Eu faço a seguinte comparação, um tanto fantasiosa: um país em que todos tenham armas em suas casas, e o mesmo país, com proibição total de armas para pessoas que não as usem na profissão (seguranças, policiais).... qual dos dois cenários seria mais favorável aos bandidos?
Ambas, nenhuma das duas, tanto faz...
Por que tanto faz?
Se eu fosse um bandido, preferiria entrar numa casa sabendo que lá não há armas. Você não?
Evitaria a todo custo as casas onde sei que possuem alguma arma. Se mesmo assim, tivesse que ser justo aquela casa, por qualqer razão, jamais entraria com a mesma tranquilidade que numa casa onde não há armas; não poderia ser oportunista, teria que ser bastante estratégico e talvez, se possível, ter comparsas. Ou seja, acho que aumenta o risco para os bandidos, dificulta a situação "ideal" para o roubo, é necessária maior organização, e talvez aumente o número de assaltantes necessários por assalto, tudo isso acho que diminui um pouco as coisas.
1. Tu acha mesmo que o problema da criminalidade se resume a bandidos que entram em casas, fazendo algum barulho para que os moradores percebam e peguem suas armas?
Claro que não, tal como o problema das mortes por armas de fogo não se resume a acabar com o porte de arma.
2. Andar armado na rua não adianta nada (isso foi uma discussão "violenta" no forum da STR), pelo menos aqui no rio de janeiro eu posso garantir, se voce não for policial nem bandido, não ande armado.
Eu não sei. Acho que uma coisa é uma ou outra pessoa andar armada, e isso ser comum a ponto de ser quase que uma roleta russa apostar quem está andando armado ou não. Acho que os assaltantes se arriscariam menos, sabendo que são muitas as pessoas a andarem armadas.
Duvido muito que, se passasse pela cabeça que é alta a possibilidade de uma pessoa estar armada, ela fosse mesmo assim visada como vítima, como se nem contasse.
2.1 Dificilmente bandido vai avisar que tá chegando, pra dar tempo de voce se preparar para enfrenta-lo, pegando a arma antes dele. Se chegar fazendo barulho não vai estar sozinho.
Eu não acho que a arma precisa ser usada para "fazer efeito", tem o fator psicológico de que devem evitar casas onde sabem que a pessoa tem arma.
Não estou dizendo que se você tem uma arma em casa, então está tudo resolvido, não tem o que se preocupar, e se entrar um ou mais bandidos, está a salvo. Ao menos você poderá ter como se defender, se surgir a oportunidade.
2.2 No carro nem se fala, alem de na maioria das vezes não estar sozinho o motorista é alvo facil de dentro do carro, sem nenhuma mobilidade, e com diversos pontos cegos para trocar tiros contra quem esta do lado de fora.
Novamente, não estou dizendo que de fato usar a arma é a solução, mas acho que se o bandido acha que há uma alta possibilidade de seu pretenso alvo estar armado, ele preferiria trocar por alguém certamente desarmado.
2.3 Aqui no RJ se você for assaltado e o bandido ver que voce esta armado muito provavelmente você sera morto.
É, está numa situação tal que nós é que termos que ter medo, e não eles. Acho que se mais pessoas portassem arma, a situação se inverteria um pouco, talvez ficasse no mínimo equilibrada.
Tem muitos contras e porens de se andar armado, mortes por brigas bestas, mortes por reações mal sucedidas, mortes por reação de outras pessoas, etc... e é MUITO difícil, muito difícil mesmo, conseguir ler alguma notícia, ou ouvir alguém contar alguma historia de alguém que conseguiu se livrar de um assalto por estar armado. O placar é muito desfavorável.
É uma lógica enganosa, já que o número de assaltantes armados provavelmente também é muito maior que o de pessoas honestas armadas, logo só um pequeno número de pessoas pode ter sucesso.
Infelizmente não dá para termos os números de situações que não ocorreram porque os bandidos preferiram optar por não assaltar alguém ou alguma casa por saberem da existência de uma arma. Esses também seriam maiores, claro, conforme mais pessoas tivessem armas.
Quanto a alegação de que os bandidos vão ficar armados enquanto os cidadãos vão ficar desarmados, isso é outra história, tem-se que desarmar os bandidos e não armar o outro lado, que não vai ajudar em nada, só piorar.
Só piorar? Mesmo? Como saber? Eu ainda acho que naquela situação hipotética/fantasiosa/velho-oéstica em que a maioria das pessoas está armada haveriam menos mortes por armas, tanto assaltos, quanto outras situações.
Quanto a assaltos, porque o bandido fica intimidado com a possibilidade de reação, e no mínimo precisa de mais planejamento ou agir em conjunto (as duas coisas diminuem o número de crimes)
Quanto a brigas, porque acho que a primeira pessoa a puxar um revólver numa briga o faz crente de que a pessoa com quem está brigando e os outros ao redor estão desarmados.
Acidentes diversos acontecem, mas não haveriam mortes por crianças querendo se exibir para os amigos mostrando a arma dos pais, porque não seria nenhuma novidade, não seria algo para se exibir. Acho que ainda que os acidentes "inicialmente" aumentassem, aos poucos conscientizariam da necessidade de se precavê-los. (e de outra forma, que não deixar de ter arma; como não é porque se pega vírus que se deixa de ter computador)
Me sinto muito mais seguro desarmado do que me sentiria com uma arma.
Eu me sentiria mais seguro sabendo que potenciais assaltantes soubessem que na minha residência têm uma arma.
Eu acho que não andaria armado, a maior parte do tempo, talvez apenas em situações excepcionais.
Agora perguntas:
1. Acabou o porte de arma? Não existe mais?
2. Se não acabou e estão apenas recolhendo armas de quem quer entregá-las voluntariamente do que vocês reclamam tanto?
Bem, inicialmente eu queria saber apenas dos resultados...
mas parece que haverá um plebiscito para acabar com o porte de arma, não?
Se alguém tem uma arma e quer entregá-la pro governo tanto melhor, melhor do que vender pra alguém que tem intenção de usá-la. E já vi isso acontecendo, uma pessoa que tinha uma arma e não queria mais tê-la em casa vendeu pra um malandro qualquer conhecido do boteco. Não é melhor que armas assim sejam recolhidas pelo governo?
Claro