Autor Tópico: 150 DE  (Lida 19979 vezes)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
150 DE
« Online: 13 de Janeiro de 2009, 00:50:22 »
Um grupo de austríacos está trabalhando em um calendário secular baseado na ciência e na razão chamado adotando como início da contagem a data da publicação de "A Origem das Espécies", por Charles Darwin e 1859 AD, ou melor, 0 DE (Darwin Era). Entramos recentemente, portanto, no ano 150 DE   :)

Nas palavras de um de seus proponentes, Herbert Haas:

We think that the current gregorian calendar should be replaced by a calendar
which commemorates scientists, free-thinkers, and great philosophers instead
of "saints". Let's commemorate Giordano Bruno instead of if his executioners!

O calendário ainda não chegou a sua versão final, mas uma preliminar já pode ser baixada no site do projeto: http://darwinera.org/
O calendário inclui como datas comemorativas as datas de grandes descobertas científicas e aniversários de grandes cientistas, bem como os anos de seus nascimentos e mortes no calendário darwiniano.

Meu comentário: é claro que todo mundo sabe que isso não vai pegar. Se até hoje há gente que contesta a própria Teoria da Evolução, que dizer de um calendário baseado nela. Mas, contudo, porém, entretanto, nada nos impede de usá-lo. Se os judeus e muçulmanos podem brincar de ter seu próprio calendário, por que não nós? Claro que é bem mais conveniente usar o calendário cristão, afinal, a gente teria alguma dificuldade em dizer que a Segunda Guerra Mundial durou de 1939 AD a 1945 AD ou que a Colombo chegou à América em 1492 AD (80, 86 e -367 DE, respectivamente). Mas dá para brincar de era Darwin entre nós quando for conveniente. Eu acho legais essas iniciativas de criar uma subcultura bright, com sua própria linguagem, seus próprios jargões e sua própria identidade de grupo :)

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
Re: 150 DE
« Resposta #1 Online: 13 de Janeiro de 2009, 06:57:14 »
Pode até existir alguma dificuldade no dia a dia, mas em páginas da web é possível exibir qualquer calendário desejado.

Você pode ter um perfil que vai exibir : 13 de Janeiro de 2009 ou 150 DE (ou outra data, tipo 13 de janeiro de 80 AD).

Acho que já que estão fazendo um calendário, poderiam trocar o nome dos meses também.

Mas a idéia é divertida, será que eles autorizam que alguém faça a tradução para o português?
« Última modificação: 13 de Janeiro de 2009, 07:01:53 por Ricardo RCB. »
“The only place where success comes before work is in the dictionary.”

Donald Kendall

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #2 Online: 13 de Janeiro de 2009, 08:24:00 »
A existência humana é divida em duas eras: Antes de Cristo e Depois de Cristo. O ideal agora seriamos entrar em uma terceira.. Depois de Deus :)

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #3 Online: 13 de Janeiro de 2009, 09:05:44 »
A existência humana é divida em duas eras: Antes de Cristo e Depois de Cristo. O ideal agora seriamos entrar em uma terceira.. Depois de Deus :)

Os muçulmanos, judeus, hindus(provavelmente) discordam de você.

Donald Kendall

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #4 Online: 13 de Janeiro de 2009, 09:11:51 »
Ouvi dizer que o calendário maia é legal pois é baseado somente na astronomia, sem antes ou depois de porcaria nenhuma.

O problema é que tem menos feriados, portanto ainda prefiro nosso calendário atual. ::)

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #5 Online: 13 de Janeiro de 2009, 09:12:05 »
Não importa :), somos maioria, e mesmo se não formos a idéia de uma era DD ainda me soa melhor que DE

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #6 Online: 13 de Janeiro de 2009, 09:15:47 »
Não importa :), somos maioria, e mesmo se não formos a idéia de uma era DD ainda me soa melhor que DE

Quem é maioria? Não entendi.

Cristãos nós (pelo menos eu) não sou.

A parte ocidental (população das américas + europa_ do mundo, nope, também não é a maior parte da população. Ou eu estou equivocado?

Donald Kendall

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #7 Online: 13 de Janeiro de 2009, 09:43:54 »
Os que usam a datação cristã? certo? Ou existe alguma outra marcação de tempo que, individualmente, seja mais utilizada que a cristã?

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #8 Online: 13 de Janeiro de 2009, 09:53:54 »
Os que usam a datação cristã? certo? Ou existe alguma outra marcação de tempo que, individualmente, seja mais utilizada que a cristã?

Você tem razão, eu pesquisei na wikipedia e:

The Gregorian calendar is the most widely used calendar in the world today. It was first proposed by the Calabrian doctor Aloysius Lilius, (...)

fonte : http://en.wikipedia.org/wiki/Gregorian_calendar

Aliás o texto da wiki, sobre a adoção do calendário, é bem interessante.
« Última modificação: 13 de Janeiro de 2009, 09:56:36 por Ricardo RCB. »

Donald Kendall

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #9 Online: 13 de Janeiro de 2009, 10:27:09 »
O que eu não gosto no calendário atual não é ele ser baseado em assuntos religiosos, mas essa falta de um padrão. Por que um mês tem 28 dias, outros têm 30 e outros têm 31?
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 13 de Janeiro de 2009, 13:52:26 »
Citação de: uiliníli

Mas a idéia é divertida, será que eles autorizam que alguém faça a tradução para o português?

Mandei uma mensagem perguntando :)

Aqui a resposta:

Citação de: Herbert Haas
Hi Gabriel,

of course you can [traduzir para o português]. The calendar is free, licensed under Creative Commons Attribution, that is
the only requirement is to leave the notes about darwinera.org (copyright, license holder, and license type).
You may also add your name(s) as translators.

As you might guess, we produced the calendar for fun and to spread the idea of Darwinism, free-thinking, scepticism, etc. Therefore we are really glad if you introduce the calendar to the big Portuguese-speaking
part of the world.

The calendar has been designed by Inkscape (under Linux but should be available on Windows/MAC as well).

I will prepare a directory under perihel.at where you will find the svg and the images (they are linked to the svg).
Please give me some time for that, I think it will be available tomorrow (14.1.)

The 'hidden' directory will be: http://www.perihel.at/darwinera/svg42/

best wishes

Herbert Haas

« Última modificação: 13 de Janeiro de 2009, 16:38:24 por uiliníli »

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #11 Online: 13 de Janeiro de 2009, 15:15:55 »
Já viu esse daqui, uili?

O Calendário Revolucionário Francês ou Calendário republicano foi instituído pela Convenção Nacional em 1792, durante a Revolução Francesa (1789) para simbolizar a ruptura com a ordem antiga. Era um calendário de base solar composto de 12 meses de 30 dias, distribuídos em três semanas de dez dias (decâmeros ou décadas). Os dias de cada década recebem o nome de primidi, duodi, tridi, quartidi, quintidi, sextidi, septidi, octidi, nonidi e decadi.

O dia foi dividido em 10 horas de 100 minutos, cada minuto com 100 segundos. Cada dia tinha uma designação única, que só se repetiria no ano seguinte, com nomes de plantas, flores, frutas, animais e pedras. Aos 360 dias acrescentava-se, anualmente, cinco dias complementares, e um sexto a cada quadriênio, consagrados à celebração de festas republicanas. O ano começava no equinócio de outono (22 de setembro, no hemisfério norte), data da proclamação da República francesa e os nomes dos meses eram baseados nas condições climáticas e agrícolas das estações na França:

No outono
Vindimiário (vendémiaire): 22 de setembro a 21 de outubro
Brumário (brumaire): 22 de outubro a 20 de novembro
Frimário (frimaire): 21 de novembro a 20 de dezembro
No inverno:
Nivoso (nivôse): 21 de dezembro a 19 de janeiro
Pluvioso (pluviôse): 20 de janeiro a 18 de fevereiro
Ventoso (ventôse): 19 de fevereiro a 20 de março
Na primavera:
Germinal: 21 de março a 19 de abril
Florial (floréal): 20 de abril a 19 de maio
Pradial (prairial): 20 de maio a 18 de junho
No verão:
Messidor: 19 de junho 18 de julho
Termidor (thermidor): 19 de julho a 17 de agosto
Fructidor: 18 de agosto a 20 de setembro
Esse calendário só vigorou de 22 de setembro de 1792 a 31 de dezembro de 1805, quando Napoleão I ordenou o restabelecimento do gregoriano, e também durante a Comuna de Paris.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Calend%C3%A1rio_Revolucion%C3%A1rio_Franc%C3%AAs

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 13 de Janeiro de 2009, 15:18:34 »
Já tinha ouvido falar, mas nunca vi em detalhes. Valeu pela informação :ok:

Na wikipedia em inglês (como sempre) há mais informações. Neste exato momento estaríamos em Quartidi, 24 de Nivoso de 217 e agora são 3:84 horas (só não sei em que fuso horário  :lol: )
« Última modificação: 13 de Janeiro de 2009, 15:23:51 por uiliníli »

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #13 Online: 13 de Janeiro de 2009, 15:24:51 »
Citação de: uiliníli

Mandei uma mensagem perguntando :)

Aqui a resposta:

Citação de: Herbert Haas
Hi Gabriel,

of course you can [traduzir para o português]. The calendar is free, licensed under Creative Commons Attribution, that is
the only requirement is to leave the notes about darwinera.org (copyright, license holder, and license type).
You may also add your name(s) as translators.

As you might guess, we produced the calendar for fun and to spread the idea of Darwinism, free-thinking, scepticism, etc. Therefore we are really glad if you introduce the calendar to the big Portuguese-speaking
part of the world.

The calendar has been designed by Inkscape (under Linux but should be available on Windows/MAC as well).

I will prepare a directory under perihel.at where you will find the svg and the images (they are linked to the svg).
Please give me some time for that, I think it will be available tomorrow (14.1.)

The 'hidden' directory will be: http://www.perihel.at/darwinera/svg42/

best wishes

Herbert Haas

Interessante. Acho que arranjei um projeto para ocupar o tempo.
« Última modificação: 13 de Janeiro de 2009, 16:46:15 por Ricardo RCB. »

Donald Kendall

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #14 Online: 13 de Janeiro de 2009, 15:28:39 »
Se necessitarem de ajuda é só chamar. Ficarei feliz em contribuir.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 13 de Janeiro de 2009, 15:29:37 »
Precisando de ajuda, eu tô dentro :) Só não conheço esse inkspace, mas posso traduzir alguns textos do calendário.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 13 de Janeiro de 2009, 15:35:55 »
Por que a gente já não divide logo? Somos três pessoas e doze meses. Cada um pega quatro. Eu posso pegar os quatro primeiros, o Renato os quatro do meio e Ricardo os quatro últimos. Conforme a gente for terminando, postamos o texto aqui. Aí quem souber usar o Inkspace só precisará colar os textos :)

Quem sabe a gente não convence o Vito a disponibilizar um calendário Darwiniano aqui pro fórum? :P

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #17 Online: 13 de Janeiro de 2009, 15:37:53 »
Eu sei. :)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 13 de Janeiro de 2009, 15:41:31 »
Eu sei. :)

Quer dar uma mão também? Aí ficam três meses para cada.

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #19 Online: 13 de Janeiro de 2009, 15:52:10 »
Ok. Precisamos decidir que meses cada um faz.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 13 de Janeiro de 2009, 15:54:04 »
Faz assim: os três primeiros para mim, os próximos três para o Renato, o Ricardo fica com os três seguintes e você com os três últimos. Conforme for traduzindo os textos, é só postar aqui. Vou começar daqui a pouquinho.

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #21 Online: 13 de Janeiro de 2009, 15:54:48 »
Bom, por mim sem problemas, eu já baixei o Inkspace e to aprendendo a usar. Dividir os meses fica a cargo do pessoal.

Sugestão, adicionar datas brasileiras a versão do calendário?

Por exemplo a data da primeira publicação de A Origem das espécies no Brasil.

Donald Kendall

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #22 Online: 13 de Janeiro de 2009, 16:00:20 »
Seria bem interessante Ricardo. Sobre a divisão dos meses, acho que seria uma boa idéia ver quem aqui do fórum se interessa em ajudar antes de dividir o que cada um poderia fazer.

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #23 Online: 13 de Janeiro de 2009, 16:05:36 »
Seria bem interessante Ricardo. Sobre a divisão dos meses, acho que seria uma boa idéia ver quem aqui do fórum se interessa em ajudar antes de dividir o que cada um poderia fazer.

Ok, então vamos listar quem vai ajudar a traduzir e decidir se datas devem ser adicionadas a versão brasileira?

Donald Kendall

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 13 de Janeiro de 2009, 16:06:46 »
Acho que três meses para cada um já está bem razoável. Seremos, eu, Ricardo, Renato e Andre. Se outras pessoas se oferecerem redecidimos, mas de qualquer forma ainda tem a capa para traduzir.

Quanto às datas, é preciso escolhê-las primeiro. Uma adaptação óbvia para a versão basileira seria incluir as realizações de Santos Dumont:

Data do voo do 14-Bis no Campo de Bagatelle, Paris:
23 de Outubro de 1906 (47 DE)

O que mais?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!