Um grupo de austríacos está trabalhando em um calendário secular baseado na ciência e na razão chamado adotando como início da contagem a data da publicação de "A Origem das Espécies", por Charles Darwin e 1859 AD, ou melor, 0 DE (Darwin Era). Entramos recentemente, portanto, no ano 150 DE
Nas palavras de um de seus proponentes, Herbert Haas:
We think that the current gregorian calendar should be replaced by a calendar
which commemorates scientists, free-thinkers, and great philosophers instead
of "saints". Let's commemorate Giordano Bruno instead of if his executioners!
O calendário ainda não chegou a sua versão final, mas uma preliminar já pode ser baixada no site do projeto:
http://darwinera.org/O calendário inclui como datas comemorativas as datas de grandes descobertas científicas e aniversários de grandes cientistas, bem como os anos de seus nascimentos e mortes no calendário darwiniano.
Meu comentário: é claro que todo mundo sabe que isso não vai pegar. Se até hoje há gente que contesta a própria Teoria da Evolução, que dizer de um calendário baseado nela. Mas, contudo, porém, entretanto, nada nos impede de usá-lo. Se os judeus e muçulmanos podem brincar de ter seu próprio calendário, por que não nós? Claro que é bem mais conveniente usar o calendário cristão, afinal, a gente teria alguma dificuldade em dizer que a Segunda Guerra Mundial durou de 1939 AD a 1945 AD ou que a Colombo chegou à América em 1492 AD (80, 86 e -367 DE, respectivamente). Mas dá para brincar de era Darwin entre nós quando for conveniente. Eu acho legais essas iniciativas de criar uma subcultura
bright, com sua própria linguagem, seus próprios jargões e sua própria identidade de grupo