Autor Tópico: 150 DE  (Lida 19981 vezes)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Re: 150 DE
« Resposta #50 Online: 13 de Janeiro de 2009, 19:53:22 »
Bernhard Gjzimek (* 24 de Abril + 50, ┼ 13 de Maio de 128) foi um renomado diretor de zoológico, zoologista, escritor, editor e defensor dos animais¹ no pós-guerra na alemanhã ocidental. Seu documentário sobre a natureza “Serengueti não há de morrer – ‘Serengeti Shall Not Die’ em inglês” (DE +100) ganhou o Prêmio da Academia no quesito documentário. Um de seus livros mais famoso é “A Enciclopédia da Vida Animal de Grzimek” – “Grzimek’s Animal Life Encyclopedia” em inglês -, uma esclarecedora² enciclopédia sobre a vida animal.

¹ em inglês “Animal Conservationist” não tenho certeza do significado, se tiverem como contribuir
² em inglês “comprehensive encyclopedia”.

¹ Acho que defensor dos animais é uma boa tradução. Outra possibilidade seria "ativista da conservação dos animais."
² Enciclopédia abrangente.

Leonard Susskind (* +81 na vidade de Nova York) é o professor de física teórica da Universidade de Starnford no campo da teoria das cordas e da teoria da física quântica¹
(...)
¹ em inglês “quantum Field theory”. Não sei se essa tradução está exatamente correta.

Teoria quântica de campos.

Shannon é famoso por ter criado a teoria da informação com uma publicação marcante em DE +89¹. Entretanto ele também foi o fundador das teorias do computador digital e do design digital do circuito em DE+78, quando, mestrando aos 21 anos no MIT, ele escreveu uma tese demonstrando que a aplicação elétrica da álgebra de Boolean² poderia construir e resolver qualquer relação lógica numérica. Foi dito que essa foi a tese de mestrado mais importante de todos os tempos.

Robert Gallager chamou Shannon de maior cientisca do século 20 (DE 1st). De acordo com Neil Sloane, um colega da AT&T que co-editou a enorme coleção de textos de Shannon em DE+134, a perspectiva introduzida pela teoria da comunicação de Shannon (agora chamada de teoria da informação) são as fundações da revolução digita e qualquer artefato contendo um microprocessador ou microcontrolador é um um decendente das publicações de Shannon de +89: “Ele é um dos grandes homens do século. Sem ele, nenhuma das coisas que conhecemos hoje existiriam. Toda a revolução digital começou com ele.”

Suas contribuições para a teoria da informação incluem o famoso teorema sampling³, a noção do canal de capacidade, entropia da informação e a codificação Shannon-Fano. Ele, inclusive, fez grandes contribuições para a criptografia (ex: sigilo perfeito). O Shannon-Index é uma importante quantificador para a medição da biodiversidade.

¹landmark paper published in DE+89
² Boolen algebra… Menor idéia do que seja isso.
³ idem ao anterior.

¹ Não conheço nada melhor...
² Álgebra booleana.
³ Literalmente seria teorema das amostragens, mas na falta de uma tradução exata é melhor deixar teorema sampling mesmo, ao menos por enquanto.

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #51 Online: 14 de Janeiro de 2009, 11:06:43 »
Os arquivos svg já foram disponibilizados, estou traduzindo direto neles.

O inkscape é uma beleza para usar.

O Rapidshare está bom para todos?

Vou colocar os arquivos em pdf de Julho, Agosto e Setembro, em português, primeira versão, lá pelas 23h (depende da hora que eu voltar para casa). Coloco os links aqui depois.
« Última modificação: 14 de Janeiro de 2009, 14:50:01 por Ricardo RCB. »
“The only place where success comes before work is in the dictionary.”

Donald Kendall

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #52 Online: 14 de Janeiro de 2009, 17:57:56 »
Primeiro arquivo, julho de 2009, em pdf, ainda é a primeira versão (cheia de erros, e a ser corrigida).

http://rapidshare.com/files/183280870/a07_ED150.pdf

Vou obter as fontes usadas no calendário original para deixar o mais parecido possível, os outros arquivos (agosto e setembro) eu devo disponibilizar até sexta feira.

Donald Kendall

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #53 Online: 14 de Janeiro de 2009, 23:33:50 »
Eu só lamento (até certo ponto) a escolha de Darwin como referência.  Reforça o estereótipo de que o Evolucionismo é "contra" Deus/o Cristianismo/a Religião, quando é este que não consegue aceitar os fatos e cria uma controvérsia perfeitamente dispensável.

Eu por mim preferiria Sócrates, John Stewart Mill, Wittgenstein ou Voltaire.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #54 Online: 14 de Janeiro de 2009, 23:36:56 »
John Stewart Mill

<_<  utilitarista...

E esse calendário é para ateus :P

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #55 Online: 15 de Janeiro de 2009, 08:22:29 »
Eu vejo uma afinidade natural entre as duas coisas.  Você não?

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #56 Online: 15 de Janeiro de 2009, 09:17:41 »
Eu terminei as traduções, meu problema com o Inkscape é que não tenho as fontes que eles usaram em alguns cabeçalhos, não sei como vocês estão fazendo quanto a isso.

Eu vou dar uma revisada nos textos de novembro e dezembro e já já posto aqui.
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #57 Online: 15 de Janeiro de 2009, 09:46:36 »
Eu terminei as traduções, meu problema com o Inkscape é que não tenho as fontes que eles usaram em alguns cabeçalhos, não sei como vocês estão fazendo quanto a isso.

Eu vou dar uma revisada nos textos de novembro e dezembro e já já posto aqui.

Mesmo problema, estou tentando obter as fontes.

Donald Kendall

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #58 Online: 15 de Janeiro de 2009, 13:09:08 »
Eu só lamento (até certo ponto) a escolha de Darwin como referência.  Reforça o estereótipo de que o Evolucionismo é "contra" Deus/o Cristianismo/a Religião, quando é este que não consegue aceitar os fatos e cria uma controvérsia perfeitamente dispensável.

Eu por mim preferiria Sócrates, John Stewart Mill, Wittgenstein ou Voltaire.

Entre 800 e 750 A.C. tambem seria uma opção interessante:

O mundo grego sai de uma espécie de idade média e entre no período arcaico, no qual surgiria a filosofia;
Homero, se existiu realmente, teria vivido por esta data;
Hesíodo e outros rapsodos um pouco mais tarde;
Primeiros Jogos Olímpicos;
Fundação de Roma;
A China entra na parte tardia da dinastia Zhou, que daria ao mundo Confúcio, Lao-Tsé, Mo-Tzu, e muitos outros pensadores;
Os registros escritos se multiplicam tanto na Europa (Grecia), como na China.

Ou +-3000 A.C.

Surgimento da escrita cuneiforme na Suméria; Hieroglifos no Egito; Surgimento  de várias civilizações no Oriente Médio, Anatólia, Creta, Norte da África, Vale do Indo e China
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #59 Online: 15 de Janeiro de 2009, 14:32:43 »
Estou traduzindo Fevereiro. Posto mais tarde.

Utilitarismo e ateísmo? Não há nenhuma afinidade. Ateu é simplesmente quem não crê em Deus. Pode-se argumentar se teria alguma coisa a ver com humanismo, mas de qualquer forma o utilitarismo tem a concorrência das filosofias deontológicas.
« Última modificação: 15 de Janeiro de 2009, 14:35:01 por uiliníli »

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #60 Online: 15 de Janeiro de 2009, 21:48:06 »
Atrasei a tradução da folha de fevereiro, mas ela sai hoje!

Eu percebi que alguns dos textos explicativos do calendário foram tirados da Wikipedia. Já que nós já estamos tendo o trabalho de traduzir para o português, poderíamos colar esses textos na Wikipedia em português, que com certeza não terá artigos tão grandes e informativos.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #61 Online: 15 de Janeiro de 2009, 23:11:53 »
Dependendo da dama não está resolvido não ... existem sim enigmas insolúveis e a maioria deles envolve damas ! :)
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #62 Online: 15 de Janeiro de 2009, 23:12:58 »
Dependendo da dama não está resolvido não ... existem sim enigmas insolúveis e a maioria deles envolve damas ! :)

Tópico errado, J.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #63 Online: 15 de Janeiro de 2009, 23:51:58 »
Ufa, finalmente:

Fevereiro
1 Dom
2 Seg
3 Ter      200º aniversário de Felix Mendelssohn
4 Qua
5 Qui
6 Sex
7 Sab      Aniversário de G. H. Hardy
8 Dom   
9 Seg      Aniversário de Jaques Monod   Eclipse lunar penumbral
10 Ter
11 Qua
12 Qui      200º aniversário de Charles Darwin
13 Sex
14 Sab      Aniversário de Fritz Zwicky
15 Dom      Aniversário de Galileu Galilei
16 Seg
17 Ter      Execução de Giordano Bruno pela Igreja
18 Qua
19 Qui      Aniversário de Nicolau Copérnico
20 Sex
21 Sab
22 Dom      Aniversário de Rupert Riedl
23 Seg      Aniversário de Georg F. Händel
24 Ter      Aproximação do Cometa Lulin da Terra
25 Qua
26 Qui
27 Sex
28 Sab      Aniversário de Peter Medawar

Ernst Haeckel (*16 de Fevereiro -25, # 9 de Agosto +60), foi um eminente biólogo, filósofo e artista alemão. Ele foi o primeiro a promover e popularizar o trabalho de Darwin na Alemanha.
Haeckl descobriu, descreveu e nomeou milhares de novas espécies, mapeou árvores genealógicas relacionando formas de vida e cunhou diversos termos da biologia, incluindo filo, filogenia e ecologia.

“A Igreja à época de Galileu esteve muito mais próxima da razão do que ele mesmo e ela também levou em consideração as conseqüências éticas e sociais da descoberta de Galileu. Seu veredicto contra Galileu foi racional e justo, e a revisão deste veredicto só pode ser justificada no campo do que é politicamente oportuno.” Cardeal Ratzinger, hoje Papa bento XVI, 15 fev. +132

Só 28 porcento dos americanos acredita na evolução; 68 porcento acredita no diabo.    Sam Harris.

Godfrey Harold Hardy (* 7 de Fevereiro +18, # 1 de Dezembro +88) foi um matemático britânico ateu proeminente, conhecido por suas realizações em teoria dos números e análise matemática. O princípio de Hardy-Weinberg declara que tanto as freqüências alélicas quanto as genotípicas em uma população permanece constante, isto é, elas permanecem em equilíbrio geração a geração, a não ser que perturbações específicas sejam introduzidas. Essas perturbações incluem cópula não aleatória, mutações, seleção, tamanho limitado da população, deriva genética aleatória e fluxo gênico. É importante entender que fora do laboratório, uma ou mais dessas “perturbações” estão sempre atuantes, ou seja, o equilíbrio de Hardy-Weinberg é improvável na natureza. Mesmo assim, a idéia de equilíbrio genético é o princípio básico da genética de populações que provê uma referência para a medida da mudança genética.

Rupert Riedl (*2 de Fevereiro +66, # 18 de Setembro +146) foi um zoólogo austríaco que fez importantes contribuições à teoria da evolução e muitos outros campos da Biologia. Seu trabalho de DE+125, ‘Biologia do Conhecimento: A base evolutiva da razão’ examinou as habilidades cognitivas e a crescente complexidade da diversificação biológica durante os imensos períodos do tempo evolutivo.

Charles Robert Darwin (*12 de Fevereiro -50, #19 de Abril +23) foi um naturalista inglês que descobriu a evolução por seleção natural. Ele só tinha 22 anos de idade quando fez sua famosa expedição científica de 5 anos em volta do mundo (a viagem do Beagle) onde ele fez as descobertas fundamentais sobre a evolução da vida.
Felix Mendelssohn (*3 de Fevereiro -50, # 4 de Novembro -12) foi um compositor, pianista e condutor do primeiro período romântico.

Galileu Galilei (*15 de Fevereiro -295, #8 de Janeiro -217) foi um físico, matemático, astrônomo e filósofo toscano que desempenhou um papel majoritário na Revolução Científica. Suas realizações incluem melhoramentos ao telescópio e conseqüentes observações astronômicas, além de apoio ao heliocentrismo.
Galileu já foi chamado “o pai da moderna Astronomia observacional”, “o pai da Física moderna”, “o pai da ciência” e “o pai da ciência moderna (empírica)”, onde o experimento é o critério central na busca pela verdade. O movimento de objetos uniformemente acelerados, ensinado em todas as escolas e cursos introdutórios de física, foi estudado por Galileu como assunto da Cinemática. Suas contribuições à astronomia observacional incluem a confirmação das fases de Vênus, a descoberta dos quatro maiores satélites de Júpiter, chamado luas galileanas em sua homenagem e a a observação e análise das manchas solares. Galileu também trabalhou em ciência e tecnologia aplicadas, melhorando o design da bússola magnética.
A defesa das teses de Copérnico por Galileu gerou controvérsia durante sua vida. A visão geocêntrica foi dominante desde os tempos de Aristóteles e a polêmica engendrada pela apresentação do heliocentrismo como fato comprovado resultou na proibição da Igreja Católica da divulgação dessa teoria por que ela era contrária ao significado literal das escrituras.
Galileu acabou forçado a rejeitar seu heliocentrismo e passou os últimos anos de sua vida sob prisão domiciliar por ordem da Santa Inquisição. Levou 400 anos, quando em DE+133, a Igreja Católica “reabilitou” Galileu; oito anos mais tarde, em DE+141, o Papa João Paulo II formalizou um pedido de desculpas por todos os erros da Igreja nos últimos 2000 anos, incluindo o julgamento de Galileu entre outros.
Este ano é o ano internacional da astronomia porque há 400 anos, Galileu fez as primeiras observações por telescópio para o céu noturno.

“Talvez com mais medo o senhor entrega minha sentença do que eu a recebo.”
Giordano Bruno (*-311, #-259) foi um filósofo italiano que especulou sobre um universo infinito e outros mundos similares à Terra com vida inteligente (Le l’Infinito, Universo e Mondi).
Suas teorias cosmológicas conflitaram com a doutrina católica de vida após a morte, a criação do mundo e o juízo final.
Apesar de aprisionado por sete anos, ele se recusou a abandonar suas teorias. Bruno foi executado na fogueira da Inquisição em 17 de Fevereiro de -259. Levou exatamente 400 anos para a Igreja Católica declarar a execução de Bruno “errada” (em +141).
Hoje a Fundação Giordano Bruno, um organização sem fins lucrativos alemã apóia o “humanismo evolucionário” e critica a religião.

Nicolau Copérnico (19 de Fevereiro -386, # 24 de Maio -316) foi o primeiro astrônomo a formular uma cosmologia heliocêntrica científica que retirou a Terra do centro do universo. Seu livro ‘De revolutionibus orbium coelestium’ (Sobre a revolução das esferas celestes), é frequentemente visto como a origem da astronomia moderna e a definitiva epifania que iniciou a revolução científica.
Embora os sábios gregos, indianos e muçulmanos tenham publicado hipóteses heliocêntricas séculos antes de Copérnico, sua publicação da teoria científica do heliocentrismo demonstrando que o movimento dos objetos celestes pode ser explicado sem colocar a Terra em repouso no centro do universo estimulou posteriores investigações científicas e se tornou um marco na história da ciência moderna que é conhecido como revolução copernicana.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #64 Online: 16 de Janeiro de 2009, 08:31:35 »
Estou traduzindo Fevereiro. Posto mais tarde.

Utilitarismo e ateísmo? Não há nenhuma afinidade. Ateu é simplesmente quem não crê em Deus. Pode-se argumentar se teria alguma coisa a ver com humanismo, mas de qualquer forma o utilitarismo tem a concorrência das filosofias deontológicas.

Nenhuma já é pegar pesado.  O Utilitarismo é, no mínimo, uma das principais linhas de pensamento humanista para a sustentação da moral.

E você sabe quem cunhou o termo Deontologia?  Nada menos que Jeremy Bentham, um dos três primeiros principais conceptores do Utilitarismo.

Para não falar no detalhe de que o Utilitarismo, ao valorizar as consequências concretas dos atos, está claramente mais distante do teísmo do que a deontologia, que propõe a existência de princípios morais inerentemente válidos.
« Última modificação: 16 de Janeiro de 2009, 08:34:20 por Luis Dantas »

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #65 Online: 16 de Janeiro de 2009, 12:10:10 »

Nenhuma já é pegar pesado.  O Utilitarismo é, no mínimo, uma das principais linhas de pensamento humanista para a sustentação da moral. [/quote]

Por isso mesmo eu disse que pode-se argumentar que ele tem relação com o humanismo. Mas ateísmo é só uma questão de acreditar ou não em Deus, ele não carrega uma doutrina morall consigo.

E você sabe quem cunhou o termo Deontologia?  Nada menos que Jeremy Bentham, um dos três primeiros principais conceptores do Utilitarismo.

E?

Para não falar no detalhe de que o Utilitarismo, ao valorizar as consequências concretas dos atos, está claramente mais distante do teísmo do que a deontologia, que propõe a existência de princípios morais inerentemente válidos.

As filosofias teístas geralmente são deontológicas, mas nem todas as filosofias deontológicas são teístas. A moral kantiana, por exemplo, é totalmente secular e se baseia em princípios racionais. A existência de princípios morais inerentemente válidos é consequencia não da existência de Deus, mas da natureza humana, que é um ser livre e capaz de tomar decisões.

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #66 Online: 16 de Janeiro de 2009, 19:36:40 »
Alguém ai tem uma tradução adequada para :

nonperiodical tilings of the plane

&

twistor theory

(relacionado a Roger Penrose)?
« Última modificação: 16 de Janeiro de 2009, 19:40:11 por Ricardo RCB. »

Donald Kendall

Offline EVO

• Nível 00
  • *
« Resposta #67 Online: 17 de Janeiro de 2009, 01:43:35 »
Sou a favor de mudanças no calendário..
Mas acho que ficaria melhor usar as determinações de S.E (Space Era), talvez escolhendo 1969 como marco, ano que o homem pisa na Lua. Ou talvez R.E (Reason Era), lembrando que nosso raciocínio e inteligência que devem governar nosso modo de viver, só não sei qual bom ano poderia se usar como marco zero

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #68 Online: 17 de Janeiro de 2009, 01:45:30 »
Meu ano preferido para marco zero na verdade é quando Galileu primeiro apontou seu telescópio para o céu, exatos 400 anos atrás. Galileu é o pai da ciência experimental.

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #69 Online: 17 de Janeiro de 2009, 06:31:32 »
Precisa do aniversário de Karl Marx aí. Sim, tô falando sério. Foi o primeiro a analisar a História e a Economia sem recorrer para metafísica a la Hegel. Gostem dele ou não, concordem ou não, mas sem ele a gente ainda estaria discutindo política em base de "direito divino" e porcarias do tipo. Ou não teria passado do "contrato social".

De qualquer forma, como não sei qual é o dia do aniversário do velho, então eu simplesmente vou passar a comemorar toda sexta-feira no boteco.

Falando sério. Elaborar um novo calendário como obra intelectual é interessante. Mas, de boa: a gente só precisa de um marco zero. Qual marco zero é irrelevante, pode até ser relativo a inexistentes.

Dava pra fazer mudanças interessantes no calendário sem mesmo mudar o marco zero - como p.ex. parar com essa palhaçada de mês com 31, 30, 29, 28 dias, e deixar todos com o mesmo tamanho (sugiro 13 meses de 28 dias).
Latebra optima insania est.

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #70 Online: 17 de Janeiro de 2009, 07:13:30 »
Aniversário de Marx? Se colocarem, to fora do projeto. Sim, eu tenho absoluta ojeriza a marx. Não participo de nada que contenha referências a esse tipo de aberração (comunismo).

Respeito o direito dos outros serem: Socialistas, Comunistas, marxistas, anarquistas, etc. Mas eu tenho o direito de:

1) Discordar quanto ao valor dele para ser adicionado ao calendário.

2) Não querer ter meu nome associado a nenhum projeto que dê destaque para Marx, Lenin, Fidel e/ou lixos semelhantes.

Não vou participar de um projeto que dá destaque a quem escreveu uma "doutrina" que ajudou a causar milhões de mortes.

Se decidirem, me avisem que disponibilizo os .svg do que já traduzi (julho,100%, não revisado; agosto 99%, não revisado; setembro 30%, não revisado) e alguém continua dai em diante.

P.S. Não vou discutir política ou economia aqui, neste tópico, porque não é adequado e porque não se trata de uma discussão sobre quem é o que, mas questão de opinião.
« Última modificação: 17 de Janeiro de 2009, 07:29:10 por Ricardo RCB. »

Donald Kendall

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #71 Online: 17 de Janeiro de 2009, 10:35:48 »
Precisa do aniversário de Karl Marx aí. Sim, tô falando sério. Foi o primeiro a analisar a História e a Economia sem recorrer para metafísica a la Hegel. Gostem dele ou não, concordem ou não, mas sem ele a gente ainda estaria discutindo política em base de "direito divino" e porcarias do tipo. Ou não teria passado do "contrato social".

Marx nasceu em 5 de maio de 1818.Não tenho a hora se não já tinha feito a carta natal :)
Concordo com você Eremita. Marx foi o primeiro a propor um método de análise histórica não metafísico além de ser talvez um dos ateus mais conhecidos. Mas não me animei a propor  pois sabia que haveria reações como a do Ricardo.
Mas se este calendário tiver algum tipo de divulgação maior , certamente em algum momemnto alguém irá incluí-lo. Ele tem tanto direito de constar quanto Nietzsche , que muitos acusam se ser um proto-nazista.
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #72 Online: 17 de Janeiro de 2009, 11:42:30 »

Marx nasceu em 5 de maio de 1818.Não tenho a hora se não já tinha feito a carta natal :)
Concordo com você Eremita. Marx foi o primeiro a propor um método de análise histórica não metafísico além de ser talvez um dos ateus mais conhecidos. Mas não me animei a propor  pois sabia que haveria reações como a do Ricardo.
Mas se este calendário tiver algum tipo de divulgação maior , certamente em algum momemnto alguém irá incluí-lo. Ele tem tanto direito de constar quanto Nietzsche , que muitos acusam se ser um proto-nazista.

Que eu saiba, o calendário contempla grandes cientistas, e é sobre a razão contra a fé (apesar de não haver um texto ali, há um espaço para este texto, Reason Against Faith).

E se o critério for apenas colocar ateus conhecidos, os nomes de Lênin, Stalin, Mao devem constar lá, com tudo o que fizeram. Vai ser um bom exemplo positivo do ateísmo.

Ainda do propósito original, seção Significance, do site original :

We feel atheists should have their own calendar, commemorating great humanists and scientists instead of saints or mythical creatures.

Marx foi um grande humanista? Não me consta.

Grande cientista? Novamente, quem cria um conjunto de teorias/filosofia/como queiram chamar a obra dele que eu considero furada (outros não e não vou perder tempo discutindo isso aqui), se classifica como um grande cientista? Não na minha opinião.

Na minha opinião não cabe colocar Marx no mesmo local que constará Darwin e Sagan. Não se comparam as contribuições positivas deles com tudo o que Marx deu origem.

Mas como provavelmente serei voto vencido, boa sorte a quem seguir com o calendário.
« Última modificação: 17 de Janeiro de 2009, 12:06:49 por Ricardo RCB. »

Donald Kendall

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #73 Online: 17 de Janeiro de 2009, 13:08:00 »
Ricardo, a obra de Marx não foi só na parte da economia e sociologia. Existem textos do Marx onde o assunto principal que se é tratado é a religião e o ateismo. Concordo que ele não pode assumir o mesmo posto de Sagan ou Darwin, mas, ainda sim, sua contribuição foi significativa para alguma áreas que não voltadas para a política/economia.

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #74 Online: 17 de Janeiro de 2009, 13:50:00 »
Bacana.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!