Autor Tópico: Professores que tiraram zero em exame poderão dar aulas em SP  (Lida 5796 vezes)

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
Professores que tiraram zero em exame poderão dar aulas em SP
« Online: 10 de Fevereiro de 2009, 04:47:17 »
09/02/2009 - 15h42
Educação de SP recorre à Justiça para poder aplicar prova a professores temporários
Publicidade

da Folha Online

A secretaria de Estado da Educação de São Paulo informou nesta segunda-feira que já recorreu da liminar (decisão provisória) da Justiça que proíbe que seja utilizada uma prova classificatória para professores temporários sindicalizados. A avaliação foi feita no 17 de dezembro de 2008, para atribuir cargos na rede estadual de ensino, mas a Justiça vetou o processo por meio de uma liminar concedida no último dia 4.

Devido à liminar --solicitada pela Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo)--, a secretaria determinou às suas diretorias de ensino que, a partir desta terça-feira (10), atribua aulas a professores temporários pelo método antigo: classificação por tempo de serviço e títulos.

De acordo com o órgão, a medida tem como objetivo garantir que as aulas da rede estadual de ensino comecem na próxima segunda-feira (16) sem a ausência de professores. Com a liminar, a data de início das aulas foi transferida do dia 11 de fevereiro para o próximo dia 16.

Apesar da decisão judicial, a secretaria informou que continuará defendendo a realização da prova que "avaliaria se os professores tinham conhecimento sobre a Proposta Curricular do Estado, ou seja, sobre o que deve ser ensinado em sala de aula", informou.

Avaliação

Na ocasião, 214 mil professores temporários participaram da avaliação --sendo 114 mil de fora da rede e 100 mil que já eram temporários em 2008. "Agora os 114 mil de fora da rede, como não têm tempo de serviço, tendem a ficar para trás na classificação para atribuição de aulas", afirmou a secretaria, por meio de nota.

Conforme revelou a coluna de Gilberto Dimenstein publicada neste domingo (8), dos 214 mil professores que se submeteram à prova, 3.000 tiraram zero: não acertaram uma única sobre a matéria que dão ou deveriam dar em sala de aula. Apenas 111, o que é estatisticamente irrelevante, tiraram nota dez.

A classificação dos professores pelo modelo antigo (sem a prova) está disponível no site da Secretaria: www.educacao.sp.gov.br.

He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
Re: Professores que tiraram zero em exame poderão dar aulas em SP
« Resposta #1 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 04:47:36 »
Cerca de 1.500 professores que tiraram zero em uma prova de seleção do próprio governo estadual de São Paulo poderão lecionar neste ano na rede, informa reportagem de Fábio Takahashi e Laura Capriglione na Folha (íntegra disponível para assinantes do UOL e do jornal).

O exame foi promovido pela Secretaria da Educação do governo José Serra (PSDB), em dezembro passado, com a intenção de selecionar 100 mil docentes temporários. Os 1.500 professores "nota zero" poderão lecionar porque uma decisão liminar (provisória) da 13ª Vara da Fazenda Pública suspendeu os resultados do teste.

A Apeoesp (sindicato dos professores), autora da liminar, alegou que os docentes temporários que já trabalham na rede há muitos anos não podem ser descartados com base numa "provinha". O governo não recorreu para não atrasar ainda mais o início das aulas (que deveria começar amanhã, mas foi adiado para segunda por conta do impasse).

A rede pública utiliza 100 mil docentes temporários, porque tem mais demanda por professores do que cargos públicos criados por lei. No total, são necessários 230 mil professores, mas há só 130 mil concursados.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------

Que beleza de país, que governo lindo, que professores maravilhosos...........  :no:

E ainda tem gente que fica indignado quando eu digo que troquei de cidadania |(
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 07:42:37 »
Cerca de 1.500 professores que tiraram zero em uma prova de seleção do próprio governo estadual de São Paulo poderão lecionar neste ano na rede

Cadê agora os foristas que dizem que o governo é mais eficiente na administração de certos setores?

Não consigo imaginar que alguém que tire zero em uma prova de seleção para emprego seja contratado em  uma empresa privada, mas pelo que estou vendo são bem-vindos  no setor público.

"Juquinha, quanto dá 5+5?"

"55"

"Certo , Juquinha!"

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #3 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 07:52:34 »
Depois estranham que eu não mistifique a nacionalidade brasileira...
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #4 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 09:37:20 »
Cadê agora os foristas que dizem que o governo é mais eficiente na administração de certos setores?
Com esse tipo de pérola eu já começo a acreditar que o governo brasileiro não tem capacidade para absolutamente nada. Se pegassem umas criancinhas de 5 anos, fariam melhor.

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #5 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 10:08:56 »
Lamentável noticias como essa.

Imagino a qualidade de ensino que estes professores irão fornecer.

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #6 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 10:11:38 »
Aff, me mate, me mate...
Dá vontade sair esse país.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #7 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 10:16:39 »
Lamentável, mesmo.

Eu gostaria de ver essas provas e mais ainda de ver o histograma das notas dos professores.

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #8 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 11:17:14 »
Não me surpreende, pra ser honesta. Apesar da notícia se referir a SP, não creio que seja diferente no resto do país. Existem professores que não sabem noções básicas de português e matemática - professores das classes iniciais do fundamental, sobretudo.

Pelo menos a notícia distribuiu direito a responsabilidade pela péssima qualidade da educação: culpa do governo, dos professores e também dos alunos desinteressados - considerando que a culpa era sempre do governo e dos alunos que 'não querem saber de nada' e os pobres professores dão o sangue em prol de um ensino de qualidade... ::)

E duvido muito que a liminar seja cassada: quando uma decisão afeta as classes mais antigas de um determinado setor - apegado a métodos ultrapassados e ineficientes e com um conhecimento mínimo a ser transmitido em sala -, é raro que se mantenha. Para isso, existem os sindicatos. Aliás, porque os sindicatos não cobram do governo programas de qualificação profissional? Tenho observado que o governo do estado da Bahia tem realizado inúmeras parcerias com universidades públicas e privadas no intuito de oferecer especialização para professores do ensino médio e fundamental - e o ingresso se dá através de vestibular.
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #9 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 11:28:25 »
Sobre isso, aliás: a nova Secretária Municipal de Educação do Rio afirmou que pretende tocar projetos de formação continuada aos professores do Ensino Fundamental. Ela considera um absurdo que tais professores saiam da faculdade sabendo "muito" sobre Piaget e Vygotsky e nem tanto sobre suas respectivas matérias.

Eu não votei no atual prefeito e detestei algumas de suas indicações, mas virei fã da D. Claudia Costin :-)

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #10 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 11:54:53 »
Sobre isso, aliás: a nova Secretária Municipal de Educação do Rio afirmou que pretende tocar projetos de formação continuada aos professores do Ensino Fundamental. Ela considera um absurdo que tais professores saiam da faculdade sabendo "muito" sobre Piaget e Vygotsky e nem tanto sobre suas respectivas matérias.

Eu não votei no atual prefeito e detestei algumas de suas indicações, mas virei fã da D. Claudia Costin :-)

Não gosto muito de Piaget, Vygotsky e Paulo Freire (podem jogar pedras... mas tenho meus motivos... ::)). E também penso que deva haver uma reformulação dos cursos para formação de professores e que metodologias de ensino sejam ensinadas no intuito de melhorar o desempenho do professor e aumentar o aproveitamento dos alunos.

Sou formada em magistério e passei 3 anos de minha vida me deparando com metodologias e parâmetros curriculares nacionais. Aprendi que bagagem teórica é importante, mas é apenas uma das faces do ensino de qualidade: um bom professor precisa estar atento ao universo em que está inserido, precisa investir em técnicas que despertem o interesse dos alunos, além de outros fatores. Hoje em dia, ser professor de ensino fundamental e médio é um desafio: poucos estão dispostos e preparados para tanto. Como diria um antigo professor meu, "ensinar é um processo complexo e exige criatividade, afinco e amor a profissão".

Se professores continuarem com a velha mentalidade de que sabem o suficiente e que os alunos são responsáveis pelo aprendizado, o sistema educacional falirá de vez - e penso que estamos bem próximos disso.

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 12:05:50 »
Para isso, existem os sindicatos. Aliás, porque os sindicatos não cobram do governo programas de qualificação profissional?

Você vai se assustar com a resposta:

Se houver a mínima suspeita de que um projeto de capacitação profissional possa levar a criação de um sistema de avaliação do servidor público, e este seja usado para dar um aumento aos melhores colocados, ele é combatido dentro do próprio sindicato.

Por exemplo:

O MEC criou, alguns anos atrás, uma gratificação que levava em conta o número de aulas do professor (no caso aqui, os professores de ensno superior da rede federal). Eu nunca vi tanto professor concursado correr atrás de aula.

Algum tempo depois, por pressão do sindicato, a gratificação foi incorporada ao salário. Eu nunca vi tanto professor concursado correr da sala de aula.

Mesmo eu tendo sido sindicalista esse tipo de atitude me deixa muito preocupado, eu penso no futuro que estamos (des)construíndo.
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #12 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 12:21:46 »
Para isso, existem os sindicatos. Aliás, porque os sindicatos não cobram do governo programas de qualificação profissional?

Você vai se assustar com a resposta:

Se houver a mínima suspeita de que um projeto de capacitação profissional possa levar a criação de um sistema de avaliação do servidor público, e este seja usado para dar um aumento aos melhores colocados, ele é combatido dentro do próprio sindicato.

Por exemplo:

O MEC criou, alguns anos atrás, uma gratificação que levava em conta o número de aulas do professor (no caso aqui, os professores de ensno superior da rede federal). Eu nunca vi tanto professor concursado correr atrás de aula.

Algum tempo depois, por pressão do sindicato, a gratificação foi incorporada ao salário. Eu nunca vi tanto professor concursado correr da sala de aula.

Mesmo eu tendo sido sindicalista esse tipo de atitude me deixa muito preocupado, eu penso no futuro que estamos (des)construíndo.

:|

Talvez tenha sido um erro incorporar a gratificação ao salário. Penso que muitos trabalhadores precisam de um prêmio para poderem realizar direito o trabalho para o qual recebem normalmente. Infelizmente, a grande parte é assim.

Quanto aos sindicalistas...
Recentemente me estranhei com o dirigente do sindicato dos servidores públicos do meu município: a atuação dele varia em razão do governante que ocupa o poder. Como agora é um prefeito de esquerda (PCdoB), ele tem permitido todo tipo de abuso e não tenta coibir esse tipo de coisa quando o servidor afetado votou no candidato que perdeu as eleições. É lamentável que ainda persista esse ranço político em associações que visam reinvindicar melhorias para uma categoria.   :hmph:

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #13 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 12:28:59 »
Conforme revelou a coluna de Gilberto Dimenstein publicada neste domingo (8), dos 214 mil professores que se submeteram à prova, 3.000 tiraram zero: não acertaram uma única sobre a matéria que dão ou deveriam dar em sala de aula. Apenas 111, o que é estatisticamente irrelevante, tiraram nota dez.
Cara, isso é... impressionante.

:olheira:

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #14 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 12:38:03 »

Como um professor consegue tirar zero??? É assustador mesmo... :(

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #15 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 12:41:10 »
Eles são ruins até de chute...
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #16 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 12:45:31 »
Eu queria mesmo dar uma olhada nessas provas.

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #17 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 12:49:27 »
Eu queria mesmo dar uma olhada nessas provas.

Não estou muito certa, mas parece que são essas aqui:
Link: http://drhu.edunet.sp.gov.br/eventos/index_consulta.html

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #18 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 13:10:47 »
Obrigado, Lua!

Pena que provavelmente o histograma das notas a gente não tem como pegar. Eu queria muito ver isso, mais do que as provas.

Estou dando uma olhada na de Física e é inconcebível que alguém tenha tirado zero nela.

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #19 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 13:12:27 »
:stunned:

Eu dei uma olhada na de biologia, e peloamordedeus, como alguém zera isso?
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #20 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 13:22:56 »
Mas que droga. Tem mais questões de cunho pedagógico do que relacionadas à matéria mesmo.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #21 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 13:23:53 »
Por isso eu quero o histograma. Só com ele será possível saber se a situação é caótica MESMO, ou se o problema é apenas com o Sindicato que quer colocar os zerentos para dentro da sala de aula. Sem o histograma fica a justa, justíssima indignação com a atitude do Sindicato e a impressão que os professores que não tiraram zero na prova foram muito mal.

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #22 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 13:31:42 »
Bom, só para corrigir, eu é que por acaso rolei justamente em cima das questões pedagógicas. Tem mais questões relacionadas à matéria mesmo.

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #23 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 13:34:59 »
tirando o fato de eu ter achado a prova de filosofia patética, é ridículo pensar que alguém que cursou 3 anos de filosofia não saiba absolutamente nada (detalhe que se você ler algum livro sobre história filosofia você provavelmente acertaria alguma)

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #24 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 14:02:42 »
Estou dando uma olhada na de Física e é inconcebível que alguém tenha tirado zero nela.
3. A rotação e a translação são dois dos principais movimentos da Terra. Por seu lado, a Lua, satélite natural de
nosso planeta, efetua um movimento orbital de translação ao redor da Terra. Os períodos desses três
movimentos deram origem, respectivamente, a alguns parâmetros de nosso atual calendário. Quais são eles?
Assinale a alternativa correta:
a) A semana, o dia e o ano.
b) O dia, o ano e o mês.
c) O ano, o dia e o mês.
d) O ano, o mês e o dia.
e) A semana, o ano e o dia.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!