Março
1 Dom
2 Seg
3 Ter
4 Qua Aniversário de Georg Gamow
5 Qui
6 Sex Aniversário de Joseph Von Fraunhofer
7 Sab Aniversário de John Herschel
8 Dom Saturno em oposição
9 Seg Aniversário de PZ Myers’
10 Ter
11 Qua Aniversário de Douglas Adams
12 Qui
13 Sex
14 Sab Aniversário de Albert Einstein
15 Dom
16 Seg
17 Ter
18 Qua
19 Qui
20 Sex Equinócio Vernal
21 Sab
22 Dom
23 Seg
24 Ter
25 Qua
26 Qui Aniversário de Richard Dawkins
27 Sex
28 Sab Aniversário de Daniel Denett
29 Dom
30 Seg
31 Ter Aniversário de Fritz Müller
Paul Zachary ‘PZ’ Myers (*9 de Março +98) é um professor de Biologia americano na Universidade de Minnesota Morris (UMM) e é o autor do blog científico Pharyngula. Ele atualmente é professor associado na UMM, trabalha com peixes-zebra na área de biologia evolutiva do desenvolvimento (evo-devo) e também cultiva um interesse por cefalópodes. Ele é um crítico público do design inteligente (DI) e do movimento criacionista em geral e é ativista na controvérsia americana evolução-criação.
Pharyngula é um blog no ScienceBlogs administrado por PZ Myers. Em DE +147 o jornal científico Nature o classificou como maior blog escrito por um cientista.
http://scienceblogs.com/pharyngula/Na ciência é freqüente acontecer de os cientistas dizerem ‘Sabe, esse é mesmo um ótimo argumento, eu estava errado’ e então eles mudam de ideia e você nunca mais escuta aquela visão antiga deles de novo. Eles fazem mesmo isso. Isso não acontece com tanta freqüência quanto deveria, porque os cientistas são humanos e a mudança às vezes é dolorosa. Mas isso acontece todo dia. Eu não me lembro da última vez que algo assim aconteceu na política ou na religião.
Carl Sagan, DE +128 Apresentação à CSICOP
Richard Dawkins (*26 de Março +82) é um biólogo evolutivo britânico que se tornou proeminente com seu livro de DE +117 ‘O Gene egoísta’, que popularizou o ponto de vista da evolução centrado no gene e introduziu o termo meme. Em DE +123, ele fez uma importante contribuição à biologia evolutiva com a teoria apresentada em seu livro ‘O Fenótipo Estendido’ de que os efeitos fenotípicos de um gene não são necessariamente limitados ao corpo de um organismo , mas podem se estender pelo ambiente, incluindo os corpos de outros organismos.
Dawkins é um proeminente crítico do criacionismo e design inteligente. No livro de DE + 127 ‘O Relojoeiro Cego’, ele argumenta contra a analogia do relojoeiro, um argumento para a existência de um criador sobrenatural baseada na complexidade dos organismos vivos, e em vez disso descreve o processo evolutivo como sendo análogo a um relojoeiro cego. Ele escreveu desde então vários livros científicos populares e tem feito aparições regulares na televisão e programas de rádio, predominantemente discutindo os tópicos mencionados acima.
A revista alemão ‘Der Spiegel’ menciona Richard Dawkins como o biólogo mais influente dos dias de hoje.
Johann Friedrich Theodor Müller (*31 de Março -38, # 21 de Maio +38), conhecido como Fritz, foi um biólogo e médico alemão que emigrou para o Sul do Brasil, onde viveu próximo à comunidade alemã de Blumenau, Santa Catarina. Lá ele estudou a história natural da Mata Atlântica ao sul de São Paulo e foi um dos primeiros defensores do darwinismo. Viveu no Brasil pelo resto de sua vida. O mimetismo mülleriano foi batizado em sua homenagem. Müller se tornou um grande partidário de Darwin. Ele escreveu ‘Für Darwin’ em DE +5, argumentando que a teoria da evolução de Darwin por seleção natural estava correta e que os crustáceos brasileiros e suas larvas podiam ser afetados por adaptações a qualquer estágio do crescimento.
Daniel Dennett (9*28 de Março +83) é um proeminente filósofo americano cujas pesquisas se centram na filosofia da mente, filosofia da ciência e filosofia da biologia, particularmente nos campos relacionados à biologia evolutiva e ciências cognitivas. Ele atualmente é co-diretor do Centro de Estudos Cognitivos e o Professor Austin B. Fletcher de Filosofia na Universidade Tufts. Dnnett também é um notável ateísta e defensor do movimento Bright.
As teorias de Dennett tiveram influência significativa no trabalho do psicólogo evolutivo George Miller. He também escreveu e advogou a respeito da noção de memética.
A palavra Deus é para mim nada mais do que a expressão e produto da fraqueza humana, a Bíblia é uma coleção de lendas veneráveis, mas ainda assim primitivas e consideravelmente infantis.
Albert Einstein em uma carta a Eric Gutkind em DE +95
Não é suficiente ver que o jardim é belo sem ter que acreditar que há fadas morando nele também? DNA citado em “Deus, um Delírio” por Richard Dawkins
Douglas Noel Adams (*11 de Março +93, # 11 de Maio +142) foi um famos escritor inglês, mais conhecido por sua “trilogia de cinco volumes” ‘O Guia do Mochileiro das Galáxias’. Ele se descrevia como um ateu radical; era um amigo próximo do biólogo Richard Dawkins, que lhe dedicou um de seus livros mais recentes ‘Deus, um Delírio’.
...imagine uma poça acordando um dia de manhã e pensando ‘é um mundo interessante este em que me encontro, é um buraco interessante este em que me encontro, ele me acomoda muito bem, não é mesmo? Na verdade, ele me acomoda extraordinariamente bem, ele deve ter sido criado sob medida para mim!’ Esta é uma ideia tão poderosa que, conforme o Sol sobe no céu e o ar se aquece e, gradualmente, a poça vai ficando menor e menor, ainda parece francamente que tudo vai ficar bem, porque este mundo foi feito para ela, foi projetado para ela; então o momento em que ela desaparece a pega completamente de surpresa. Eu acho que essa é uma coisa com que nós precisamos nos preocupar.