Stéfano, o vegetarianismo é ético, e quem é vegetariano é ético. Por quê? Porque existem várias informações sobre o tema. Não seguir nada também é bem ruim, do ponto de vista ético. A principal dúvida pelos ateus, pelo que tudo indica é que eles desconhecem essas informações, e, é direito deles agarrar-se aquilo que eles conhecem e, por desinformação, negar que existe uma ética a ser seguida. Infelizmente, os ateus estão tendo um comportamente no mínimo estranho nessas comunidades. Ou negam que existe uma ética a ser seguida, ou ignoram essas informações. Render-se a todas essas informações é louvável.
Pelo que eu sei (e olha que eu estou nessas comunidades muito ativo), só a una não tem posiçao oficial sobre o tema -- ou seja, mais educação, mais ativismo em prol do ateísmo, etc, eles negam que existe o secularismo e que ele deve ser questionado pelos ateus.
Com relação a Lua, a personificação do mal é o ateísmo porque eles se colocaram lá. Reparem que os primeiros ateus não faziam associações, eram contra qualquer forma de união em pró-ateísta, etc. Enfim, não quero escavar a história agora, por enquanto. Dá pra acreditar, dá pra ver que o mundo não gira só ao redor do nosso umbigo. Chega de Mais educação, menas desinformação, avante... Todas essas informações propõem uma intersecção com o ateísmo, e é inteiramente louvável seguirmos o secularismo.