Subir aos céus em um avião de luxo, à sua disposição o tempo todo, também não é nada para o presidente Hugo Chávez, quem acumula horas de vôo pelo mundo, porque tem uma missão redentora a cumprir, qualquer que seja a parte do globo onde seja requisitado, e assim vai do Kuwait a Pequim, Moscou, La Havana, Caracas, La Paz, Brasília, às vezes a Manágua, a bordo do seu reluzente Airbus A-319-ACJ, de 70 milhões de dólares, preparado ao seu gosto.
Mas há magnatas e magnatas, e o manto de ouro não se ajusta a todos; há asas, e há asinhas, como no céu, onde as têm grandes os arcanjos, e pequeninas os serafins. Dessa maneira, quem não tem avião, mas o aluga cada vez que viaja ao exterior, é o presidente da Nicarágua, o comandante Daniel Ortega, porque tem como regra jamais subir em um avião de linha comercial.
E não aluga um avião de poucos lugares, como se poderia acreditar, e sim um de grande envergadura: às vezes um Boeing 707 registrado em Mali, África, com capacidade para 150 passageiros; e às vezes um Boeing 737, da companhia Global Air. Valor pago por hora de vôo: 4.000 dólares (50% da população da Nicarágua vive com menos de 1 dólar por dia, segundo as Nações Unidas).
Os assentos são preenchidos cada vez mais por filhos, netos, babás, namoradas e namorados dos seus filhos, que segundo os boletins oficiais cumprem funções úteis para a Nicarágua. "Não vão para se divertir nas discotecas, e sim para trabalhar", explica o próprio presidente. O aluguel do avião, alega, além do mais, não custa nada ao estado da Nicarágua, pois é pago pelo governo da Venezuela, com os fundos da ALBA (A Alternativa Bolivariana para as Américas), com o que, se for assim, o pecado do luxo para um dos ilustres militantes do socialismo do século XXI seria perdoado pela própria consciência. Não pago, não peco.
http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI3430529-EI6580,00-Ditadores+com+asas.htmlÉ impressionante como são os defensores do povo que gostam destes mimos. Onde, num estado democrático, um presidente eleito paga para que o presidente de outro país viaje no luxo em aviões? Ninguém paga? É o povo venezuelano que está pagando caro por tudo isso.
Em tempo... é a própria falta de noção de realidade, de que dinheiro não se cria, mas se gera, que acaba com o socialismo.