Autor Tópico: A extinção de espécies é um processo normal.  (Lida 8121 vezes)

Offline rafael d

• Nível 08
  • *
A extinção de espécies é um processo normal.
« Online: 09 de Março de 2009, 18:05:46 »
   O urso polar se tornou o simbolo do combate ao aquecimento global. Diante dessa situacao, intensificada pela midia, as pessoas passaram a querer impedir de qualquer forma a extincao do urso polar, entretanto, esta situacao deveria ser debatida de uma forma mais racional e menos emocional. As pessoas tem dificuldade para compreender que a extincao do urso polar eh apenas a selecao natural agindo. Se os polos estao derretendo (nao eh a primeira vez que isso ocorre na historia do planeta), eh natural que apenas as especies que se adaptem ao novo meio sobrevivam.
   citei o exemplo do urso polar por este estar mais na midia, mas isso acontece o tempo todo. Parece que é moda querer defender as especies em extincao, as pesoas acham que isso eh sinonimo de gostar da natureza. Gostar da natureza eh apreciar mais do que ela em si, eh compreender os mecanismos que formaram ela. As especies existem como sao hoje devido a selecao natural.
   O principal argumento dos que defendem esses combates às extincoes argumentam que elas foram extintas devido as acoes do homem, por isso a necessidade de preserva-las. mas, qual o problema disso? o homem esta incluido na natureza. Se hoje em dia dominamos o mundo, so deve sobreviver as especies que se adaptem ao mundo regido por nos. Isso é a natureza  se adaptando.
   citarei outro exemplo, o do mico leao dourado. Particularmente acho que esta mais que na hora dele ser extinto. Muito dinheiro e trabalho ja foi gasto na tentativa de preserva-lo. Tudo bem que ele so esta em processo de extincao devido ao desmatamento da mata atlantica (acho valido qualquer tentativa de preservar a mata atlantica de uma forma geral), mais outras especies conseguiram sobreviver, inclusive outros macacos.
   Galera, vamos deixar a natureza agir um pouco por si mesma. Ela esta se modificando agora? esta. Somos os principais responsaveis por essa modificacao? talvez. Elas serao prejudiciais para a especie humana?talvez. entao vamos nos preocupar com as consequencias em nossa especie. Acho engracado como as pessoas acreditam que o clima no mundo eh perfeito.....o clima NAO eh perfeito, portanto um suposto aquecimento global sera benefico em algumas regioes e malefico em outras. Se gasta muito dinheiro para tentar combater o aquecimento global, enquanto que parece que as pessoas nem pensaram na hipotese de ser muito mais barato nos adaptarmos e ele.
   Acredito que a natureza eh muito mais forte do que pensamos e estou quase certo que a vida continuara na terra apos nossa extincao. Portanto vamos nos preocupar mais com nossa especie e menos com as outras, (a batalha pela sobrevivencia continua). Se para nos preservarmos for necesario agir na natureza, de forma que por consequencia evitemos a extincao de alguma especie tudo bem....Mas de que forma a extincao do mico leao dourado vai nos prejudicar? Com o dinheiro gasto tirariamos varios SERES HUMANOS da miseria.
« Última modificação: 09 de Março de 2009, 20:24:39 por Diegojaf »

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
Re: a extincao de especies eh um processo normal
« Resposta #1 Online: 09 de Março de 2009, 18:18:41 »
Extinções são pra sempre, mas muitas das atuais são devido a ação humana, portanto, é normal que outros humanos queiram impedi-la!

Guepardos e rinocerontes são espécies que estão ameaçadas, não apenas pela ação humana, mas por sua história natural que apresenta um estrangulamento no tamanho populacional, que resultou em menor variabilidade genética! Mas em muitos casos, não é a natureza agindo, estamos mesmo destruindo o habitat de muitas espécies, que por isso estão ameaçadas, por serem endêmicas, ou estarem restritas a uma área muito pequena, como exemplo, o do mico-leão-dourado! Não interferir em algo que estamos causando é omissão!
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline rafael d

• Nível 08
  • *
« Resposta #2 Online: 09 de Março de 2009, 18:22:51 »
Extinções são pra sempre, mas muitas das atuais são devido a ação humana, portanto, é normal que outros humanos queiram impedi-la!

Guepardos e rinocerontes são espécies que estão ameaçadas, não apenas pela ação humana, mas por sua história natural que apresenta um estrangulamento no tamanho populacional, que resultou em menor variabilidade genética! Mas em muitos casos, não é a natureza agindo, estamos mesmo destruindo o habitat de muitas espécies, que por isso estão ameaçadas, por serem endêmicas, ou estarem restritas a uma área muito pequena, como exemplo, o do mico-leão-dourado! Não interferir em algo que estamos causando é omissão!

qual o problema da omissao?
por qual motivo devemos impedir a extincao do mico leao dourado?

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #3 Online: 09 de Março de 2009, 18:23:47 »
"Com o dinheiro gasto tirariamos varios SERES HUMANOS da miseria."

Discordo! Temos que investir em evitar a miséria, dar comida a quem tem fome, mas também evitar a proliferação humana. E preservar sim áreas com espécies ameaçadas! O que sugere? Que essas áreas sejam habitadas por nós e que se tornem enormes lixões?! Acho absurdo o que disse!
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline rafael d

• Nível 08
  • *
« Resposta #4 Online: 09 de Março de 2009, 18:29:02 »
"dar fome a quem tem fome, mas também evitar a proliferação humana."

nao faz o menor sentido o que voce falou. o desmatamento eh consequencia da proliferacao humana. O unico modo eficaz de combater a proliferacao humana eh com controle de natalidade, imposto por lei ou atravez de consientizacao

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #5 Online: 09 de Março de 2009, 18:31:53 »
Devemos impedir a extinção dele pelo mesmo motivo que alguns biólogos querem clonar o mamute, ou o lobo da Tasmânia...ter um mundo com diversidade biológica! Algumas pessoas gostam de diversidade, felizmente!

Os motivos, podem ser pessoas que acham o mico-leão-dourado lindo, ou que queiram estudar a complexidade de sua sociedade, as doenças que o acometem (algumas são as mesmas nossas, como a malária)...usá-lo como cobaia em pesquisas biomédicas! Os motivos pra preservar espécies são inúmeras!

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #6 Online: 09 de Março de 2009, 18:36:26 »
repetida!

Offline rafael d

• Nível 08
  • *
« Resposta #7 Online: 09 de Março de 2009, 18:37:38 »
Devemos impedir a extinção dele pelo mesmo motivo que alguns biólogos querem clonar o mamute, ou o lobo da Tasmânia...ter um mundo com diversidade biológica! Algumas pessoas gostam de diversidade, felizmente!

Os motivos, podem ser pessoas que acham o mico-leão-dourado lindo, ou que queiram estudar a complexidade de sua sociedade, as doenças que o acometem (algumas são as mesmas nossas, como a malária)...usá-lo como cobaia em pesquisas biomédicas! Os motivos pra preservar espécies são inúmeras!

blz....mais existem coisas muito mais interessantes e preocupantes para nos preocuparmos. a nossa sociedade ja eh complexa o bastante para perdermos nosso tempo estudando outras.
quanto ao estudos com finalidade de ajudar a especie humana.......existem meios mais eficazes de promover essas ajudas.....usem o sagui por exemplo...que hoje em dia esta invadindo as cidades

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #8 Online: 09 de Março de 2009, 18:40:17 »
Sou bióloga...minha obrigação é me importar com isso, sim! Se é advogado/médico/engenheiro..se preocupa com outras coisas, claro! Mas não ache que todos devam concordam como você!

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #9 Online: 09 de Março de 2009, 18:48:59 »
Não tive saco de ler este texto mal pontuado e sem acentuação. Vai escrever em internetês no seu blog, não aqui.

Offline biscoito1r

• Nível 30
  • *
  • 笑顔
« Resposta #10 Online: 09 de Março de 2009, 19:45:01 »
Não tive saco de ler este texto mal pontuado e sem acentuação. Vai escrever em internetês no seu blog, não aqui.

vai ver ele tmb mora fora do Brasil e não sabe configurar o teclado, ou quem sabe confunde as regras de pontuação como alguem que eu conheço. ::)

Estou lendo um livro sobre leis e acho que fui influenciado; estou me sentindo o advogado do capeta  8-)
Be ashamed to die until you have won some victory for humanity

Offline rafael d

• Nível 08
  • *
« Resposta #11 Online: 09 de Março de 2009, 19:57:45 »

vou tentar escrever de uma forma mais correta agora. É que realmente acho desnecessario me preocupar com a forma, procuro me preocupar unica e exclusivamente com o conteúdo. Mas já que é necessario escrever pela norma culta para participar desse forum, farei isso.

mais ae dante,te acho um babaca pela forma como voce falou. ja que para voce nao vale nem a pena tentar ler meu texto, somente por causa da forma como ele foi escrito, nem entre mais nos tópicos criados por mim. seu prepotente de merda

Offline rafael d

• Nível 08
  • *
« Resposta #12 Online: 09 de Março de 2009, 20:03:24 »
Sou bióloga...minha obrigação é me importar com isso, sim! Se é advogado/médico/engenheiro..se preocupa com outras coisas, claro! Mas não ache que todos devam concordam como você!

tranquilo, por mim você pode se preocupar com o que você quiser. Mas lembre-se de que vivemos em sociedade, cada profissão tem sua importância. Como biologa, existem maneiras muito melhores de você contribuir para a sociedade, já que para mim se preocupar com mico leão dourado é uma contribuição quase nula.

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #13 Online: 09 de Março de 2009, 20:12:27 »
Pois é, Rafael, o homem deve ser o centro das atenções, pelo que percebo por teu ponto de vista! Mas há quem veja a função ambiental de um simples mico-leão. Seja por sua beleza, ou por comer insetos na floresta, contribuindo assim para o controle de insetos vetores de arboviroses, que podem inclusive infectam o tão amado Homo sapiens. Portanto, querido, tudo depende do ponto de vista! 

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #14 Online: 09 de Março de 2009, 20:21:37 »

vou tentar escrever de uma forma mais correta agora. É que realmente acho desnecessario me preocupar com a forma, procuro me preocupar unica e exclusivamente com o conteúdo. Mas já que é necessario escrever pela norma culta para participar desse forum, farei isso.

Já devia estar fazendo desde o início. Uma das nossas regras básicas é a escrita culta e sem o uso de internetês.

mais ae dante,te acho um babaca pela forma como voce falou. ja que para voce nao vale nem a pena tentar ler meu texto, somente por causa da forma como ele foi escrito, nem entre mais nos tópicos criados por mim. seu prepotente de merda

Cartão amarelo por essa mensagem. Outra das nossas regras básicas é o respeito entre os foristas. Se você se sentiu ofendido pelo Dante, que denunciasse a mensagem.

E reveja sua forma de se dirigir aos demais foristas. Até agora a forista Lian foi educada o bastante pra não jogar na sua cara a sua total ignorância por algo básico como o equilíbrio ecológico. Tenha a humildade de aprender quando alguém tem disposição de ensinar.

Tópico destrancado. Prossigam com o tema e sem mais desvios ou ataques pessoais.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Zeichner

• Nível 32
  • *
  • Somos feitos da mesma substância dos sonhos. - Wi
Re: A extinção de espécies é um processo normal.
« Resposta #15 Online: 09 de Março de 2009, 20:43:17 »

Já devia estar fazendo desde o início. Uma das nossas regras básicas é a escrita culta e sem o uso de internetês.

Acho bastante necessário o uso de um português que pelo menos tenta ser correto. Como discutir um assunto complicado desses se nem se preocupa em ser entendido? Altos papos exigem alto nível.

Offline rafael d

• Nível 08
  • *
« Resposta #16 Online: 09 de Março de 2009, 21:37:23 »
Pois é, Rafael, o homem deve ser o centro das atenções, pelo que percebo por teu ponto de vista! Mas há quem veja a função ambiental de um simples mico-leão. Seja por sua beleza, ou por comer insetos na floresta, contribuindo assim para o controle de insetos vetores de arboviroses, que podem inclusive infectam o tão amado Homo sapiens. Portanto, querido, tudo depende do ponto de vista! 

com certeza...por isso que estamos aqui....para debater pontos de vidas...

Offline rafael d

• Nível 08
  • *
« Resposta #17 Online: 09 de Março de 2009, 21:40:34 »

Cartão amarelo por essa mensagem. Outra das nossas regras básicas é o respeito entre os foristas. Se você se sentiu ofendido pelo Dante, que denunciasse a mensagem.

E reveja sua forma de se dirigir aos demais foristas. Até agora a forista Lian foi educada o bastante pra não jogar na sua cara a sua total ignorância por algo básico como o equilíbrio ecológico. Tenha a humildade de aprender quando alguém tem disposição de ensinar.

Tópico destrancado. Prossigam com o tema e sem mais desvios ou ataques pessoais.

equilibrio ecologico?????
nao sei quem inventou essa expressão. O equilibrio ecologico nunca existiu e nunca existirá. Se ele existisse as especies não evoluiriam.....é exatamente o desequilibrio ecologico que provoca a evolução das espécies.
Seja um pouco mais cético, não aceite as coisas com tanta facilidade.....

Offline rafael d

• Nível 08
  • *
« Resposta #18 Online: 09 de Março de 2009, 21:41:56 »

Acho bastante necessário o uso de um português que pelo menos tenta ser correto. Como discutir um assunto complicado desses se nem se preocupa em ser entendido? Altos papos exigem alto nível.

valeu pela dica!!!
vou tentar escrever de forma mais correta, como já havia dito anteriormente.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #19 Online: 09 de Março de 2009, 21:43:34 »
É.

Graças a nós, o mico-leão-dourado e o urso polar irão evoluir para o estágio de espíritos.  ::)
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline rafael d

• Nível 08
  • *
« Resposta #20 Online: 09 de Março de 2009, 21:45:02 »
É.

Graças a nós, o mico-leão-dourado e o urso polar irão evoluir para o estágio de espíritos.  ::)

eles vão ser extintos....por que não souberam se adaptar ao novo meio....as que evoluirão serão as que se adaptaram....essas sim merecem evoluir.

Offline biscoito1r

• Nível 30
  • *
  • 笑顔
« Resposta #21 Online: 09 de Março de 2009, 21:46:06 »
nao sei quem inventou essa expressão. O equilibrio ecologico nunca existiu e nunca existirá. Se ele existisse as especies não evoluiriam.....é exatamente o desequilibrio ecologico que provoca a evolução das espécies.

o problema é que o desequilibrio ecológico que permitem as espécies a evoluir é um micro desequilibrio e não um macro desequilibrio, e uma vez que uma especie foi extinta ela se foi para sempre e por tanto não pode evoluir
Be ashamed to die until you have won some victory for humanity

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #22 Online: 09 de Março de 2009, 21:47:17 »
É.

eles vão ser extintos....por que não souberam se adaptar ao novo meio....as que evoluirão serão as que se adaptaram....essas sim merecem evoluir.

Você sabe que evolução não acontece do dia para a noite, não sabe?
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline rafael d

• Nível 08
  • *
« Resposta #23 Online: 09 de Março de 2009, 21:50:15 »

o problema é que o desequilibrio ecológico que permitem as espécies a evoluir é um micro desequilibrio e não um macro desequilibrio, e uma vez que uma especie foi extinta ela se foi para sempre e por tanto não pode evoluir

já houveram varios macro desequilibrios na historia da terra, e nem por isso a vida desapareceu. O macro desequilibrio é tao necessário quanto o micro. É tudo ciclico, alternancias de macros e micros desequilibrios. com predominio dos micro é claro.

Offline rafael d

• Nível 08
  • *
« Resposta #24 Online: 09 de Março de 2009, 21:52:36 »
É.

Você sabe que evolução não acontece do dia para a noite, não sabe?

serio mesmo????
eu nao concordo não, eu achava que ela acontecia o tempo inteiro, a cada segundo. estou errado?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!