Quando acordados, nós pensamos. Quando dormindo, sonhamos. Algumas vezes, durante um sonho comum, acaba acontecendo de nós recobrarmos uma parte significativa de nossa consciência antes mesmo do dispertar físico. Quando isso ocorre, a nossa noção de realidade se acende e nós então nos fazemos a tal pergunta: será que estou sonhando? Nesse ponto, a grande maioria das pessoas acabam se esforçando para acordarem. Mas alguns poucos, acabam se deixando levar pela curiosidade. É fascinante se poder voar, atravessar paredes, projetar fabulosos cenários, ou seja, se fazer o que bem entender ciente de que não haverá nenhuma punição por isso. Durante um sonho, quer seja lúcido ou não, tudo o que nele acontece é proveniente da nossa imaginação. A prova disso é o fato de nós conseguirmos moldar nossos sonhos lúcidos a nossa maneira. A diferença é que durante um sonho comum o nosso estado de consciência é muitíssimo limitado, o que nos deixa completamente a deriva. A hipnose não é muito diferente dos sonhos lúcidos. Durante uma sessão hipnótica, ao invés de tomarmos as rédias do sonho, nós as entregamos nas mãos do hipnólogo, que, através da sujestão, nos submete ao nosso semi-consciente ou até mesmo ao nosso inconsciente.
As viágens astrais fazem parte da mesma linha de eventos a que pertencem a hipnose e os sonhos lúcidos. Se eu tomar as supostas viágens para fora do corpo como uma realidade possível, eu teria que também encarar os sonhos e a hipnose, que como sabemos não passam de estados alterados de consciência, como "passeios extra-corpóreos". Mas sobre a afirmação categórica, trata-se de uma questão de bonsenso. Tomemos as viágens astrais como uma realidade possível. De que seria constituído o tal "corpo fluídico", também chamado de "corpo astral"? De que maneira tal material poderia se deslocar no espaço? Se tal espaço não pertense a matéria física, o que então seria? Se realmente se trata de uma saída do corpo, por que então não se consegue vislumbrar o ambiente físico ao redor do corpo inerte? Se a mente e os pensamentos são o resultado de certas conexões e certos processos químicos e elétricos que ocorrem no cérebro, como o indivíduo poderia se manifestar fora dele? Em suma, acreditar em viágens astrais não é muito diferente de se acreditar em espíritos, ETs, Papai Noel e etc...