Confirmados três casos suspeitos de gripe suína em Teixeira de FreitasComo foi noticiado em primeira mão pelo Teixeira News, três pessoas foram internadas no final da tarde desta quarta-feira (1º) numa ala isolada do Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF) com suspeita de terem contraído o vírus Influenza A (H1N1) causador da gripe suína.
As suspeitas foram confirmadas com exclusividade por uma equipe de reportagem do Teixeira News, depois que profissionais do HMTF foram vistos transitando de máscaras pelos corredores da unidade hospitalar.
A direção do Hospital Municipal de Teixeira de Freitas montou um esquema especial, onde todas as pessoas que precisavam dos serviços da unidade de saúde, tinham que usar máscaras. Os taxistas que possuem credenciamento para exercerem a atividade no pátio do HMTX, também chegaram a ser retirados do local.
Pacientes
Ao contrário do que foi cogitado inicialmente, os pacientes suspeitos de terem contraído o vírus não são de Eunápolis ou Porto Seguro. É que inicialmente as informações eram desencontradas, já que a diretoria do HMTX não dava detalhes.
Mas por volta das 18h30 desta quarta-feira (1º), como havia prometido, o secretário municipal de saúde de Teixeira de Freitas, Geraldo Magela, concedeu uma entrevista coletiva e esclareceu todas as dúvidas acerca do caso.
Segundo Geraldo Magela, as três pessoas suspeitas de terem contraído o virus H1N1 são da própria cidade de Teixeira de Freitas, sendo uma mulher de 40 anos de idade e seus dois filhos de 12 anos e 1 ano e 8 meses, respectivamente.
A mulher, que apresenta um quadro mais avançado de gripe, chegou de viagem recentemente da Alemanha, em companhia dos dois filhos e do marido, que é Alemão. Os quatro desembarcaram inicialmente no Brasil pelo Aeroporto Luiz Eduardo Magalhães, em Salvador, e depois tomaram outro voo com destino a Porto Seguro.
Por questão de segurança a Secretaria de Saúde de Teixeira de Freitas, não divulgou os nomes dessas pessoas suspeitas de terem contraído a gripe suína e nem o bairro onde as mesmas moram.
Sabe-se apenas que a mulher de 40 anos de idade, tinha feito um exame na Alemanha e embarcado para o Brasil antes mesmo de sair o resultado. Causa estranheza o fato das autoridades da Alemanha terem liberado a viagem da mulher, antes da divulgação do resultado dos exames.
A Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) já foi informada e a partir de agora o caso será acompanhado pela Vigilância Sanitária da Bahia e Vigilância Epidemiológica de Teixeira de Freitas.
Foram colhidas amostras de sangue e saliva da mulher, além das duas crianças, sendo que os resultados dos exames devem sair em 24 horas.
Por Ronildo Brito
Fonte:
Teixeira NewsEstou fudido gente...