Claro que se o urso polar ou o mico leão dourado forem extintos não vai fazer muita diferença para a humanidade. Mas acho que estes animais em extinção são mais símbolos do que casos específicos. A preocupação principal não é com esta ou aquela espécie, mas sim com o equilíbrio ecológico como um todo.
Hoje é o urso polar que se extingue, amanhã o mico leão, os corais estão em perigo, rinocerontes, tigres, e por aí vai... é um efeito cascata que pode sim acabar nos afetando.
Além do que existem pessoas que não estão nem aí para isto, mas existem outras que se importam com os animais em extinção, sejá lá por qual motivo for, e é legítimo que tentem evitar a sua extinção. Eu particularmente gosto muito de animais, e se puder escolher entre evitar a extinção deles ou não dar a mínima, prefiro que não sejam extintos
... claro que se o urso polar se extinguir não vai fazer muita diferença na meu dia a dia, mas se você pensar bem, poucas coisas fazem.
O argumento de que "os recursos usados para salvar espécies em extinção poderiam ser usados para salvar pessoas" é totalmente furado, quem garante que estes recursos seriam usados para isso? Poderiam também estar sendo usados para fomentar guerras ou indo para políticos corruptos...
Além do que se seguirmos este raciocínio, podemos parar todas as pesquisas espaciais por exemplo, afinal daria para "salvar" quantas pessoas com os recursos dela?
A extinção das espécies que não conseguem se adaptar é um fato até corriqueiro para a natureza, mas o homem tem o poder de modificar a natureza, e se pode tentar fazer isso em beneficio de animais em risco de extinção, não vejo problema nenhum nisto.