me parece muito razoável que, a maioria dos ladrões e assaltantes preferiria uma maior probabilidade de sua vítima estar desarmada...
Não quando se tem o fator surpresa, a vantagem geográfica ou um refém.
Mas essas são condições que restringem as oportunidades para um assalto, não é a mesma coisa.
Eu ainda acho que é em algo menor o número de assaltantes que estariam dispostos a alguma ação que tente prever isso tudo, porque algo sempre pode dar errado. A "recompensa" (crianças lendo isso: o crime não compensa) tem que ser significativamente maior para justificar o risco, e talvez até para poder dividir por um número maior de assaltantes.
Não se esqueça que armas tem valor e eles gostam de roubá-las também. Por que ele vai se preocupar se você tem uma arma ou não em casa quando pode render qualquer pessoa quando estiver entrando na mesma? É completamente inútil. Você deve estar pensando em ladrões tentando invadir casas quando estão dormindo, fazendo algum barulho óbvio para deixar os moradores alertas e entrincheirados, protegidos e prontos para o revide. De todos os assaltos de que você tem conhecimento quantos foram assim, com os moradores sabendo que o bandido estava chegando, aguardando e lamentando não ter a arma que iria afugentá-los?
Eu não conheço detalhes de muitos assaltos. Eu não defendo que ter uma arma signifique segurança total e conforto para sua família aconchegada em torno da lareira e olhando afetuosamete sua querida arma.
Só acho que para os assaltantes não é irrelevante se as pessoas tem arma em casa ou não, e que eles prefeririam as casas em que é certo que não vão levar um tiro à aquelas que eles poderiam tanto roubar uma arma quanto levar um tiro, se tiverem azar.
Para mim parece muito razoável que não faça muita diferença para os assaltantes se há ou não uma arma na residência que querem assaltar, a menos que sejam MUITO idiotas.
Eu acho que apesar de ser algo teoricamente contornável, eles não tem a mesma tranquilidade, de poderem entrar em praticamente qualquer casa à qualquer hora do dia ou da noite, sem a menor preocupação de defesa dos residentes, porque sem armas eles praticamente nunca vão estar preparados. Não há com o que se preocupar. Havendo alguma possibilidade de defesa dos moradores, eles tem que ser mais cuidadosos. Com apenas 3,5% das residências tendo armas de fogo, não é algo com o que precisem se preocupar realmente.
Agora, não consigo ver como o contrário poderia ser óbvio. Para isso ser irrelevante para os assaltantes, só se todos fossem meio psicopatas, sem medo de nada, ou viciados em adrenalina, e não creio que sejam esses os casos mais comuns...
Como já disse, eliminar a resistência de moradores armados é a coisa mais fácil que tem, tão fácil que não dá nem pra constituir preocupação.
Acho que é em algo análogo a assaltos a bancos. Sempre é possível contornar, mas é preciso maior estratégia, disposição e talvez até recursos.
Mas será que todos agressores acham que qualquer um que tenha arma para defesa não terá oportunidade de usá-la?
Sim, o agressor está em vantagem na maior parte das situações.
[/quote]
E em 100% se ninguém tiver como se defender. Aí eles podem ficar absolutamente tranqüilos mesmo. Talvez facas ou frigideiras sejam seus maiores temores... ou o McCaulay Culkin