O urso polar se tornou o simbolo do combate ao aquecimento global. Diante dessa situacao, intensificada pela midia, as pessoas passaram a querer impedir de qualquer forma a extincao do urso polar, entretanto, esta situacao deveria ser debatida de uma forma mais racional e menos emocional. As pessoas tem dificuldade para compreender que a extincao do urso polar eh apenas a selecao natural agindo. Se os polos estao derretendo (nao eh a primeira vez que isso ocorre na historia do planeta), eh natural que apenas as especies que se adaptem ao novo meio sobrevivam.
citei o exemplo do urso polar por este estar mais na midia, mas isso acontece o tempo todo. Parece que é moda querer defender as especies em extincao, as pesoas acham que isso eh sinonimo de gostar da natureza. Gostar da natureza eh apreciar mais do que ela em si, eh compreender os mecanismos que formaram ela. As especies existem como sao hoje devido a selecao natural.
O principal argumento dos que defendem esses combates às extincoes argumentam que elas foram extintas devido as acoes do homem, por isso a necessidade de preserva-las. mas, qual o problema disso? o homem esta incluido na natureza. Se hoje em dia dominamos o mundo, so deve sobreviver as especies que se adaptem ao mundo regido por nos. Isso é a natureza se adaptando.
citarei outro exemplo, o do mico leao dourado. Particularmente acho que esta mais que na hora dele ser extinto. Muito dinheiro e trabalho ja foi gasto na tentativa de preserva-lo. Tudo bem que ele so esta em processo de extincao devido ao desmatamento da mata atlantica (acho valido qualquer tentativa de preservar a mata atlantica de uma forma geral), mais outras especies conseguiram sobreviver, inclusive outros macacos.
Galera, vamos deixar a natureza agir um pouco por si mesma. Ela esta se modificando agora? esta. Somos os principais responsaveis por essa modificacao? talvez. Elas serao prejudiciais para a especie humana?talvez. entao vamos nos preocupar com as consequencias em nossa especie. Acho engracado como as pessoas acreditam que o clima no mundo eh perfeito.....o clima NAO eh perfeito, portanto um suposto aquecimento global sera benefico em algumas regioes e malefico em outras. Se gasta muito dinheiro para tentar combater o aquecimento global, enquanto que parece que as pessoas nem pensaram na hipotese de ser muito mais barato nos adaptarmos e ele.
Acredito que a natureza eh muito mais forte do que pensamos e estou quase certo que a vida continuara na terra apos nossa extincao. Portanto vamos nos preocupar mais com nossa especie e menos com as outras, (a batalha pela sobrevivencia continua). Se para nos preservarmos for necesario agir na natureza, de forma que por consequencia evitemos a extincao de alguma especie tudo bem....Mas de que forma a extincao do mico leao dourado vai nos prejudicar? Com o dinheiro gasto tirariamos varios SERES HUMANOS da miseria.