Autor Tópico: Viagem Astral (Projeção Astral)  (Lida 14070 vezes)

Offline Léo Talone

• Nível 00
  • *
Viagem Astral (Projeção Astral)
« Online: 10 de Janeiro de 2009, 03:05:12 »
Qual é a explicação científica (ou não científica, sei lá) dos céticos sobre Projeções Astral?

Quero dizer, eu mesmo tive. Quase toda minha família já o fez.
A viagem astral seria alguma prova de que as almas existem?

Para quem não sabe o que é a Viagem Astral:
Segundo a Wikipédia:

"Projeção da consciência ou viagem astral são termos usados alternativamente para designar as supostas experiências fora do corpo (do inglês out-of-body experience — OBEs) que seriam realizadas por qualquer pessoa, estando em estado de vigília (acordado) ou por meio de sonhos lúcidos, via meditação profunda, ou outras técnicas de relaxamento. A Projeciologia acredita que, durante a projeção, quando lúcida, o indivíduo está ciente de que se encontra fora do próprio corpo, projetado por meio do (corpo astral, duplo etérico ou perispírito). E por intermédio da projeção da consciência, seria possível conhecer dimensões extrafísicas, relativas ao plano astral ou espiritual, assim como ao plano etérico.

A projeção astral com freqüência é associada ao ocultismo e o movimento da Nova Era. Paralelamente, a medicina começa a tratar o assunto com mais atenção devido aos inúmeros relatos de experiências quase-morte (EQM). "

http://pt.wikipedia.org/wiki/Projeção_da_consciência

E então?
------------
"Milagre não é ter transformado água em vinho, nem ressuscitar ao terceiro dia; milagre é acreditarem nisso tudo" (Màrio Quintana)

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
Re: Viagem Astral (Projeção Astral)
« Resposta #1 Online: 10 de Janeiro de 2009, 08:05:44 »
Eu assisti e já li a respeito disso de que usando eletrodos para estimular o cérebro de uma paciente com epilepsia durante um tratamento, a mulher começou a descrever a sensação de ter deixado seu corpo e estar flutuando sobre ele. Parece que o fenômeno acontece ao estimular uma área no córtex direito do cérebro chamada giro angular, que está envolvida na cognição espacial. Isso sugere que essa experiência esteja relacionada a uma parte específica do cérebro e que acontece com certas pessoas devido a estar propício a maior atividade cerebral nessa área do cérebro. Palpite meu, como você diz que você e quase todos de sua família já passaram por isso, arrisco a dizer que pode ser algo geneticamente predisposto a acontecer.
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 10 de Janeiro de 2009, 10:31:01 »
Quero dizer, eu mesmo tive. Quase toda minha família já o fez.

Conversando com pessoas que se dedicam à prática da viagem astral e lendo sobre o assunto, pude perceber o seguinte:

1. A maioria dos relatos de viagem astral, aqueles cheios de detalhes e descrições maravilhosas, acontece no "astral". Mesmo sem saber exatamente que ambiente é esse (ou se de fato existe), a comprovação da viagem poderia acontecer pela verificação de alguma informação obtida no astral ou pela descrição comum de duas ou mais pessoas que se encontram no "astral" para interagir e viver as mesmas experiências. Até agora nada disso foi provado.

2. A maioria das pessoas pensa que viagem astral é sair por aí atravessando paredes, visitar pessoas e lugares distantes, etc. Essas viagens em "tempo real", isto é, que acontecem vinculadas ao "aqui" e "agora" seriam as mais fáceis de se comprovar, mas  no entanto, isso ainda não acontece. As pessoas que fazem viagens "em tempo real" se esquecem, não veem direito, teem dificuldade de focalizar a atenção num objetivo, ficam confusas, etc. Resultado: não funciona como deveria funcionar.

Portanto, oficialmente, viagens astrais ainda não foram comprovadas, o que não quer dizer que sejam inexistentes ou impossíveis de serem realizadas. O que existe é muita exploração comercial do assunto na forma de livros, cursos, palestras, técnicas etc que "ensinam" a fazer projeções astrais.

Em caso de dúvida basta fazer o teste de combinar um encontro no astral e trocar umas idéias, endereços e telefones com outros viajantes ou de "projetar-se" para um ambiente com objetos e depois tentar descrevê-los.
« Última modificação: 10 de Janeiro de 2009, 10:33:32 por Gigaview »
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #3 Online: 10 de Janeiro de 2009, 13:20:41 »
Paralelamente, a medicina começa a tratar o assunto com mais atenção devido aos inúmeros relatos de experiências quase-morte (EQM)
Besteirol a Wikipédia em português.

===//===//===

Viagem Astral e EQM (Experiência de Quase Morte) são eventos que acontecem no CÉREBRO.

Nossa sensação de localização não é absoluta. Existem cristais no ouvido que são capazes de perceber qualquer mudança na gravidade e daí vem nossa noção de direção. Astronautas perdem essa percepção ao ficar longos períodos no espaço e ao voltarem descrevem que ao subir uma escada tem a sensação de que o planeta está sendo empurrado para baixo. O que não quer dizer que os astronautas se tornaram o centro do universo, e sim que seu cérebro está criando ilusões.

Esse tipo de suposição (Viagem Astral) é do princípio de que nossos sentidos são confiáveis, você só sente algo que possa verdadeiramente estar em tal lugar. O que é bastante falso, isso está submisso a sugestão e imaginação.

Enquanto a Viagem Astral surgiu através de interpretações de sonhos sobre viajar para locais diferentes, a EQM já ocorre devido a Ketamina (se não me engano o nome) liberada no corpo quando há falta de ar. Ela dá a sensação de 360º. Outro fenômeno, o túnel de luz, vêm da reabertura dos globos oculares.

Offline Blue

• Nível 07
  • *
« Resposta #4 Online: 10 de Janeiro de 2009, 21:52:21 »
Eu tenho uma amiga que faz, mas sempre que eu peço pra ela vir na minha casa e ler algo que eu tenha escrito num pedaço de papel ela diz que as coisas não funcionam desse jeito.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 11 de Janeiro de 2009, 17:40:01 »
sempre que eu peço pra ela vir na minha casa e ler algo que eu tenha escrito num pedaço de papel ela diz que as coisas não funcionam desse jeito.

Claro que não ::)...
"Deus prefere os ateus"

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 12 de Janeiro de 2009, 12:21:50 »
Pesquise "giro angular" e "Cerebro"... Tem experiencias interessantes a respeito com estimulação desta area do cérebro que podem explicar o "fenomeno"
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #7 Online: 26 de Janeiro de 2009, 13:43:15 »
Caríssimos foristas - boa tarde.

Eu estou em crer, que esse tipo de fenómenos - como bem ajuizou o camarada Gigaview - mesmo que sejam experiências pessoais indesmentíveis, podem ser compreendidos como "sonhos lúcidos", enquanto a "Ciência" não esclarecer e controlar o fenómeno à vontade.

===========================================================

Especulando realismo fantástico, em termos de paralogismo comparado - artur.
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline Gus

• Nível 03
  • *
« Resposta #8 Online: 27 de Janeiro de 2009, 09:43:51 »
Eu acho que não há certeza ainda.

http://br.youtube.com/watch?v=nCVzz96zKA0

Eu já ouvi dizer tambem que tem uma droga q estimula efeitos parecidos,não lembro qual é, e não sei se é verdade.
Bernardo:Olha só,geralmente quem dá ataque é maluco,mas não necessariamente quem é maluco acaba que dá ataque,entendeu?

Offline Sklogw

• Nível 19
  • *
  • Campanha Anti-Bullshit Científico
« Resposta #9 Online: 27 de Janeiro de 2009, 22:44:02 »
Dizem que as pessoas que conhecem Amsterdam têm muito essa tal de viagem astral... só que não conseguem se lembrar muito bem...
"The most ordinary things are to philosophy a source of insoluble puzzles." [Ludwig Boltzmann]

"I venture to think that the people who talk most about it are the people who do least about it. Scientific method is what working scientists do, not what other people or even they themselves may say about it." [Percy W. Bridgman, "Reflections of a Physicist"]

"Ich habe einen Drachen in meiner Garage" [A. Einstein, psicografado por sklogw]

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #10 Online: 27 de Janeiro de 2009, 22:53:10 »
O dia que viajarem até um planeta habitado por uma raça alienígena e voltarem trazendo uma solução para um dos problemas da humanidade ou descobrirem um tipo novo de astro antes dos astronomos e puderem provar o feito indicando a ascenção reta e a declinação do bicho, aí eu passo a acreditar em viagens astrais.
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 27 de Janeiro de 2009, 23:44:19 »
O dia que viajarem até um planeta habitado por uma raça alienígena e voltarem trazendo uma solução para um dos problemas da humanidade ou descobrirem um tipo novo de astro antes dos astronomos e puderem provar o feito indicando a ascenção reta e a declinação do bicho, aí eu passo a acreditar em viagens astrais.

Isso é difícil até com uma tecnologia avançada futurista.
Não precisa ir tão longe, basta dizer os números das faces dos dados que acabei de jogar em cima do armário e que só poderei ver usando uma escada.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #12 Online: 29 de Janeiro de 2009, 05:57:13 »
Viagem astral é quando o cara toma LSD e acha que é um astro do rock?

OK, falando sério. Parece subproduto de alguma coisa cerebral.
Latebra optima insania est.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 29 de Janeiro de 2009, 12:46:15 »

E é... estimulação artificial ou não de uma determinada area do cérebro chamada giro angular
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
  • Disculpen las molestias, esto es una revolución.
« Resposta #14 Online: 01 de Fevereiro de 2009, 15:43:58 »

Derrame!
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Offline Zeichner

• Nível 32
  • *
  • Somos feitos da mesma substância dos sonhos. - Wi
« Resposta #15 Online: 02 de Fevereiro de 2009, 11:59:51 »
Em meus anos de misticismo e ocultismo, tentei vários exercícios buscando esta tal de Viagem Astral.
Descobri que a viagem astral possui um poder incrível, sobrenatural, para vender livros (hehehe).

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 02 de Fevereiro de 2009, 12:16:01 »
Em meus anos de misticismo e ocultismo, tentei vários exercícios buscando esta tal de Viagem Astral.
Descobri que a viagem astral possui um poder incrível, sobrenatural, para vender livros (hehehe).

É.... é o poder da "força DE_MENTE"!!!

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #17 Online: 02 de Fevereiro de 2009, 12:37:31 »

Isso é difícil até com uma tecnologia avançada futurista.
Não precisa ir tão longe, basta dizer os números das faces dos dados que acabei de jogar em cima do armário e que só poderei ver usando uma escada.

É verdade.
Meu interesse por outros planetas acabou influenciando aquilo que teclei.

Duvido que os proponentes da PES (isto:) consigam resolver seu desafio
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline Zeichner

• Nível 32
  • *
« Resposta #18 Online: 02 de Fevereiro de 2009, 12:42:24 »
Mas dava uns baratos estranhos estes exercícios. Interessante é o Balonamento, onde parece que o corpo incha, nos sentimos muito maiores. E se considerarmos os sonhos esquisitos que seguem, parece mesmo que se viajou a outros lugares receber ensinamentos de seres "iluminados", cujo conteúdo vai demorar para sua energia poder estar em sintonia para compreender (hahahahaha).
Enfim, depois descobri a neurociência e comecei estudar percepção, e entendi que existe uma explicação pra tudo isso, sem precisar de viagens ou experiências extra-sensoriais.

Pena... queria ter tido aulas com alienígenas evoluídos de Sírius.

Offline Sklogw

• Nível 19
  • *
  • Campanha Anti-Bullshit Científico
« Resposta #19 Online: 16 de Fevereiro de 2009, 17:54:14 »
Exemplos de viagens astrais que eu curto

Todo o resto é balela pro$ cur$o$ de projeciologia.
"The most ordinary things are to philosophy a source of insoluble puzzles." [Ludwig Boltzmann]

"I venture to think that the people who talk most about it are the people who do least about it. Scientific method is what working scientists do, not what other people or even they themselves may say about it." [Percy W. Bridgman, "Reflections of a Physicist"]

"Ich habe einen Drachen in meiner Garage" [A. Einstein, psicografado por sklogw]

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 16 de Fevereiro de 2009, 18:02:22 »
Quando tinha seis anos eu fazia viagens astrais até o banheiro. Será que vocês, céticos, conseguem imaginar porque eu abandonei esta prática?   :P

Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 16 de Fevereiro de 2009, 19:17:38 »
Dificuldades em materializar a urina no local para onde se projetou!

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #22 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 00:46:30 »
eu tambem mijava na cama...

Uma vez sonhei que tava andando no quintal, de repente aparece uma privada no meio do caminho... kkkkkkkkkk
foi lindo....
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #23 Online: 18 de Fevereiro de 2009, 00:06:31 »
Quando tinha seis anos eu fazia viagens astrais até o banheiro. Será que vocês, céticos, conseguem imaginar porque eu abandonei esta prática?   :P
Pra esse tipo de coisa, a explicação teórica de Freud é aplicável...
A viagem astral seria a forma de calar a boca do Superego ("mijar na cama é feio, garoto!") por causa de dois desejos da Id ("preciso urinar" e "quero continuar dormindo"). Acho que com o tempo, o superego vai ficando mais forte e mais expressivo na pessoa, e por isso ela passa a se controlar mais.
Latebra optima insania est.

Offline Zeichner

• Nível 32
  • *
« Resposta #24 Online: 21 de Fevereiro de 2009, 23:16:17 »
Tem aquele caso da Cientista que teve um derrame e se recuperou. Muito do que ela descreve se relaciona com a viagem astral e outras formas de "consciência superior". Seriam formas de diminuir a influência do hemisfério esquerdo, responsável pelas definição do 'indivíduo" e localização espacial.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!