Autor Tópico: Depois dos fumantes, obesos são alvo de patrulhamento  (Lida 5491 vezes)

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
Re: Depois dos fumantes, obesos são alvo de patrulhamento
« Resposta #25 Online: 29 de Abril de 2009, 00:34:09 »
Suspeito que nem os próprios anões se sintam "discriminados" por terem dificuldades em certos ambientes,

Eu, por outro lado, já ouvi relatos bastante tristes de acondroplásicos que se sentem excluídos da sociedade pelas empresas não adaptarem extensores ou degraus adequados nos coletivos, etc. Nem mesmo algo simples, como as pessoas prestarem atenção pra não atropelar as pessoas pequenas em reuniões, por exemplo, existe. Nas palavras deles "vivemos num mundo em que a vista que temos é de bundas".

Na Rede Minas passa todo final de semana um programa sobre inclusão social. Nele os portadores de necessidades deixam claro que não querem atendimento especial, querem atendimento igual. Igual ao de quem não é cego, não é surdo, não tem Down, não tem Acondroplasia, etc. Só que esse atendimento, para ser igual, precisa incluir ítens especiais. Rampas de acesso, elevadores nos coletivos, acentos e lugares mais espaçosos são adaptações necessárias para tornar a vida destas pessoas mais equivalente às dos que não precisam usar tais recursos.

O ponto é que não é privilégio ter um ítem adpatado. É o básico para o princípio da igualdade, que é um direito humano universal.

O conceito que está deturpado nesta discussão, na minha opinião, é que esta adaptação seria um privilégio para obesos. Independente se a pessoa tem preguiça de emagrecer, depressão crônica (que pode causar obesidade, tanto que muitos antidepressivos tem ação anoréxica e por isso ajudam a emagrecer), problemas hormonais ou o que seja, um ítem adaptado fornece a ela condições de ser tratada como igual, assim como no caso de portadores de outras necessidades. Obesidade é uma doença. Não vejo como qualquer destes casos faça alguém não merecer o direito de ser tratado igualitariamente pela sociedade.
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Flavia

• Nível 34
  • *
« Resposta #26 Online: 29 de Abril de 2009, 00:53:14 »
Bom, esta fração é a maioria da população americana e cerca de 40% da brasileira...

Se aumentar o tamanho das poltronas, o benefício também alcançará os magros. Tudo é uma questão de mercado, de concorrência e de oferecimento de melhores serviços. Eu pago mais por um serviço melhor.

Se é a maioria, eu já começo a concordar com a adaptação. Confesso que se isso acontecesse por aqui, me sentiria injustiçada :lol: Mas fazer o quê? Bom, posso escolher outra companhia aérea caso eu prefira pagar menos por uma poltrona de tamanho "normal". Já que não é um serviço público, fica menos complicado discutir toda essa questão. Se a tal medida não me agrada, é só mudar de companhia. :ok:
vanitas vanitatum omnia vanitas

Atheist

• Visitante
« Resposta #27 Online: 29 de Abril de 2009, 00:54:26 »
Bom, esta fração é a maioria da população americana e cerca de 40% da brasileira...

Se aumentar o tamanho das poltronas, o benefício também alcançará os magros. Tudo é uma questão de mercado, de concorrência e de oferecimento de melhores serviços. Eu pago mais por um serviço melhor.

Se é a maioria, eu já começo a concordar com a adaptação. Confesso que se isso acontecesse por aqui, me sentiria injustiçada :lol: Mas fazer o quê? Bom, posso escolher outra companhia aérea caso eu prefira pagar menos por uma poltrona de tamanho "normal". Já que não é um serviço público, fica menos complicado discutir toda essa questão. Se a tal medida não me agrada, é só mudar de companhia. :ok:

A chave de tudo está em concorrência... :D

Atheist

• Visitante
« Resposta #28 Online: 29 de Abril de 2009, 01:01:01 »
Se eu tiver que pagar imposto por ser obeso estaria falido.

Já o Rubens iria receber restituição.

hehehehehehehehehe

Pois é... eu receberia uma gorda restituição... :D

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #29 Online: 29 de Abril de 2009, 14:54:56 »
Dizer que acha um "lixo" o meu jeito de enxergar o mundo, sem dúvida, é uma enorme demonstração de respeito. :biglol:

Desrespeito seria eu te xingar, querer lhe agredir ou fazer algo que visasse a proibição da manifestação do seu pensamento.

Eu ataquei sua idéia e não você.

Há pouco tempo atrás ouvia quase todo dia aqui que meu pensamento sobre o mundo e Deus era um lixo, e estava tudo certo.

passar bem
"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #30 Online: 29 de Abril de 2009, 15:17:33 »
O ponto é que não é privilégio ter um ítem adpatado. É o básico para o princípio da igualdade, que é um direito humano universal.

A Nina fechou a questão!
"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #31 Online: 29 de Abril de 2009, 15:18:34 »
Desculpem-me, mas não vejo nada de errado na cobrança feita à pessoa acima do peso que possa causar desconforto a outros passageiros.

E sobre deficientes?

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #32 Online: 29 de Abril de 2009, 15:19:29 »
Pois é... eu receberia uma gorda restituição... :D

:histeria:

Offline Flavia

• Nível 34
  • *
« Resposta #33 Online: 29 de Abril de 2009, 15:44:45 »
Desculpem-me, mas não vejo nada de errado na cobrança feita à pessoa acima do peso que possa causar desconforto a outros passageiros.

E sobre deficientes?

Mantenho minha opinião. Não é justo que os outros paguem por algo que não lhes diz respeito. O problema é que nem sempre há um "culpado" para mandar a conta... :umm: Aí é que complica.

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #34 Online: 29 de Abril de 2009, 15:45:22 »
Dizer que acha um "lixo" o meu jeito de enxergar o mundo, sem dúvida, é uma enorme demonstração de respeito. :biglol:

Desrespeito seria eu te xingar, querer lhe agredir ou fazer algo que visasse a proibição da manifestação do seu pensamento.

Eu ataquei sua idéia e não você.

Há pouco tempo atrás ouvia quase todo dia aqui que meu pensamento sobre o mundo e Deus era um lixo, e estava tudo certo.

passar bem

Já começou errado. Com um "ataque" à idéia. Tem alguma guerra intelectual acontecendo e eu não estou sabendo?

Seu pensamento sobre o mundo e "Deus" tinha algum fundamento? Se não tinha (provavelmente não tinha mesmo), não me admira que sua ideia tenha sido chamada de "lixo"... Não há argumentos, provas, indícios que sustentem a idéia da existência de um ou mais deuses. De qualquer forma, não vou discutir isso.

A Nina fechou a questão!

Fechou só para você. A existência dos itens adaptados tem um custo extra e aqueles que demandam tal item devem pagar esse custo. Não os outros que usam o item padrão.
Se você se importasse não estaria discutindo e sim agindo...

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #35 Online: 29 de Abril de 2009, 15:53:01 »
Orbe, respeito se presta às pessoas, não à idéias.
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #36 Online: 29 de Abril de 2009, 15:59:30 »
Já começou errado. Com um "ataque" à idéia. Tem alguma guerra intelectual acontecendo e eu não estou sabendo?

Então você não quer uma discussão. Você quer submissão às suas idéias.
Monte uma igreja ou vire ditador que você consegue.

Como eu vou discutir um assunto que discordo com alguém sem atacar suas idéias?  :umm:

Seu pensamento sobre o mundo e "Deus" tinha algum fundamento? Se não tinha (provavelmente não tinha mesmo), não me admira que sua ideia tenha sido chamada de "lixo"... Não há argumentos, provas, indícios que sustentem a idéia da existência de um ou mais deuses. De qualquer forma, não vou discutir isso.

Critica e depois faz igual. Santa inconsistência!

Se meus pensamentos tinham base eu não sei e não quero entrar no mérito da questão.

Mas até onde eu saiba, tenho direito de expressá-los. Assim como os outros tem direito de não gostar deles.

Fechou só para você. A existência dos itens adaptados tem um custo extra e aqueles que demandam tal item devem pagar esse custo. Não os outros que usam o item padrão.

Meu chapa, eu citei A MINHA OPINIÃO.

Ela fechou a opinião para mim pessoal, tudo bem? Todos entenderam? Que bom.

Bom que alguns entendem.

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #37 Online: 29 de Abril de 2009, 16:04:27 »
Mantenho minha opinião. Não é justo que os outros paguem por algo que não lhes diz respeito. O problema é que nem sempre há um "culpado" para mandar a conta... :umm: Aí é que complica.

Você não acha que podemos ir para um lado meio perigoso?

Se esta lógica se aplica a um simples direito de dignidade, como estamos discutindo, pode se aplicar a qualquer programa social.
Porque eu vou querer um programa social que tire do meu dinheiro para dar a alguém necessitado? Ele que se dane! Afinal, não tenho culpa de que ele seja pobre.

Ou... você vê como duas coisas distintas?

Ou, que seja assim mesmo?

abraços.

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #38 Online: 29 de Abril de 2009, 16:14:57 »
Como eu vou discutir um assunto que discordo com alguém sem atacar suas idéias?  :umm:

Argumentando?

Critica e depois faz igual. Santa inconsistência!

Não foi uma crítica, foi uma observação.

Se meus pensamentos tinham base eu não sei e não quero entrar no mérito da questão.

Mas até onde eu saiba, tenho direito de expressá-los. Assim como os outros tem direito de não gostar deles.

Não gostar? Acho bizarro desperdiçar tempo em uma discussão dizendo "nun gostu du qui vc fala, manu!". Se é para ficar dizendo que a ideia do outro é "chata, feia e boba" é melhor não falar nada. Mas cada um gasta seu tempo como quiser, não é mesmo?

Meu chapa, eu citei A MINHA OPINIÃO.

Ela fechou a opinião para mim pessoal, tudo bem? Todos entenderam? Que bom.

Bom que alguns entendem.

"Meu chapa"?! Melhor nem comentar...

Ótimo que seja sua opinião. A minha opinião é de que não fechou nada para mim. Entendeu agora, "meu chapa"?
« Última modificação: 29 de Abril de 2009, 16:20:58 por Orbe »
Se você se importasse não estaria discutindo e sim agindo...

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #39 Online: 29 de Abril de 2009, 16:15:59 »
E viva ao Capitalismo! É assim mesmo: Dependemos de mercado para sobreviver. Se o mercado diz que "gordos" dão prejuízo (exceto no mercado de alimentos), então o mercado precisa patrulhar os gordinhos... Fazer o que? Nada, porque boa parte do mercado está na mão de políticos.

Os políticos possuem empresas, muitas empresas;
Os políticos aprovam as leis;
As leis estão aí para ser cumpridas (OU NÃO);
Como a do cigarro, por exemplo;
Direito de ir e vir: "Pra que?";
É o que diz os donos do mercado, quando as leis só surtem efeito para benefício próprio;
E viva ao Capitalismo!

Offline Flavia

• Nível 34
  • *
« Resposta #40 Online: 29 de Abril de 2009, 16:16:09 »
:umm: É, não sou contra o uso de recursos públicos para a adaptação necessária aos deficientes.
O que me incomoda na situação que estamos discutindo é um certo preconceito que, acredito, não só eu tenho. Não é preconceito contra obesos e sim a visão de que se eles estão assim é porque quiseram.

Normalmente, relacionamos obesidade e sobrepeso com desleixo ou gula. Gordinhos são assim porque querem e ponto final. Mas está bem claro que essa é uma visão equivocada e baseada somente na nossa, ou melhor, minha, curta convivência com pessoas assim. Não estou colocando-os como vítimas, mas nem todos tem culpa. Sei lá. Ainda não vivi muito para ser dona da verdade nem sou nutricionista para saber de todas essas coisas e casos.

Mas não consigo tirar da minha cabeça a raiva que eu sentiria ao ter de pagar mais por algo que não preciso (poltronas especiais), ou ter de viajar desconfortavelmente por causa de alguém que insiste em comer mais do que necessita e não tem bom senso suficiente para comprar duas passagens ou escolher lugares individuais.  :?

Offline Flavia

• Nível 34
  • *
« Resposta #41 Online: 29 de Abril de 2009, 16:20:32 »

Você não acha que podemos ir para um lado meio perigoso?

Se esta lógica se aplica a um simples direito de dignidade, como estamos discutindo, pode se aplicar a qualquer programa social.
Porque eu vou querer um programa social que tire do meu dinheiro para dar a alguém necessitado? Ele que se dane! Afinal, não tenho culpa de que ele seja pobre.

Ou... você vê como duas coisas distintas?

Ou, que seja assim mesmo?

abraços.

É um assunto delicado mesmo, mas são casos diferentes, felizmente. Afinal, se aplicam dinheiro do Estado na inclusão, não podemos evitar isso. Já na questão das passagens e poltronas para obeso, é só mudar de companhia aérea. Ninguém é obrigado a pagar mais por causa das adaptações ou algo do tipo.  :)

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #42 Online: 29 de Abril de 2009, 16:22:01 »
Argumentando?

Para mim são sinônimos. Mas obviamente não vamos discutir semântica.

Não foi uma crítica, foi uma observação.

Quando eu falo é crítica. Quando você fala é observação.

Um dia eu aprendo a manipular as palavras assim também.

Não gostar? Acho bizarro desperdiçar tempo em uma discussão dizendo "nun gostu du qui vc fala, manu!". Se é para ficar dizendo que a ideia do outro é "chata, feia e boba" é melhor não falar nada. Mas cada um disperdiça seu tempo como quiser, não é mesmo?

Nesse ponto, tenho de admitir que tens razão. Se eu acho um lixo, poderia ficar quieto e evitaria transtornos como esse.
Mas lembrando sempre que quem expõe suas opiniões em público, se abre para críticas.

Ótimo que seja sua opinião. A minha opinião é de que não fechou nada para mim. Entendeu agora, "meu chapa"?

Entendi sua opinião e respeito, mesmo você não respeitando a minha lá em cima, quando comentei uma citação da Nina.

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #43 Online: 29 de Abril de 2009, 16:25:53 »
Mas não consigo tirar da minha cabeça a raiva que eu sentiria ao ter de pagar mais por algo que não preciso (poltronas especiais), ou ter de viajar desconfortavelmente por causa de alguém que insiste em comer mais do que necessita e não tem bom senso suficiente para comprar duas passagens ou escolher lugares individuais.  :?

O maior problema que eu vejo é: E se a pessoa não tiver dinheiro para pagar uma poltrona especial?
O problema da obesidade não é um luxo destinado aos ricos apenas.

Essa raiva é porque não é você a beneficiada, obviamente  :biglol:

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #44 Online: 29 de Abril de 2009, 16:28:29 »
É um assunto delicado mesmo, mas são casos diferentes, felizmente. Afinal, se aplicam dinheiro do Estado na inclusão, não podemos evitar isso. Já na questão das passagens e poltronas para obeso, é só mudar de companhia aérea. Ninguém é obrigado a pagar mais por causa das adaptações ou algo do tipo.  :)

Ok, já avançamos um ponto. É que outros aqui neste tópico não concordam em arcarmos com os gastos NEM de deficientes físicos, e eu achei um pouco de exagero.

Mas novamente a questão. Se o obeso for pobre, daí deixaria de ser benefício e passaria a ser inclusão?
Até porque, o fato das poltronas não cabe apenas aos aviões, mas aos ônibus, cadeiras de cinema, de escolas, universidade, etc.

Abraços.

Offline Flavia

• Nível 34
  • *
« Resposta #45 Online: 29 de Abril de 2009, 16:40:00 »

Essa raiva é porque não é você a beneficiada, obviamente  :biglol:

Claro, e seria ainda a prejudicada se topasse com alguém assim num voo! Não estou xingando nem discriminando ninguém, só quero mostrar o quão perigoso é perturbar meu conforto...  :evil:
Brincadeirinha  :hihi:

Ok, já avançamos um ponto. É que outros aqui neste tópico não concordam em arcarmos com os gastos NEM de deficientes físicos, e eu achei um pouco de exagero.

Mas novamente a questão. Se o obeso for pobre, daí deixaria de ser benefício e passaria a ser inclusão?
Até porque, o fato das poltronas não cabe apenas aos aviões, mas aos ônibus, cadeiras de cinema, de escolas, universidade, etc.

Abraços.

Não tinha pensado nisso. Mas mantenho minha opinião. Por que os outros deveriam bancar algo que não lhes diz respeito? Se a pessoa não tem como pagar pela sua passagem adaptada, então que procure uma companhia aérea que não adota esse tipo de cobranças. Simplesmente não consigo enxergar "justiça" numa cobrança generalizada para ajudar uma minoria. Não está certo. Cada um deve ser responsável por si mesmo.
Estou pesquisando notícias relacionadas a isso. Achei esta:

Companhia aérea dos EUA cobra dois bilhetes de passageiros obesos

O peso não foi informado, nem a largura. A nova medida vale para passageiros que não conseguem fechar o cinto de segurança porque são muito gordos ou que não conseguem ficar acomodados com o braço da poltrona levantado.
A United Airlines seguiu outras três companhias americanas que já estavam cobrando uma segunda passagem aérea de passageiros obesos. A regra será cumprida apenas quando os voos estiverem cheios e não houver um assento extra para acomodar o passageiro "acima dos limites".

Gostei da parte acima. Parece muito adequada.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #46 Online: 29 de Abril de 2009, 21:42:21 »
Não é preconceito contra obesos e sim a visão de que se eles estão assim é porque quiseram.

Normalmente, relacionamos obesidade e sobrepeso com desleixo ou gula. Gordinhos são assim porque querem e ponto final. Mas está bem claro que essa é uma visão equivocada e baseada somente na nossa, ou melhor, minha, curta convivência com pessoas assim. Não estou colocando-os como vítimas, mas nem todos tem culpa. Sei lá. Ainda não vivi muito para ser dona da verdade nem sou nutricionista para saber de todas essas coisas e casos.

Pois é, Flávia. O problema da obesidade é uma questão de saúde pública. Vários são os fatores que levam uma pessoa a não ter o controle sobre o que consome, nem sempre o obeso é um glutão que não se preocupa com sua auto-imagem e saúde.

Alguns casos são dieta inadequada (em grandes cidades principalmente, mas isso também ocorre em regiões e depende da cultura local). Tem gente que acha normal comer torresmo todo dia, e de salada passa longe. Eles dizem que estas outra comidas não "sustenta o corpo".

Em Minas, por exemplo, as comidas típicas são naturalmente muito calóricas. Dá pra sentir bem que as pessoas não tem o costume de fazer uma refeição equilibrada quando você vai ao mercado e em toda compra sua a caixa precisa te perguntar o nome de cada uma das saladas e legumes, porque ela só sabe o que é tomate, batata, cenoura e cebola.

Verduras são um reino desconhecido pra maioria... é meio assustador, ainda mais quando a sua empregada faz observações do tipo: "puxa, só macarrão é muito bom", fazendo referência ao fato de que quando faço macarronada, não faço feijão, arroz, etc... aqui, eles comem feijão todo dia, inclusive nos dias de festa. Feijão não pode faltar nenhum dia, principalmente o tropeiro, que leva um monte de bacon e outras carnes gordas.

E eles até elevaram à décima potência a valorização do corte gordo... eles tem um corte que se chama barriga... é nojento.

Fora os casos em que a dieta é inadequada, ainda temos os problemas de saúde que geram primariamente ou secundariamente condição de ganho de peso. E tudo isso ainda piora se vermos que o problema se auto-alimenta. Tem feedback positivo, pois o gordo acaba fazendo menos exercício pois o peso que carrega castiga suas pernas e coluna, e no caso de depressão o mal estar por causa da auto-imagem o faz comer mais.

Acho muito fácil chamar gordo de relaxado sem pensar bem sobre o assunto. Como venho dizendo repetidas vezes, cada caso é um caso. Generalizações são sempre burras.

Atheist

• Visitante
« Resposta #47 Online: 29 de Abril de 2009, 21:46:52 »
Mas não consigo tirar da minha cabeça a raiva que eu sentiria ao ter de pagar mais por algo que não preciso (poltronas especiais), ou ter de viajar desconfortavelmente por causa de alguém que insiste em comer mais do que necessita e não tem bom senso suficiente para comprar duas passagens ou escolher lugares individuais.

Não é por nada, mas eu sou magro e já viajo desconfortavelmente numa poltrona de avião. Por mim, que façam todas elas mais largas.

Offline Flavia

• Nível 34
  • *
« Resposta #48 Online: 29 de Abril de 2009, 22:06:29 »
Aí já é outra discussão... :P Confesso que nunca me incomodei. Mas uma poltrona maior é sempre bem vinda :D

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #49 Online: 29 de Abril de 2009, 23:15:47 »
Não tinha pensado nisso. Mas mantenho minha opinião. Por que os outros deveriam bancar algo que não lhes diz respeito?

Mas pelo menos concordamos que devemos lutar pela inclusão. Seja de um obeso, de um deficiente, de um anão, etc?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!