Autor Tópico: Dona da Daslu pega pena total de 94 anos e meio de prisão  (Lida 5075 vezes)

Offline Kmile

• Nível 15
  • *
Re: Dona da Daslu pega pena total de 94 anos e meio de prisão
« Resposta #25 Online: 29 de Março de 2009, 13:42:39 »
Realmente. Mostra que mesmo que se falem tanto em repersonalização do Direito, em dar mais valor à pessoa do que ao patrimônio, na prática isso ainda não se verifica.
Suzane Richthofen pegou 39 anos... Que desproporção, não?
"Gosto do céu pelo clima e do inferno pela companhia"
Mark Twain

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #26 Online: 29 de Março de 2009, 14:22:13 »
É para mostrar serviço. E não durou 48 horas...
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #27 Online: 29 de Março de 2009, 15:08:50 »
Por mim, que morra.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #28 Online: 29 de Março de 2009, 17:48:59 »
* Lembre-se que as balas dos milicianos podem te salvar de um traficante.

Milicianos são tão perigosos quanto traficantes.

Sinto muito. Não consigo enxergar sonegadores como criminosos.
Interessante. Um dia ouvi de um ladrão de carros que ele não considerava crime roubar carros porque ele estava tirando de quem tinha.
Você ouviu isso de um ladrão? Curioso, eu ouço isso de quem defende que os mais ricos devem pagar mais impostos porque tem mais.

Quase não noto que você está falando de comunistas. Vamos nós...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #29 Online: 29 de Março de 2009, 22:03:20 »
Bom, 94 anos por sonegar impostos no Brasil...é um exagero... enquanto pedófilos pegam 18 anos, são soltos e cometem mais crimes...sem falar no indulto de natal :demente:
E é! :demente:
Interessante. Um dia ouvi de um ladrão de carros que ele não considerava crime roubar carros porque ele estava tirando de quem tinha.
Você ouviu isso de um ladrão? Curioso, eu ouço isso de quem defende que os mais ricos devem pagar mais impostos porque tem mais.
Quase não noto que você está falando de comunistas. Vamos nós...
Tudo bem, a ética de alguns pode dizer que você tem que pagar imposto porque tem... mas vamos falar em quesitos práticos da situação do Brasil.

Eu tenho que concordar com o Herf em algum ponto, talvez em termos legais e civilizados seja um crime, mas em termos morais é meio fraco. A gente paga imposto de país sueco para ter serviço de país africano. Não é nenhuma tristeza nem inesperado que as pessoas deixarem de pagar imposto.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #30 Online: 30 de Março de 2009, 03:00:57 »
Ainda bem né... o deputado do castelo fez muito pior e como punição virou corregedor da câmara...e ele nem teve câncer...

E não é por ela ser rica que a quimioterapia vai ser(ou foi) menos ruim, ou o câncer vai fazer sofrer menos...afinal, câncer não olha o bolso de ninguém...e se a justiça não dá habeas corpus para alguém com câncer, depois de ter recebido uma sentença absurda...só porque ela é rica (afinal para alguns ser rico é pior que matar uma pessoa)... não sei onde o Brasil vai parar...
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline A Mosca

• Nível 24
  • *
« Resposta #31 Online: 30 de Março de 2009, 07:57:48 »
Ainda bem né... o deputado do castelo fez muito pior e como punição virou corregedor da câmara...e ele nem teve câncer...

E não é por ela ser rica que a quimioterapia vai ser(ou foi) menos ruim, ou o câncer vai fazer sofrer menos...afinal, câncer não olha o bolso de ninguém...e se a justiça não dá habeas corpus para alguém com câncer, depois de ter recebido uma sentença absurda...só porque ela é rica (afinal para alguns ser rico é pior que matar uma pessoa)... não sei onde o Brasil vai parar...

Tem toda a razão, Fabi. :apoiado: Muitas pessoas extremizam por preconceito e pura antipatia. Só que essas pessoas esquecem-se de que tais diferenças são sociais, a sociedade é que estabelece parâmetros.
« Última modificação: 30 de Março de 2009, 08:02:39 por A Mosca »
Se alumia, então é lanterna...

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #32 Online: 30 de Março de 2009, 09:57:31 »
Os caras nao tinham a manha para sonegar, uma bolsa que custava  R$ 9.000 colocavam na nota fria R$ 9,00

Amadores

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 30 de Março de 2009, 11:45:13 »
94 anos de prisão? Achei a pena muito exagerada... parece que o pior crime dela é ser rica e vender pra gente rica...
94 anos de pena. O que se poderia supor que essa mulher fez? Atentou seriamente contra a vida, a integridade física ou a liberdade de alguém? Pôs em risco a segurança das pessoas? Roubou qualquer quantia de qualquer pessoa? Nada disso. Apenas deixou de enriquecer os cofres do estado.

Concordo com o Herf, o "crime" cometido pela comerciante Eliana, só faz sentido dentro de uma filosofia política que condena o livre comércio e que dá ao Estado o direito de obrigar, com o uso da força,  às pessoas a pagarem mais caro por produtos importados, para que um  Estado pesado e corrupto tenha mais dinheiro.   

.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 30 de Março de 2009, 11:56:19 »
De um artigo de 2005...

A diferença - Jayme Copstein

Processem jornalistas e lhes atribuam crime por terem opinião que eventualmente desgoste alguém. É da democracia.
Inventar intenções, pinçar fraseados fora contexto, para dar veracidade ao pretexto, não. É das ditaduras.
Pouco importa. Jornalistas não são as únicas vítimas. Que os processem, que os condenem mil vezes e os mandem para o cárcere. Tal como ocorreu no nazismo e também no estalinismo, de que de muito pouca gente fala, é preciso alguém para testemunhar o que ocorre nos presídios brasileiros, masmorras medievais onde empilham como gado pessoas que não podem pagar melhores advogados e por isso mesmo lá estão. Como uma pobre mulher de 79 anos, moribunda de câncer, retorcendo-se de dor no presídio de Taubaté, em São Paulo, a quem a Justiça nega o direito de morrer em um hospital.
Ela é acusada de tráfico de drogas. Foram encontradas em sua casa em torno de 17 pedras de “crack”, que ela alega terem sido jogadas por um desconhecido, fugindo da Polícia. Ainda não foi julgada, apesar do tempo decorrido. Antes de ser transferida para o Tatuapé, estava na cadeia de Valinhos, Campinas, onde dormia no chão.
Se verdade ou mentira a história do fugitivo que jogou as pedras de crack, não é a questão fundamental. O filho da mulher foi preso na mesma ocasião e também responde processo na prisão. Não se pode afastar a hipótese de tenha envolvido a mãe em seus crimes.
A questão humanitária é tocante, mas também não é fundamental. O presídio tem enfermaria, tem assistência médica – precárias, mas tem.
O que importa é comparar o caso desta mulher de 79 anos, moribunda de câncer, mantida presa sem julgamento, com o caso da família Maluf, com o dos assassinos do casal Richtofen, com o do estudante universitário de Minas Gerais, preso em flagrante e condenado por asssalto a mão armada, de que se falou aqui na semana passada. Todos respondem seus processos em liberdade.
Qual a diferença entre esses casos? A única que se percebe é que a mulher moribunda é pobre. Os demais, não.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #35 Online: 30 de Março de 2009, 12:54:58 »
E o que esse artigo tem a ver com o tópico? :hein: O ódio aos ricos no Brasil deu pra ver muito bem no caso do Assassinato da Liane...onde num artigo conseguiram a proeza de inocentar o champinha porque era pobre...coitadinho... O Brasil tem uma cultura onde condena os ricos e inocenta os coitadinhos...

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #36 Online: 30 de Março de 2009, 13:23:24 »
Antes de começarem com as teorias conspiratórias contra os ricos no Brasil, vocês deveriam ter uma pequena aula de dosimetria da pena.

Os anos de condenação dela foram calculados somente nos crimes cometidos e na quantidade de vezes. Nada mais, nada menos...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #37 Online: 30 de Março de 2009, 13:48:05 »
Perai... minha crítica não é contra os ricos e sim contra o sistema de justiça deste país que produz distorções inexplicáveis.

Oras, tanto o artigo mostra uma grave distorção bem como esta condenação absurda também é uma distorção absurda... que obrigassem então ao ressarcimento dos impostos não arrecadados e/ou que lhe cobrassem multa e juros, mas 94 anos de prisão é algo absurdo, uma completa falta de bom senso e não repara a "injustiça" cometida.

Não estou condenando e nem absolvendo ninguém, não tenho competência nenhuma para isto... mas tenho competência para identificar absurdos e estes, infelizmente, abundam em nosso intocável judiciário. O artigo faz um contra-ponto, mostra que estes absurdos ocorrem.

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #38 Online: 30 de Março de 2009, 16:09:54 »
Muito bom o comentário do DiegoJaf. Muita gente comentou apenas o tamanho da pena, mas se esqueceu de reparar no seguinte:
94 anos e 6 meses de prisão, por crimes como formação de quadrilha, descaminho (importação fraudulenta de produto lícito) e falsidade ideológica

Ou seja, houveram vários crimes e cada um deles recebeu uma pena. E por cada vez que cada crime foi cometido, a pena de cada crime deve ser acrescida na pena total. Por isso a condenação foi por um período tão longo.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #39 Online: 30 de Março de 2009, 16:33:16 »
Isso me lembrou eu estudei um pouco a teoria da anomia.

Offline Kmile

• Nível 15
  • *
« Resposta #40 Online: 30 de Março de 2009, 17:49:23 »
Antes de começarem com as teorias conspiratórias contra os ricos no Brasil, vocês deveriam ter uma pequena aula de dosimetria da pena.

Os anos de condenação dela foram calculados somente nos crimes cometidos e na quantidade de vezes. Nada mais, nada menos...

Certo. Mas penas para crimes patrimoniais costumam ser muito altas. O latrocínio, que é um crime patrimonial(apesar de conter violência), tem a pena maior que o homicídio.

Mark Twain

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #41 Online: 30 de Março de 2009, 18:23:43 »
Muito bom o comentário do DiegoJaf. Muita gente comentou apenas o tamanho da pena, mas se esqueceu de reparar no seguinte:
94 anos e 6 meses de prisão, por crimes como formação de quadrilha, descaminho (importação fraudulenta de produto lícito) e falsidade ideológica

Ou seja, houveram vários crimes e cada um deles recebeu uma pena. E por cada vez que cada crime foi cometido, a pena de cada crime deve ser acrescida na pena total. Por isso a condenação foi por um período tão longo.

Exatamente, Unk. O problema é que muita gente se prende aos 94 anos sem atentar para o somatório das penas dos crimes praticados pela dona da Daslu. Aí aparece gente dizendo que é absurdo, porque estuprador e homicida pegam penas mais leves. Esquece-se que um crime único tem pena dosada levando em conta uma série de fatores, enquanto vários crimes tem penas dosadas avaliando diversos fatores, além de haver a soma das penas que resultou nessa pena considerada 'absurda. Sim, o número de anos é realmente absurdo, mas não foi aplicado porque ela é rica e a juíza quis mostrar que nosso sistema também pune pessoas de classe alta com penas rigorosas: vários crimes foram praticados e a soma das penas resultou nos 94,5.

Certo. Mas penas para crimes patrimoniais costumam ser muito altas. O latrocínio, que é um crime patrimonial(apesar de conter violência), tem a pena maior que o homicídio.

Discordo, Kmile. O fato da pena para latrocínio ser mais alta do que a pena para homicídio resulta do fato de que, além do roubo, ocorre um assassinato, ou seja, são dois crimes, ao invés de um. O latrocínio é crime hediondo e ainda tido como crime patrimonial. No entanto, o fato de ter uma pena mais severa que o homicídio apenas demonstra que a vida recebe uma proteção superior ao patrimônio - o roubo é o crime-fim e o assassinato é o crime-meio.

Acrescentando ainda que Damásio de Jesus e Cesar Bittencourt entendem que o latrocínio tem pena superior ao homicídio pelo fato de que o criminoso desconsidera o valor da vida e o coloca em posição inferior ao patrimônio, uma vez que mata para subtrair bens alheios.

Só para esclarecer: a pena para roubo é de 4 a 10 anos de reclusão. Para homicídio, é de 6 a 30 anos. Para o latrocínio, a pena é de reclusão de 20 a 30 anos. Se formos avaliar, o que qualifica e aumenta a pena dos crimes contra o patrimônio é seu atentado contra a vida e a integridade física, na maioria das vezes.  :ok:
« Última modificação: 30 de Março de 2009, 18:28:26 por Lua »
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #42 Online: 30 de Março de 2009, 18:32:26 »
Perai... minha crítica não é contra os ricos e sim contra o sistema de justiça deste país que produz distorções inexplicáveis.

Oras, tanto o artigo mostra uma grave distorção bem como esta condenação absurda também é uma distorção absurda... que obrigassem então ao ressarcimento dos impostos não arrecadados e/ou que lhe cobrassem multa e juros, mas 94 anos de prisão é algo absurdo, uma completa falta de bom senso e não repara a "injustiça" cometida.

Não estou condenando e nem absolvendo ninguém, não tenho competência nenhuma para isto... mas tenho competência para identificar absurdos e estes, infelizmente, abundam em nosso intocável judiciário. O artigo faz um contra-ponto, mostra que estes absurdos ocorrem.

Spit, a ação penal é uma coisa - nela o indivíduo é punido pelo ato ilegal que comete - e a ação de ressarcimento é outra e ambas podem coexistir de forma independente. À parte essa ação penal, a Fazenda Pública tem o direito de buscar, judicialmente, o ressarcimento do prejuízo aos cofres públicos. Dessa forma, não se pode dizer que não há reparação da injustiça, já que o Estado certamente cobrará judicialmente os valores sonegados, além de punir os envolvidos na prática do crime.

« Última modificação: 30 de Março de 2009, 19:11:07 por Lua »

Offline Kmile

• Nível 15
  • *
« Resposta #43 Online: 30 de Março de 2009, 19:19:19 »

Exatamente, Unk. O problema é que muita gente se prende aos 94 anos sem atentar para o somatório das penas dos crimes praticados pela dona da Daslu. Aí aparece gente dizendo que é absurdo, porque estuprador e homicida pegam penas mais leves. Esquece-se que um crime único tem pena dosada levando em conta uma série de fatores, enquanto vários crimes tem penas dosadas avaliando diversos fatores, além de haver a soma das penas que resultou nessa pena considerada 'absurda. Sim, o número de anos é realmente absurdo, mas não foi aplicado porque ela é rica e a juíza quis mostrar que nosso sistema também pune pessoas de classe alta com penas rigorosas: vários crimes foram praticados e a soma das penas resultou nos 94,5.

Discordo, Kmile. O fato da pena para latrocínio ser mais alta do que a pena para homicídio resulta do fato de que, além do roubo, ocorre um assassinato, ou seja, são dois crimes, ao invés de um. O latrocínio é crime hediondo e ainda tido como crime patrimonial. No entanto, o fato de ter uma pena mais severa que o homicídio apenas demonstra que a vida recebe uma proteção superior ao patrimônio - o roubo é o crime-fim e o assassinato é o crime-meio.

Acrescentando ainda que Damásio de Jesus e Cesar Bittencourt entendem que o latrocínio tem pena superior ao homicídio pelo fato de que o criminoso desconsidera o valor da vida e o coloca em posição inferior ao patrimônio, uma vez que mata para subtrair bens alheios.

Só para esclarecer: a pena para roubo é de 4 a 10 anos de reclusão. Para homicídio, é de 6 a 30 anos. Para o latrocínio, a pena é de reclusão de 20 a 30 anos. Se formos avaliar, o que qualifica e aumenta a pena dos crimes contra o patrimônio é seu atentado contra a vida e a integridade física, na maioria das vezes.  :ok:

O que ocorre é que o latrocínio está dentro do título dos crimes contra o patrimônio e não vai à Juri Popular. Se é um crime mais grave deveria também ser submetido à Juri, pois atenta contra a vida, apesar de não ter o homicídio como objetivo final (o homicídio pode ser doloso também). Eu entendo que matar para subtrair bens alheios é dar menor valor a vida, mas não existe assassinato por motivo fútil como agravante? Matar para roubar não deveria apenas ser motivo de aumento sobre a pena já instituída para homicídio e assim também ir à Juri?
« Última modificação: 30 de Março de 2009, 19:21:20 por Kmile »
Mark Twain

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #44 Online: 30 de Março de 2009, 19:25:09 »

::)
Claro... agora eu não entendo porque tem tantas pessoas que cometem mais crimes e não recebem 94 anos de prisão... Ahh, claro tudo conspiração...num país que tinha lei de dotes até 2002...
Sério, pra mim a pena é absurda, devem ter somado as penas de cada crime e multiplicado por 3*... aí chegaram a 94 anos de prisão...

*E antes que venham, bla bla bla bla leis, tempo de prisão e mais bla bla bla, já digo: não posso levar a sério um país que até 2002 tinha lei de dotes...que solta os presos no natal, que dá 13 anos de prisão para pedófilos, e que dá 94 anos de prisão para alguém que sonegou impostos...:no:

E digo mais, não to nem aí pra sonegação de impostos, num país piada como esse, cheio de corrupção e carga tributária altíssima que empata o desenvolvimento....

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #45 Online: 30 de Março de 2009, 19:48:43 »
O que ocorre é que o latrocínio está dentro do título dos crimes contra o patrimônio e não vai à Juri Popular. Se é um crime mais grave deveria também ser submetido à Juri, pois atenta contra a vida, apesar de não ter o homicídio como objetivo final (o homicídio pode ser doloso também). Eu entendo que matar para subtrair bens alheios é dar menor valor a vida, mas não existe assassinato por motivo fútil como agravante? Matar para roubar não deveria apenas ser motivo de aumento sobre a pena já instituída para homicídio e assim também ir à Juri?

Como já dito, o latrocínio está previsto no CP como crime contra o patrimônio. O latrocínio é crime complexo, vez que ocorre a fusão de dois crimes (roubo+homicídio), sendo que o roubo é o crime-fim e o homicídio o crime-meio. Este crime é considerado contra o patrimônio porque a motivação do agente reside na subtração de bens móveis alheios da vítima e não em colocar um fim à sua vida, embora tal expediente seja utilizado para que ele ingresse na posse dos referidos bens.

E quanto ao julgamento do crime se dar por juízo monocrático e não pelo Júri popular, não acredito que o crime ganhe uma conotação menos severa somente por isso. O simples fato da pena mínima para o latrocínio ser superior à pena mínima para homicídio já demonstra que o legislador o considerou um crime mais grave, vez que o valor da vida é desprezado em prol da subtração de bens materiais.

Se um crime não vai a Júri popular não significa que seja menos grave que outro que é submetido a Júri, uma vez que as penas e as variáveis a serem consideradas em sua dosagem estão previamente dispostas no Código Penal. Ou seja: as penas para latrocínio são superiores às do homicídio independentemente do fato deste último ir à Júri popular. A meu ver, a instituição do Júri popular diz respeito ao interesse do legislador em submeter à sociedade fatos considerados repulsivos e exigir dela um posicionamento, seja ele condenando ou absolvendo o réu. Isso não torna o crime mais grave, apenas altera o ônus de julgar o crime, que deixa de ser do juiz e passa a ser da sociedade. No entanto, a dosagem da pena não é feita pela sociedade, e sim pelo juiz...

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #46 Online: 30 de Março de 2009, 20:05:27 »
Claro... agora eu não entendo porque tem tantas pessoas que cometem mais crimes e não recebem 94 anos de prisão... Ahh, claro tudo conspiração...num país que tinha lei de dotes até 2002...
Sério, pra mim a pena é absurda, devem ter somado as penas de cada crime e multiplicado por 3*... aí chegaram a 94 anos de prisão...

Lei de dotes é de um Código Civil de 1916, revogado em 2002 pelo atual Código Civil. Assim como esse instituto, outros são absorvidos pela evolução da sociedade e revogados tacitamente. Ou seja, os costumes mudam e nem sempre a legislação é capaz de acompanhá-los.

Não se trata de pessoas que cometem mais crimes. Quero que você cite alguém que cometeu diversos homicídios com qualificadoras e causas de aumento de pena e que tenha tido uma pena inferior a 30 anos. A dona da Daslu incidiu na prática de diversos crimes que, somados, totalizam 94 anos e meio. Ninguém disse que a pena não era absurda, mas dosimetria da pena existe e é considerada nas situações em que um caso vai a julgamento. Faça o seguinte: veja quais os crimes cometidos, considere as variáveis (agravantes, qualficadoras) e some as penas (verifique as regras de aplicação da pena) e avalie se houve multiplicação por 3. Só depois disso considere essa sua 'causa de aumento de pena' que multiplicou a pena base pelo hipotético número três.

Offline Kmile

• Nível 15
  • *
« Resposta #47 Online: 30 de Março de 2009, 20:22:24 »
Lua, eu entendo a parte teórica. Não querendo entrar em muita teoria, mas já entrando, a pena para latrocínio não muda sendo o homicídio (como meio, eu sei) doloso ou culposo(que transforma o latrocínio em preterdoloso: dolo no roubo, culpa no homicídio), sei que diminui na parte de dosimetria (que é bem chata de fazer e é muito subjetiva), mas não há regulação fixa. Latrocínio é supervalorizado, ao meu ver, sendo que muitas das vezes o homicídio não é intencional.

Voltando a dona da Daslu:

Também é dificil explicar a dosimetria de penas, teria de ver a sentença para saber como ela calculou. Mesmo assim o pessoal tem razão de reclamar, a pena é desproporcional ao ato, independente de quantas vezes ocorreu. Não poderia ser aplicado o crime continuado (art.71, CP)? Ao invés de multiplicá-lo várias vezes?
« Última modificação: 30 de Março de 2009, 20:26:29 por Kmile »
Mark Twain

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #48 Online: 30 de Março de 2009, 20:29:09 »

Não entende? Bem simples: quem comete um crime recebe uma pena. Quem comete vários recebe várias penas, e tem cumprir todas na sequencia, daí os casos de pessoas que recebem penas de mais de 400 anos.

*E antes que venham, bla bla bla bla leis, tempo de prisão e mais bla bla bla, já digo: não posso levar a sério um país que até 2002 tinha lei de dotes...

Disse tudo: tinha! Por que não lembra as leis questionáveis que haviam até 1988 também? E 1967? E 1823?

que solta os presos no natal,

Lembra-se do deputado e do senador nos quais você votou na última eleição? Pois bem, escreva a ele e cobre uma posição mais ativa e enérgica a esse respeito. Eu também sou contra os indultos e fiz isso. E, a propósito, também escrevi para muitos em que não votei, mas que também eram do meu estado.

que dá 13 anos de prisão para pedófilos,

Um crime de pedofilia dá 13 anos. Se forem 10 crimes darão 130 anos.

e que dá 94 anos de prisão para alguém que sonegou impostos...

Como se fosse uma mera sonegação de impostos. Sonegação de impostos resulta apenas em multa. Ela foi punida por formação de quadrilha, descaminho e falsidade ideológica. Isso dá prisão.

E digo mais, não to nem aí pra sonegação de impostos, num país piada como esse, cheio de corrupção e carga tributária altíssima que empata o desenvolvimento....

É interessante ver como as pessoas usam a desculpa da corrupção para defender atos desonestos e ainda se julgam melhores.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Kmile

• Nível 15
  • *
« Resposta #49 Online: 30 de Março de 2009, 20:34:56 »
Não é bem assim: 10 crimes, 130 anos. O cálculo de pena é muito subjetivo e cheio de regras, vai muito pelo convencimento do juiz. Mas essa é a sentença de primeiro grau ainda, pode mudar.
Mark Twain

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!