Autor Tópico: Professores que tiraram zero em exame poderão dar aulas em SP  (Lida 5798 vezes)

Offline Zeichner

• Nível 32
  • *
  • Somos feitos da mesma substância dos sonhos. - Wi
Re: Professores que tiraram zero em exame poderão dar aulas em SP
« Resposta #50 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 12:46:46 »
Se for julgar a média do ensino brasileiro, salário mínimo é uma fortuna para os profissionais da educação... é claro que eu já tive professores que mereciam 10.000 por mês, e uns que mereciam 1 real por mês, mas a maioria fica aonde?

Se existissem critérios objetivos de avaliação, fiscalização constante e salário calculado com base no desempenho, muita gente terminaria o mês sem receber um tostão. :)

Este é o princípio dos que defendem a meritocracia nas salas de aula.

Mas a visão vigente é que tanto o professor quanto o aluno são vítimas da sociedade e do sistema, assim, não podem ser responsabilizados por nada.
E o ensino é ruim porque os professores ganham pouco... sempre esta desculpa.

Defendo maiores salários, mas atrelados a resultados... tanto do professor quanto dos alunos. Existem muitas maneiras sensatas de se fazer isso.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #51 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 12:49:00 »
Não é lei no Brasil que funcionário de um mesmo cargo tem que ter salários iguais dentro de uma instituição?

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #52 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 12:54:17 »
Este é o princípio dos que defendem a meritocracia nas salas de aula.

Mas a visão vigente é que tanto o professor quanto o aluno são vítimas da sociedade e do sistema, assim, não podem ser responsabilizados por nada.
E o ensino é ruim porque os professores ganham pouco... sempre esta desculpa.

Defendo maiores salários, mas atrelados a resultados... tanto do professor quanto dos alunos. Existem muitas maneiras sensatas de se fazer isso.

Todo mundo acaba sendo vítima da sociedade e do sistema e os governantes não se movem para que o problema seja resolvido. Resultado: permanece a péssima qualidade dos serviços prestados pelo governo em todas as esferas.

Se tem algo que admiro nas escolas particulares é a busca pela qualidade do ensino (mesmo que o objetivo da grande maioria seja o lucro): professores ruins não são admitidos; se são, ficam pouco tempo ocupando o cargo. Um professor é responsável pela qualidade do aprendizado do aluno: mesmo que eles não tenham interesse em aprender, o professor tem a obrigação de dar o melhor de si.

Aliás, porque nosso governo (em todas as esferas) adora contratar gente incompetente?  :hmph:
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #53 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 13:33:45 »
Se tem algo que admiro nas escolas particulares é a busca pela qualidade do ensino (mesmo que o objetivo da grande maioria seja o lucro): professores ruins não são admitidos; se são, ficam pouco tempo ocupando o cargo. Um professor é responsável pela qualidade do aprendizado do aluno: mesmo que eles não tenham interesse em aprender, o professor tem a obrigação de dar o melhor de si.

EM PRINCÍPIO é assim, Lua, mas só em princípio :-)

Os critérios de demissão nem sempre são pautados por performance ou por reajuste de custos, mas às vezes por pedagogices tão insondáveis quanto as da Academia, ou porque o professor quis dar algo mais no conteúdo em vez de seguir a receitinha de bolo do Vestibular.

Mas sim, de qualquer forma isso costuma ser melhor - e mais fácil de corrigir - do que o pântano em que se tornou o ensino público.

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #54 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 13:37:09 »
Por falar em vestibular, focar o conteúdo no que é pedido no vestibular acho que é um dos piores problemas. Conhecer vira sinônimo de matéria de vestibular.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #55 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 13:46:40 »
Meu pai, professor há 35 anos, fala isso a pelo menos 30...

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #56 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 14:02:59 »
No final das contas temos alunos que decoram tudo e não sabem nada.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #57 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 14:08:14 »
Legal são as caras de terror nos alunos, de desespero dos diretores e de ódio dos pais quando aparece uma prova com enunciados do tipo "Discuta"; "Explique com suas palavras"; "Interprete"; "Demonstre que"...

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #58 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 14:11:37 »
Acho que o vestibular é crucificado injustamente. Ele é um exame como qualquer outro, e embora nenhuma prova avalie com perfeição o nível de conhecimento, não há nenhuma alternativa melhor. Os melhores vestibulares não são apenas decoreba, eles avaliam o raciocínio lógico e o poder de compreensão.

Além disso, ele pressiona a escola a ensinar a matéria aos alunos. Não fosse por isso, ia ter muita escola por aí mais preocupada em "formar cidadãos" do que ensinar matemática e português. Eu desconfio dos professores que se propõe a "ensinar a pensar", ensinar a "raciocinar criticamente", pois esses, em geral, eram justamente aqueles que mais se esforçavam em doutrinar e fazer a cabeça dos alunos com suas próprias ideologias. Acredito que 'pensar' e 'raciocinar criticamente' a gente aprende praticando, e para isso nada melhor do que ensinar a matéria direito.
« Última modificação: 11 de Fevereiro de 2009, 14:13:55 por uiliníli »

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #59 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 14:25:16 »
O problema é o ciclo vicioso. Quando o vestibular surgiu, pinçava vários tópicos da ementa escolar de maneira variada. Conforme o tempo passava, as questões se repetiam e ficavam muito manjadas - e a escola passou a se pautar pelo que caía no Vestibular. E o Vestibular pela escola, e assim por diante.

Bons vestibulares são justamente aqueles que premiam o raciocínio e a argumentação. Considero o da Unicamp muito bom, por exemplo.

Provas como o ENEM eu prefiro nem comentar.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #60 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 14:45:43 »
Mas qual é o problema em a escola se orientar pelo vestibular, se o vestibular se orienta pela ementa que a escola deveria seguir em primeiro lugar?

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #61 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 14:54:28 »
Se focar nos pontos que são mais pedidos no vestibular e deixar o resto como trivial.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #62 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 14:57:34 »
Se focar nos pontos que são mais pedidos no vestibular e deixar o resto como trivial.

Que resto? O vestibular procura cobrir todos os conteúdos! Não dá para saber o que vai cair e o que não vai. E temo que se as escolas não se orientassem pelo vestibular, a matéria toda seria deixada como trivial.

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #63 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 15:00:58 »
O problema é que geralmente cada universidade tem uma "personalidade" na hora de fazer o vestibular. Para ilustrar melhor, vou dar um exemplo bem bobo de como as coisas aconteciam no meu colégio.

Os principais vestibulares-alvo do meu colégio são o da UFSC e o da UDESC, mas digamos que por um motivo qualquer, há 10 anos que não são cobrados números complexos nesses vestibulares. O que acontecia: o professor ou passava pela matéria bem rápido, de maneira superficial, ou falava "quem for fazer faculdade em outro estado, vê se na sua cai essa matéria que eu dou uma aula extra a tarde".

PS: Aprendemos sim números complexos nas aulas de matemática, é só porque não consigo lembrar de nenhum conteúdo específico em que isso tenha acontecido, já que por curiosidade, eu acabava os estudando mesmo assim.
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #64 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 15:07:50 »
Bom, cabe às universidades providenciarem vestibulares em que esse tipo de coisa não aconteça. Mas o que quero dizer é que, não fosse a pressão do vestibular, não ia ser só sobre números complexos que seu professor imaginário ia passar batido, mas sobre tudo. O vestibular impõe uma cobrança sobre as escolas, todo ano as escolas particulares e cursinhos da sua cidade travam uma guerra para ver quem vai aprovar mais, elas dependem de boas taxas de aprovação para atrair mais alunos no próximo ano.

Você acha que se não existisse essa cobrança a qualidade do ensino ia aumentar ou diminuir? Para mim está claro que sem essa pressão se diminuiria a concorrência, e com ela a competência. Talvez, aliás, essa competição seja justamente um dos fatores que fazem da escola particular melhor do que a pública.

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #65 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 15:11:38 »

Que resto? O vestibular procura cobrir todos os conteúdos! Não dá para saber o que vai cair e o que não vai. E temo que se as escolas não se orientassem pelo vestibular, a matéria toda seria deixada como trivial.

Por exemplo. Minhas aulas de literatura foram todas voltadas pros livros que caem na Fuvest, no segundo e terceiro colegial.

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #66 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 15:14:05 »
Concordo. Só quis mostrar que, apesar de ser melhor que nada, o vestibular também não é perfeito nesse aspecto.
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #67 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 15:18:44 »
Não é que eu discorde da sua análise, Uili, mas do próprio sistema de cenoura-ou-chicote em que se transformou o ensino médio :-)

Por exemplo. Minhas aulas de literatura foram todas voltadas pros livros que caem na Fuvest, no segundo e terceiro colegial.

Exemplo perfeito o do Renato.
« Última modificação: 11 de Fevereiro de 2009, 15:21:41 por Dbohr »

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #68 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 15:24:11 »
EM PRINCÍPIO é assim, Lua, mas só em princípio :-)

Os critérios de demissão nem sempre são pautados por performance ou por reajuste de custos, mas às vezes por pedagogices tão insondáveis quanto as da Academia, ou porque o professor quis dar algo mais no conteúdo em vez de seguir a receitinha de bolo do Vestibular.

Mas sim, de qualquer forma isso costuma ser melhor - e mais fácil de corrigir - do que o pântano em que se tornou o ensino público.

Não teria como funcionar com perfeição, é fato. Sei que as escolas hoje em dia estão voltadas para o programa dos principais vestibulares e praticamente esquecem do conhecimento que ensina a produzir, a crescer. Os alunos não são incentivados a pensar por si mesmos, apenas aprendem mecanicamente um conteúdo que será cobrado em um vestibular. O conhecimento deixou de ser um objetivo e foi reduzido à uma compilação de disciplinas em prol de uma aprovação em uma simples prova. Lamentável, mas é verdade.  :(

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #69 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 15:24:23 »

Sua escola é que era ruim. O Fuvest cobra questões teóricas sobre os períodos históricos da literatura, e esse tipo de ensino prejudica as pessoas que vão fazer outros vestibulares. O problema não é ela se orientar pelo vestibular, é ter gente burra na direção.

Não é que eu discorde da sua análise, Uili, mas do próprio sistema de cenoura-ou-chicote em que se transformou o ensino médio :-)

E você conhece outro que funcione? :P  Apelar para a consciência das pessoas, estimulá-las a estudar porque "é importante" não vai resolver o problema. É economia básica, as pessoas agem melhor quando estimuladas por seus próprios interesses. Nem que para isso seja preciso implantar um sistema de punição e recompensa.

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #70 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 15:28:23 »
E você conhece outro que funcione? :P  Apelar para a consciência das pessoas, estimulá-las a estudar porque "é importante" não vai resolver o problema. É economia básica, as pessoas agem melhor quando estimuladas por seus próprios interesses. Nem que para isso seja preciso implantar um sistema de punição e recompensa.

Infelizmente, o Uili está certo. Aliás, se essa postura fosse adotada nas escolas públicas, ao menos haveria ensino de qualidade - mesmo que em prol de um objetivo diferente do 'ensinar pelo conhecimento'.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #71 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 15:32:45 »
O problema das escolas públicas é que elas não estão bem inseridas no mercado, elas não competem. Se elas tiverem taxas de aprovação medíocres para fracas no vestibular, o número de alunos não vai diminuir e os dirigentes da escola vão continuar ganhando a mesma mixaria no fim do mês. Sem concorrência é preciso algum outro tipo de estímulo para a educação pública melhorar, todo mundo sabe que elas precisam de um choque de meritocracia.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #72 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 15:33:51 »
Eu, pessoalmente, não conheço outro sistema que funcione. Um amigo meu, entretanto, matriculou o filho numa dessas escolas progressistas - que me inspiram GRANDE desconfiança, diga-se - e para minha surpresa o moleque aprendeu sozinho a ler, fazer contas, estatísticas básicas da tabela do Campeonato Brasileiro e mais um monte de coisas.

Aos 4 anos de idade.

E não, ele não é superdotado. Os coleguinhas estão em ritmos parecidos. Então alguma alternativa existe, a menos que haja grandes exageros nessa história. A parte da leitura e do Campeonato Brasileiro eu vi. Aliás, eu até brinquei com o pai, dizendo que ia levar o menino e ensiná-lo nos Métodos da Física :-)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #73 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 15:37:55 »
Isso é interessante! Pode-se analizar quais são os métodos dessa escola e tentar copiar.

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #74 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 15:39:36 »
Talvez a solução esteja na criação de um 'programa meritocrático' em que escolas, diretores e professores fossem incentivados a obter bons resultados e em troca aumentarem seus rendimentos. Enquanto isso não é feito, o governo tenta suprir a deficiência do ensino público através da inserção de alunos pela política de cotas e bolsas. :)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!