Razões Éticas
Muitos vegetarianos não concebem o homem como superior ao animal, do ponto de vista do direito à vida. Ou seja, não é justo tirar a vida a um animal para alimentar uma pessoa, especialmente quando a vida dessa pessoa não depende da vida do animal. Portanto, os animais e os seres humanos devem coexistir.
Outro aspecto refere-se à forma como os animais são tratados. Os animais produzidos pela indústria agropecuária moderna são confinados em pequenos espaços, alimentados de forma artificial e tratados por vezes de forma brutal durante o transporte ou antes do abate (sobre o tema, vide Singer, P. (2004), Libertação Animal, Editora Lugano).
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Definição pelo dicionário Priberam
vegetarianismo
s. m.
Sistema de alimentação no qual se suprimem todas as espécies de carne (vegetarianismo) ou mesmo todos os produtos de origem animal (vegetarianismo puro ou vegetalismo), com um fim profiláctico ou curativo.
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Richad Dawkins sobre vegetarianismo ético: No, I'm not, and that's an interesting question. And so I would have no objection to killing something to eat it, provided it doesn't suffer. To the extent that slaughtering practices are humane, I see no objection to using animals for meat. They would be in a position to suffer in a way that a pig or a cow, if it was well treated, would not. So my aim would always be to reduce suffering, not to take a kind of absolutist position that there is something special and unique about humans which entitles them to exploit and use other species of animal for any purpose.
Perguntado sobre ser um vegetariano, Dawkins argumenta na primeira linha de suas palavras que não é um vegetariano, mas que acha essa uma questão importante. Ele entende que é uma prática humana, e argumenta que não vê nenhum problema nisso -- enquanto uma prática humana. Deleta o sofrimento que as vacas ocasionalmente podem sofrer, sugere que uma evolução para o vegetarianismo (pegue os intolerantes à lactose) ou mesmo o vegetarianismo ético, se possível, evolua para isso. Dawkins acha muito fraco o argumento de que há uma força maior que cria tudo em bel prazer do homem.
Íntegra:
http://www.americanscientist.org/bookshelf/pub/richard-dawkinsProponho um debate livre e saudável e aberto a todos para que discutamos e para aprendermos a ouvir a opinião de outras pessoas sobre o tema e o que vocês entendem sobre essas discussões.