Autor Tópico: Quem melhor te representa? ATEA ou UNA?  (Lida 5455 vezes)

Offline Johnny Deiro

• Nível 10
  • *
Re: Quem melhor te representa? ATEA ou UNA?
« Resposta #25 Online: 15 de Abril de 2009, 11:29:12 »
A principal dúvida, eu acho é que os ateus não querem aceitar que existem várias informações sobre o vegetarianismo ético. Tem uma entrevista com Richard Dawkins na American Scientist em http://www.americanscientist.org/bookshelf/pub/richard-dawkins. O que não existe é essa negação sem causa pelos ateus sobre o vegetarianismo ético.

Tem o fórum com teia de aranha sobre o tema vegetarianismo no site do Dawkins em http://richarddawkins.net/forum/viewtopic.php?t=14889&highlight=. Além, é claro, da Wikipédia ainda sobre o tema http://pt.wikipedia.org/wiki/Vegetarianismo.

Offline Johnny Deiro

• Nível 10
  • *
« Resposta #26 Online: 15 de Abril de 2009, 11:48:40 »
Stéfano, o vegetarianismo é ético, e quem é vegetariano é ético. Por quê? Porque existem várias informações sobre o tema. Não seguir nada também é bem ruim, do ponto de vista ético. A principal dúvida pelos ateus, pelo que tudo indica é que eles desconhecem essas informações, e, é direito deles agarrar-se aquilo que eles conhecem e, por desinformação, negar que existe uma ética a ser seguida. Infelizmente, os ateus estão tendo um comportamente no mínimo estranho nessas comunidades. Ou negam que existe uma ética a ser seguida, ou ignoram essas informações. Render-se a todas essas informações é louvável.

Pelo que eu sei (e olha que eu estou nessas comunidades muito ativo), só a una não tem posiçao oficial sobre o tema -- ou seja, mais educação, mais ativismo em prol do ateísmo, etc, eles negam que existe o secularismo e que ele deve ser questionado pelos ateus.

Com relação a Lua, a personificação do mal é o ateísmo porque eles se colocaram lá. Reparem que os primeiros ateus não faziam associações, eram contra qualquer forma de união em pró-ateísta, etc. Enfim, não quero escavar a história agora, por enquanto. Dá pra acreditar, dá pra ver que o mundo não gira só ao redor do nosso umbigo. Chega de Mais educação, menas desinformação, avante... Todas essas informações propõem uma intersecção com o ateísmo, e é inteiramente louvável seguirmos o secularismo.

Offline Johnny Deiro

• Nível 10
  • *
« Resposta #27 Online: 15 de Abril de 2009, 12:03:09 »
Lua, de onde você tirou essa ideia? Será que eles criam leis? As informaçõe estão aí, segue quem quiser? Eu já disse que é muito ruim da parte dos ateus não seguir nada. Existem várias informações de que o vegetarianismo é ético, sim. Também não sigo esses papas, e nem por isso estou livre de minha obrigação moral. Muito pelo contrário. Todos estamos sujeitos a seguir alguma coisa. Negar que existe uma ética a ser seguida; ignorar a ética, são atitudes antiéticas. Eu também não crio leis, e nem por isso estou tentando vender o vegetarianismo, eu estou demonstrando sistemas éticos seculares. Você não concorda que estamos todos sujeitos, descrentes e ateus i) a seguir sistemas éticos seculares, ou ii) seguir morais religiosas, ou iii) ignorar a ética? Não seguir nada, Lua, é muito ruim.

Offline Johnny Deiro

• Nível 10
  • *
« Resposta #28 Online: 15 de Abril de 2009, 12:13:27 »
Lua escreveu: Não nego que exista uma ética a ser seguida. No entanto, meu ponto é: um expoente de uma entidade atéia não toma uma atitude inteligente ao expor suas opiniões pessoais sabendo que elas restringem um grupo de pessoas sob um manto ético que diz respeito a opções pessoais delas. O que você quer? Uma comunidade de antiéticos? Não sou eu que dito as regras. Eu não crio leis também. Todos tem o direito de seguirem o sistema ético que desejarem, mas não é desejável que, numa entidade que defenda o pensamento laico e o direito de ser ateu, se debatam temas polêmicos Então o que você sugere? Se somos ateus, nós temos que fazer intersecção com sistemas morais ao ateísmo. Isso é claro, Lua. E foi isso que houve, embora eu compreenda que essa é uma postura pessoal do Sottomaior. Ele não cria leis, Lua.

Enfim, você continua batendo na mesma tecla: No entanto, não sou a favor de intersecções entre ateísmo e temas polêmicos dentro da própria organização sem que fique claro que aquela opinião é pessoal e não representa o cerne do ateísmo. E eu prefiro destacar essa: Não acho saudável rótulos como 'ateísmo vegan' ou 'ateísmo modernista'' ou 'ateísmo pop'. Você não segue nada, então?

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #29 Online: 15 de Abril de 2009, 12:15:25 »

Johnny, se você leu direito o que disse, vai perceber que nunca neguei que existam sistemas éticos nem que não devamos seguir algum tipo de sistema ético. Ateus seguem sistemas éticos, possuem valores morais: somos seres humanos, estamos inseridos numa sociedade e o simples fato de não acreditar em deuses não nos torna melhores nem nos coloca acima das leis, da ética ou da moral. Pelo contrário, nós escolhemos nosso sistema ético e precisamos seguir leis sob pena de sermos expurgados do convívio social. Isso é ponto pacífico para mim. :ok:

Eu sei que o vegetarianismo é um sistema ético, possuir princípios, possui história e cresce a cada dia que passa. No entanto, o que achei problemático foi a postura de um suposto líder de uma entidade atéia proclamar que pessoas não-vegetarianas não são éticas. É crença pessoal dele que foi confundida com os ideais da ATEA? Agora você entende o ponto que estou mencionando? O problema é que, pessoas ouvem e associam ateísmo a vegetarianismo - como muitos ateus imaginaram que o Sottomaior havia feito. Algumas opiniões pessoais devem ser vistas como simples opiniões pessoais e, se possível, evitadas quando se lidera um grupo cuja existência, em si, já é suficientemente polêmica.

E não é de hoje que opiniões pessoais ditas em momentos errados acabam confundindo pessoas... Se o Sottomaior ou o Joãozinho são vegans, ótimo para eles. Mas quando forem expor suas opiniões, que deixem claro que essa é uma postura deles e não da ATEA. É frequente que a postura pessoal de líderes se confunda com a entidade, país ou local a que representam... :ok:
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline Johnny Deiro

• Nível 10
  • *
« Resposta #30 Online: 15 de Abril de 2009, 12:27:10 »
Lua, vamos lá, espero poder te ajudar. Você escreveu:

Pelo contrário, nós escolhemos nosso sistema ético e precisamos seguir leis sob pena de sermos expurgados do convívio social. Isso é ponto pacífico para mim. OK! Eu posso ser escravagista?

No entanto, o que achei problemático foi a postura de um suposto líder de uma entidade atéia proclamar que pessoas não-vegetarianas não são éticas. Posso sugerir para que você não fique falando sobre o Daniel, porque ele não cria leis. A ética está aí pra ser seguida. É crença pessoal dele que foi confundida com os ideais da ATEA? Não sei, mas quem não é vegetariano ou é amoral ou é antiético. Algumas opiniões pessoais devem ser vistas como simples opiniões pessoais e, se possível, evitadas quando se lidera um grupo cuja existência, em si, já é suficientemente polêmica. Eu posso ser um escravagista? Sexista?

E não é de hoje que opiniões pessoais ditas em momentos errados acabam confundindo pessoas... Se o Sottomaior ou o Joãozinho são vegans, ótimo para eles. Sim! Os animais agradecem.

Offline Johnny Deiro

• Nível 10
  • *
« Resposta #31 Online: 15 de Abril de 2009, 12:33:12 »
Johnny... Não confunda o que digo: leia e vai entender que sigo sistemas éticos, pessoas precisam de sistemas éticos e valores. Quem não é vegetariano não é ético. Se você nega que as opiniões pessoais dele não influem na imagem que pessoas tem da entidade que ele lidera, então não temos porque discutir mais. Calma, calma, eu estou entendo as suas ideias, só não sei por quanto tempo vocês vão defender essas desinformações. Bem, nem sei porque estou discutindo as opiniões dele Eu sugeri isso desde o começo.

Skorpios

• Visitante
« Resposta #32 Online: 15 de Abril de 2009, 18:17:59 »
Porque você não quota as frases dela ? Ficaria mais facil de entender.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 15 de Abril de 2009, 20:46:18 »

Johnny, até onde tenho acompanhado a discussão, a intersecção (aqui mencionada) entre ateísmo e vegetarianismo nasceu da opinião do Sottomaior, que é representante da ATEA e um dos seus fundadores. Seria somente uma opinião isolada de um 'líder' se não atribuísse aos não-vegetarianos a condição de anti-éticos, o que envolve muitos ateus que não são vegetarianos e nem por isso são anti-éticos. Como já disse antes e repito agora: as opiniões pessoais dos líderes de grupos, sejam eles religiosos ou não, devem se restringir às suas vidas pessoais.

Querer representar um grupo quando se delimita pessoas como éticas ou anti-éticas tomando por base a alimentação que elas levam é, no mínimo, preconceituoso e desnecessário para um grupo que já é tido como a personificação do mau.

Quanto à pergunta do tópico: nenhuma das duas me representa. :ok:
2
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 15 de Abril de 2009, 20:54:46 »
Lua, de onde você tirou essa ideia? Será que eles criam leis? As informaçõe estão aí, segue quem quiser? Eu já disse que é muito ruim da parte dos ateus não seguir nada. Existem várias informações de que o vegetarianismo é ético, sim. Também não sigo esses papas, e nem por isso estou livre de minha obrigação moral. Muito pelo contrário. Todos estamos sujeitos a seguir alguma coisa. Negar que existe uma ética a ser seguida; ignorar a ética, são atitudes antiéticas. Eu também não crio leis, e nem por isso estou tentando vender o vegetarianismo, eu estou demonstrando sistemas éticos seculares. Você não concorda que estamos todos sujeitos, descrentes e ateus i) a seguir sistemas éticos seculares, ou ii) seguir morais religiosas, ou iii) ignorar a ética? Não seguir nada, Lua, é muito ruim.

Isto está com cheiro de religião, gosto de religião e forma de religião. Pode ser religião ou uma merda.

Não precisamos aceitar nada pre-formatado. Se você tem algo para provar que pessoas que comem carne não são éticos, coloque isso aqui em debate e não fique citando que existem informações, que dawkins isso e aquilo. Dane-se o Dawkins, a afirmação dele vale tanto quanto a de qualquer outra pessoa.

“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 16 de Abril de 2009, 00:04:23 »
haha Buckaroo.

Duas respostas para essa excelente pergunta:

Do ponto de vista prático, não gosto de comer carne de macacos e derivados.

Do ponto de vista moral, eu posso bolar um ad hoc qualquer dizendo que quanto maior a consciência do animal, mas sucinto deveria ser o método para matá-lo para que evite sofrimento, e sofrimento existe também na hora que você percebe que vai ser morto.
Mas na prática não posso concordar com canibalismo humano ou porque isso está incutido moralmente em mim ou porque eu posso me projetar na existência do ser que eu iria comer, o que me causa repulsa.

Pode ser que quanto mais distinto de nós for o animal que vamos comer, menos conseguimos nos projetar nele e o ato de comê-lo fica mais fácil. Mais dificil olhar o olho bondoso de uma vaca do que os olhos para nós inexpressivos de um camarão.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Johnny Deiro

• Nível 10
  • *
« Resposta #37 Online: 16 de Abril de 2009, 09:50:02 »
Skorpios: Não sei, não. Também não sei mecher nessas configurações.

Agnóstico: Você defende isso (até que roubem a sua carteira, ou os seus direitos sejam afrontados como todo bom cidadão!) por enquanto, mas não iria muito longe, até o final.

Buckaroo: Aceito.

Offline Savino

• Nível 03
  • *
« Resposta #38 Online: 16 de Abril de 2009, 11:01:55 »
Eu preciso de representação?! :o

Realmente... eu pensei a mesma coisa... além de mim, acho que ninguém tá apto a me representar!!!

Vou criar a AASL! Associação Ateísta o Savino é Legal!

Infelizmente não aceitaremos inscrições!
"O pequeno universo deles é muito jovem e seu deus ainda é criança. É cedo demais para julgá-los; quando Nós voltarmos nos Dias Finais, consideraremos o que deve ser salvo."

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 16 de Abril de 2009, 11:02:04 »
Ninguém me representa melhor do que eu mesmo.

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #40 Online: 16 de Abril de 2009, 11:24:13 »

[2]

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #41 Online: 16 de Abril de 2009, 11:43:26 »
Citação de: Johnny Deiro
Não sei, mas quem não é vegetariano ou é amoral ou é antiético.
Preconceito detected

:desconfiado: Pensando nisto, vou fazer um churras amanha  :oba:

PQP...  fundamentalista detected

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #42 Online: 16 de Abril de 2009, 14:35:51 »

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #43 Online: 17 de Abril de 2009, 13:44:18 »
Outro ponto, é que tenho acompanhado os posts de Orbe e, em nenhum momento vi qualquer comentário sobre os temas aqui propostos.

Comentário? Sobre suas afirmações preconceituosas e nojentas de que só o vegeterianismo é ético e que quem não é vegetariano é amoral? Não tenho o que comentar sobre tamanho absurdo.

Digno de pena... coitado... quer se colocar contra um preconceito enquanto manifesta e defende outro.

Ops... acho que comentei...
Se você se importasse não estaria discutindo e sim agindo...

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #44 Online: 17 de Abril de 2009, 21:25:59 »
Primeiro: eu disse a você que precisamos seguir leis. Quando digo isso, estou afirmando que existe um sistema legal superior à minha vontade, à sua vontade. Ou seja: eu e você precisamos segui-lo sob pena de sofrermos punições por descumpri-lo ou praticar fatos considerados como crime. No seu exemplo: você pode ser escravagista, embora vá tolerar olhares de repulsa do resto da sociedade e certamente será alvo de alguma ação por parte de um grupo que se sinta ofendido ou mesmo pelo MP. No entanto, sendo o ato de escravizar outrem um crime previsto em lei, voltamos ao que disse no começo: precisamos seguir leis sob pena de sermos expurgados do convívio social. Qual parte disso você não conseguiu compreender?

Eu já disse umas dez vezes isso, não sei porque não consegue entender.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Skorpios

• Visitante
« Resposta #45 Online: 18 de Abril de 2009, 06:38:44 »
Skorpios: Não sei, não. Também não sei mecher nessas configurações.

Só vi agora . No canto superior esquerto de cada mensagem tem um botão onde diz "Citar" se você clicar ali, vai abrir a tela de resposta com a mnesagem que você quer citar entre os sinais de citação ou quotes.
É possivel editar para citar só a parte que você quer ou colocar os sinais de quote ( quando você vai escreve uma mensagem é o quarto simbolo da esquerda para a direita acima dos simles) e copiar o que você quiser de uma mensagem e colar entre os sinais .
Vai ficar bem mais fácil entender o que você quer dizer.
Ah, e mexer se escreve com x .

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #46 Online: 18 de Abril de 2009, 09:17:27 »

[2]

[3]

A frase é até ficou legal, mas isso não é representação.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #47 Online: 18 de Abril de 2009, 09:24:47 »
(Movi os tópicos sobre vegetarianismo : ../forum/topic=19932.0.html)
--
Si hemos de salvar o no,

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #48 Online: 18 de Abril de 2009, 11:37:28 »
Poderiam fundar uma associação para ateus e agnósticos vegetarianos e acabar com essa discussão nonsense.

Por que até onde sei, ateísmo é a descrença em deuses e não uma doutrina de éticas e morais.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #49 Online: 18 de Abril de 2009, 13:32:05 »
Já eu acho que é um pouco tempestade em copo dágua, estou na ATEA, ninguém me perguntou o que como, não vi isso no fórum e tal...
--
Si hemos de salvar o no,

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!