Enquete

Para os vegetarianos e afins: vocês preferem comprar:

um sapato de couro de boi?
16 (80%)
um sapato sintético fabricado por crianças em regime semi-escravo na Ásia?
4 (20%)

Votos Totais: 20

Autor Tópico: Vegetarianismo e falsa moral  (Lida 50450 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Gaúcho

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.288
  • Sexo: Masculino
  • República Rio-Grandense
Re: Vegetarianismo e falsa moral
« Resposta #125 Online: 11 de Dezembro de 2008, 02:53:20 »
É tudo questão de empatia, o que torna de certa forma, tudo questão de cinismo. :)
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline ICOGNITUX

  • Nível 10
  • *
  • Mensagens: 142
  • Sexo: Masculino
  • >>> Pra lá??? Pra cá??? Pra onde??? <<<
Re: Vegetarianismo e falsa moral
« Resposta #126 Online: 11 de Dezembro de 2008, 17:42:33 »
Passei a vida inteira comendo carne e derivados. Mas, de um pouco mais de dois anos para cá, decidi-me por me tornar ovolactovegetariano. A razão que me levou a essa decisão não vem ao caso. Contudo, desde que passei a levar a coisa a sério, não tive mais indigestões, diarreia, vômitos, dentre outros inconvenientes que até então eu julgava como coisa normal. Tenho uma disposição que não se compara com a que tinha antes. Minha atuação sexual melhorou consideravelmente. Tornei-me também mais ágil.
Também não consumo mais bebidas alcoólicas, refrigerantes, biscoitos de vento e coisas do tipo. Uma coisa leva à outra...
Resumindo, minha saúde nunca esteve tão bem. Antes, volta e meia ficava resfriado ou gripado. Agora...
Acreditem se quiserem. É a mais pura verdade!
Bobágem? Pode até ser. Mas o fato é que essa bobágem realmente funciona.
Claro. Você mudou os hábitos alimentares, parando de consumir álcool e porcarias. Provavelmente deve ter aumentado o consumo de frutas, verduras e legumes. E o mérito da melhora é todo da abstinência de carne...sei... ::)

E a vitamina B12??? Alguem pode perguntar. Estou bem melhor sem ela, obrigado!
Acredite. Você não estaria bem melhor se estivesse sem B12. Ela é essencial para a maturação das hemácias e sem ela você desenvolveria um quadro de anemia perniciosa. A sua sorte, como o Dantas disse, é que você é lacto-ovo-vegetariano, e não vegan, então provavelmente deve absorver B12 o suficiente. Falo provavelmente porque, mesmo que fosse vegan, o fígado tem a capacidade de guardar uma enorme reserva de B12, que pode durar de 3 a 6 anos se o consumo for interrompido. Assim, alguém que se torna vegetariano ou vegan não saberia se está consumindo ou não suficiente B12 até depois de vários anos.
Na verdade, primeiro tornei-me abstêmio, somente após alguns meses é que resolvi deixar de lado a carne e seus derivados. Entretanto, posso te assegurar de que minha dieta alimentar é tão irregular quanto o meu modo de ver as coisas. As vezes não almoço, as vezes não janto e, as vezes acabo passando um dia inteiro com apenas um terço da alimentação tida como necessária. Ainda assim, o último exame que fiz, surpreendentemente, revelou-me uma saúde de ferro. Soube, recentemente, de um corôa que não come nem bebe há mais de setenta anos. Ele foi, inclusive, submetido à uma observação de dez dias, confinado à um quarto. Até agora os especialistas na questão estão se perguntando: - como pode ser isso? O velho passou os dez dias sem ingerir absolutamente nada e saiu tão saudável quanto quando entrou. Se ficou dez dias, o que seria inconsebível, por que não poderia, de fato, ter ficado os setenta e dois anos que ele garante estar sem pão nem água? Isto eu assisti num documentário sério (não me lembro se foi no History, no Discovery ou no National Geografic). Acho que o nome do documentário foi: O Novo Buda ou algo parecido. Pode pesquisar e você verá. Voltando a questão do vegetarianismo, não vejo razão nenhuma em se ter de comer carne e seus derivados já que por mais de dois anos vivo muito bem sem isso. Aliás, os mais fortes animais terrestres são vegetarianos. Não temos características fisiológicas de carnívoros. Muito pelo contrário, nossa fisiologia tem mais haver com herbívoros e vegetarianos. Se podemos escolher, eu escolho polpar o animalzinho. Quanto a enquete no início, acho que eles foram muito infelizes, já que uma coisa não tem nada haver com a outra. Sobre a vitamina B12 eu só tenho uma coisa a dizer: Quanto dessa vitamina os elefantes e os rinocerontes comsomem ao longo de uma vida inteira? Nós já fomos herbívoros em eras bem remotas. São os especialistas mesmos que dizem isso. Os estudos de nossos antepassados nos revela essa verdade inquestionável. Apenas apartir de dado momento é que nossos ansestrais passaram a consumir carne. É por isso que hoje temos internet, muitos podem dizer. Já eu, acredito que nosso desenvolvimento cerebral não tem nada haver com a vitamina B12. Os elefantes também são muito inteligentes.
« Última modificação: 11 de Dezembro de 2008, 17:50:56 por ICOGNITUX »
Tudo... Nada... Eis a questão.

Offline Luis Dantas

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.195
  • Sexo: Masculino
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Vegetarianismo e falsa moral
« Resposta #127 Online: 11 de Dezembro de 2008, 19:18:07 »
Nós não somos elefantes.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Hold the Door

  • Editores
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.656
  • Sexo: Masculino
Re: Vegetarianismo e falsa moral
« Resposta #128 Online: 11 de Dezembro de 2008, 20:22:53 »
Na verdade, primeiro tornei-me abstêmio, somente após alguns meses é que resolvi deixar de lado a carne e seus derivados. Entretanto, posso te assegurar de que minha dieta alimentar é tão irregular quanto o meu modo de ver as coisas. As vezes não almoço, as vezes não janto e, as vezes acabo passando um dia inteiro com apenas um terço da alimentação tida como necessária. Ainda assim, o último exame que fiz, surpreendentemente, revelou-me uma saúde de ferro.
Ainda assim você parou de beber e consumir porcarias. Parar de comer carne não tem nada a ver com essa melhora.

Soube, recentemente, de um corôa que não come nem bebe há mais de setenta anos. Ele foi, inclusive, submetido à uma observação de dez dias, confinado à um quarto. Até agora os especialistas na questão estão se perguntando: - como pode ser isso? O velho passou os dez dias sem ingerir absolutamente nada e saiu tão saudável quanto quando entrou. Se ficou dez dias, o que seria inconsebível,
Quem disse que ficar dez dias sem comer é inconcebível? Isso já foi discutido naquele outro tópico.

Além disso, a explicação mais simples é que ele simplesmente burlou a vigilância do programa, que não é exatamente lá essas coisas...

por que não poderia, de fato, ter ficado os setenta e dois anos que ele garante estar sem pão nem água?
Porque é fisiologicamente impossível, não passa de um absurdo e mera lorota. Simples assim.

Seu raciocínio soa como: "Se Papai Noel aparece todo ano no Shopping, por que ele não poderia, de fato, visitar todas as casas e deixar presentes no Natal?

Isto eu assisti num documentário sério (não me lembro se foi no History, no Discovery ou no National Geografic). Acho que o nome do documentário foi: O Novo Buda ou algo parecido. Pode pesquisar e você verá.
Documentário não é evidência séria de nada e muito menos referência confiável. Ainda mais vindo do THC e do Discovery, que freqüentemente pisam na bola. Até o NG tem feito seus "documentários sérios" sensacionalistas.

Se quiser discutir seriamente, se atenha a fatos e a realidade, não a afirmações absurdas e sem nenhuma comprovação de pessoas que vivem sem comer e beber.

Aliás, os mais fortes animais terrestres são vegetarianos.
Falsa correlação de causa e efeito. Aliás, animais não são vegetarianos, são herbívoros. E não são fortes por sua dieta, mas por outros fatores evolutivos.

Não temos características fisiológicas de carnívoros. Muito pelo contrário, nossa fisiologia tem mais haver com herbívoros e vegetarianos.
Errado. Nossa fisiologia é de onívoros, somos onívoros. Nem estritamente carnívoros e muito menos herbívoros.

E de novo não existe "fisiologia vegetariana". Ou se é carnívoro, ou onívoro ou herbívoro. Vegetarianismo é uma opção alimentar, não uma característica da fisiologia.

Sobre a vitamina B12 eu só tenho uma coisa a dizer: Quanto dessa vitamina os elefantes e os rinocerontes comsomem ao longo de uma vida inteira?
Com certeza o suficiente, não estariam vivos sem ela. Alguns animais tem a capacidade de absorver a vitamina B12 produzida em seu próprio intestino por bactérias. Além disso, mesmo os herbívoros acabam consumindo uma pequena quantidade de proteína animal ao ingerir os insetos presentes em sua alimentação.

Nós já fomos herbívoros em eras bem remotas. São os especialistas mesmos que dizem isso. Os estudos de nossos antepassados nos revela essa verdade inquestionável.
Fontes? Quais especialistas? Considerando que a maioria dos primatas consome algum tipo de proteína animal, inclusive nosso primo chimpanzé, é mais provável que nossos antepassados fossem onívoros também.

Apenas apartir de dado momento é que nossos ansestrais passaram a consumir carne.
O que se sabe é que a partir de um dado momento uma certa espécie de primata frente as mudanças climáticas seguiu dois caminhos. Um ramo passou a roubar os restos da caça de outros animais, usando ferramentas de pedra para extrair o nutritivo tutano, o que proporcionou um excedente de energia além do necessário para a sobrevivência e chegou onde estamos. O outro começou a se alimentar de raízes e tubérculos, sofrendo adaptações para isso. Acabou extinto...

É por isso que hoje temos internet, muitos podem dizer. Já eu, acredito que nosso desenvolvimento cerebral não tem nada haver com a vitamina B12. Os elefantes também são muito inteligentes.
E quem falou que o nosso desenvolvimento cerebral é decorrente do consumo de B12? Ele é decorrente do consumo de carne e o excedente de nutrientes que proporciona. Não misture as coisas.

E elefantes, como já disse, consomem B12. Todos os animais consomem. Essa vitamina é essencial para todos os organismos vivos. Sem B12 a replicação celular sequer ocorre!
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline FxF

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.720
  • Sexo: Masculino
  • Yohohoho!
Re: Vegetarianismo e falsa moral
« Resposta #129 Online: 11 de Dezembro de 2008, 21:40:23 »
por que não poderia, de fato, ter ficado os setenta e dois anos que ele garante estar sem pão nem água?
Porque é fisiologicamente impossível, não passa de um absurdo e mera lorota. Simples assim.

Seu raciocínio soa como: "Se Papai Noel aparece todo ano no Shopping, por que ele não poderia, de fato, visitar todas as casas e deixar presentes no Natal?
"Fisicamente impossível"

Pra começar que seu corpo tem de tirar o carbono para substituir suas moléculas de algum lugar. Você antes vai fazer seu umbigo gerar barras de ferro do que sobreviver sem comer.
Citar
Isto eu assisti num documentário sério (não me lembro se foi no History, no Discovery ou no National Geografic). Acho que o nome do documentário foi: O Novo Buda ou algo parecido. Pode pesquisar e você verá.
Já assisti o documentário. É um circo da mídia, mesmo que o culpado não seja o próprio jovem.

E uma televisão francesa exibiu um vídeo dele comente uma fruta.

Offline ICOGNITUX

  • Nível 10
  • *
  • Mensagens: 142
  • Sexo: Masculino
  • >>> Pra lá??? Pra cá??? Pra onde??? <<<
Re: Vegetarianismo e falsa moral
« Resposta #130 Online: 13 de Dezembro de 2008, 12:17:58 »
Nós não somos elefantes.
Somos um pouquinho diferentes. Mas, não somos carnívoros por necessidade, mas por opção.
Tudo... Nada... Eis a questão.

Offline ICOGNITUX

  • Nível 10
  • *
  • Mensagens: 142
  • Sexo: Masculino
  • >>> Pra lá??? Pra cá??? Pra onde??? <<<
Re: Vegetarianismo e falsa moral
« Resposta #131 Online: 13 de Dezembro de 2008, 12:24:45 »
WANTED!!!
__________

Dez dias sem comida alguma, sem líquido algum além da própria saliva e sem nenhuma alteração em seu estado de saúde. Quanto a descredibilidade da vigilância, creio que você esteja exagerando um pouquinho.
___________________________________________________________ ______________________________

Quanto a ofensa direta, não fique triste, pois eu também te amo!
_______________________________________________________

Quanto ao lance do Papai Noel, você não tem a mínima ideia de com quem está falando, seu tolinho! Sua comparação foi dígna de alguem que... Melhor deixar pra lá! Contenha-se, meu caro! Caso contrário, vou fazer queixas ao seu papai.
___________________

Quanto ao lance de "impossível", acho que deveria ter dito "improvável". Quantas coisas tidas como impossíveis acabaram dando  "tapas sem mão" em pessoas de credibilidade incorruptível??
___________________________________________________________ _______

Quanto ao documentário, não era do tipo sensassionalista, mas do tipo imparcial. Eu não sou do tipo que acredita até que se prove o contrário, mas do tipo que duvida mesmo diante de evidências. Não como pela boca de ninguem. Se quer saber, talvez eu seja mais cético que a grande maioria dos que frequentam esse forum.
___________________________________________________________ _________________________________

Quanto ao comer carne e derivados, hoje eu prefiro morrer de fome. Aposto o meu salário contra o teu que eu conseguiria ficar o dobro do tempo que você conseguiria trancado em um quarto sem água e sem comida alguma. Aposto que eu conseguiria sobreviver nesse quarto por dez dias. Faria uma única exigência: Nada de câmeras. Marque a hora e o lugar. Vou te polpar disso. Como eu faria? Urina e esperma. Que escroto, não é mesmo!? Téquinicas alternativas de sobrevivência em situações extremas. Comeria areia, mas não comeria nenhuma espécie animal. Agora podem me bombardear o quanto quiserem. Não foi diferente com o ÔNIX, não será comigo.
___________________________________________________________ ____

 

 
« Última modificação: 13 de Dezembro de 2008, 12:54:11 por ICOGNITUX »
Tudo... Nada... Eis a questão.

Offline ICOGNITUX

  • Nível 10
  • *
  • Mensagens: 142
  • Sexo: Masculino
  • >>> Pra lá??? Pra cá??? Pra onde??? <<<
Re: Vegetarianismo e falsa moral
« Resposta #132 Online: 13 de Dezembro de 2008, 12:56:24 »
Meu tempo está se esgotando e logo assumirei nova forma. É MUITO DIVERTIDO! No início não serei reconhecido. Mas alguns aspectos, como o mal portugues, por exemplo, evidenciarão a minha presença.  :histeria:
« Última modificação: 13 de Dezembro de 2008, 12:58:35 por ICOGNITUX »
Tudo... Nada... Eis a questão.

Offline Herf

  • Nível 37
  • *
  • Mensagens: 3.380
Re: Vegetarianismo e falsa moral
« Resposta #133 Online: 13 de Dezembro de 2008, 13:20:52 »

Offline Lion

  • Nível 35
  • *
  • Mensagens: 2.994
  • Sexo: Masculino
Re: Vegetarianismo e falsa moral
« Resposta #134 Online: 13 de Dezembro de 2008, 23:55:10 »
Depois pode-se fazer outra pergunta. O que os anti-vegans prefeririam comprar?

- Alface plantado em uma fazenda coletiva, onde todos são felizes e prósperos.

- Carne de gado criado por crianças em regime escravo.

Carne... sempre.
Melhor ainda se o animal foi morto de forma lenta e cruel.
Já ouvi dizer que se o gado for mal tratado sua carne tende a ficar mais dura. Não sei se o tratamento dispensado realmente faz essa diferença toda na qualidade da carne ou se é só um artifício usado pelos defensores dos animais.

Tem vários vídeos no youtube onde pessoas de países asiáticos, da Coréia   principalmente, aparecem submetendo vários animais a tortura antes de mata-los, segundo eles a carne fica mais saborosa... particularmente duvido muito.... na minha opinião é apenas sadismo.

Offline Fabulous

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.425
Re: Vegetarianismo e falsa moral
« Resposta #135 Online: 14 de Dezembro de 2008, 00:00:53 »
Sadismo e põe sadismo nisso.
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Fabulous

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.425
Re: Vegetarianismo e falsa moral
« Resposta #136 Online: 14 de Dezembro de 2008, 00:05:12 »
Uma coisa que eu fico com dúvida é: Se partimos todos do pressuposto que fomos evoluindo com o tempo e nos tornamos hoje diferente espécies, desde besouros, golfinhos à homo sapiens... se somos todos nós animais, seres vivos que estamos aqui pelo simples motivo de sobrevivência, por que o mal trato e o prazer de tortura com outros animais?
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline FxF

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.720
  • Sexo: Masculino
  • Yohohoho!
Re: Vegetarianismo e falsa moral
« Resposta #137 Online: 14 de Dezembro de 2008, 21:17:28 »
Quanto ao lance de "impossível", acho que deveria ter dito "improvável". Quantas coisas tidas como impossíveis acabaram dando  "tapas sem mão" em pessoas de credibilidade incorruptível??
Citar
Quanto ao lance do Papai Noel, você não tem a mínima ideia de com quem está falando
Tá vendo como falar essas coisas juntas não é convincente?

Quanto ao documentário, não era do tipo sensassionalista, mas do tipo imparcial.
O que não diz nada... é questão de ser conclusivo... é preciso testes em laboratórios... e também lógica, ainda não é explicado porque os judeus nas gaiolas nazistas morriam de fome...

Offline Orbe

  • Nível 24
  • *
  • Mensagens: 1.009
  • Sexo: Masculino
  • ???
Re: Vegetarianismo e falsa moral
« Resposta #138 Online: 14 de Abril de 2009, 13:11:14 »
Se você se importasse não estaria discutindo e sim agindo...

Offline dr.horrormentes

  • Nível 09
  • *
  • Mensagens: 97
Re: Vegetarianismo e falsa moral
« Resposta #139 Online: 14 de Abril de 2009, 13:28:29 »
Eu sou loco por falar com meu cachorro? pelo menos sei que ele existe, e você que fala com mitos???

Offline biscoito1r

  • Nível 30
  • *
  • Mensagens: 1.740
  • 笑顔
Re: Vegetarianismo e falsa moral
« Resposta #140 Online: 14 de Abril de 2009, 14:18:34 »
Só o vegetarianismo é ético

???

3 ,
e olha que eu sou vegetariano ( não vegan ), mas não fico enchendo o saco do povo pra virar vegetariano pq não consigo encontrar nenhum motivo ético para ser vegetariano, é tudo uma questão de estilo de vida, no final das contas não chove nem molha.
Be ashamed to die until you have won some victory for humanity

Offline Johnny Deiro

  • Nível 10
  • *
  • Mensagens: 116
Re: Vegetarianismo e falsa moral
« Resposta #141 Online: 15 de Abril de 2009, 09:22:22 »
Rhyan escreveu: "Vi muitas pessoas reclamarem por serem expulsas porque eram consideradas imorais por comer carne."

Você não fez a lição de casa, e está levando desinformações por aí, isso é muito ruim. Também do ponto de vista ético, e é lógico, seguir sistemas éticos seculares, ou a moral judaico-cristã, ou ignorar a ética. Nâo seguir nada também é bem ruim.

Outro ponto, é que tenho acompanhado os posts de Orben e, em nenhum momento vi qualquer comentário sobre os temas aqui propostos. Em uma situação normal, exigiria maiores informações, ou se perguntaria por que o vegetarianismo está sendo discutido, sendo que o tópico é uma promoção da Una, etc. Enfim...

Ao Dr que parece conhecer muito pouco os temas, aconselho ler todos os comentários deste tópico, e chegar em uma conclusão.

Johnny

Offline Lua

  • Nível 40
  • *
  • Mensagens: 4.287
  • Sexo: Feminino
Re: Vegetarianismo e falsa moral
« Resposta #142 Online: 15 de Abril de 2009, 09:48:25 »

Johnny, até onde tenho acompanhado a discussão, a intersecção (aqui mencionada) entre ateísmo e vegetarianismo nasceu da opinião do Sottomaior, que é representante da ATEA e um dos seus fundadores. Seria somente uma opinião isolada de um 'líder' se não atribuísse aos não-vegetarianos a condição de anti-éticos, o que envolve muitos ateus que não são vegetarianos e nem por isso são anti-éticos. Como já disse antes e repito agora: as opiniões pessoais dos líderes de grupos, sejam eles religiosos ou não, devem se restringir às suas vidas pessoais.

Querer representar um grupo quando se delimita pessoas como éticas ou anti-éticas tomando por base a alimentação que elas levam é, no mínimo, preconceituoso e desnecessário para um grupo que já é tido como a personificação do mau.

Quanto à pergunta do tópico: nenhuma das duas me representa. :ok:
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline Stéfano

  • Nível 34
  • *
  • Mensagens: 2.779
  • Sexo: Masculino
    • Hepcentro
Re: Vegetarianismo e falsa moral
« Resposta #143 Online: 15 de Abril de 2009, 11:17:30 »
Uma organização que dita dogmas restringindo os hábitos alimentares dos seus participantes e estabelece "pecados" ? Tem certeza que não estão abrindo uma igreja ?
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Lua

  • Nível 40
  • *
  • Mensagens: 4.287
  • Sexo: Feminino
Re: Vegetarianismo e falsa moral
« Resposta #144 Online: 15 de Abril de 2009, 11:49:04 »
Uma organização que dita dogmas restringindo os hábitos alimentares dos seus participantes e estabelece "pecados" ? Tem certeza que não estão abrindo uma igreja ?

É risível, convenhamos... ::)
A principal dúvida, eu acho é que os ateus não querem aceitar que existem várias informações sobre o vegetarianismo ético. Tem uma entrevista com Richard Dawkins na American Scientist em http://www.americanscientist.org/bookshelf/pub/richard-dawkins. O que não existe é essa negação sem causa pelos ateus sobre o vegetarianismo ético.

Tem o fórum com teia de aranha sobre o tema vegetarianismo no site do Dawkins em http://richarddawkins.net/forum/viewtopic.php?t=14889&highlight=. Além, é claro, da Wikipédia ainda sobre o tema http://pt.wikipedia.org/wiki/Vegetarianismo.

Johnny, vou falar por mim: sim, eu aceito que existem informações sobre o vegetarianismo ético. Sim, o Dawkins ou qualquer outro podem tratar do assunto e isso necessariamente não vai influir no que penso. Não acredito em papas de qualquer ordem, crença ou filosofia, que fique claro.

É simples: não sou vegetariana embora não sinta grande 'amor' por carnes. Desde muito nova como o mínimo de carne e isso porque não aprecio muito o sabor das carnes vermelhas. No entanto, o ponto que defendo é: Se o Sottomaior ou qualquer outro expoente da ATEA, UNA ou outro órgão ateu são vegans e acham que comer carne de animais é anti-ético, é um direito deles. No entanto, como representantes de uma linha de pensamento, a partir do momento que se relaciona ateísmo com vegetarianismo como sendo essa uma postura ética, implicitamente (ou não) atribuo aos não-vegetarianos a alcunha de anti-éticos.

A ATEA ou outra organização ou entidade que vise defender o direito de ser ateu deve se ater a isso: ateísmo, laicismo do Estado e o direito de livre expressão. O grande problema de pessoas e seus valores é que aqueles que optam por um sistema diferente são tidos como amorais, imorais ou anti-éticos. Esse, a meu ver, é o maior erro das religiões... E lá vamos nós, ateus, nos equiparando mais uma vez às religiões... e a pior parte: nos aspectos negativo, claro.  :no:

"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline Lua

  • Nível 40
  • *
  • Mensagens: 4.287
  • Sexo: Feminino
Re: Vegetarianismo e falsa moral
« Resposta #145 Online: 15 de Abril de 2009, 12:02:09 »
Stéfano, o vegetarianismo é ético, e quem é vegetariano é ético. Por quê? Porque existem várias informações sobre o tema. Não seguir nada também é bem ruim, do ponto de vista ético. A principal dúvida pelos ateus, pelo que tudo indica é que eles desconhecem essas informações, e, é direito deles agarrar-se aquilo que eles conhecem e, por desinformação, negar que existe uma ética a ser seguida. Infelizmente, os ateus estão tendo um comportamente no mínimo estranho nessas comunidades. Ou negam que existe uma ética a ser seguida, ou ignoram essas informações. Render-se a todas essas informações é louvável.

Não nego que exista uma ética a ser seguida. No entanto, meu ponto é: um expoente de uma entidade atéia não toma uma atitude inteligente ao expor suas opiniões pessoais sabendo que elas restringem um grupo de pessoas sob um manto ético que diz respeito a opções pessoais delas. Todos tem o direito de seguirem o sistema ético que desejarem, mas não é desejável que, numa entidade que defenda o pensamento laico e o direito de ser ateu, se debatam temas polêmicos e que atinjam uma maioria. Se queremos debater outros temas polêmicos, que não se adote a denominação 'atéia' sob pena de haver vinculação entre ateísmo e um dado tema. E foi isso que houve, embora eu compreenda que essa é uma postura pessoal do Sottomaior.

Com relação a Lua, a personificação do mal é o ateísmo porque eles se colocaram lá. Reparem que os primeiros ateus não faziam associações, eram contra qualquer forma de união em pró-ateísta, etc. Enfim, não quero escavar a história agora, por enquanto. Dá pra acreditar, dá pra ver que o mundo não gira só ao redor do nosso umbigo. Chega de Mais educação, menas desinformação, avante... Todas essas informações propõem uma intersecção com o ateísmo, e é inteiramente louvável seguirmos o secularismo.

Quando eu utilizei a expressão 'personificação do mal' relacionei o ateísmo à ausência da crença em deus, uma heresia abominável aos olhos dos que acreditam em algum tipo de entidade metafísica. Essa ausência de crença, aos olhos de muitos, é prova incontestável de uma suposta conspiração diabólica para desacreditar deus ou outras entidades da mesma natureza. Ou seja: visão religiosa do que é não acreditar em deus (cristão, muçulmano, etc).

Sou a favor da informação, da busca pelo conhecimento, da curiosidade em solucionar problemas ou buscar hipóteses que se encaixem como soluções. No entanto, não sou a favor de intersecções entre ateísmo e temas polêmicos dentro da própria organização sem que fique claro que aquela opinião é pessoal e não representa o cerne do ateísmo. Não acho saudável rótulos como 'ateísmo vegan' ou 'ateísmo modernista'' ou 'ateísmo pop'. Todo rótulo leva pessoas a confundirem conteúdo real com suposto conteúdo, o que não é nada bom.  :no:
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline Lua

  • Nível 40
  • *
  • Mensagens: 4.287
  • Sexo: Feminino
Re: Vegetarianismo e falsa moral
« Resposta #146 Online: 15 de Abril de 2009, 12:24:40 »
Lua escreveu: Não nego que exista uma ética a ser seguida. No entanto, meu ponto é: um expoente de uma entidade atéia não toma uma atitude inteligente ao expor suas opiniões pessoais sabendo que elas restringem um grupo de pessoas sob um manto ético que diz respeito a opções pessoais delas. O que você quer? Uma comunidade de antiéticos? Não sou eu que dito as regras. Eu não crio leis também. Todos tem o direito de seguirem o sistema ético que desejarem, mas não é desejável que, numa entidade que defenda o pensamento laico e o direito de ser ateu, se debatam temas polêmicos Então o que você sugere? Se somos ateus, nós temos que fazer intersecção com sistemas morais ao ateísmo. Isso é claro, Lua. E foi isso que houve, embora eu compreenda que essa é uma postura pessoal do Sottomaior. Ele não cria leis, Lua.

Enfim, você continua batendo na mesma tecla: No entanto, não sou a favor de intersecções entre ateísmo e temas polêmicos dentro da própria organização sem que fique claro que aquela opinião é pessoal e não representa o cerne do ateísmo. E eu prefiro destacar essa: Não acho saudável rótulos como 'ateísmo vegan' ou 'ateísmo modernista'' ou 'ateísmo pop'. Você não segue nada, então?

Johnny... Não confunda o que digo: leia e vai entender que sigo sistemas éticos, pessoas precisam de sistemas éticos e valores. Precisamos tanto de um direcionamento que criamos um arcabouço legal para nos proteger de nós mesmos. O que estou dizendo é: o Sottomaior, enquanto 'líder supremo' da ATEA criou um ambiente ruim ao expor uma opinião pessoal acerca de um sistema ético que ele adota. Como? Dizendo que não-vegetarianos são anti-éticos. Como personificação da ATEA em seu momento inicial, muitos associaram suas opiniões às da ATEA e esse foi o grande problema. Se você nega que as opiniões pessoais dele não influem na imagem que pessoas tem da entidade que ele lidera, então não temos porque discutir mais. Meu ponto de vista é que ele deixe claro que são suas opiniões e as restrinja a isso: quando ele falar em nome da ATEA, que aborde o vegetarianismo ou qualquer outro tema polêmico em caráter informativo e não aplicando seu sistema ético como superior aos demais.

Bem, nem sei porque estou discutindo as opiniões dele... Como qualquer instituição humana, seus ideais de confundem com os de seus fundadores e acabam sendo tomados como ideologia de todos os seguidores. Sou atéia e gostaria de uma entidade que buscasse a aplicação da laicidade ao estado brasileiro e que meu direito de não crer seja respeitado. Isso me basta.
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline Moro

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 20.984
Re: Vegetarianismo e falsa moral
« Resposta #147 Online: 15 de Abril de 2009, 20:45:06 »
Rhyan escreveu: "Vi muitas pessoas reclamarem por serem expulsas porque eram consideradas imorais por comer carne."

Você não fez a lição de casa, e está levando desinformações por aí, isso é muito ruim. Também do ponto de vista ético, e é lógico, seguir sistemas éticos seculares, ou a moral judaico-cristã, ou ignorar a ética. Nâo seguir nada também é bem ruim.



Não acho que seguir nada seja ruim. Seguir nada é para mim o ideal.

E associar vegetarianismo a uma ética superior aos não vegetarianos é besteira.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar


"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Fabrício

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 7.318
  • Sexo: Masculino
Re: Vegetarianismo e falsa moral
« Resposta #148 Online: 15 de Abril de 2009, 21:49:20 »
Citar
Só o vegetarianismo é ético

Mas só os carnívoros se divertem :hihi:.

Afinal, essa tal de ATEA é a Associação dos Ateus e Agnósticos ou é a ATEAVEGDOGCHA (Associação dos ateus vegetarianos dogmáticos chatos)?

Porque se já sai de cara pregando estas bobagens de que só vegetarianos são "éticos" não vai durar muito tempo não... quem comentou que isso está a cara de uma religião (e das ruins) tem toda razão. Para seguir isso aí melhor se converter logo ao catolicismo, espiritismo, islamismo ou outro "ismo", já que é para seguir dogmas sem sentido.

Prefiro não ser "representado" por ninguém, e para mim não seguir nada também é muito melhor do que estas ridículas idéias pré-concebidas e que discriminam as pessoas segundo seus hábitos alimentares.

"Deus prefere os ateus"

Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 38.735
  • Sexo: Masculino
Re: Vegetarianismo e falsa moral
« Resposta #149 Online: 15 de Abril de 2009, 23:01:10 »
Acho que provavelmente merecia uma divisão, com um tópico para a área de filosofia sobre vegetarianismo e ética.


Eu tenho uma certa simpatia por vertentes mais brandas do vegetarianismo, e justamente pelo lado ético, muito embora eu mesmo não seja, e acho que simplesmente não deixaria de ser no mínimo vegeratiano-ovo-lacto-piscívoro, porque não ligo para ovos, extração e leite e peixes. Também não ligaria para insetos, só não os acho apetitosos. Também por algum motivo não ligo muito para que as pessoas se alimentem de crustáceos, artrópodes, moluscos, e outras coisas não-vertebradas diversas. Novamente, boa parte do tempo não os acho apetitosos. Só tenho um pouco de simpatia pelos polvos, e acho repugnante uma tradição japonesa de se servir lagosta, ainda viva e com uma espremida nos olhos, para gemer de dor. Mas se fosse morta, não ligava.

Não acho que vá parar de comer hambúrgueres e carne de aves e bois enquanto não pararem de fabricar, ou não ficar muito caro. É nutritivamente importante, o gosto é bom, e já estão mortos bem antes de chegar na minha mesa. Ao mesmo tempo, não acho que o mercado tem "resolução" suficiente para diminuir a demanda se eu parar de comer. Os vegetarianos mais engajados que convertam mais gente e façam subir o preço até ficar caro demais para mim.



Pergunta aos não-vegetarianos mais convictos: até que grau de parentesco com o homem vocês consideram ético o abate para consumo, e por que?

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!