Autor Tópico: Novo por aqui? Apresente-se!  (Lida 395319 vezes)

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re:Novo por aqui? Apresente-se!
« Resposta #6525 Online: 15 de Setembro de 2012, 22:38:28 »
Boa noite, pessoal!
Depois de acompanhar o forum por mais de um ano resolvi me cadastrar e pretendo escrever e conversar eventualmente. O tempo não ajuda muito.
Sou curioso por diversos assuntos, ceticismo em geral, principalmente religião e mitologia, e na medida do possível pretendo contribuir com algo.

Um abraço a todos!

Seja bem vindo homemcinza.
Foto USGS

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6526 Online: 16 de Setembro de 2012, 03:13:16 »
Só agora que fui me dar conta do fato curioso de que o autor do tópico não só não é da moderação, nem está entre os membros historicamente mais ativos, mas tem no primeiro post do tópico seu único post.

Deve então deter a mais alta taxa de respostas a um tópico por post de todo o fórum. :D

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6527 Online: 16 de Setembro de 2012, 03:18:43 »
Bem vindo Buckaroo Banzai!!!!

:hihi:
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Skorpios

• Visitante
« Resposta #6528 Online: 16 de Setembro de 2012, 06:25:38 »
Bem vindo ao clube,  homemcinza.

Offline Javier P

• Nível 11
  • *
« Resposta #6529 Online: 16 de Setembro de 2012, 14:10:38 »
Bom dia pessoal.

Meu nome é Javier. Nasci na Espanha 48 anos atrás, mas tenho morado na América do Sul nos últimos 20 anos. Atualmente moro no Rio Grande do Norte (Natal e Pipa) com a minha família, esposa inglesa e filho brasileiro (potiguar de carteirinha).

Faz tempo andava procurando um blog ou fórum como este e fico muito feliz de ter-lo encontrado. Parabéns por ter criado e mantido ativo o Clube Cético.

Quando quero ser simpático falo que sou cosmopolita, agnóstico e livre-pensador. Já quando a conversa presta, logo mostro que não passo de ser um ateu militante e contestador “contrarian” no sentido que Hitchens inventou (alguém saberia me dizer como traduzir esta palavra em português?) (vlw Laura)

Gostaria de pedir um favor a todos vocês. Junto com um amigo paulista construímos uma escola na Praia de Pipa (Infantil e E.F. até 5 ano). Quero começar a organizar uma coleção de textos e vídeos orientados para crianças e adolescentes sobre evolução, ciência e ceticismo em geral. Internet tem muita informação deste tipo em inglês, mas em português não estou achando muita coisa. Agradeceria dicas e links.

Bom, vamos nos conhecer aos poucos e acho que vai ser interessante e divertido.

Um abraço,

Javier
« Última modificação: 16 de Setembro de 2012, 19:09:54 por Javier P »

Skorpios

• Visitante
« Resposta #6530 Online: 16 de Setembro de 2012, 14:24:35 »
Bem vindo ao clube, Javier P.

Offline Laura

• Nível 23
  • *
« Resposta #6531 Online: 16 de Setembro de 2012, 14:31:31 »
Sejam bem vindos homemcinza e Javier.  :)

Já quando a conversa presta, logo mostro que não passo de ser um ateu militante e “contrarian” no sentido que Hitchens inventou (alguém saberia me dizer como traduzir esta palavra em português?)

Nesse caso, pode usar "contestador".  :wink:

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #6532 Online: 16 de Setembro de 2012, 15:45:34 »
Então Javier. Primeiramente, bem vindo.

Muito legal a iniciativa da escola. Apenas gostaria de sugerir algumas coisinhas, se é que já não conheces, uma vez que sou pai (e professor) e já fiz algumas comparações entre desenhos potencialmente educativos com o viés racionalista e, muito importante, sem deixar de ser divertido para as crianças. Nesta idade, deves bem saber, não dá para ficar trabalhando muito com textos, embora isto seja desejável progressivamente, até o fim do primeiro ciclo do Ensino Fundamental. No caso dos textos, para a criançada mais perto do fim do ciclo, acho que seria legal dar uma folheada no A Magia da Realidade:

Mas isto exige naturalmente uma transposição didática adequada por parte do professor. Em se tratando de desenhos, e estes podem servir como material para atividades mais abrangentes que partam destes, sugiro que dê uma olhada em alguns episódios do Meus Amigos Tigrão e Pooh. Surpreendi-me com alguns, bastante voltados para o racionalismo. E Muito bom para se trabalhar com crianças. Só um exemplo:

<a href="http://www.youtube.com/v/pb5NsZmPNfo" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/pb5NsZmPNfo</a>

Também para ser usado como base para outras atividades mais próximas ao aluno, é muito interessante o Cid, O Cientista:

<a href="http://www.youtube.com/v/XnwN38r8iTw" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/XnwN38r8iTw</a>

Terias que ver como adquirir os DVD's para isso, mas isso não seria difícil. Repetindo, estes desenhos são excelentes como ponto de partida para atividades pessoais, uma vez que devemos ter o cuidado de não limitar a criança a atividades apenas de mídia. É muito importante elas verem de perto, segurarem objetos, ver as coisas acontecendo, etc.

Para assuntos mais gerais, acho muito legal o Charlie e Lola. Se não tiveres problemas com o inglês, dá uma olhadinha:

<a href="http://www.youtube.com/v/SOTOEEV9OuY" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/SOTOEEV9OuY</a>

É possível adquirir a coleção em português, se interessar.

Mas, voltando aos textos, é muito interessante ter a coleção completa da Ciência Hoje das Crianças:

Não conheço uma fonte voltada para crianças, na nossa língua, tão abundante como esta. E com muita seriedade de produção.

Dá para acessar e até imprimir os artigos em  http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista-aberta/.
É possível fazer excelentes planos de ensino com o aporte destes artigos.

É isso por enquanto, qualquer coisa estamos por aí.
« Última modificação: 16 de Setembro de 2012, 15:56:22 por Feynman »
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline Javier P

• Nível 11
  • *
« Resposta #6533 Online: 16 de Setembro de 2012, 19:06:05 »
Obrigado!

Laura ... "contestador" ... gostei!

Feynman ... muito obrigado, deixei uma MP

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #6534 Online: 16 de Setembro de 2012, 19:14:34 »
 :ok:
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6535 Online: 27 de Setembro de 2012, 22:45:42 »
Olá pessoal, apesar de já ter me apresentado aqui há muito tempo eu nunca participei ativamente do fórum e acabei não acessando mais o CC por alguns anos.

Como voltei a acompanhá-lo novamente, pode ser que faço um ou outro comentário por aí, então, nada mais justo do que me apresentar novamente.

Então lá vai minha apresentação:

"Oi, meu nome é Lorentz. Minha cor favorita é o vermelho, mas acho o azul mais bonito. Sou do signo de Leão e meu tipo sanguíneo provavelmente é O+."

PS. O nick e avatar são meramente ilustrativos. Não entendo nada de física.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6536 Online: 27 de Setembro de 2012, 23:06:53 »
Tinha que ser de Leão.

Re-bem-vindo Lorentz!!!
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #6537 Online: 28 de Setembro de 2012, 00:59:41 »
Eu sou Leão verdadeiro: tanto astrologicamente quanto astronomicamente. :lol:
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #6538 Online: 29 de Setembro de 2012, 09:05:51 »
Que seja bom o seu retorno Lorentz.
Foto USGS

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
  • Are we saved by the words of bastard saints?
« Resposta #6539 Online: 04 de Outubro de 2012, 08:47:26 »
Bom,

Meu nome é Carlos (o nick JohnnyRivers é o que eu geralmente uso na web) e, embora eu seja cristão,  me cadastrei no CC  porque interessei pelos tópicos de lascismos, politica, história, sociedade, comportamento, etc.. Acho importante ter um ponto de visto cético em geral, mas como tudo na vida, sem exageros. Espero aprender bastante aqui, e quando possivel, contribuir também.

Abraços.
"Que homem é um homem que não torna o mundo melhor?"

"What do we need? Where do we go when we get where we don't know?
  Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Skorpios

• Visitante
« Resposta #6540 Online: 04 de Outubro de 2012, 08:56:53 »
Bem vindo ao clube, JohnnyRivers.

Offline Laura

• Nível 23
  • *
« Resposta #6541 Online: 04 de Outubro de 2012, 12:14:01 »
Bem vindo, JohnnyRivers.  :)

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #6542 Online: 05 de Outubro de 2012, 00:48:45 »
Bem vindo ao clube, JohnnyRivers.
Foto USGS

Offline Petriksen

• Nível 06
  • *
« Resposta #6543 Online: 08 de Outubro de 2012, 00:42:24 »
Boa noite, o nick é mesmo meu nome, ADP é as iniciais do sobrenome. Achei o fórum no google procurando sobre o 911 WTC, mas não me registrei e nem olhei as categorias, numa segunda pesquisa sobre o debate "Existem Evidências Históricas Para a Ressurreição de Jesus" Craig x Ehrman, para ver outras opiniões e novamente vim para no fórum, mas novamente não olhei as categorias e não me registrei. Numa terceira pesquisa sobre o Dilúvio vim novamente para aqui no fórum, e ai percebi que o fórum tinha bastantes assuntos a serem debatidos e bastantes respostas, então depois disso seria burrice não se registrar, linda história né?! :biglol: kkk' Enfim, tenho 19 anos, sou paranaense vivendo em Fco Beltrão, vou tentar Eng civil na UEM/UFPR e Unioeste. E tinha pensado em escrever apenas duas linhas kkkk'. Boa noite a todos.
« Última modificação: 08 de Outubro de 2012, 00:45:07 por Patrick ADP »

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6544 Online: 08 de Outubro de 2012, 00:45:22 »
Seja bem vindo, Patrick!

Vemos que nosso suborno ao Google tem funcionado! :twisted:
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Skorpios

• Visitante
« Resposta #6545 Online: 08 de Outubro de 2012, 07:07:26 »
Bem vindo ao clube, Patrick ADP.

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6546 Online: 08 de Outubro de 2012, 09:48:37 »
Bem vindo Patrick.Quem é o senhor no seu avatar ?
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #6547 Online: 08 de Outubro de 2012, 10:02:19 »

Georg Cantor...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6548 Online: 08 de Outubro de 2012, 10:02:35 »

Georg Cantor! O cara responsável pelo segundo maior mindfuck da história da matemática!
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6549 Online: 08 de Outubro de 2012, 10:10:55 »
E a primeira ? A Incompletude de Gödel ?  :)
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!