Autor Tópico: Regressão hipnótica. É possível se volver a "vidas passadas"?  (Lida 9690 vezes)

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
Re: Regrassão hipnótica. É possível se volver a "vidas passadas"?
« Resposta #25 Online: 12 de Abril de 2009, 11:12:23 »
JCatino.

Vamos falar mais corretamente: partes da estória de como eram construídos indivíduos não só da nossa atual espécie, senão de antepassados mais antigos, estão de fato contidos nos genes.

Mas não a estória do indivíduo. Isso seria um lamarkismo gritante, e não há não só evidências senão também sentido em que genes armezenem a estória do indivíduo.

E a memória nada tem a ver com genes.

Então você é de opinião, que as suas memórias pessoais, ficam retidas no seu cérebro, sem possibilidade de viajar para os seus descendentes, por não terem relevância no processo construtivo de novos indivíduos?

As hipóteses de Lamarck, revelaram-se completamente erradas?

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #26 Online: 12 de Abril de 2009, 11:24:00 »
Então como é que as tendências hereditárias se transmitem? Não são isso memórias?
Não.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #27 Online: 12 de Abril de 2009, 11:26:53 »
Então você é de opinião, que as suas memórias pessoais, ficam retidas no seu cérebro, sem possibilidade de viajar para os seus descendentes, por não terem relevância no processo construtivo de novos indivíduos?
As memórias ficam no cérebro, os descendentes são criados a partir do espermatozóide e do óvulo, que não acumulam memória e são exatamente os mesmos desde que o indivíduo nasceu. Sugiro que pegue um livro de biologia básica (pode ser até do colegial) e estude reprodução.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #28 Online: 12 de Abril de 2009, 13:41:08 »
JCatino.

Vamos falar mais corretamente: partes da estória de como eram construídos indivíduos não só da nossa atual espécie, senão de antepassados mais antigos, estão de fato contidos nos genes.

Mas não a estória do indivíduo. Isso seria um lamarkismo gritante, e não há não só evidências senão também sentido em que genes armezenem a estória do indivíduo.

E a memória nada tem a ver com genes.

As hipóteses de Lamarck, revelaram-se completamente erradas?

Veja, não é a minha opinião e sim o consenso atual na biologia moderna. As hipóteses de Lamark quanto à relevância do esforço individual para persistir mudanças de uma geração a outra se revelou equivocado, muito embora tenha sido importante como hipótese não-teísta da evolução das espécies.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #29 Online: 12 de Abril de 2009, 14:13:53 »
Stéfano.

As memórias ficam no cérebro, os descendentes são criados a partir do espermatozóide e do óvulo, que não acumulam memória e são exatamente os mesmos desde que o indivíduo nasceu. Sugiro que pegue um livro de biologia básica (pode ser até do colegial) e estude reprodução.

Óptima sugestão.  :ok:

Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #30 Online: 12 de Abril de 2009, 14:17:43 »
JCatino.

Veja, não é a minha opinião e sim o consenso atual na biologia moderna. As hipóteses de Lamark quanto à relevância do esforço individual para persistir mudanças de uma geração a outra se revelou equivocado, muito embora tenha sido importante como hipótese não-teísta da evolução das espécies.

:idea:  :ok:

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 12 de Abril de 2009, 15:50:16 »
Se todos os acontecimentos da nossa vida, ficarem registados algures no nosso organismo, então pode ser que quando nos reproduzimos, os nossos genes, transportem essa informação às gerações futuras... E assim um quadrineto, ou octaneto, "acidentalmente", poderá recordar-se dos traços de personalidade de um antepassado mais ou menos distante.
Só guardamos uma pequena parte dos acontecimentos. A memória não tem espaço para tudo.
O resto é descartado.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 12 de Abril de 2009, 15:52:58 »
Então como é que as tendências hereditárias se transmitem? Não são isso memórias?
Não. Os genes contêm apenas instruções sobre como devemos ser fisicamente.
O que acontece durante nossas vidas não muda em nada o DNA com que nascemos.
Nascemos e morremos, não importa em que idade, com exatamente o mesmo DNA.
Nada é acrescentado a ele durante a vida.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #33 Online: 12 de Abril de 2009, 19:54:22 »
Fernando Silva.

........................................................... ........................................

...

Não. Os genes contêm apenas instruções sobre como devemos ser fisicamente.
O que acontece durante nossas vidas não muda em nada o DNA com que nascemos.
Nascemos e morremos, não importa em que idade, com exatamente o mesmo DNA.
Nada é acrescentado a ele durante a vida.

Se assim é, qual será o motivo, porque determinadas pessoas, afirmam lembrar-se
de vidas passadas? De onde veem essas lembranças?

« Última modificação: 12 de Abril de 2009, 19:58:09 por lusitano »

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #34 Online: 12 de Abril de 2009, 21:50:56 »
Criações do próprio cérebro. Já foi mais do que demonstrado que memórias podem ser construídas e indistinguíveis de memórias reais.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
Re: Regressão hipnótica. É possível se volver a "vidas passadas"?
« Resposta #35 Online: 12 de Abril de 2009, 23:18:22 »
Sob hipnose já registraram "regressões" e abduções alienígenas, como disse o Stéfano, criações da mente. Já publicaram estudos demonstrando como o cérebro pode criar falsas memórias, principalmente sob sugestão hipnótica.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 12 de Abril de 2009, 23:54:55 »
Who were you in your last life? 
http://www.thebigview.com/pastlife/
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #37 Online: 13 de Abril de 2009, 06:53:39 »
Do mesmo lugar que vêm os sonhos.

Eu tenho memórias falsas e sei disto. Morei até os 20 anos em uma casa. Hoje, esta casa serve de cenário para a maioria dos meus sonhos.

Além disto, eu "lembro" de muitas coisas reais que aconteceram em outros lugares como se tivessem acontecido nessa casa.
Por exemplo, um fato que ocorreu no meu trabalho, eu lembro como se tivesse acontecido na sala da casa.
Eu sei que não foi assim, mas não consigo mais lembrar do verdadeiro cenário.

Não deve ser tão difícil assim produzir falsas memórias de vidas passadas.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #38 Online: 13 de Abril de 2009, 19:03:23 »
Stéfano.

........................................................... .

Citação de: lusitano  em  Ontem às 19:54:22

........................................................... .............

Criações do próprio cérebro. Já foi mais do que demonstrado que memórias podem ser construídas e indistinguíveis de memórias reais.

Mas pôe-se a seguinte questão: o cérebro engana a consciência deliberadamente?
Ou o cérebro, é inconsciente da forma como a influencia?

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #39 Online: 13 de Abril de 2009, 19:12:49 »
Fernando Silva.

...........................................................

Citação de: lusitano  em  Ontem às 19:54:22

........................................................... ..............

Do mesmo lugar que vêm os sonhos.

Eu tenho memórias falsas e sei disto. Morei até os 20 anos em uma casa. Hoje, esta casa serve de cenário para a maioria dos meus sonhos.

Além disto, eu "lembro" de muitas coisas reais que aconteceram em outros lugares como se tivessem acontecido nessa casa.
Por exemplo, um fato que ocorreu no meu trabalho, eu lembro como se tivesse acontecido na sala da casa.
Eu sei que não foi assim, mas não consigo mais lembrar do verdadeiro cenário.

Não deve ser tão difícil assim produzir falsas memórias de vidas passadas.

É você que cria essas falsas memórias por conveniência própria, ou é o seu cérebro que lhe prega uma partida?

Será que o cérebro é auto-consciente? Pelo que eu sei, não sou consciente do meu cérebro, a menos que tenha uma enxaqueca...

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #40 Online: 13 de Abril de 2009, 19:32:47 »
Mas pôe-se a seguinte questão: o cérebro engana a consciência deliberadamente?
Ou o cérebro, é inconsciente da forma como a influencia?
Ninguém engana ninguém. As memórias, assim como a consciência, são produtos do funcionamento do cérebro e sujeitas a falhas. A memória não é "gravada" como um filme. São armazenadas partes de um fato sob o ponto de vista da pessoa (e profundamente influenciada pela emoção), essas partes são aos poucos apagadas e, quando você tenta resgatar essa memória, ela é reconstruída com fragmentos do que você ainda tem, emoções que você associa a ela e o restante (que pode ser a maioria) é simplesmente criada do nada, para fazer o sentido que você espera que faça.

É por isso que memórias obtidas por hipnose são questionadas na corte - pelo risco de se criar falsas memórias. Do mesmo modo, muitos dos que fazem "regressão" até o momento do parto descrevem com detalhes todo o procedimento, incluindo cores - coisas que não seriam possíveis de ser observadas com a visão rudimentar de um recém nascido.

Offline Sklogw

• Nível 19
  • *
  • Campanha Anti-Bullshit Científico
« Resposta #41 Online: 13 de Abril de 2009, 20:20:39 »
Memórias de vidas passadas não passam de manifestações da síndrome da falsa memória, mas aqui no Brasil tudo acaba em samba, e já existe uma "sociedade brasileira de terapia de vidas passadas" (http://www.sbtvp.com.br/novo/home.html), que dá curso de formação e tudo mais, para profissionais da área (médicos e psicólogos).
"The most ordinary things are to philosophy a source of insoluble puzzles." [Ludwig Boltzmann]

"I venture to think that the people who talk most about it are the people who do least about it. Scientific method is what working scientists do, not what other people or even they themselves may say about it." [Percy W. Bridgman, "Reflections of a Physicist"]

"Ich habe einen Drachen in meiner Garage" [A. Einstein, psicografado por sklogw]

Offline RORSCHACH

• Nível 13
  • *
  • Este é um mundo caótico!
« Resposta #42 Online: 14 de Abril de 2009, 03:05:13 »
Legal!!! Exatamente isso que eu tinha em mente! Mas penso que talvez fosse bacana levarmos a questão com um pouco mais de seriedade, já que muitas pessoas que por aqui vagueiam, realmente têm essa questão como uma dúvida inquietante. É obvio que "regressão à vidas passadas", ou mesmo uma simples "regressão de idade", muito comuns na esfera dos que lidam com hipnose, apesar de ser um tema altamente lucrativo e de grande interesse do público menos esclarecido, não passa disso: comércio. Mas isso não nos dá o direito de agirmos feito crianças no dia de "São Cosme e São Damião". Tudo bem! Onde estávamos mesmo, heim!?
Chega de papo! Vamos ao que interessa!

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #43 Online: 14 de Abril de 2009, 07:58:39 »

É você que cria essas falsas memórias por conveniência própria, ou é o seu cérebro que lhe prega uma partida?
Não crio nada assim como não crio meus sonhos conscientemente.
A diferença é que sei que essas memórias são falsas porque uma conversa com o meu chefe - que eu sei que aconteceu - não poderia ter acontecido na sala da casa onde morei quando adolescente.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #44 Online: 14 de Abril de 2009, 14:38:29 »
Fernando Silva.

...........................................................

Citação de: lusitano  em  Ontem às 19:12:49

........................................................... ............................

Não crio nada assim como não crio meus sonhos conscientemente.
A diferença é que sei que essas memórias são falsas porque uma conversa com o meu chefe - que eu sei que aconteceu - não poderia ter acontecido na sala da casa onde morei quando adolescente.

Para todos os efeitos, mesmo que o cérebro seja o criador da consciência, esta age como um ser independente e desconhecedor desse facto; enquanto, que ele, tem a maior influência e controle, não é assim?

Offline Gomésio Bautizta

• Nível 03
  • *
  • Venho em paz (ou não...)
« Resposta #45 Online: 17 de Abril de 2009, 11:51:01 »
Para todos os efeitos, mesmo que o cérebro seja o criador da consciência, esta age como um ser independente e desconhecedor desse facto; enquanto, que ele, tem a maior influência e controle, não é assim?

Não, não é assim. Você está tratando a consciência como um ente separado do corpo, como se fosse um "mini-eu" numa salinha dentro do cérebro com uma telona, muitos controles e luzinhas piscantes, que está controlando suas ações e pronto a te pregar peças!

A consciência faz parte do corpo tanto quanto o pé, a cabeça ou qualquer outra parte dele, e é impossível separar um do outro! Ela é fruto de conexões entre neurônios (sinapses) em locais específicos do cérebro, impulsos nervosos, neurotransmissores e uma infinidade de outros processos materiais. Memórias estão sendo formadas em nossos cérebros a todo momento, a partir dos processos já citados, mas nem tudo o que acontece com a gente é memorizado e o que é pode ser "acidentalmente" misturado com as memórias já presentes na "rede neuronal".

Repetindo, as memórias, a consciência e sua relação com o ambiente possuem base material!

E quanto "lembrar" de vidas passadas...

A informação da memória armazenada no cérebro é completamente diferente da informação contida no genoma, e uma não interfere na outra! Uma é baseada na rede de conexões entre neurônios e a outra é baseada em sequências de bases nitrogenadas no DNA, e como o pessoal já disse, não existe nenhuma evidência que as memórias modificam o DNA ao longo da vida.

Só é possível postular memória de vidas passadas se por acaso existisse esse "mini-eu" numa salinha dentro do cérebro com uma telona, muitos controles e luzinhas piscantes, e quando o corpo morre ele entra numa cápsula de fuga, é ejetado e volta pra nave mãe, onde fica a espera de um novo corpo pra controlar e pregar peças... Se você acredita em alma, espírito ou algo do gênero acaba aqui a discussão.

Por hora é só, pe-pes-soal!
"Nunca atribua à malícia o que pode ser adequadamente explicado pela estupidez." Hanlon, outro bom barbeiro...

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #46 Online: 17 de Abril de 2009, 12:07:25 »
Não acho que o cérebro possa ser descrito como um "ser", nem como "independente" e nem como "desconhecedor". Como afirmar que o cérebro possui "maior influência e controle" ? Suas especulações não fazem qualquer sentido.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #47 Online: 17 de Abril de 2009, 12:20:48 »
Só é possível postular memória de vidas passadas se por acaso existisse esse "mini-eu" numa salinha dentro do cérebro com uma telona, muitos controles e luzinhas piscantes, e quando o corpo morre ele entra numa cápsula de fuga, é ejetado e volta pra nave mãe, onde fica a espera de um novo corpo pra controlar e pregar peças... Se você acredita em alma, espírito ou algo do gênero acaba aqui a discussão.

Boa explicação, mas cuidado pois o fórum tem alguns ufólotras de plantão que adoram levar essas metáforas a sério, principalmente se tiver nave mãe na estória... :histeria:
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Gomésio Bautizta

• Nível 03
  • *
  • Venho em paz (ou não...)
« Resposta #48 Online: 17 de Abril de 2009, 12:49:16 »

Boa explicação, mas cuidado pois o fórum tem alguns ufólotras de plantão que adoram levar essas metáforas a sério, principalmente se tiver nave mãe na estória... :histeria:

Putz! É mesmo! Esqueci a Lei de Poe! Se alguém levar a sério eu edito com uns smiles irônicos!
"Nunca atribua à malícia o que pode ser adequadamente explicado pela estupidez." Hanlon, outro bom barbeiro...

Offline RORSCHACH

• Nível 13
  • *
  • Este é um mundo caótico!
« Resposta #49 Online: 17 de Abril de 2009, 13:03:43 »

Putz! É mesmo! Esqueci a Lei de Poe! Se alguém levar a sério eu edito com uns smiles irônicos!

Seja bem vindo ao clube!
Chega de papo! Vamos ao que interessa!

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!