Cara, eu vivo repetindo isso toda vez que debato violência urbana por aqui.
O que é crime?A prática de qualquer ato proibído por lei, não?Se eu perguntar isso na bucha todo mundo por aqui vai responder em uníssono:sim!
Mas se você se perguntar, sinceramente, se você leva em conta que aquele teu conhecido que revende uns baseadinhos no condomínio comprados por uma prima pobre que mora na favela também é um criminoso eu tenho quase certeza que você vai dizer não.
E é baseado nestes conceitos reduzidos de criminalidade, violência...que surgem a maioria dos posts por aqui.Quando eu leio um post pedindo prisão perpétua para o crime de tráfico de entorpecentes por aqui eu tenho certeza de que o autor não levou em conta que aquele primo aloprado dele que vende loló no colégio é , também, um traficante.
Existem, e eu fico repetindo isso que nem papagaio, uma ideologia perversa que reduz os conceitos de crime, violência e afins.E essa ideologia predomina por aqui quando se debate temas como direitos humanos, encrudecimento de penas, combate e profilaxia ao crime...
É a velha história, na qual eu sempre martelo dos eufemismos para se referir a criminosos ricos:quando se fala dos assassinos do índio não se diz criminosos, se diz jovens acusados de atear fogo ao iíndio, quando se fala de traficantes de ecstasy no Rio Sul não se diz bandidos, mas meninos de classe média seduzidos pelo crime organizado.
É por isso, e só por isso que as posições dos que por acá transitam não mudam.