Espírito Santo confirma caso suspeito de gripe suínaSÃO PAULO - A Secretaria da Saúde do Espírito Santo confirmou no começo da noite, por meio da sua assessoria de imprensa, a notificação do caso com suspeita de gripe suína (influenza A H1N1) no Estado, conforme divulgou o Ministério da Saúde. Trata-se de uma mulher de 19 anos, residente em Vitória e que teria passado três semanas nos Estados Unidos. Ela permanece internada no Vitória Apart Hospital, tido como referência na capital capixaba.
Os critérios da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a definição de um caso suspeito são: "Febre repentina acima de 38 graus acompanhada de um ou mais dos seguintes sintomas: tosse, dificuldade respiratória, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações; e ter como procedência as áreas afetadas, nos últimos 10 dias".
Em nota distribuída hoje à tarde, o Ministério da Saúde informou que subiu para sete o número de casos que se enquadram na classificação de suspeitos no Brasil. Segundo o Ministério, outros 41 pacientes estão sob monitoramento. Ontem, o último boletim do dia informava quatro casos suspeitos de contaminação no País e 42 em investigação. Os novos casos suspeitos surgiram no Espírito Santo, em São Paulo e no Rio de Janeiro. Permanecem ainda como casos suspeitos três pacientes de Minas Gerais e um de São Paulo.
http://www.estadao.com.br/noticias/geral,espirito-santo-confirma-caso-suspeito-de-gripe-suina,364125,0.htm