Autor Tópico: Professores que tiraram zero em exame poderão dar aulas em SP  (Lida 5799 vezes)

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
Re: Professores que tiraram zero em exame poderão dar aulas em SP
« Resposta #75 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 15:40:04 »
Por exemplo. Minhas aulas de literatura foram todas voltadas pros livros que caem na Fuvest, no segundo e terceiro colegial.

Sua escola é que era ruim. O Fuvest cobra questões teóricas sobre os períodos históricos da literatura, e esse tipo de ensino prejudica as pessoas que vão fazer outros vestibulares. O problema não é ela se orientar pelo vestibular, é ter gente burra na direção.

É verdade, minha escola era uma bosta, mas não dúvido que seja a única que se alinha pelo vestibular. Mas a fuvest centra as provas em algumas obras (8 se não me engano) e foram essas 8 que foram trabalhadas.

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #76 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 15:43:07 »
Eu, pessoalmente, não conheço outro sistema que funcione. Um amigo meu, entretanto, matriculou o filho numa dessas escolas progressistas - que me inspiram GRANDE desconfiança, diga-se - e para minha surpresa o moleque aprendeu sozinho a ler, fazer contas, estatísticas básicas da tabela do Campeonato Brasileiro e mais um monte de coisas.

Aos 4 anos de idade.

E não, ele não é superdotado. Os coleguinhas estão em ritmos parecidos. Então alguma alternativa existe, a menos que haja grandes exageros nessa história. A parte da leitura e do Campeonato Brasileiro eu vi. Aliás, eu até brinquei com o pai, dizendo que ia levar o menino e ensiná-lo nos Métodos da Física :-)

Minha prima também aprendeu a ler, escrever e contar aos 5 anos de idade numa dessas escolas 'progressistas'. Agora, o professor e os pais estão divididos entre deixa-la cursar a alfabetização ou adiantarem um ano, já que afirmam que ela ficará entediada com o programa da alfa. Não sei bem como funciona, mas que as crianças aprendem mais rápido, isso é fato.
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #77 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 15:45:45 »
Pois é. Eu também estou muito curioso, para não falar de muito cético. Que o garoto aprendeu rápido e por conta própria não há dúvida. Quanto disso vem mesmo do tal método é que eu gostaria de verificar.

Você já leu os livros do Feynmann sobre a passagem dele ao Brasil? Há um trecho em que ele critica o ensino universitário daqui (uns 45 anos atrás) por ser muita decoreba. Eu percebo coisas parecidas aqui, da escola primária ao último ano da faculdade. Qualquer "bom" aluno de Física, por exemplo, é capaz de acertar problemas de cinemática e de leis de Newton. Mas pergunte a ele coisas teóricas, ou peça para que ele interprete o significado físico dos resultados que encontra. No mais das vezes ele vai se embatucar.

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #78 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 15:52:30 »
Pois é. Eu também estou muito curioso, para não falar de muito cético. Que o garoto aprendeu rápido e por conta própria não há dúvida. Quanto disso vem mesmo do tal método é que eu gostaria de verificar.

Você já leu os livros do Feynmann sobre a passagem dele ao Brasil? Há um trecho em que ele critica o ensino universitário daqui (uns 45 anos atrás) por ser muita decoreba. Eu percebo coisas parecidas aqui, da escola primária ao último ano da faculdade. Qualquer "bom" aluno de Física, por exemplo, é capaz de acertar problemas de cinemática e de leis de Newton. Mas pergunte a ele coisas teóricas, ou peça para que ele interprete o significado físico dos resultados que encontra. No mais das vezes ele vai se embatucar.

Qual é o livro?
me interessei!

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #79 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 15:55:03 »
"Surely you're joking, Mr Feynman!"

Não sei se tem tradução. Na verdade, li apenas esse trecho do livro, na biblioteca da Física da Unicamp.

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #80 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 15:56:47 »

Nossa... Há 45 anos atrás diziam que o ensino universitário do Brasil era bom e Feynmann conseguiu perceber isso? Imagine hoje em dia, quando a situação é ainda mais crítica.  :|

Mas é notável que, quanto mais o tempo passa, mais as pessoas sabem a respeito de seus cursos e escorregam quando se trata de conhecimentos de outras áreas.  :?

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #81 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 16:01:29 »
Com toda justiça, ele observava coisas parecidas sobre o sistema universitário americano.

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #82 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 16:02:52 »
Mas o sistema universitário americano não é diferente, onde o aluno tem que ser aceito pela universidade baseado no seu histórico escolar?

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #83 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 16:03:03 »
"Surely you're joking, Mr Feynman!"

Não sei se tem tradução. Na verdade, li apenas esse trecho do livro, na biblioteca da Física da Unicamp.

Tem sim, acho que o nome é "Você deve estar brincando, Sr. Feynman".

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #84 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 16:03:31 »
Mas é notável que, quanto mais o tempo passa, mais as pessoas sabem a respeito de seus cursos e escorregam quando se trata de conhecimentos de outras áreas.  :?

Eu acho isso natural. Não tem como sabermos tudo sobre tudo :P
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #85 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 16:07:03 »

O problema são as pessoas que não sebem nem um pouquinho sobre as outras áreas. Por exemplo, minha área é a Engenharia, mas pelo menos eu ainda sei que o Cazaquistão é uma ex-república soviética que fica na Ásia e que as células se dividem entre as que têm núcleo e as que não têm...

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #86 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 16:07:41 »
Acho que até teria como manter pelo menos o básico se nós exercitássemos esses conhecimentos.
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #87 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 16:23:51 »

O problema são as pessoas que não sebem nem um pouquinho sobre as outras áreas. Por exemplo, minha área é a Engenharia, mas pelo menos eu ainda sei que o Cazaquistão é uma ex-república soviética que fica na Ásia e que as células se dividem entre as que têm núcleo e as que não têm...

Não dá pra saber tudo de tudo, Di. Mas como o Uili disse, saber o mínimo de outras áreas é importante. Só pra exemplificar: tem coisa mais irritante do que sentar em roda de advogado que só fala de leis e causas? Eu, particulamente, não gosto.  :hihi: Ou ver uma enfermeira dizer que 'as péssimas condições de saúde de um país como a África são preocupantes'...  ::)

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #88 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 16:25:25 »
De advogados? Ninguém gosta!

:P :P :P :P
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #89 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 16:26:34 »

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #90 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 23:03:48 »
Como funciona o método americano de ingresso na faculdade?Não é por notas no ensino médio?Como avaliar por notas se as escolas tem graus diferentes de educação?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #91 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 23:04:34 »
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #92 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 23:05:43 »

|( :| :) :D :lol: :histeria:

Ah Barata, não tem como não concordar com o Di...:P

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #93 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 23:07:04 »
E ainda queriam por o meu tópico sobre o holodomor no limbo  :/ , e graças a ele que você sabe que o cazaquistão é uma ex-república soviética...
(E ouse dizer o contrário  :armado: )
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #94 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 23:07:18 »

|( :| :) :D :lol: :histeria:

Ah Barata, não tem como não concordar com o Di...:P

Pior........ Imagina que eu cresci numa casa cheia de advogados, acho queu decorei o CP quando tinha uns 10 anos........

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #95 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 23:08:13 »

:susto:

:consolo:

Pelo menos o CP é uma velha relíquia histórica que continua vigendo... :hihi:

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #96 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 23:11:05 »
Como funciona o método americano de ingresso na faculdade?Não é por notas no ensino médio?Como avaliar por notas se as escolas tem graus diferentes de educação?

Que eu saiba cada faculdade tem seus próprios critérios, que via de regra incluem uma nota mínima no SAT ou no ACT.  A finalidade básica dessas provas é exatamente avaliar a capacidade intelectual dos alunos em si, sem precisar recorrer a notas que dependem muito das características das escolas.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #97 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 23:14:04 »

Que eu saiba cada faculdade tem seus próprios critérios, que via de regra incluem uma nota mínima no SAT ou no ACT.  A finalidade básica dessas provas é exatamente avaliar a capacidade intelectual dos alunos em si, sem precisar recorrer a notas que dependem muito das características das escolas.

Vi uma reportagem na CNN de que algumas faculdades não iriam aceitar alunos que estudavam em escolas cristãs, por haverem problemas com a grade curricular......

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #98 Online: 12 de Fevereiro de 2009, 00:31:30 »
E ainda queriam por o meu tópico sobre o holodomor no limbo  :/ , e graças a ele que você sabe que o cazaquistão é uma ex-república soviética...
(E ouse dizer o contrário  :armado: )

Eu não li o seu tópico, eu já sabia disso! Quem não conhece o Cazaquistão depois do Borat? :lol:

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #99 Online: 12 de Fevereiro de 2009, 00:39:04 »
Tem de ter coragem para usar um maiô desses.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!