Rorschach.
Regressão hipnótica. É possível se volver a "vidas passadas"?
-----------------------------------------------------------
O que os colegas têm a dizer?
A mim parece-me que esse assunto é muito controverso: é como perguntar, se é possível ser viajante do tempo.
Eu acredito que através da hipnose ou da meditação, uma pessoa, pode mergulhar profundamente nas suas memórias.
Certos mestres de ioga dizem isso e alguns psicanalistas também.
Mas estou crente, que se isso for possível, é pura e simplesmente uma aventura estritamente individual, que apenas tem valor para o próprio experimentador.
Aparentemente, certas pessoas conseguem manipular a sua própria personalidade, como fazem os actores profissionais. Todavia, recordar determinadas personagens da nossa história genealógica passada, requer mergulhar na herança genética.
Já li, e assisti a programas de televisão, que determinados terapeutas, médicos ou não, são capazes de induzir num paciente, um coma hipnótico tão profundo, que estes conseguem identificar-se com os seus cromossomas; e ler toda a sua história, até ao estágio pré-hominídeo, ou muito mais antigo ainda...
Mas também, já li e ouvi, contestar essas possibilidades fortemente; segundo a alegação, que a hipnose é capaz de modular ficções bem arquitectadas, segundo as fantasias do paciente e do terapeuta.
O que eu admito, como perfeitamente plausível, é que de facto, nós podemos aprender a controlar a nossa própria personalidade.