Não é preconceito contra obesos e sim a visão de que se eles estão assim é porque quiseram.
Normalmente, relacionamos obesidade e sobrepeso com desleixo ou gula. Gordinhos são assim porque querem e ponto final. Mas está bem claro que essa é uma visão equivocada e baseada somente na nossa, ou melhor, minha, curta convivência com pessoas assim. Não estou colocando-os como vítimas, mas nem todos tem culpa. Sei lá. Ainda não vivi muito para ser dona da verdade nem sou nutricionista para saber de todas essas coisas e casos.
Pois é, Flávia. O problema da obesidade é uma questão de saúde pública. Vários são os fatores que levam uma pessoa a não ter o controle sobre o que consome, nem sempre o obeso é um glutão que não se preocupa com sua auto-imagem e saúde.
Alguns casos são dieta inadequada (em grandes cidades principalmente, mas isso também ocorre em regiões e depende da cultura local). Tem gente que acha normal comer torresmo todo dia, e de salada passa longe. Eles dizem que estas outra comidas não "sustenta o corpo".
Em Minas, por exemplo, as comidas típicas são naturalmente muito calóricas. Dá pra sentir bem que as pessoas não tem o costume de fazer uma refeição equilibrada quando você vai ao mercado e em toda compra sua a caixa precisa te perguntar o nome de cada uma das saladas e legumes, porque ela só sabe o que é tomate, batata, cenoura e cebola.
Verduras são um reino desconhecido pra maioria... é meio assustador, ainda mais quando a sua empregada faz observações do tipo: "puxa, só macarrão é muito bom", fazendo referência ao fato de que quando faço macarronada, não faço feijão, arroz, etc... aqui, eles comem feijão todo dia, inclusive nos dias de festa. Feijão não pode faltar nenhum dia, principalmente o tropeiro, que leva um monte de bacon e outras carnes gordas.
E eles até elevaram à décima potência a valorização do corte gordo... eles tem um corte que se chama barriga... é nojento.
Fora os casos em que a dieta é inadequada, ainda temos os problemas de saúde que geram primariamente ou secundariamente condição de ganho de peso. E tudo isso ainda piora se vermos que o problema se auto-alimenta. Tem feedback positivo, pois o gordo acaba fazendo menos exercício pois o peso que carrega castiga suas pernas e coluna, e no caso de depressão o mal estar por causa da auto-imagem o faz comer mais.
Acho muito fácil chamar gordo de relaxado sem pensar bem sobre o assunto. Como venho dizendo repetidas vezes, cada caso é um caso. Generalizações são sempre burras.