espiritual. O renascimento é real. A mudança é boa.”

A sua aparente epifania dos efeitos positivos do Cristianismo na África surgiu após uma viagem ao Malawi antes do Natal. Lá, ele reuniu-se com uma pequena instituição de caridade Britânica que trabalha para instalar bombas em poços nas aldeias para manter a água selada e limpa.

Embora a instituição de caridade, Pump Aid, seja secular, ele percebeu que os membros da equipa mais impressionantes eram em privado, “firmes” Cristãos. Embora ele se lembre que nenhum dos membros da instituição de caridade tenha falado sobre religião, ele diz que viu um deles estudando um livro de devocionais no carro e outro saindo para ir à igreja num Domingo ao amanhecer.

“Estaria de acordo com os meus desejos, acreditar que a sua honestidade, diligência e optimismo no seu trabalho não tinham relação com a sua fé pessoal”, admite Parris. “O seu trabalho era secular, mas certamente afectado por aquilo que eles eram … influenciado por uma concepção do lugar do homem no Universo que o Cristianismo tem ensinado.”

Encontrar os Cristãos que trabalhavam para a Pump Aid também o fez lembrar-se das suas memórias de missionários Cristãos que ele conheceu quando era ainda um menino crescendo em África.

Ele recorda a forma como os Africanos convertidos ao Cristianismo que ele conheceu quando era menino “eram sempre diferentes.” A sua nova religião não os confinava, mas parecia libertá-los e relaxá-los, diz Parris.

“Havia uma vivacidade, uma curiosidade, uma dedicação para com o mundo – uma rectidão nas suas relações com os outros – que parecia estar em falta na vida tradicional Africana”, recorda ele. “Eles estavam à altura.”

O Cristianismo, acrescenta ele, também ajuda a libertar os Africanos da mentalidade comunal e supersticiosa que reprime a individualidade. Parris critica a “mentalidade rural tradicional” por alimentar “‘manda-chuvas’ e gangsters políticos” em cidades Africanas que ensinam “um respeito exagerado” por um “líder presunçoso” que não deixa espaço para a oposição.

Mas o Cristianismo – pós-Reforma e pós-Lutero – ensina uma “relação directa, pessoal e nos dois sentidos entre o indivíduo e Deus”, que elimina a mediação pelo grupo, ou qualquer outro ser humano, diz Parris. Ele oferece uma organização de vida social para aqueles que querem “abandonar uma mentalidade tribal asfixiante”.

“É por isso e assim que ele liberta”, afirma Parris.

Ele conclui afirmando que para a África poder ser competitiva com outros líderes mundiais no século XXI, não deve pensar apenas que os bens materiais e o conhecimento são tudo o quanto precisa para o desenvolvimento e mudança.

“Todo um sistema de crenças tem primeiro de ser suplantado”, considera o jornalista ateu.

Ele adverte que retirar o evangelismo Cristão da “equação Africana” poderá “deixar o continente à mercê de uma fusão maligna da Nike, do feiticeiro, do telemóvel e da catana.”

http://noticias.gospelmais.com.br/ateu-admite-africa-necessita-de-deus-e-nao-de-apenas-auxilio.html

::)

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
Re: Ateu admite que precisa de Deus!!!
« Resposta #1 Online: 06 de Janeiro de 2009, 08:59:41 »
Ele adverte que retirar o evangelismo Cristão da “equação Africana” poderá “deixar o continente à mercê de uma fusão maligna da Nike, do feiticeiro, do telemóvel e da catana.”
:histeria:

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #2 Online: 06 de Janeiro de 2009, 10:04:06 »
Cheira a farsa.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #3 Online: 06 de Janeiro de 2009, 10:24:13 »
Se for, é uma farsa bem feita:

http://www.timesonline.co.uk/tol/comment/columnists/matthew_parris/article5400568.ece

(só li o texto por cima, sem muita atenção)
“The only place where success comes before work is in the dictionary.”

Donald Kendall

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #4 Online: 06 de Janeiro de 2009, 10:47:46 »
Besteira... Como analista do papel da religião na socidade ele é um bom jornalista.

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #5 Online: 06 de Janeiro de 2009, 10:52:35 »
Isso podia ter saído do The Onion.
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #6 Online: 06 de Janeiro de 2009, 12:08:45 »
Não chega a tanto.  Mas sei lá, acho a história suspeita.  É verdade que muitos missionários são motivados por sua fé, sim. 

Mas toda essa ênfase, e a história de ser "ateu confirmado"...
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Zibss

• Nível 28
  • *
« Resposta #7 Online: 06 de Janeiro de 2009, 12:52:09 »
Agora conta aquela do "ateu mais famoso do mundo se converte a Jesus".

Offline dr.horrormentes

• Nível 09
  • *
« Resposta #8 Online: 06 de Janeiro de 2009, 13:32:18 »
Vai ser aqueles tipo de materias, para os crentes tentarem esfregar sua religião na cara de gente!!
Essa materia também me cheira a farsa!!
Eu sou loco por falar com meu cachorro? pelo menos sei que ele existe, e você que fala com mitos???

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 06 de Janeiro de 2009, 14:35:26 »
É a opinião pessoal do sujeito, talvez ele nem esteja tão errado assim, mas o que cheira mal é essa tentativa do jornal de pintá-lo como o "embaixador dos ateus no mundo" e extender a conclusão para "todo homem precisa de Deus".

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 07 de Janeiro de 2009, 12:49:11 »
Pronto.... Agora um ateu que acredita em deus.... Êta mundão...

Se não for uma farsa, provavelmente é, acho que se enganaram e ele, suposto "ateu", quis dizer que a tal localidade precisa permanecer com uma religião.... ...não com deus algum....

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 07 de Janeiro de 2009, 17:48:43 »
Pode até ser farsa, mas considerando que não seja, ele não é um ateu que acredita em Deus, é um ateu que acredita na religião... parafraseando Voltaire, se Deus não existe, então precisamos inventá-lo. Ele só acha que o Cristianismo pode ajudar no combate a algumas mazelas específicas da África, não porque Jesus vai surgir dos céus para salvar o continente, mas porque a fé pode ter um forte efeito sobre a vida das pessoas.

Offline rafael d

• Nível 08
  • *
« Resposta #12 Online: 05 de Fevereiro de 2009, 20:51:29 »
jeanioz,

arrogante voce eh, a duvida eh saber se voce eh limitado ou mal carater, qual vc acha melhor?

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #13 Online: 05 de Fevereiro de 2009, 20:55:54 »
Você gosta da palavra "limitado", não?
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 05 de Fevereiro de 2009, 21:04:08 »
jeanioz,

arrogante voce eh, a duvida eh saber se voce eh limitado ou mal carater, qual vc acha melhor?

Esse texto nem mesmo é do Jeanioz, caramba, ele só colou uma reportagem aqui :x

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 05 de Fevereiro de 2009, 21:36:15 »
Quem não conhece o Jeanioz, acaba comprando gato por lebre.  :histeria:

Não que isto justifique alguma coisa.  :hihi:

Offline rafael d

• Nível 08
  • *
« Resposta #16 Online: 05 de Fevereiro de 2009, 22:32:39 »

eh que para mim eh isso que deus faz com as pessoas, limita elas, no pior sentido da palavra

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #17 Online: 05 de Fevereiro de 2009, 22:38:24 »

eh que para mim eh isso que deus faz com as pessoas, limita elas, no pior sentido da palavra

A religião, você quer dizer.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Flavia

• Nível 34
  • *
« Resposta #18 Online: 05 de Fevereiro de 2009, 22:47:32 »

O que limita as pessoas é a intolerância e o extremismo.
vanitas vanitatum omnia vanitas

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 05 de Fevereiro de 2009, 22:55:24 »
Deus não faz nada com as pessoas.  :P
A crença das pessoas em Deus é que fazem muita coisa... muitas ruins... algumas boas.  :wink:

« Última modificação: 05 de Fevereiro de 2009, 23:10:24 por Spitfire »

Offline rafael d

• Nível 08
  • *
« Resposta #20 Online: 05 de Fevereiro de 2009, 23:13:35 »
flavia,
voce acredita em um deus pessoal?

Offline Flavia

• Nível 34
  • *
« Resposta #21 Online: 05 de Fevereiro de 2009, 23:16:43 »
flavia,
voce acredita em um deus pessoal?

Não.
vanitas vanitatum omnia vanitas

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #22 Online: 05 de Fevereiro de 2009, 23:17:36 »
... e você teria percebido isso se lesse as mensagens dela com um pouco mais de atenção ;-)

Offline rafael d

• Nível 08
  • *
« Resposta #23 Online: 05 de Fevereiro de 2009, 23:23:07 »
po manero,
vc ja pensou na ideia de ao invez de acreditar em um deus sobrenatural, passar a acreditar no deus que seria tudo que esta ao nosso redor? nao sei se voce ja pensou nisso, mas se pensar provavelmente vai reparar na força do que esta ao nosso redor, de como as pessoas e o ambiente podem influenciar na nossa vida.
para mim, quem tem encherga a força desse "deus" nao prescisa de mais nenhum outro.

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #24 Online: 05 de Fevereiro de 2009, 23:26:58 »
po manero,
vc ja pensou na ideia de ao invez de acreditar em um deus sobrenatural, passar a acreditar no deus que seria tudo que esta ao nosso redor? nao sei se voce ja pensou nisso, mas se pensar provavelmente vai reparar na força do que esta ao nosso redor, de como as pessoas e o ambiente podem influenciar na nossa vida.
para mim, quem tem encherga a força desse "deus" nao prescisa de mais nenhum outro.

Você é panteísta, Rafael?
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!