Olá a todos,

Vinha observando este fórum há algum tempo e acompanhei discussões muito interessantes, com muita vontade de participar, então resolvi me registrar.
Tentarei fazer uma breve apresentação sobre mim:
Tenho 20 anos, terminei uma graduação tecnológica de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Sou realmente muito ligada à tecnologia e a áreas como astronomia e cosmologia, filosofia, psicologia, física, história, biologia, política e outras.
Considero o conhecimento uma das poucas coisas que realmente deveriam ser valorizadas em nossa sociedade. Porém o que vemos hoje é apenas superficialidade; a ignorância é vista orgulhosamente como sinal de moralidade e humildade, e o conhecimento como sinal de imoralidade e falta de sensibilidade.
Eu sempre fui contra todas as formas de discriminação, seja racismo, homofobia, especismo, bullying ou bairrismo. Porém, não sou radical. Combater com a mesma moeda não vai mudar a situação. Acredito que tudo pode ser conquistado através de conscientização, empatia e sensibilização.
Entre pensadores e intelectuais que mais admiro destaco: Carl Sagan, Albert Einstein, Stephen Hawking, Charles Darwin, Richard Dawkins, René Descartes, Nietzsche, Freud, Shakespeare e Chopin.
Como base do meu ceticismo, além de pedir provas quando dizem que algo é verdadeiro, eu busco não impor minhas convicções a outros, até porque pensamentos não são imutáveis, porém observo que o contrário acontece muito, então sinto-me forçada a me defender, começando uma longa e chata discussão. Atualmente, a maior causa dessas discussões se deve a eu ser vegetariana. No início eu até gostava de dizer meus motivos às pessoas, na esperança de que elas começassem a pensar sobre sofrimento animal e especismo, porém eu ouvia sempre os mesmos argumentos ingênuos e aquilo foi me cansando. Hoje não tenho mais paciência e evito dar explicações. Apenas digo que sou, não tenho nada contra quem não é e respeito para ser respeitada.
Com relação ao ateísmo, é minha visão mais recente. Eu me definiria como agnóstica ateísta, consciente da limitação da mente humana, consciente de que a humanidade não terá tempo o suficiente para que nossos cérebros evoluam de tão forma que descobriremos a verdade sobre tudo o que existe, porém, com relação à existência de divindades de qualquer tipo eu declaro-me atéia.
Infelizmente não exponho meu ponto de vista ateísta entre familiares nem amigos, em sua maioria católicos, para não sofrer preconceito e para evitar inimizades e aborrecimentos com discussões intermináveis. Devo dizer que a única pessoa que tem conhecimento é meu namorado que apesar de não seguir nenhuma religião, acredita em Deus, porém nos respeitamos e evitamos falar muito sobre isso.
A breve apresentação quase virou um capítulo de livro. Desculpem, pois quando começo acabo me empolgando.

Espero aprender muito neste fórum e contribuir com meus conhecimentos também.