Autor Tópico: desarmamento: está tendo efeito?  (Lida 7059 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
desarmamento: está tendo efeito?
« Online: 06 de Julho de 2005, 20:07:52 »
Eu quase não acompanho notícias.....

Mas essas campanhas de desarmamento, estão sendo acompanhadas de uma diminuição dos casos de mortes por armas de fogo? E, se sim, a baixa no número de mortes também foi proporcional, ou armas brancas estão ocupando o lugar deixado, não completamente, mas em algum nível?

Quando começou-se essa proposta toda, fez-se alguma previsão de quando começaria a se perceber a diferença?

PS.: tem um plim-plim novo da globo que primeiro mostra uma bala de arma, de pé sobre uma mesa, e uma música pesada, meio militar.... a bala é trocada então por um batom, que tem um tamanho e formato parecido, e a música é meio sexy/romântica.... e então aparece uma marca de batom, como se a Angélica tivesse dado beijo na tela.....

o que isso nos sugere?

Que em vez de termos armas para nos defendermos dos assaltantes, quando um aparecer em nossas casas, passamos um batonzinho, um "make-up" bem básico, e falamos para ele "oi bonitão..... estava te esperando"....

Offline Luis Brudna

• Nível 18
  • *
    • Gluon
Re.: desarmamento: está tendo efeito?
« Resposta #1 Online: 07 de Julho de 2005, 13:30:30 »
Que tal a campanha do armamento? Armas financiadas pelo governo.  :o  :D  :hihi:

Offline ExPastorX

• Nível 13
  • *
« Resposta #2 Online: 07 de Julho de 2005, 13:36:25 »
talvês em uns 2000 anos se veja alguma diferença......     :quevedo:
Estamos sozinhos no universo, e por mais que desejemos, imaginamos ou cultuamos uma suposta divindade, ela não virá a existir só por que assim o desejamos..... estamos sós..... sem deuses...... quer queiramos ou não...... expastorx@gmail.com

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
« Resposta #3 Online: 07 de Julho de 2005, 17:30:25 »
Bom... me desculpem mas ás vezes me irrita esses comentários.
Se o governo não faz nada para a cabar com a violência, falam. Se faz, falam mal também.
Ora, esse é um programa para, se não acabar, diminuir os casos de acidentes e até violência de pessoas comuns que têm armas em casa ou andam com ela no carro, etc... eu mesmo passei por uma situação que se tivesse uma arma no carro, putz, teria feito uma merda grande e depois tava arrependido, porém, preso.

Não é um programa para acabar com TODA a violência nem desarmar TODO mundo. Os que usam armas para matar e roubar, lógico, não vão dar. A polícia tem é que TOMAR essas armar e aí é outra história.

Os resultados com certeza virão.
"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião". (Thomas Hobbes, Leviatã)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 07 de Julho de 2005, 18:07:59 »
Citação de: hugo
Bom... me desculpem mas ás vezes me irrita esses comentários.

Até que é justo, também me irrita um tanto essa idéia de desarmamento (e eu nem tenho arma) :lol:

Se o governo não faz nada para a cabar com a violência, falam. Se faz, falam mal também.
Ora, esse é um programa para, se não acabar, diminuir os casos de acidentes e até violência de pessoas comuns que têm armas em casa ou andam com ela no carro, etc... eu mesmo passei por uma situação que se tivesse uma arma no carro, putz, teria feito uma merda grande e depois tava arrependido, porém, preso.

Mas é justo que por culpa de pessoas que não sabem se controlar, que não sabem avaliar se devem carregar uma arma, que ninguém mais possa ter para defesa?

Eu acho que enquanto as mortes por essas causas diminuírem, as mortes por assaltos, e os assaltos armados em si (mesmo que não resultem em morte) crescerão brutalmente, já que tudo que é ladrão vai ficar sossegado para entrar em qualquer casa, pois sabe que não terá ninguém pronto para se defender lá dentro.

... e, será que o maior número de mortes por armas de fogo se dá nessa situação ou em assaltos?

Eu faço a seguinte comparação, um tanto fantasiosa: um país em que todos tenham armas em suas casas, e o mesmo país, com proibição total de armas para pessoas que não as usem na profissão (seguranças, policiais).... qual dos dois cenários seria mais favorável aos bandidos?

Os resultados com certeza virão.

Com certeza, mas temo que não sejam os desejados...

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Re: Re.: desarmamento: está tendo efeito?
« Resposta #5 Online: 07 de Julho de 2005, 18:10:12 »
Citação de: Luis Brudna
Que tal a campanha do armamento? Armas financiadas pelo governo.  :o  :D  :hihi:

É mais ou menos assim na Suécia. Todas as pessoas têm amas em casa, porque todos são "reservas" do exército, já que a população é muito pequena.

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #6 Online: 07 de Julho de 2005, 19:06:48 »
Citação de: Danniel
Eu faço a seguinte comparação, um tanto fantasiosa: um país em que todos tenham armas em suas casas, e o mesmo país, com proibição total de armas para pessoas que não as usem na profissão (seguranças, policiais).... qual dos dois cenários seria mais favorável aos bandidos?

Ambas, nenhuma das duas, tanto faz...
1. Tu acha mesmo que o problema da criminalidade se resume a bandidos que entram em casas, fazendo algum barulho para que os moradores percebam e peguem suas armas?

2. Andar armado na rua não adianta nada (isso foi uma discussão "violenta" no forum da STR), pelo menos aqui no rio de janeiro eu posso garantir, se voce nao for policial nem bandido, nao ande armado.
    2.1 Dificilmente bandido vai avisar que ta chegando, pra dar tempo de voce se preparar para enfrenta-lo, pegando a arma antes dele. Se chegar fazendo barulho nao vai estar sozinho.
    2.2 No carro nem se fala, alem de na maioria das vezes nao estar sozinho o motorista é alvo facil de dentro do carro, sem nenhuma mobilidade, e com diversos pontos cegos para trocar tiros contra quem esta do lado de fora.
    2.3 Aqui no RJ se vc for assaltado e o bandido ver que voce esta armado muito provavelmente você sera morto.

Tem muitos contras e porens de se andar armado, mortes por brigas bestas, mortes por reações mal sucedidas, mortes por reação de outras pessoas, etc... e é MUITO difícil, muito difícil mesmo, conseguir ler alguma notícia, ou ouvir alguem contar alguma historia de alguem que conseguiu se livrar de um assalto por estar armado. O placar é muito desfavorável.

Por essas razões sou totalmente contra o porte de armas nas ruas por pessoas que não as utilizem profissionalmente. Totalmente contra. Armas em casa sou a favor, com porte de arma, treinamento, tudo certinho. Quanto a alegação de que os bandidos vão ficar armados enquanto os cidadãos vão ficar desarmados, isso é outra história, tem-se que desarmar os bandidos e não armar o outro lado, que não vai ajudar em nada, só piorar.

Me sinto muito mais seguro desarmado do que me sentiria com uma arma.

Agora perguntas:

1. Acabou o porte de arma? Não existe mais?
2. Se não acabou e estão apenas recolhendo armas de quem quer entregá-las voluntariamente do que vocês reclamam tanto?

Se alguém tem uma arma e quer entregá-la pro governo tanto melhor, melhor do que vender pra alguém que tem intenção de usá-la. E já vi isso acontecendo, uma pessoa que tinha uma arma e não queria mais tê-la em casa vendeu pra um malandro qualquer conhecido do boteco. Não é melhor que armas assim sejam recolhidas pelo governo?

Offline Luis Brudna

• Nível 18
  • *
    • Gluon
« Resposta #7 Online: 07 de Julho de 2005, 19:14:07 »
Eu quero minha .50 já!  Vou sair com faixas na rua!

:D

Campanha pelo armamento. Financiamento de .50 e projéteis de rifles na cesta básica.

http://198.144.2.125/MG42/SMALL/MaDeuce.jpg

Offline Esperto

• Nível 25
  • *
« Resposta #8 Online: 07 de Julho de 2005, 19:15:42 »
Citação de: Marcelo Terra

Por essas razões sou totalmente contra o porte de armas nas ruas por pessoas que não as utilizem profissionalmente. Totalmente contra. Armas em casa sou a favor, com porte de arma, treinamento, tudo certinho. Quanto a alegação de que os bandidos vão ficar armados enquanto os cidadãos vão ficar desarmados, isso é outra história, tem-se que desarmar os bandidos e não armar o outro lado, que não vai ajudar em nada, só piorar.

destaquei a parte mais importante do texto :ok:
filosofia de um professor meu:
"A mente abre quando o cu aperta!"

Offline Esperto

• Nível 25
  • *
« Resposta #9 Online: 07 de Julho de 2005, 19:17:19 »
Eu quero minha .50 já!  Vou sair com faixas na rua!

:D

Campanha pelo armamento. Financiamento de .50 e projéteis de rifles na cesta básica.

http://198.144.2.125/MG42/SMALL/MaDeuce.jpg

se for assim quero meu rifle! vou trinar acertar garrafas à 800m de distância :P

ps: tiro pra mim, só o esportivo.
filosofia de um professor meu:
"A mente abre quando o cu aperta!"

Offline Luis Brudna

• Nível 18
  • *
    • Gluon
« Resposta #10 Online: 07 de Julho de 2005, 19:17:48 »
Em tempo... antes que algum desmiolado não entenda, estou sendo irônico. Estou faendo um Reductio ad Absurdum.

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #11 Online: 07 de Julho de 2005, 19:19:40 »

É mais ou menos assim na Suécia. Todas as pessoas têm amas em casa, porque todos são "reservas" do exército, já que a população é muito pequena.

Aliás, lá também quase todos tem o seu dízimo recolhido da folha de pagamento. Você tem que definir qual a sua igreja e a sua contribuição vai direto pra lá. É possível se recusar a isso, mas parece que pega muito mal...
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Luis Brudna

• Nível 18
  • *
    • Gluon
« Resposta #12 Online: 07 de Julho de 2005, 19:23:16 »
Citação de: Stéfano

Aliás, lá também quase todos tem o seu dízimo recolhido da folha de pagamento. Você tem que definir qual a sua igreja e a sua contribuição vai direto pra lá. É possível se recusar a isso, mas parece que pega muito mal...

Nesses casos dizem que alguém aponta uma arma pra você e diz "Just pray! Sucker!"  :D  :D

(mais ironia)[/b]

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 07 de Julho de 2005, 20:00:25 »

Ambas, nenhuma das duas, tanto faz...

Por que tanto faz?
Se eu fosse um bandido, preferiria entrar numa casa sabendo que lá não há armas. Você não?

Evitaria a todo custo as casas onde sei que possuem alguma arma. Se mesmo assim, tivesse que ser justo aquela casa, por qualqer razão, jamais entraria com a mesma tranquilidade que numa casa onde não há armas; não poderia ser oportunista, teria que ser bastante estratégico e talvez, se possível, ter comparsas. Ou seja, acho que aumenta o risco para os bandidos, dificulta a situação "ideal" para o roubo, é necessária maior organização, e talvez aumente o número de assaltantes necessários por assalto, tudo isso acho que diminui um pouco as coisas.

1. Tu acha mesmo que o problema da criminalidade se resume a bandidos que entram em casas, fazendo algum barulho para que os moradores percebam e peguem suas armas?

Claro que não, tal como o problema das mortes por armas de fogo não se resume a acabar com o porte de arma.

2. Andar armado na rua não adianta nada (isso foi uma discussão "violenta" no forum da STR), pelo menos aqui no rio de janeiro eu posso garantir, se voce não for policial nem bandido, não ande armado.

Eu não sei. Acho que uma coisa é uma ou outra pessoa andar armada, e isso ser comum a ponto de ser quase que uma roleta russa apostar quem está andando armado ou não. Acho que os assaltantes se arriscariam menos, sabendo que são muitas as pessoas a andarem armadas.

Duvido muito que, se passasse pela cabeça que é alta a possibilidade de uma pessoa estar armada, ela fosse mesmo assim visada como vítima, como se nem contasse.

2.1 Dificilmente bandido vai avisar que tá chegando, pra dar tempo de voce se preparar para enfrenta-lo, pegando a arma antes dele. Se chegar fazendo barulho não vai estar sozinho.

Eu não acho que a arma precisa ser usada para "fazer efeito", tem o fator psicológico de que devem evitar casas onde sabem que a pessoa tem arma.
Não estou dizendo que se você tem uma arma em casa, então está tudo resolvido, não tem o que se preocupar, e se entrar um ou mais bandidos, está a salvo. Ao menos você poderá ter como se defender, se surgir a oportunidade.

2.2 No carro nem se fala, alem de na maioria das vezes não estar sozinho o motorista é alvo facil de dentro do carro, sem nenhuma mobilidade, e com diversos pontos cegos para trocar tiros contra quem esta do lado de fora.

Novamente, não estou dizendo que de fato usar a arma é a solução, mas acho que se o bandido acha que há uma alta possibilidade de seu pretenso alvo estar armado, ele preferiria trocar por alguém certamente desarmado.

2.3 Aqui no RJ se você for assaltado e o bandido ver que voce esta armado muito provavelmente você sera morto.

É, está numa situação tal que nós é que termos que ter medo, e não eles. Acho que se mais pessoas portassem arma, a situação se inverteria um pouco, talvez ficasse no mínimo equilibrada.

Tem muitos contras e porens de se andar armado, mortes por brigas bestas, mortes por reações mal sucedidas, mortes por reação de outras pessoas, etc... e é MUITO difícil, muito difícil mesmo, conseguir ler alguma notícia, ou ouvir alguém contar alguma historia de alguém que conseguiu se livrar de um assalto por estar armado. O placar é muito desfavorável.

É uma lógica enganosa, já que o número de assaltantes armados provavelmente também é muito maior que o de pessoas honestas armadas, logo só um pequeno número de pessoas pode ter sucesso.

Infelizmente não dá para termos os números de situações que não ocorreram porque os bandidos preferiram optar por não assaltar alguém ou alguma casa por saberem da existência de uma arma. Esses também seriam maiores, claro, conforme mais pessoas tivessem armas.

Quanto a alegação de que os bandidos vão ficar armados enquanto os cidadãos vão ficar desarmados, isso é outra história, tem-se que desarmar os bandidos e não armar o outro lado, que não vai ajudar em nada, só piorar.

Só piorar? Mesmo? Como saber? Eu ainda acho que naquela situação hipotética/fantasiosa/velho-oéstica em que a maioria das pessoas está armada haveriam menos mortes por armas, tanto assaltos, quanto outras situações.

Quanto a assaltos, porque o bandido fica intimidado com a possibilidade de reação, e no mínimo precisa de mais planejamento ou agir em conjunto (as duas coisas diminuem o número de crimes)
Quanto a brigas, porque acho que a primeira pessoa a puxar um revólver numa briga o faz crente de que a pessoa com quem está brigando e os outros ao redor estão desarmados.

Acidentes diversos acontecem, mas não haveriam mortes por crianças querendo se exibir para os amigos mostrando a arma dos pais, porque não seria nenhuma novidade, não seria algo para se exibir. Acho que ainda que os acidentes "inicialmente" aumentassem, aos poucos conscientizariam da necessidade de se precavê-los. (e de outra forma, que não deixar de ter arma; como não é porque se pega vírus que se deixa de ter computador)

Me sinto muito mais seguro desarmado do que me sentiria com uma arma.

Eu me sentiria mais seguro sabendo que potenciais assaltantes soubessem que na minha residência têm uma arma.
Eu acho que não andaria armado, a maior parte do tempo, talvez apenas em situações excepcionais.

Agora perguntas:

1. Acabou o porte de arma? Não existe mais?
2. Se não acabou e estão apenas recolhendo armas de quem quer entregá-las voluntariamente do que vocês reclamam tanto?

Bem, inicialmente eu queria saber apenas dos resultados...

mas parece que haverá um plebiscito para acabar com o porte de arma, não?

Se alguém tem uma arma e quer entregá-la pro governo tanto melhor, melhor do que vender pra alguém que tem intenção de usá-la. E já vi isso acontecendo, uma pessoa que tinha uma arma e não queria mais tê-la em casa vendeu pra um malandro qualquer conhecido do boteco. Não é melhor que armas assim sejam recolhidas pelo governo?

Claro

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 07 de Julho de 2005, 21:05:00 »
Alguns de vocês realmente acreditam que "Paz Armada" funciona, então?

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 07 de Julho de 2005, 21:13:20 »

Na Alemanha também.

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #16 Online: 07 de Julho de 2005, 21:14:45 »
Citação de: Ricardo Mioto

Na Alemanha também.

É verdade. Países laicos... :twisted:
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #18 Online: 07 de Julho de 2005, 22:26:28 »
"Paz Armada" é uma situação altamente instável...

Offline Giovanne

• Nível 10
  • *
« Resposta #19 Online: 08 de Julho de 2005, 05:25:10 »
Quando podia ter arma os cara invadiam nossas casas na maior tranqüilidade também. Acho que o objetivo do desarmamento é evitar que um "cidadão de bem" fique "esquentadinho" e faá uma bobagem com a arma.
"O cachorro é o melhor amigo do homem porque não conhece o dinheiro"-Anônimo
"Eu sou filho de uma mulher que nasceu analfabeta"-Lula

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #20 Online: 08 de Julho de 2005, 08:27:30 »

Mas é justo que por culpa de pessoas que não sabem se controlar, que não sabem avaliar se devem carregar uma arma, que ninguém mais possa ter para defesa?

Não é bem assim, você acha que você se controlaria? Nessas horas você acaba nem pensando, vai por 'instinto'. Numa situação normal e unão atiraria em ninguém, mas se tem um cara apontando uma arma pra mim ou alguem da minha familia, a situação ja muda um pouco (bastante na verdade).
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #21 Online: 08 de Julho de 2005, 08:29:02 »
Paz Armada é uma piada de mal gosto.  Não é nada além de um convite a brincar de bandido na esperança de que os bandidos cansem primeiro.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #22 Online: 08 de Julho de 2005, 10:17:48 »
Danniel, não sei em que tipo de bandido você está pensando ao achar que agiriam menos por temer que as possíveis vítimas estejam armadas, mas só pode ser bandido furreca. Bandidos atacam policiais mesmo sabendo que estes estão armados. Bandidos de uma quadrilha atacam uma quadrilha rival mesmo sabendo que estão (muito bem) armados. Na verdade acho que fica ainda pior, é a escalada da violência, bandidos agiriam de forma mais agressiva para quebrar qualquer reação, em maior número e atirariam com menos motivos. Mas assaltar menos por medo de vítimas armadas não vejo nenhum motivo para que isso aconteça e não conheço nenhum exemplo que apoie essa hipótese.

Quanto à proteção doméstica, de que adianta uma arma se:
1. Vc acordar com bandidos apontando armas na sua cabeça?
2. Os bandidos pegarem alguém da casa como refém quando essa pessoa estiver chegando?

Ter a arma como pressuposto de que os bandidos hesitariam em assaltar sabendo que os moradores estão armados me parece ingenuidade já que os fatos estão contra essa hipótese. Eles iriam mudar os métodos, para pior, ao invés de passar a agir menos.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 08 de Julho de 2005, 10:25:23 »
Alguém tem estatísticas de antes e depois? Qual o índice de crimes (por acidente, momento de raiva, etc...) com armas antes e depois? Qual o índice de assaltos armados a residências antes e depois?
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 08 de Julho de 2005, 11:53:08 »
Bandidos atacam policiais mesmo sabendo que estes estão armados. Bandidos de uma quadrilha atacam uma quadrilha rival mesmo sabendo que estão (muito bem) armados.

Não sei se a quantidade de crimes cometidos por bandidos furrecas evitados já não seria uma melhora.
Acho que essas situações de bandidos atacarem policiais ou guerras de guangues não são suficientemente análogas à assaltos à residências, estabelecimentos e a pessoas nas ruas. Não é como se cada uma dessas situações não fizesse a menor diferença para eles, como se fossem assaltar residências com a mesma freqüência se soubessem que vão ter esse tipo de recepção. Ou essa situação é algo um tanto imprevisto, que pretendia que não ocorresse a princípio (como troca de tiros com policiais) ou eles vão se preparar ao máximo para situações onde sabem que podem encontrar resistência armada. Não têm a mesma tranquilidade, são situações bem distintas.

Na verdade acho que fica ainda pior, é a escalada da violência, bandidos agiriam de forma mais agressiva para quebrar qualquer reação, em maior número e atirariam com menos motivos.

Realmente, se houvesse um número considerável de pessoas armadas nas casas, a ponto de ser sorte do bandido entrar numa casa de pessoas desarmadas, se eles quisessem mesmo realizar um assalto, precisariam adotar outra estratégia. Mas onde antes bastava um assaltante para um assalto, agora precisam de mais de um, em acordo, e com alguma estratégia. Isso não acontece por mágica, um comparsa satisfeito se materializando diante da necessidade de mais um participante.
Eles tem que conhecer ou encontrar parceiros, e fazerem algum acordo, etc. Me parece que isso diminui o número de assaltos, já que são necessários mais assaltantes por assalto.

Mas assaltar menos por medo de vítimas armadas não vejo nenhum motivo para que isso aconteça e não conheço nenhum exemplo que apoie essa hipótese.

Bem, a lógica que eu uso, é que eu, se fosse assaltantem, preferiria assaltar alguém que soubesse estar desarmado, e teria maior tranquilidade em assaltar qualquer um, sabendo que são raras as pessoas armadas.

Acho que um fato que talvez possa ser usado como exemplo é o de assaltos à bancos e locais com alguma segurança serem mais raros que a residências. Se fosse algo que simplesmente não contasse, eles deveriam ser tão ou mais freqüentes, já que o lucro final é bem maior. Mas lá eles estão preparados para isso, e em contrapartida os assaltantes também têm que se preparar. Isso diminui os assaltos à banco, não os elimina.

Quanto à proteção doméstica, de que adianta uma arma se:
1. você acordar com bandidos apontando armas na sua cabeça?

Nada

2. Os bandidos pegarem alguém da casa como refém quando essa pessoa estiver chegando?

Nada, parecido com estratégias de assalto à banco.

Ter a arma como pressuposto de que os bandidos hesitariam em assaltar sabendo que os moradores estão armados me parece ingenuidade já que os fatos estão contra essa hipótese. Eles iriam mudar os métodos, para pior, ao invés de passar a agir menos.

Eu acho que mudariam os métodos para pior, mas haveria uma compensação de agirem menos, porque novos bandidos em acordo não surgiriam do nada apenas por essa "necessidade".

Isso me parece tão obvio que eu acho até difícil argumentar. Sabendo que a maioria das pessoas/residências está desarmada, qualquer "mané" oportunista não tem muito a temer em cometer um crime. Porque sabe que provavelmente só ele está armado, ele está com a vantagem. Duvido que agiria com a mesma tranquilidade/freqüencia/metodologia se soubesse que mais pessoas estão armadas.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!