Autor Tópico: Massacre Carandiru na década de 90  (Lida 5786 vezes)

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
Massacre Carandiru na década de 90
« Online: 11 de Julho de 2005, 02:42:34 »
O que vocês acham sobre? Foi errado? Foi certo?

Já viram esse site http://www.coronelubiratan.com.br/ ?

Cliquem em Carandiru...

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
Re.: Massacre Carandiru na década de 90
« Resposta #1 Online: 11 de Julho de 2005, 05:34:47 »
errado, certo.... depende do ponto de vista.
talvez os policiais tenham exagerado, mas tenho certeza que esse exagero foi muito amplificado no filme.

era um presídio tomado pelos presidiários. que outra solução tinha o estado brasileiro? aliviar a pena do pessoal?
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Esperto

• Nível 25
  • *
« Resposta #2 Online: 11 de Julho de 2005, 10:48:48 »
foi um massacre realmente, os policias deitaram e rolaram pq, por mais que os presos estivessem armados, facas contra um batalhão de metralhadoras é covardia.
mas tem que levar em consideração tbm que eles estavam invadindo um pavilhão com os presos mais perigosos, e se vc tivesse na pele dos caras, não iria ficar pedindo "por favor, bota as mãos pro alto", o cara  olhou pro lado tu aperta o gatilho, muitos lá deviam estar com um cagaço que só.
filosofia de um professor meu:
"A mente abre quando o cu aperta!"

Poindexter

• Visitante
« Resposta #3 Online: 11 de Julho de 2005, 11:07:57 »
Há duas saídas aí: ou se aprova a atuação dos policiais ou se considera a mesma um massacre ocorrido em regime democrático. :lol:

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
Re: Re.: Massacre Carandiru na década de 90
« Resposta #4 Online: 11 de Julho de 2005, 11:20:43 »
Citação de: Poindexter
Há duas saídas aí: ou se aprova a atuação dos policiais ou se considera a mesma um massacre ocorrido em regime democrático. :lol:

massacre ou não, os presos escolheram. o filme, apesar de ser a favor dos presos, mostra isso. tentaram evitar a todo custo, mas os bobões foram lá e tacaram privada pela janela.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 11 de Julho de 2005, 16:02:50 »
O filme é péssimo. Dá a idéia de que tivessem matado todo mundo. Sendo, na realidade, "só" 111. E, sei lá, por mim são cento e poucos vagabundos a menos no mundo.

Poindexter

• Visitante
« Resposta #6 Online: 11 de Julho de 2005, 17:31:09 »
Viva a Pena de Morte! :clap:

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #7 Online: 11 de Julho de 2005, 18:07:57 »
Alguém sabe se tem alguma fonte mais "isenta" sobre esse incidente do que o livro do Dráuzio e o filme?

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
TJ julga pena de 632 anos de prisão do coronel Ubiratan Guimarães
« Resposta #8 Online: 06 de Fevereiro de 2006, 19:10:59 »
TJ julga pena de 632 anos de prisão do coronel Ubiratan Guimarães
06/02/2006  - 18h55

da Folha Online

Será julgado na próxima quarta-feira (8) pelo Órgão Especial do TJ (Tribunal de Justiça) de São Paulo o recurso do deputado estadual coronel Ubiratan Guimarães (PTB) que pede a redução de sua condenação a 632 anos de prisão por responsabilidade no Massacre do Carandiru.

Em outubro de 1992, 111 presos do Pavilhão 9 do Complexo Penitenciário do Carandiru (zona norte de São Paulo) foram mortos após a PM (Polícia Militar) ter invadido o local para conter uma rebelião. Os PMs entraram na unidade sob o comando do coronel.

O massacre --e sua suposta impunidade-- tiveram repercussão internacional.

O coronel foi condenado à prisão em junho de 2001, por co-autoria na morte de 102 presos e por cinco tentativas de homicídio. Como ele é réu primário, recorre da sentença em liberdade. Ele recebeu o direito de ser julgado pelo Órgão Especial quando foi eleito, em 2002.

O Órgão Especial é composto por 25 desembargadores. Um deles, o presidente do TJ, Celso Luiz Limongi, vota apenas se houver empate.

Folha Online

Offline Perseus

• Nível 22
  • *
Re: TJ julga pena de 632 anos de prisão do coronel Ubiratan Guimarães
« Resposta #9 Online: 06 de Fevereiro de 2006, 19:21:57 »
"Eleito"? Que porra é essa? Eleito pra que? deputado?

Não é possível.
"Send me money, send me green
Heaven you will meet
Make a contribution
and you'll get a better seat

Bow to Leper Messiah"

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #10 Online: 06 de Fevereiro de 2006, 19:52:30 »
Eu não sei se é justo puní-lo com tanta ênfase assim. Massacre em presídio? Qualé?

Vâo me dizer agora que só tinha inocentes lá dentro e que nenhum deles estava praticando uma grande rebelião que tava praticamente acabando com tudo lá dentro?
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #11 Online: 07 de Fevereiro de 2006, 10:56:31 »
E o governador tb tinha que ser condenado tb....Nenhuma tropa invade um presidio assim sem uma ordem maior.....
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 07 de Fevereiro de 2006, 11:06:01 »
Eu não sei se é justo puní-lo com tanta ênfase assim. Massacre em presídio? Qualé?

Vâo me dizer agora que só tinha inocentes lá dentro e que nenhum deles estava praticando uma grande rebelião que tava praticamente acabando com tudo lá dentro?
Hã??? voce nunca viu o filme CArandiru? (estou deixando de lado todo a argumentação óbvia sobre direitos humanos por considerar que foi isca de trollismo - flamebait)

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #13 Online: 07 de Fevereiro de 2006, 11:21:49 »

Hã??? voce nunca viu o filme CArandiru? (estou deixando de lado todo a argumentação óbvia sobre direitos humanos por considerar que foi isca de trollismo - flamebait)

Eu não vi, na verdade nem estou pretendendo ver esse filme, o que ele mostra com relação à esse ponto?

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 07 de Fevereiro de 2006, 11:34:24 »
mostra que as rebeliao já estava controlada, os caras estavam desarmados, e o massacre foi o governardor querendo mostrar serviço

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #15 Online: 07 de Fevereiro de 2006, 11:39:02 »
Mas no começo do filme o Dr Drauzio diz que existem várias versões, a que ele conta no filme é a versão dos presos... É obvio que eles iam se fazer de coitados........
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 07 de Fevereiro de 2006, 11:44:31 »
E você prefere acreditar num ladrão honesto do Carandiru ou num político?

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #17 Online: 07 de Fevereiro de 2006, 11:46:09 »
Bom..........nessa vc me pegou.......Vou ter que concordar contigo......

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #18 Online: 07 de Fevereiro de 2006, 11:47:24 »
E você prefere acreditar num ladrão honesto do Carandiru ou num político?

Nenhum dos dois tem credibilidade. Eu prefiro não acreditar em ambos. Existem fatos que apóiem uma das versões?

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 07 de Fevereiro de 2006, 12:22:11 »
Faz muito tempo que li sobre isso, nao lembro mais, mas acho que era demonstravel que eles estavam desarmados e a rebelião sob controle quando ocorreu a invasão...

ANYWAY, nao é esse meu ponto, e sim que qq massacre é injustificável.

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 07 de Fevereiro de 2006, 22:26:31 »

mostra que as rebeliao já estava controlada, os caras estavam desarmados, e o massacre foi o governardor querendo mostrar serviço

E quem disse que o filme é uma boa fonte?

Pode ser muito bonito para os defensores do "presos-coitados" ver cenas como aquela na qual eles "jogam" as facas para fora das janelas, Osias. Mas é algo absurdo, desde quando esse tipo de coisa acontece em um presídio dominado por detentos? As cenas do "massacre" em si também são exageradas, morreram "só" 111 pessoas de 8000, não foi como apareceu: "morre-todo-mundo-que-estiver-aqui". Filme absurdo, que coloca dos marginais como "coitados" e os policiais como "culpados".

E, sinceramente, na minha opinião, preso fez rebelião, o Choque tem mais é que invadir e fazer de tudo para estabelecer a ordem, se atirar for preciso, que se atire.
« Última modificação: 07 de Fevereiro de 2006, 22:28:36 por Ricardo M »

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #21 Online: 08 de Fevereiro de 2006, 07:29:34 »
Pois é, e eu não passo a mão na cabeça dos detentos do Carandiru. Estavam se rebelando há um tempão e a polícia precisava acabar com a bagunça. Morreram 111 bandidos, por isso não dou a mínima.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 08 de Fevereiro de 2006, 08:44:47 »
Pode ser muito bonito para os defensores do "presos-coitados" ver cenas como aquela na qual eles "jogam" as facas para fora das janelas, Osias.

Seu uso da expressao "defensores do presos-coitados" se caracteriza como um espantalho. Parei.

E... ah! Se eu quisesse ser chamada de Osias teria logado como Osias... :( (hehehe, tudo bem, eu nao ligo)

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 08 de Fevereiro de 2006, 08:49:33 »
sim. guinevere é gui, não osias. osias é outra pessoa. façam o favor de tratá-la pelo que ela é.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 08 de Fevereiro de 2006, 08:55:34 »
sim. guinevere é gui, não osias. osias é outra pessoa. façam o favor de tratá-la pelo que ela é.
Não exagera... eu sou a mesma pessoa... (ok, eu sei que estou deixando todo mundo confuso...)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!