Autor Tópico: Dona da Daslu pega pena total de 94 anos e meio de prisão  (Lida 5077 vezes)

Offline Kmile

• Nível 15
  • *
Re: Dona da Daslu pega pena total de 94 anos e meio de prisão
« Resposta #75 Online: 31 de Março de 2009, 20:22:43 »
Quando ela sonega impostos, teoricamente ela esta deixando de contribuir para saúde, segurança, etc. Pra mim, indiretamente, ela esta matando muita gente.

:ok:
"Gosto do céu pelo clima e do inferno pela companhia"
Mark Twain

Offline Blue

• Nível 07
  • *
« Resposta #76 Online: 31 de Março de 2009, 20:29:48 »
Como eu já disse, o cálculo da pena varia muito de acordo com o convencimento do juíz. Ela poderia ter dado uma pena menor sim. Mas serviu de exemplo: Ninguém sonega 1 bilhão e fica impune, não importa o quanto tenha na conta bancária...

Se eu não me engano os donos da Schincariol sonegaram mais ou menos 1 bilhão e eles estão todos soltos.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #77 Online: 31 de Março de 2009, 21:01:49 »
bem vindo ao Brasil... mas não quer dizer que queiramos continuar assim
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline A Mosca

• Nível 24
  • *
« Resposta #78 Online: 31 de Março de 2009, 21:11:38 »
bem vindo ao Brasil... mas não quer dizer que queiramos continuar assim

Verdade. Inegavelmente, é o Brasil. :( E não queremos continuar assim - ou, ao menos, quero muito acreditar que não.  :ok:

Mas o fato é que nos iludimos com fachadas, e por isso continuamos...  :no:
Se alumia, então é lanterna...

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #79 Online: 03 de Abril de 2009, 11:31:51 »
Justamente. Prender um Fernandinho Beira Mar, um Marcola, um Elias Maluco é imprescindível, porque vão voltar a matar se soltos. Será que a quadrilha da daslu vai sair apagando testemunhas, colocando no microondas como os traficantes? Com quem você queria passar um final de semana? Com quem deixaria seus filhos?

Essa foi a matéria de capa da veja dessa semana... Sei que a veja não é lá a melhor revista que existe, mas um dado me chamou atenção: segundo a revista, mesmo após a descoberta da fraude, em 2005, o grupo continuou praticando os crimes pelos quais estavam sendo investigados. Se mesmo diante das investigações e de uma possível condenação o grupo continuou praticando os mesmos crimes, não há como pensar que estavam preocupados com o prejuízo que causavam ao Fisco ou que estavam se importando com o caráter criminoso da conduta por eles adotada. Saliento que esse fato atuou como agravante da situação.

O fato de praticarem diversos crimes durante anos - ao arrepio da legislação penal e tributária - e permanecerem em sua prática mesmo após descobertos demonstra um desdém para com a legislação brasileira. Não discordo da punição e lamento que outras não sejam igualmente aplicadas todos os dias nos tribunais. O cerne da sanção criminal é evitar que o indivíduo volte a delinquir, recuperá-lo para que possa novamente conviver em comunidade e mostrar à sociedade que a prática de crimes gera consequências para aqueles que o praticam.

Agora, me deparo com a indignação das pessoas porque a dona da Daslu tem câncer e pode vir a falecer se continuar presa. Não discordo que a ela sejam reservados os tratamentos necessários. No entanto, soa hipócrita que se desconsidere o fato de outros condenados que também são portadores dessa e de outras doenças continuarem presos e sem receber o tratamento privilegiado que ela recebe. Ser rico no Brasil ainda traz privilégios, isso é inegável.

Torçamos para que ela possa permanecer em liberdade e cumprir o projeto a que se dispôs: "A evangelização em favelas, onde o tráfico é intenso".

Quando ela sonega impostos, teoricamente ela esta deixando de contribuir para saúde, segurança, etc. Pra mim, indiretamente, ela esta matando muita gente.

Há quem pense que sonegar impostos não é crime, Di. Há quem afirme que condutas criminosas são aquelas que atentam contra a vida e a integridade física, deixando de lado os crimes que atentam contra o patrimônio supostamente de todos. Se ela sonegou mais de 600 milhões de reais em impostos e vivia sua vida rica, nobre e recheada de benesses, pouco importa. O Estado é corrupto mesmo, porque punir quem tira para si antes que alguém faça o mesmo lá na frente?

Não nego que a pena tenha sido exagerada, mas duvido muito que as mesmas manifestações de indignação não ocorreriam se ela tivesse pegado 40 anos. Ou se ela tivesse sido punida em meros 10, 12 anos.

Como eu já disse, o cálculo da pena varia muito de acordo com o convencimento do juíz. Ela poderia ter dado uma pena menor sim. Mas serviu de exemplo: Ninguém sonega 1 bilhão e fica impune, não importa o quanto tenha na conta bancária...
Mas é estranho, por que o marcola recebeu uma pena menor? Aliás, por que assassinos recebem penas menores (mesmo aqueles acusados de vários crimes além de homicídio)? Eles não são muito mais perigosos que alguém que sonega impostos? :hein:

Citando um exemplo de condenação por crimes contra a vida com pena considerada 'absurda'...

Paulo César da Silva Marques, o 'Pernambuco', recebeu pena de 110 anos e 18 dias em regime fechado pelo assassinato do casal de jovens Felipe Caffé e Liana Friedenbach. Ele foi condenado por todos os crimes avaliados no processo: homicídio duplamente qualificado contra Felipe e triplamente qualificado contra Liana, além de estupro, seqüestro e cárcere privado.
Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL174906-5605,00-PERNAMBUCO+E+CONDENADO+A+ANOS+E+DIAS+EM+REGIME+FECHADO.html

"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #80 Online: 03 de Abril de 2009, 12:50:17 »
Sim, e traficantes não matam ninguém indiretamente porque todo mundo sabe que drogas são inofensivas, e que não viciam e nem levam a morte. Então por isso traficantes (que matam, sequestram e ainda formam uma quadrilha muito mais perigosa) merecem uma pena muito menor do que a dona da Daslu...
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #81 Online: 03 de Abril de 2009, 12:55:12 »
Se eu não me engano os donos da Schincariol sonegaram mais ou menos 1 bilhão e eles estão todos soltos.
Nossa, quanta sonegação no Brasil... :o e ainda sim o brasil bate recordes de arrecadação de impostos... tem um tópico no CC falando sobre isso*, que se não houvesse sonegação os impostos tirariam muito mais do PIB...

)*alguém procura e posta o link... levei 3 pontos na mão...please?:flor:

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Blue

• Nível 07
  • *
« Resposta #82 Online: 03 de Abril de 2009, 13:11:55 »

Então todo mundo que já comprou produto pirata, contrabandeado ou pagou por um serviço sem nota está matando muita gente?

Offline Kmile

• Nível 15
  • *
« Resposta #83 Online: 03 de Abril de 2009, 13:13:50 »
Sim.
"Gosto do céu pelo clima e do inferno pela companhia"
Mark Twain

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #84 Online: 03 de Abril de 2009, 13:16:01 »
Eu acho que não, o que não falta no Brasil é dinheiro pro governo, senão por que eles gastariam tanto com bobagens?

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #85 Online: 03 de Abril de 2009, 13:50:41 »
O que entendo é que, um crime considerado 'inofensivo' (aqui utilizando a potencial lesividade que ele causa à integridade física e à vida) não deixa de ser um 'crime menor' simplesmente por não atentar contra a vida. Só porque o país investe mal ou a corrupção corrói parte do patrimônio público não se justifica que pessoas soneguem impostos e fiquem por isso mesmo. Crime é crime em qualquer lugar do país, pouco importam as opiniões subjetivas e as 'pesagens' dos valores dados aos bens juridicamente protegidos.

Nosso país já é suficientemente corrupto para que justifiquemos a sonegação e outros crimes contra o patrimônio (público e privado) como menos relevantes do que os crimes contra a vida. É esse tipo de mentalidade que nos impede de mudar, de tentar atingir uma justiça mais igualitária e eficiente. Se cometeu um crime, que pague por ele - o juiz realizará uma avaliação dos fatores subjetivos na dosagem da pena, claro. Pouco importa qual a natureza do bem juridicamente protegido, cabe ao Judiciário aplicar as penas cabíveis, mesmo que elas choquem pelo simples fato de uma mulher rica ter sonegado milhões em impostos e ser tida como coitadinha por ter pego uma pena equivalente aos crimes por ela cometidos. E o pior: continuou praticando o crime mesmo depois do esquema ter sido descoberto.

E me preocupa que o povo considere o governo corrupto e justifique a prática de corrupção por parte dos particulares com base nisso. Se considero a estrutura governamental corrupta e pratico atos ilegais com base na corrupção dos meus governantes, sou tão corrupta quanto eles. Aliás, acho que esse é um dos maiores problemas brasileiros: ao invés de tentarmos adotar uma postura diferente da de nossos governantes, nos baseamos nela para justificarmos nossos 'módicos atos' de corrupção diários.  :)
« Última modificação: 03 de Abril de 2009, 14:59:21 por Lua »

Atheist

• Visitante
« Resposta #86 Online: 03 de Abril de 2009, 16:38:28 »
Essa foi a matéria de capa da veja dessa semana... Sei que a veja não é lá a melhor revista que existe, mas um dado me chamou atenção: segundo a revista, mesmo após a descoberta da fraude, em 2005, o grupo continuou praticando os crimes pelos quais estavam sendo investigados. Se mesmo diante das investigações e de uma possível condenação o grupo continuou praticando os mesmos crimes, não há como pensar que estavam preocupados com o prejuízo que causavam ao Fisco ou que estavam se importando com o caráter criminoso da conduta por eles adotada. Saliento que esse fato atuou como agravante da situação.

Não só da Veja como da Istoé também.

O artigo leva a raciocinar se isto é justiça ou se é exagero.

Eu penso que para roubar tanto dinheiro do povo, tal pena não é exagero. O que falta é que isto seja efetivamente cumprido em outras esferas e para outras pessoas também, como o Maluf, por exemplo. Nos EUA roubar do governo (sonegar impostos) é um crime muito sério. BAsta ver o grande Hélio Castroneves, que achou que poderia fazer lá o que se faz aqui.

O problema no Brasil é que muita gente não percebe que sonegar imposto é roubar de si mesmo e dos outros, pois o dinheiro do governo é nosso e, mesmo com toda corrupção, vai para saúde, educação, ciência, saneamento, cultura. Nos EUA o povo tem esta noção, de que sonegar é roubo da população e por isso o juri popular normalmente manda o sonegador em cana mesmo.

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #87 Online: 03 de Abril de 2009, 18:55:18 »
Eu penso que para roubar tanto dinheiro do povo, tal pena não é exagero. O que falta é que isto seja efetivamente cumprido em outras esferas e para outras pessoas também, como o Maluf, por exemplo. Nos EUA roubar do governo (sonegar impostos) é um crime muito sério. BAsta ver o grande Hélio Castroneves, que achou que poderia fazer lá o que se faz aqui.

O problema no Brasil é que muita gente não percebe que sonegar imposto é roubar de si mesmo e dos outros, pois o dinheiro do governo é nosso e, mesmo com toda corrupção, vai para saúde, educação, ciência, saneamento, cultura. Nos EUA o povo tem esta noção, de que sonegar é roubo da população e por isso o juri popular normalmente manda o sonegador em cana mesmo.

Penso o mesmo, Atheist. São mais de 600 milhões só em impostos que deveriam ser recolhidos e não foram... Não estamos falando de alguns milhares, mas de milhões que são sonegados por grupos como o da Daslu e que acabam impunes pelo simples fato de fazerem parte da classe privilegiada, que pode pagar os melhores advogados. Quando outros grupos como esse forem desmantelados e o Judiciário começar a aplicar as penas devidas, o quadro pode mudar... Torcer nunca é demais... :umm:

E, a meu ver, o fato de continuarem praticando o crime mesmo tendo sido descobertos só mostra o desdém para com a lei brasileira... É um 'dar de ombros' característico de quem acha que poder e dinheiro são capazes de mudar penalidades legais... e o pior é que não deixa de ser verdade... :(

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #88 Online: 03 de Abril de 2009, 20:47:20 »
Sim, e traficantes não matam ninguém indiretamente porque todo mundo sabe que drogas são inofensivas, e que não viciam e nem levam a morte. Então por isso traficantes (que matam, sequestram e ainda formam uma quadrilha muito mais perigosa) merecem uma pena muito menor do que a dona da Daslu...

E o que isso tem a ver? :o
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Atheist

• Visitante
« Resposta #89 Online: 03 de Abril de 2009, 20:51:57 »
Acho que uma coisa não exclui a outra. Não é porque sonegadores devem ir para cadeia que assassinos e traficantes não devam. Todos devem ir. O problema é que tempo de pena talvez não seja um meio adequado de punição. Talvez a questão devesse ser regime de trabalho na cadeia, mas isso é outro assunto.

Offline A Mosca

• Nível 24
  • *
« Resposta #90 Online: 04 de Abril de 2009, 13:14:51 »

Não seria a relação entre os índices de corrupção que converteria o caráter dos crimes, sejam esses cometidos contra o patrimônio ou contra a vida. A vida é mais relevante em sua própria essência, ela é única e irreparável e/ou irrecuperável. Concordo plenamente quando dizem que: se cometeu um crime, que pague por ele. Mas o que está em pauta é a interpretação do juiz e se a(as) determinada(as) pena(as) é(são) cabível(veis)... (?). Alguém, aqui, teria acesso aos documentos, que mostrem, metodicamente, como o juiz em questão chegou a tal pena? Como se deu a interpretação deste respectivo juiz? Seriam dados interessantes, para melhor compreendermos.

Ninguém deve ser julgado por ser rico ou por ser pobre. O que o panorama, até aqui traçado, mostra que acontece com bastante frequência no Brasil. Se um pobre é preso, o preconceito e a sua condição socioeconômica influenciarão em seu julgamento. Já se um rico tiver a infelicidade da exposição do seu caso, pela mídia, este é, imediatamente, julgado pela revolta popular. Esse é o ponto.

« Última modificação: 04 de Abril de 2009, 13:37:34 por A Mosca »

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #91 Online: 04 de Abril de 2009, 13:56:40 »
Não seria a relação entre os índices de corrupção que converteria o caráter dos crimes, sejam esses cometidos contra o patrimônio ou contra a vida. A vida é mais relevante em sua própria essência, ela é única e irreparável e/ou irrecuperável. Concordo plenamente quando dizem que se cometeu um crime, que pague por ele. Mas o que está em pauta é a interpretação do juiz e se a(as) determinada(as) pena(as) é(são) cabível(veis)... (?). Alguém, aqui, teria acesso aos documentos, que mostrem, metodicamente, como o juiz em questão chegou a tal pena? Como se deu a interpretação deste respectivo juiz?

Azumi, a corrupção mencionada se prende aos crimes contra o patrimônio, que é o caso dos crimes cometidos pela dona da Daslu. Até onde pude ler, não houve menção à corrupção em relação a crimes contra a vida, apenas contra o patrimônio - é da própria essência do termo referir-se, de modo geral, ao patrimônio. Concordo que a vida é um dos bens mais importantes do ser humano - se não o maior. No entanto, não houve diminuição da vida e elevação do patrimônio, pelo contrário: manteve-se o valor da vida sem retirar a importância do valor que o patrimônio possui em uma sociedade como a nossa. Sim, o patrimônio merece proteção, seja ele público ou privado. Sem essa proteção, a sociedade adentraria num período de caos em que inexistiria respeito aos bens alheios e os atos de subtração e corrupção seriam frequentes.

Segundo o que acompanhei através dos jornais, revistas e internet, foram cometidos diversos crimes (sonegação fiscal, descaminho, etc)  várias vezes durante um determinado período de tempo. Ao determinar a pena, o juiz realizou a contagem e multiplicou pelo número de vezes que foram praticados. Além disso, houve o agravante de permanecerem na prática dos crimes mesmo após descobertos. O juiz pode sim interpretar a lei, mas em Direito Penal ele não pode criar penas ou crimes que não estejam previamente previstos em lei. Ao fazer o cálculo, o juiz avalia as condições do agente e da forma como foi praticado. Considerando o número de crimes, não penso que tenha havido exagero - embora se considere que o juiz possa ter aplicado a pena de forma 'crua'.

Ninguém deve ser julgado por ser rico ou por ser pobre. O que o panorama, até aqui traçado, mostra que acontece no Brasil, sim. Se um pobre é preso, o preconceito e a sua condição socioeconômica influenciarão em seu julgamento. Já se um rico tiver a infelicidade da exposição do seu caso, pela mídia, este é, imediatamente, julgado pela revolta popular. Esse é o ponto.   

Um pobre não é julgado pela sua condição socioeconômica: essa condição apenas impede que ele tenha acesso a bons advogados e à burocracia recursal do nosso sistema processual. Sem isso, invariavelmente será condenado, sem meios de recorrer e correra o risco de perder longos anos na cadeia. Eu confesso que ainda não entendi o porquê da revolta popular num caso como esse da dona da Daslu: ela cometeu os crimes, vivia uma vida luxuosa, construiu um patrimônio milionário à custa de suas vendas e do Estado brasileiro e ainda assim é tida como injustiçada. Todos os dias Malufs são soltos apesar de desviarem milhões do patrimônio público e privado e as pessoas ficam indignadas com essa impunidade. Quando a justiça passa a aplicar as penalidades devidas, as pessoas se revoltam... O que querem os brasileiros?

Offline A Mosca

• Nível 24
  • *
« Resposta #92 Online: 04 de Abril de 2009, 17:06:07 »
Olá Lua!

Visando os fundamentos sócio-históricos, de uma sociedade como a nossa, e a corrupção resultando com o atentado a vida, chegaremos ao entendimento do modo como os crimes estão relacionados entre si. Afinal, numa sociedade capitalista, o capital é vital. A erosão deste implica na escassez de recursos, na redução da qualidade de vida e, consequentemente, da vida em si.  :no:

Não é de hoje que se tem conhecimento sobre a exploração da mão-de-obra semi-qualificada, isso sem citar o da mão-de-obra infantil. Tanto da parte do mercado da moda como de qualquer outra categoria... Não sei o que havia de tão especial nas bolsas da Daslu; eram bolsas idênticas as que encontramos nos ‘terceirões’ da vida, pelo que pude observar. Talvez esteja enganada e, realmente, existisse algo de especial, que justificasse os valores exorbitantes. Mas eu, sinceramente, desconheço.  :hein:

Não discordo de você, Lua. O patrimônio deve ser protegido por lei, sim. E em nenhum momento disse que não tivesse de ser. Mas é que você diz que: “se” a vida não for o bem maior. Esse “se” é o que me surpreende, principalmente vindo de alguém que não crer na vida após a morte, consegue me compreender? Não me tenha por mau, por favor, é apenas um ponto de vista, tá? Não vá ficar brava comigo.  :( Eu digo que a vida é o nosso maior bem, sem hesitar.  :ok: E por isso espero uma posição sempre mais severa, por parte da justiça, quando se trata de atentado contra esta.

Quando mencionei a revolta, não estava fazendo referência a entendê-la como sendo injustiçada. A massa jamais pensaria dessa forma. Garanto a você, que o povo quer mais é vê-la queimar no fogo do inferno, hahaha... Fico pensando o quê o Mano Brown diria a respeito disso... (?).  :hihi: Lua, a revolta contra os ricos preexiste. E acredito que o Juiz aplicou a pena de forma ‘crua’, como dita em suas palavras, só para satisfazer esse desejo da massa. Não me importo com o tamanho da pena. Só queria, do fundo do meu peito, que valesse para todos os casos semelhantes. No entanto, a justiça brasileira adota a política de: "para dois pesos, duas medidas". E você mesmo aponta isso e até reconhece a falta da justiça, em sua postagem anterior.

P.S. - E meu nick é: "A Mosca".  ;P

Que a vida mostre-se sempre bela a ti. Pois penso não haver nada mais justo que a 'reciprocidade'.  
« Última modificação: 04 de Abril de 2009, 17:16:07 por A Mosca »

Offline Zeichner

• Nível 32
  • *
  • Somos feitos da mesma substância dos sonhos. - Wi
« Resposta #93 Online: 04 de Abril de 2009, 19:28:00 »
Pobre não tem raiva de rico, muito menos de corrupto. Por incrível que possa parecer aos intelectualóides, povo gosta de luxo, gosta de viver bem e se pudesse teria sim. E quando vê um corrupto se locupletando com o dinheiro dos impostos, pensa que se estivesse lá, faria o mesmo. Isso ajuda a explicar a popularidade do excesso presidente. Ele nãoenxerga o dinheiro público como dinheiro dos impostos, enxerga como dinheiro do governo,e este não tem dono, tem que aproveitar pegar mesmo.

O que povo não gosta é de ladrão, aquele que tira dos outros sua propriedade ou capital privado. Odeia ladrão. ladrão bom é ladrão morto, ou pelo menos na cadeia. Ele não vê o ladrão como um guerrilheiro da luta de classes ( como adoram os intelectualóides das pucusp ), vê apenas como um vadio vagabundo que não quer trabalhar e aparece roubar o que os outros conseguiram com trabalho. O pobre, o povo brasileiro é acima de tudo um conservador, ligado à religião e ao direito de propriedade.

E disso se aproveita o governo atual: Mostram as pessoas sendo presas e algemadas, indo assim para a delegacia. Se cria a imagem do ladrão que foi preso. O povo mais humilde não compreende esta questão de crime de sonegação, apenas vê iconoclasticamente  uma pessoa sendo algemada, e isso faz dela um ladrão, e povo odeia ladrão.

Então, este é o grande perigo do que está acontecendo. Sob um pretexto qualquer,o governo pode colocar qualquer pessoa na cadeia, algemando-a e avisando o César Tralha a filmar e colocar no JN, mesmo que no dia seguinte vá ser solta, porém o estrago estará feito, simplesmente se acaba a reputação de uma pessoa. É o uso político da polícia, sempre usado nos regimes de excessão.

O perigo é grande...
« Última modificação: 04 de Abril de 2009, 19:30:08 por Zeichner »

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #94 Online: 05 de Abril de 2009, 10:30:09 »
Visando os fundamentos sócio-históricos, de uma sociedade como a nossa, e a corrupção resultando com o atentado a vida, chegaremos ao entendimento do modo como os crimes estão relacionados entre si. Afinal, numa sociedade capitalista, o capital é vital. A erosão deste implica na escassez de recursos, na redução da qualidade de vida e, consequentemente, da vida em si.  :no:

Nunca pensei o contrário, Mosca. Estava trabalhando em cima do caso da dona da Daslu e não em linhas gerais, por isso afirmei que a corrupção perpretrada por ela e seus comparsas constituia crime contra o patrimônio. Não desvinculei do fato de muitos crimes contra a vida terem origem na corrupção de quem os pratica - um roubo, em que o agente pretende obter para si o bem de outra pessoa. Fazer isso seria tolice e não enxergar o óbvio. Minha linha de pensamento se prende ao fato de que, mesmo sendo crime contra o patrimônio, não discordo da pena aplicada pelo juiz. Se é crime, deve haver punição - o mesmo nos crimes contra a vida. Nunca, em momento algum, defendi a punição aos crimes contra o patrimônio em detrimento da punibilidade dos que atentam contra a vida. Espero que isso fique claro agora.  :ok:

Não é de hoje que se tem conhecimento sobre a exploração da mão-de-obra semi-qualificada, isso sem citar o da mão-de-obra infantil. Tanto da parte do mercado da moda como de qualquer outra categoria... Não sei o que havia de tão especial nas bolsas da Daslu; eram bolsas idênticas as que encontramos nos ‘terceirões’ da vida, pelo que pude observar. Talvez esteja enganada e, realmente, existisse algo de especial, que justificasse os valores exorbitantes. Mas eu, sinceramente, desconheço. 

Vivemos em uma sociedade capitalista de consumo em que preza-se marcas, mesmo que a qualidade do produto seja idêntica ou similar à dos produtos encontradas em lojas inferiores ou camelôs. Não concordo com esse sistema, mas ele existe e é ele que justifica os altos preços dos produtos vendidos na loja Daslu: eram produtos originais, comprados nas lojas autorizadas para revendê-los. O valor deles era alto por representarem o nome de um estilista ou perfumista conhecido e era por essa razão que milhares de pessoas compareciam à loja para adquiri-los.

Os bens adquiridos pela Daslu eram comprados em seu valor normal e entravam no país com um valor ínfimo. Exemplificando: uma bolsa era adquirida no exterior por R$  2.000 e apresentavam uma nota na alfândega como se ela custasse R$ 20. O imposto que incidiria em 2.000 passa a incidir em 20, ou seja, era insignificante. O problema não era 'as bolsas da Daslu serem especiais' Mosca. O problema é que, por terem um alto valor agregado em razão da marca, tinham seu preço alterado através de nota fria e havia redução drástica dos impostos a serem recolhidos pelo Estado. Sim, em razão de fazermos parte de uma sociedade de consumo, as tais bolsas eram especiais e eram compradas e revendidas a um preço muito superior ao salário de muitos brasileiros. Não concordo, mas é a realidade e não posso me furtar em vê-la.

Não discordo de você, Lua. O patrimônio deve ser protegido por lei, sim. E em nenhum momento disse que não tivesse de ser. Mas é que você diz que: “se” a vida não for o bem maior. Esse “se” é o que me surpreende, principalmente vindo de alguém que não crer na vida após a morte, consegue me compreender? Não me tenha por mau, por favor, é apenas um ponto de vista, tá? Não vá ficar brava comigo.   Eu digo que a vida é o nosso maior bem, sem hesitar.   E por isso espero uma posição sempre mais severa, por parte da justiça, quando se trata de atentado contra esta.

Mosca, eu vou tentar entender que você apenas quis apresentar um discurso politicamente correto distorcendo o que eu disse ou fingindo não compreender. Mas vou considerar o que você disse e tentar explicar mais uma vez, já que você não entendeu ou não interpretou o que leu: a vida é um dos bens mais importantes do ser humano. No entanto, aliado a ela, existem outros bens considerados de suma importância e sem os quais a vida pode perder o sentido. A liberdade de expressão, por exemplo: um indivíduo que possui sua vida mas que não tem liberdade de expressar-se, ser e acreditar, apenas sobrevive. A liberdade de ir e vir: um indivíduo que possui sua vida, mas não pode locomover-se, se sujeitando às ordens e a coação de alguém. Poderia citar ainda a honra, que é um bem considerado inestimável em nossa sociedade. Quando você se depara com situações e histórias em que a opressão ao ser humano tolhe toda liberdade e direito de pensar, você passa a considerar esses bens num patamar igual à vida.

Ficaria imensamente grata se você entendesse que nunca diminui o valor da vida e nem me atribuísse juízos equivocados. Se você ler tudo o que eu disse e conseguir compreender, verá que defendo a punição pelos crimes contra o patrimônio independentemente de quem os tenha praticado. Também verá que defendo o cumprimento da lei penal, sejam nos crimes contra a vida, patrimônio, costumes, honra, etc. Assim, não partilho da indignação quanto ao cumprimento da lei em relação à dona da Daslu e seus comparsas, assim como também não deixarei de me indignar ao ver um homicida ser absolvido ou pegar uma pena leve em razão dos bons antecedentes ou outros fatores subjetivos. Eu não uso dois pesos e duas medidas para tudo que vejo, eu uso pesos diferentes para diferentes situações que exigem um olhar distinto.  :ok:

Quando mencionei a revolta, não estava fazendo referência a entendê-la como sendo injustiçada. A massa jamais pensaria dessa forma. Garanto a você, que o povo quer mais é vê-la queimar no fogo do inferno, hahaha... Fico pensando o quê o Mano Brown diria a respeito disso... (?).   Lua, a revolta contra os ricos preexiste. E acredito que o Juiz aplicou a pena de forma ‘crua’, como dita em suas palavras, só para satisfazer esse desejo da massa. Não me importo com o tamanho da pena. Só queria, do fundo do meu peito, que valesse para todos os casos semelhantes. No entanto, a justiça brasileira adota a política de: "para dois pesos, duas medidas". E você mesmo aponta isso e até reconhece a falta da justiça, em sua postagem anterior.

Discordo de você quanto a aplicação da pena para satisfazer as massas. Certamente, o juiz poderia ter considerado elementos subjetivos na dosagem da pena que a reduziriam. No entanto, diante da sucessiva prática de vários crimes e na reiteração da prática mesmo após descoberto o esquema, pesaram agravantes que culminaram na aplicação de uma pena 'crua'. Quanto a revolta contra os ricos, ela deve-se mais ao desejo de ter a vida que eles tem do que a uma sede de justiça propriamente dita. Funciona mais como uma indignação que faz nascer um sentimento de satisfação quando um rico é pego por suas falcatruas.

Novamente, nunca disse que nossa justiça é eficiente. Disse que fico feliz por, nesse caso, ela ter sido. E espero que em outros que virão, claro. Ao contrário do que muitos pensam, nem sempre acho que os juízes querem aparecer: alguns simplesmente cumprem aquilo que determina a lei, mesmo sabendo que sua decisão poderá ser revista e alterada em outras instâncias.  :)

Que a vida mostre-se sempre bela a ti. Pois penso não haver nada mais justo que a 'reciprocidade'.   

O mesmo para você, Mosca.  :ok:

Offline A Mosca

• Nível 24
  • *
« Resposta #95 Online: 05 de Abril de 2009, 13:16:32 »
Lua,

Não tenho o hábito de sair distorcendo e muito menos sou mau caráter, ao ponto de fingir não ter entendido. Que isso fique claro. Muito pelo contrário, lhe tenho respeito e a admiro muito, esses são uns dos principais motivos que me trouxeram aqui. É sempre muito bom e esclarecedor desenvolver uma discussão contigo. Aprendo: “MUITO”. Sem demagogia alguma. Verdade seja dita.   :)

Por sinal, sempre tive a certeza de que tens grande estima pela vida, sim. Porém, você havia deixado um “se” em aberto, e eu fiquei intrigada sobre em que consistiria esse: “se” (?). A partir do momento em que apontei tal lacuna, o meu discurso ganhou um tom de questionamento. Tanto que você entendeu, que se pôs a explicá-lo, apresentando os elementos que aludia – A Liberdade de expressão e de ir e vir e a Honra. Ocorre que esses elementos são inerentes à vida do ente humano, eles integram-na. Não consigo dissociá-los dessa, mesmo por não haver como exauri-los por completo. Tanto que o ato de se suicidar nada mais consiste que num gesto - último - de liberdade de expressão, o qual indica que a vida já não fazia sentido algum para aquele indivíduo. Você esqueceu de citar a Esperança, também. Essa última, derradeira, que suporta a vida. Enquanto houver esperança, haverá vida, e vice-versa.

Estamos de acordo em, praticamente, tudo. Senão em algumas subjetividades, como na hipotética intenção do juiz – que até reconheço não ser correto julgar a integridade moral de desconhecidos, e que seja bastante possível ele ter aplicado a pena por, pura e simplesmente, entender como sendo a adequada - ou sobre o que considero como sendo um sentimento de revolta da parte do povão, e ainda entendo dessa forma. Pois, fazendo uso da função metalingüística da linguagem, mesmo caracterizando como “inveja” (O desgosto pelo bem alheio, acompanhado pelo sentimento de ódio), como você mesmo aponta, não deixaria de ser uma espécie de “revolta” (Nesse caso, partindo do sentido de uma perturbação moral). Ainda que eu não concorde, por entender que o motivo varie de indivíduo para indivíduo.

Espero que me compreenda, moça.  :ok:

Saúde e sabedoria a trilharmos as nossas vidas da maneira mais produtível... Sucesso!  :D   
« Última modificação: 05 de Abril de 2009, 13:55:39 por A Mosca »

Atheist

• Visitante
« Resposta #96 Online: 05 de Abril de 2009, 21:55:46 »
Mas o que está em pauta é a interpretação do juiz e se a(as) determinada(as) pena(as) é(são) cabível(veis)... (?). Alguém, aqui, teria acesso aos documentos, que mostrem, metodicamente, como o juiz em questão chegou a tal pena? Como se deu a interpretação deste respectivo juiz? Seriam dados interessantes, para melhor compreendermos.

Os documentos são os códigos civil e criminal (e de processo civil e criminal) do Brasil...

O fato é que ela não fez apenas um delito contra o patrimônio, foram vários, cujas penas somadas deu tudo isso. Claro que ela vai sair da cadeia em menos de 30 anos, pois ninguém pode ficar preso mais que isso no Brasil.

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #97 Online: 27 de Junho de 2009, 19:16:03 »
Up no tópico porque...

A dona da Daslu irá contar em um livro suas 'aventuras e desventuras'. A obra será lançada até o fim do ano e conterá detalhes sobre seu trabalho, sua luta contra o câncer e detalhes sobre as passagens pela prisão. Por Eliana Tranchesi "Sempre apostei no Brasil e cansei de ser injustiçada".  :wink: Ô tadinha dela... :consolo:

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #98 Online: 29 de Junho de 2009, 13:10:51 »
Ela ainda esta presa?
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #99 Online: 30 de Junho de 2009, 23:08:49 »
Nem, réu primário com problemas de saúde. O Juiz ficou com peninha. Vai lá e rouba um pão procê vê, mano!
Quanto a pena, a juiza que decidiu simplesmente somou todas as condenações. Tá certa a conta. Lóóóóóógico, ela ficarIA, no máximo, 30 anos.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!