Autor Tópico: Lula é processado por colocar culpa da crise em “brancos de olhos azuis"  (Lida 6948 vezes)

Offline Lua

• Nível 40
  • *
Lula é processado por colocar culpa da crise em “brancos de olhos azuis"

Andréia Henriques e William Maia

Uma declaração polêmica pode levar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva a se explicar na Justiça. O STF (Supremo Tribunal Federal) recebeu nesta quinta-feira (2/4) uma ação em que um homem pede que Lula se retrate por ter dito que a crise econômica mundial foi “fomentada por comportamentos irracionais de gente branca, de olhos azuis”.

Clóvis Victório Mezzomo, o autor da ação, diz ter se sentido ofendido pessoalmente e quer que o presidente justifique porque as causas da crise mundial decorrem de “razões genéticas”, em uma postura que considerou racista.

Segundo o advogado do escritor, Adriano Mezzomo, o presidente Lula deverá prestar explicações formais perante o Supremo do porque "ser branco é pecado".

"Manifestações raciais não podem ser levadas na brincadeira. Nossa Constituição Federal veda qualquer tipo de discriminação", diz o advogado, que é filho do autor da ação.

Para ele, atribuir a culpa de uma crise ecnômica global a um fator genético e a uma etnia é uma afirmação no mínimo "equivocada".

A reportagem de Última Instância entrou em contato com a Presidência da República, que por meio de sua assessoria disse preferir, por enquanto, não se manifestar.

O STF informou que a relatoria do processo ficará a cargo do ministro Celso de Mello. Ainda não há previsão de julgamento ou de notificação do presidente Lula, que se encontra em viagem no encontro do G20.

Clóvis Mezzomo é autor do livro "Da Sua Vida e dos Seus Sonhos", em que conta como enfrentou a falência de sua empresa e dá dicas de como sair da crise financeira.

Olhos verdes
Brasileiro de ascendência italiana, Mezzomo diz ser branco de olhos verdes, e quer saber por que “uma raça ou etnia portadora de genes recessivos é culpada pela crise internacional, mais especificamente a ‘gente branca, de olhos azuis’”.

Na ação, o escritor, jornalista e consultor empresarial diz ainda que nasceu em Caxias do Sul, tendo sido criado em Estância Velha, também no Rio Grande do Sul. Ele alega que trabalhou desde a infância cercado por homens e mulheres de “pele branca e olhos azuis”, que teriam contribuído para o desenvolvimento da região tanto quanto negros índios e descendentes de europeus ibéricos.

Mezzomo destaca que a legislação brasileira refuta categoricamente a prática de racismo, a começar pela própria Constituição Federal.

Ele cita na petição de Interpelação Judicial o preâmbulo e o artigo 5º da Carta Magna, pelo qual “todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza” e o inciso XLII, para o qual “a prática de racismo constitui crime inafiançável e imprescritível”.

Sexta-feira, 3 de abril de 2009
Fonte: http://ultimainstancia.uol.com.br/noticia/63230.shtml
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
Re: Lula é processado por colocar culpa da crise em “brancos de olhos azuis"
« Resposta #1 Online: 03 de Abril de 2009, 21:58:27 »
Bem feito! :D

Também me senti ofendida! :P
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #2 Online: 03 de Abril de 2009, 22:19:44 »
Apoiado !
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #3 Online: 03 de Abril de 2009, 22:22:28 »
Impeachment!!
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #4 Online: 03 de Abril de 2009, 22:23:45 »
Não vai dar nada, mas já passou da hora de mostrar que racismo contra brancos também é racismo !
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #5 Online: 03 de Abril de 2009, 22:27:03 »
foi de extrema bizarrice essa declaração do gnomo... afff... e eu nem sou branco dos olhos azuis podre de milionario hein...
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #6 Online: 03 de Abril de 2009, 22:45:50 »
Impeachment!!

Sonha, Di... ::)

Não vai dar nada, mas já passou da hora de mostrar que racismo contra brancos também é racismo !

Verdade... Bem que o Lulalá podia ter passado sem essa... Mas se empolga com os discursos e fala besteira... ::)

Obviamente, não aconterá nada ao nosso ilustre Presidente pelo simples fato de ser quem é... isso sem contar os árduos defensores do racismo como propriedade exclusiva dos afro-descendentes... :)
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Atheist

• Visitante
« Resposta #7 Online: 03 de Abril de 2009, 23:27:15 »

Pois é... imaginem só se a frase fosse invertida...

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 03 de Abril de 2009, 23:47:38 »
O cara só abre a boca para vomitar asneira, certa vez em visita a um país africano disse algo como " Aqui é um lugar tão bonito que nem parece a África!" querendo fazer um elogio...

O cara é motivo de piada até na ONU onde um chefe de Estado estava rindo da cara dele durante um discurso.

Não é sem motivo que desde 2002 só deu uma única entrevista arranjada, se abrir a boca ao vivo em uma coletiva de imprensa para valer só vai falar m*!".mesmo.

Offline Kmile

• Nível 15
  • *
« Resposta #9 Online: 03 de Abril de 2009, 23:51:50 »
 :vergonha:
"Gosto do céu pelo clima e do inferno pela companhia"
Mark Twain

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 04 de Abril de 2009, 15:20:28 »
E o premiê britânico não deixou barato a grosseria do Lula... interessante é que a imprensa nacional nem citou o caso,

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2009/04/090401_brown_obama_dg.shtml

Brown cita críticas de Lula em entrevista com Obama

O primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, citou uma crítica do presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, nesta quarta-feira durante entrevista coletiva ao lado do presidente americano, Barack Obama.

Os dois líderes encontraram-se separadamente um dia antes da cúpula do G20, em Londres, que discutirá soluções para a crise financeira global.

Obama falava aos jornalistas sobre a necessidade de se buscar soluções em vez de apontar culpados pela crise. Ao falar sobre o tema, Brown citou uma crítica que ouviu do presidente brasileiro.

"Eu estive na semana passada no Brasil e eu acho que o presidente Lula vai me perdoar por citá-lo. Ele me disse: 'Quando eu era sindicalista, eu culpava o governo. Quando eu era da oposição, eu culpava o governo. Quando eu virei governo, eu culpei a Europa e os Estados Unidos'", disse Brown, arrancando sorrisos de Obama.

"Ele [Lula] reconhece, como nós reconhecemos, que este é um problema global. É um problema global que exige uma solução global."

"O que aconteceu essencialmente é que a mobilidade do capital financeiro internacional superou os mecanismos nacionais de regulação. E se nós não aceitarmos isso como o problema, nós não vamos ajudar a resolver a crise esta semana", disse o premiê britânico....

Offline Zeichner

• Nível 32
  • *
  • Somos feitos da mesma substância dos sonhos. - Wi
« Resposta #11 Online: 04 de Abril de 2009, 19:41:07 »
Sou branco de olhos azuis...
Nunca bati em índio, nunca escravizei negro, jamais explorei asiáticos, nunca fuzilei peles-vermelhas, nem joguei judeus em fornos, nada disso.
Jamais fiz especulação financeira, meu pouco dinheiro está na poupança e jamais conheci os banqueiros de wall street.

Então, pergunto, Lula: Tem Culpa eu?

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 04 de Abril de 2009, 19:56:03 »
Então, pergunto, Lula: Tem Culpa eu?

Da forma que LuLLa genericamente colocou, tem sim... eu também tenho.

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #13 Online: 04 de Abril de 2009, 20:01:53 »
Declaração infeliz...

Offline A Mosca

• Nível 24
  • *
« Resposta #14 Online: 04 de Abril de 2009, 20:02:15 »
Eu sou apenas de cor branca. Não tenho olhos azuis. Meus olhos são verdes, conta?

Acho que minha culpa corresponde apenas à fração de 1/2 de culpa. Mas hein?  :hihi:
Se alumia, então é lanterna...

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 04 de Abril de 2009, 22:55:48 »
'Quando eu era sindicalista, eu culpava o governo. Quando eu era da oposição, eu culpava o governo. Quando eu virei governo, eu culpei a Europa e os Estados Unidos'"

Seria mais fácil dizer "Sou duas caras!".

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 04 de Abril de 2009, 23:38:26 »
'Quando eu era sindicalista, eu culpava o governo. Quando eu era da oposição, eu culpava o governo. Quando eu virei governo, eu culpei a Europa e os Estados Unidos'"

Seria mais fácil dizer "Sou duas caras!".

Tu não captou a ironia entre o que o Lula disse e o que o Brown disse que o Lula lhe disse?   :wink:

Só que alguns tem elegância e classe para dizer algumas coisas... já outros são mais grossos do que dedo destrocando (não o mindinho, claro.  :hihi:).

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 04 de Abril de 2009, 23:39:12 »
Declaração infeliz...

Do Lula sim... concordo.  :P

Offline Zeichner

• Nível 32
  • *
« Resposta #18 Online: 04 de Abril de 2009, 23:55:23 »
Eu sou apenas de cor branca. Não tenho olhos azuis. Meus olhos são verdes, conta?

Acho que minha culpa corresponde apenas à fração de 1/2 de culpa. Mas hein?  :hihi:

3/4... olhos verdes é olhos claros, não te livra de todo o mal.

Offline A Mosca

• Nível 24
  • *
« Resposta #19 Online: 05 de Abril de 2009, 00:24:00 »

Poxa, mas Gizuiz sabe que eu não tinha intenção... Pior são as pessoas de cabelos oxigenados e com lentes de contato.  ::)
« Última modificação: 05 de Abril de 2009, 00:28:57 por A Mosca »

Offline Zeichner

• Nível 32
  • *
« Resposta #20 Online: 05 de Abril de 2009, 00:37:30 »

Poxa, mas Gizuiz sabe que eu não tinha intenção... Pior são as pessoas de cabelos oxigenados e com lentes de contato.  ::)

Pagodeiras e namoradas de jogadores de futebol são as culpadas pela crise mundial??? Incrível!!!
 :shocked: :shocked: :shocked: :histeria: :histeria: :histeria:

Offline A Mosca

• Nível 24
  • *
« Resposta #21 Online: 05 de Abril de 2009, 00:40:00 »
Bingo!!  :histeria:

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #22 Online: 05 de Abril de 2009, 01:38:25 »

chamou?

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 05 de Abril de 2009, 01:58:05 »
O irônico nisso tudo é que, devido a herança da ocupação holandesa, o Lula tem muitos conterrâneos "culpados da crise internacional".
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline A Mosca

• Nível 24
  • *
« Resposta #24 Online: 05 de Abril de 2009, 09:54:28 »

chamou?

Não. :birra:

Vê? Eu disse que estas pessoas eram piores.  ::)
« Última modificação: 05 de Abril de 2009, 10:10:21 por A Mosca »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!