Autor Tópico: Tentando entender Lucas 19:27  (Lida 24250 vezes)

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
Re: Tentando entender Lucas 19:27
« Resposta #50 Online: 06 de Maio de 2009, 13:24:01 »
A melhor maneira é a preterista alegorista, sempre que o texto for profético. Não tem erro.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #51 Online: 07 de Maio de 2009, 06:44:47 »
A melhor maneira é a preterista alegorista, sempre que o texto for profético. Não tem erro.
Esta afirmação requer provas.
Sem falar em que também é preciso provar que o texto é profético.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #52 Online: 07 de Maio de 2009, 10:55:38 »
Quando falo de textos proféticos falo dos livros proféticos da bíblia. No VT, de Isaías e Malaquias. No NT, Apocalipse e alguns poucos trechos dos evangelhos e das cartas.

Quanto ao preterismo, tá mais que provado. O preterismo é a ferramenta que utiliza a história na interpretação. Compare Daniel com a revolução dos Macabeus, no domínio Greco-selêucida. Compare Apocalipse ao martírio da Igreja primitiva sob o império Romano. Compare Ageu e Zacarias ao retorno dos judeus no Edito de Ciro. É tão somente comparar!!!

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #53 Online: 07 de Maio de 2009, 12:41:59 »
Quando falo de textos proféticos falo dos livros proféticos da bíblia. No VT, de Isaías e Malaquias. No NT, Apocalipse e alguns poucos trechos dos evangelhos e das cartas.

Quanto ao preterismo, tá mais que provado. O preterismo é a ferramenta que utiliza a história na interpretação. Compare Daniel com a revolução dos Macabeus, no domínio Greco-selêucida. Compare Apocalipse ao martírio da Igreja primitiva sob o império Romano. Compare Ageu e Zacarias ao retorno dos judeus no Edito de Ciro. É tão somente comparar!!!
No meu modo de ver, os evangelistas montaram o NT a partir das supostas profecias do AT para lhe dar credibilidade.
Algumas das profecias não tinham nada a ver com Jesus e outras nem profecias não eram.

O mesmo pode ter acontecido entre os livros mais antigos do AT e os mais novos.

Não me parece sensato procurar por profecias que se cumprem dentro de um mesmo livro, ainda mais quando não temos como saber direito quem os escreveu nem se disse a verdade e, muito menos, se as "profecias" foram escritas antes ou depois do supostos fatos.

Já como um joguinho de interpretação, só para exercício intelectual, ainda vai, só que o mesmo pode ser feito com livros sabidamente de ficção. Ou com outros livros "sagrados".

Quanto ao Apocalipse, é obra de um louco ou cheirado. É espantoso que alguém o leve a sério.

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #54 Online: 07 de Maio de 2009, 12:42:08 »
Famado, preterismo é só a busca coordenada de elementos na História que de alguma forma se adequem ao texto. O que de certa forma é muito fácil já que as profecias bíblicas em geral são metafóricas. E fazer profecia com metáfora é a forma mais garantida de que ela vá dar certo.

Nas outras escolas exegéticas também temos elementos preteristas em ess~encia muito fortes, já que mesmo para os teólogos que consideram que os livros escatológicos se referem ao fim dos tempos há a certeza de que alguns eventos já aconteceram ou estão a acontecer e podem ser demonstrados a partir do cruzamento entre os textos bíblicos e os fatos históricos: quantas interpretações diversas você já viu para explicar a marca da besta? Quantas vezes você viu relacionados os dez chifres e o chifre que sai do meio apelando para Estados ou organizações religiosas ou alianças políticas? E quantas interpretações diferentes você já leu sobre quais são os 4 cavalos e os 4 cavaleiros se referindo a Estados ou intituições seus líderes? Eu já lí várias, muitas delas muito bem demonstradas e coerentes com os textos bíblicos, aplicáveis mesmo em diversos pontos.

E realmente elas são todas válidas já que o autor das profecias deixou para mim e para você o trabalho de inventar a que as suas metáforas referiam.

Compare. Se eu digo que amanhã vai cair um raio no meio da sua casa e matar toda a sua família é difícil de acontecer. Mas se eu disser que "quando os dez chifres estiverem sobre a cabeça do escorpião você verá uma luz e ela terminará com às suas espectativas" o número de ocorrências que podem se adequar a esta "profecia" (inclusive cair um raio na sua casa e matar todo mundo) é tão grande que difícil mesmo é que ela não se concretize. Eu quero achar que você entende isto mas prefere se convencer de que não entende por motivos pessoais que eu respeito.

Este é, como eu acho que já disse lá atrás, o trunfo das profetadas pentecostais que fazem tanto sucesso entre os protestantes mais pobres e ignorantes (que não se diferem substancialmente das profecias bíblicas): "Irmã Adalgisa, eu ví um anjo que batia a sua porta em em meio a trevas e entregava uma chave nas mãos da varoa"

E a partir daí tudo que acontecer a Irmã Adalgiza passa a ser prova "preterista" da profecia:
1 Se ela morrer às 03 horas da manhã (a chave era a dos céus, as trevas representam a noite mesmo)
2 Se ela morrer às 15 horas da tarde (a chave era a dos céus, as trevas se referem ao periodo de doença antes de bater as botas )
3 Se ela arrumar um varão (a chave era do coração, as trevas era o estado de seu coração antes do varão aparecer)
4 Se ela arrumar um emprego de babá (era a chave do emprego e as trevas eram financeiras, se o emprego for obtido na parte da noite pode se referir ao horário também, ao gosto do freguês)

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #55 Online: 07 de Maio de 2009, 12:46:59 »
Famado, preterismo é só a busca coordenada de elementos na História que de alguma forma se adequem ao texto. O que de certa forma é muito fácil já que as profecias bíblicas em geral são metafóricas. E fazer profecia com metáfora é a forma mais garantida de que ela vá dar certo.
Se esperarmos por bastante tempo, qualquer profecia que não envolva fenômenos sobrenaturais parecerá se realizar.
Se depender de interpretação de frases obscuras, é bem rápido.

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #56 Online: 07 de Maio de 2009, 12:49:12 »
No meu modo de ver, os evangelistas montaram o NT a partir das supostas profecias do AT para lhe dar credibilidade.

Alguns tópicos sem duvida foram. Isto explica o porquê das duas genealogias (absurdamente diferentes, já vimos isto) de José. Os dois evangelistas sabiam que o messias tinha que vir da linhagem de Davi para se adequar às profecias do AT e resolveram inventar uma genealogia que demonstrasse este cumprimento da profecia. Esqueceram de combinar entre sí e os montadores da compilação tiveram preguiça de revisar os livros para ver se não tinha contradições. Deu no que deu.
« Última modificação: 07 de Maio de 2009, 12:54:08 por Donatello van Dijck »

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #57 Online: 07 de Maio de 2009, 13:24:06 »
Famado, preterismo é só a busca coordenada de elementos na História que de alguma forma se adequem ao texto.
De fato

O que de certa forma é muito fácil já que as profecias bíblicas em geral são metafóricas. E fazer profecia com metáfora é a forma mais garantida de que ela vá dar certo.

As profecias e algumas palavras de Jesus (parábolas por exemplo) eram (ou são) metafóricas porque pretendem que algumas pessoas não a entendam. Por exemplo, o Apocalipse utiliza a linguagem de Daniel porque era familiar à igreja primitiva (que era basicamente feita de judeus) e não era do conhecimento dos romanos. Ele estava xingando o Cesar de "besta" e Roma de "a grande prostituta", mas só quem entendia era a Igreja. Era uma espécie de carta de incentivo. Algo do tipo "Morram por Jesus porque vale a pena".

Já Daniel falava de Alexandre, dos selêucidas e de Judas Macabeu. Nos capítulos 8,10 e 11, o anjo fala isso abertamente. O anjo explica as metáforas.

Outro exemplo: as parábolas, em sua maioria, eram para que os fariseus não as entendessem. Depois Jesus explicava para os discípulos.

Nas outras escolas exegéticas também temos elementos preteristas em ess~encia muito fortes, já que mesmo para os teólogos que consideram que os livros escatológicos se referem ao fim dos tempos há a certeza de que alguns eventos já aconteceram ou estão a acontecer e podem ser demonstrados a partir do cruzamento entre os textos bíblicos e os fatos históricos: quantas interpretações diversas você já viu para explicar a marca da besta? Quantas vezes você viu relacionados os dez chifres e o chifre que sai do meio apelando para Estados ou organizações religiosas ou alianças políticas? E quantas interpretações diferentes você já leu sobre quais são os 4 cavalos e os 4 cavaleiros se referindo a Estados ou intituições seus líderes? Eu já lí várias, muitas delas muito bem demonstradas e coerentes com os textos bíblicos, aplicáveis mesmo em diversos pontos.

E realmente elas são todas válidas já que o autor das profecias deixou para mim e para você o trabalho de inventar a que as suas metáforas referiam.
As outras escolas são o futurismo, que realmente aceita qualquer coisa, pois ainda não aconteceu. Eu posso dizer qualquer coisa desde que esse futuro nunca chegue.

O historicismo, que diz que tudo está dentro da bíblia, até a eleição do Lula, e o idealismo, que diz que as profecias não querem dizer nada a não ser mensagens didáticas, lições morais, etc.

Compare. Se eu digo que amanhã vai cair um raio no meio da sua casa e matar toda a sua família é difícil de acontecer. Mas se eu disser que "quando os dez chifres estiverem sobre a cabeça do escorpião você verá uma luz e ela terminará com às suas espectativas" o número de ocorrências que podem se adequar a esta "profecia" (inclusive cair um raio na sua casa e matar todo mundo) é tão grande que difícil mesmo é que ela não se concretize. Eu quero achar que você entende isto mas prefere se convencer de que não entende por motivos pessoais que eu respeito.

Este é, como eu acho que já disse lá atrás, o trunfo das profetadas pentecostais que fazem tanto sucesso entre os protestantes mais pobres e ignorantes (que não se diferem substancialmente das profecias bíblicas): "Irmã Adalgisa, eu ví um anjo que batia a sua porta em em meio a trevas e entregava uma chave nas mãos da varoa"

E a partir daí tudo que acontecer a Irmã Adalgiza passa a ser prova "preterista" da profecia:
1 Se ela morrer às 03 horas da manhã (a chave era a dos céus, as trevas representam a noite mesmo)
2 Se ela morrer às 15 horas da tarde (a chave era a dos céus, as trevas se referem ao periodo de doença antes de bater as botas )
3 Se ela arrumar um varão (a chave era do coração, as trevas era o estado de seu coração antes do varão aparecer)
4 Se ela arrumar um emprego de babá (era a chave do emprego e as trevas eram financeiras, se o emprego for obtido na parte da noite pode se referir ao horário também, ao gosto do freguês)
De fato

Mas lembre-se, o preterismo alega que a bíblia toda já se cumpriu até o ano 98.
« Última modificação: 07 de Maio de 2009, 13:53:24 por famado »

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #58 Online: 07 de Maio de 2009, 13:27:49 »
Se esperarmos por bastante tempo, qualquer profecia que não envolva fenômenos sobrenaturais parecerá se realizar.
Se depender de interpretação de frases obscuras, é bem rápido.

O futurismo leva a isso, não o preterismo.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #59 Online: 07 de Maio de 2009, 13:48:45 »

Alguns tópicos sem duvida foram. Isto explica o porquê das duas genealogias (absurdamente diferentes, já vimos isto) de José. Os dois evangelistas sabiam que o messias tinha que vir da linhagem de Davi para se adequar às profecias do AT e resolveram inventar uma genealogia que demonstrasse este cumprimento da profecia. Esqueceram de combinar entre sí e os montadores da compilação tiveram preguiça de revisar os livros para ver se não tinha contradições. Deu no que deu.

De fato Mateus fez isso. Ali Jesus é descendente de Salomão. Em Lucas, Ele é descendente de Natã, seu irmão. A partir daí as coincidências são parcas. Passam por Zorobabel e Salatiel e o resto é diferente. Ambas são um pouco diferentes ainda daquela apresentada em I Crônicas. Há quem diga que a de Mateus é a linhagem de José e a de Lucas a de Maria, ou que são nomes diferentes para as mesmas pessoas, mas realmente é algo difícil de explicar.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #60 Online: 08 de Maio de 2009, 07:00:13 »
De fato Mateus fez isso. Ali Jesus é descendente de Salomão. Em Lucas, Ele é descendente de Natã, seu irmão. A partir daí as coincidências são parcas. Passam por Zorobabel e Salatiel e o resto é diferente. Ambas são um pouco diferentes ainda daquela apresentada em I Crônicas. Há quem diga que a de Mateus é a linhagem de José e a de Lucas a de Maria, ou que são nomes diferentes para as mesmas pessoas, mas realmente é algo difícil de explicar.
Mudando um pouco de assunto:

Como é possível que Mateus 1 mostre que Jesus descende de pessoas
amaldiçoadas? Jeconias e seu pai Joaquim foram ambos amaldiçoados
diretamente por Deus, que lhes disse que nenhum de seus descendentes
ocuparia o trono de David. Como é possível que Jesus fosse o Messias,
destinado a ocupar eternamente o trono de David, se ele descende desses
homens? (Mateus 1:11-12, Jeremias 22:28-30, 1 Crônicas 3:16,
Jeremias 36:30 x Lucas 1:32).

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #61 Online: 08 de Maio de 2009, 10:01:40 »
Sei lá... Não sei se tem algo escrito que impeça que ele descenda de pessoas amaldiçoadas. Veja que Cristo descende tb:

1 - Da prostituta Raabe, de Jericó;

2 - De Tamar, que teve uma relação indevida com seu sogro Judá;

3 - De um dos filhos de Bate Seba (Natã ou Salomão), que era mulher de David devido a um adultério e um assassinato que ele cometeu e por aí vai...

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #62 Online: 08 de Maio de 2009, 18:24:58 »
O futurismo leva a isso, não o preterismo.
Está criando um caso particular para sua escola, Famado. Não há diferenças metodológicas.

Sim o preterismo se concentra em buscar elementos que fechem com as ocorrências históricas do primeiro século DC. Ponto. Mas isto é feito usando do mesmíssimos recusrsos que os futuristas usam para relacionar as profecias à aproximação da grande hecatombe da volta de Jesus.

Admitamos que as referências ao Imperador ou a Roma fossem claras (não eram, mas faz pouca diferença por enquanto). E os cálices? E as estrelas despencando do céu? E as ruas de diamante? E? E? E? Os preteristas têm que fazer tantas contorcionices semânticas quanto os adeptos de qualquer outra escola. Só assim "dá pra levar a sério" as profecias de Daniel e Apocalipse. Encarando um monte de elementos como se fossem metáforas obscuras que só vieram à luz da razão depois que os fatos ocorreram. Assim fica fácil demais validar uma profecia qualquer, preteristica ou futuristicamente.

De fato Mateus fez isso. (...)
Me lembro do esforço que eu e Fernando tivemos para que você admitisse isso (que há divergências "difíceis de negar" entre as genealogias e que a explicação que salta aos olhos é que os evangelistas tenham incluído as genealogias no intuito de adequar o mito de cristo às profecias sobre o messias sem que o messias em questão realmente fosse digno de tais antepassados) e eu acabei vencido pelo cansaço naquela época. Parece verdade que água mole em pedra dura fura a pedra de tanto bater :D Legal :ok:
« Última modificação: 08 de Maio de 2009, 18:31:36 por Donatello van Dijck »

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #63 Online: 08 de Maio de 2009, 23:59:20 »

Está criando um caso particular para sua escola, Famado. Não há diferenças metodológicas.

Sim o preterismo se concentra em buscar elementos que fechem com as ocorrências históricas do primeiro século DC. Ponto. Mas isto é feito usando do mesmíssimos recusrsos que os futuristas usam para relacionar as profecias à aproximação da grande hecatombe da volta de Jesus.

Admitamos que as referências ao Imperador ou a Roma fossem claras (não eram, mas faz pouca diferença por enquanto). E os cálices? E as estrelas despencando do céu? E as ruas de diamante? E? E? E? Os preteristas têm que fazer tantas contorcionices semânticas quanto os adeptos de qualquer outra escola. Só assim "dá pra levar a sério" as profecias de Daniel e Apocalipse. Encarando um monte de elementos como se fossem metáforas obscuras que só vieram à luz da razão depois que os fatos ocorreram. Assim fica fácil demais validar uma profecia qualquer, preteristica ou futuristicamente.

Rapaz, se vc conhecer com riqueza de detalhes os episódios da independência de Israel conseguida com Judas Macabeu, não teria a mínima dúvida de que Daniel está falando dele.

O mesmo pode-se dizer com relação aos césares entre Nero e Domiciano. Apocalipse trata deles e do sofrimento da Igreja Primitiva sob eles.  Era uma carta de João aqueles que sofriam nas mãos do império Romano. Não faz muito sentido para nós hoje, mas fazia todo sentido para seus destinatários.

Mas... vá lá... O futurismo tem apresentado tantas interpretações que as pessoas acabam por desacreditar do preterismo, que só trás uma única.

Me lembro do esforço que eu e Fernando tivemos para que você admitisse isso (que há divergências "difíceis de negar" entre as genealogias e que a explicação que salta aos olhos é que os evangelistas tenham incluído as genealogias no intuito de adequar o mito de cristo às profecias sobre o messias sem que o messias em questão realmente fosse digno de tais antepassados) e eu acabei vencido pelo cansaço naquela época. Parece verdade que água mole em pedra dura fura a pedra de tanto bater :D Legal :ok:

Aprendi muito sobre os erros da bíblia de lá pra cá. De fato, há incontáveis erros. Mas que, em minha opinião, não ferem o cerne. O objetivo da bíblia não é servir de livro de geografia, matemática, história ou qualquer outra matéria escolar, muito menos se trata de um livro científico. Tão somente quer mostrar algumas mensagens importantes.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #64 Online: 09 de Maio de 2009, 08:52:18 »
Me lembro do esforço que eu e Fernando tivemos para que você admitisse isso (que há divergências "difíceis de negar" entre as genealogias e que a explicação que salta aos olhos é que os evangelistas tenham incluído as genealogias no intuito de adequar o mito de cristo às profecias sobre o messias sem que o messias em questão realmente fosse digno de tais antepassados) e eu acabei vencido pelo cansaço naquela época. Parece verdade que água mole em pedra dura fura a pedra de tanto bater Very Happy Legal OK!

Isso para mim prova que discussões (tolerantes) levam sim a conclusões, mesmo que não apareçam no fórum, no texto, pessoas refletem posteriormente e concluem.

E também prova como é importante não perder o relacionamento com a pessoa, e separar opiniões e posições filosóficas por um lado, e pessoas do outro.

Se não houver essa tolerância, sequer conseguiríamos voltar a papear com o famado, assim como com outros foristas.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #65 Online: 09 de Maio de 2009, 11:55:19 »
Sei lá... Não sei se tem algo escrito que impeça que ele descenda de pessoas amaldiçoadas. Veja que Cristo descende tb:

3 - De um dos filhos de Bate Seba (Natã ou Salomão), que era mulher de David devido a um adultério e um assassinato que ele cometeu e por aí vai...

Certo, mas a maldição diz, explicitamente, que os descendentes não ocupariam o trono de David.
E é isto que o tal messias deveria fazer, caso contrário por que se preocupar tanto com sua ascendência até David?

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #66 Online: 09 de Maio de 2009, 11:59:08 »
Aprendi muito sobre os erros da bíblia de lá pra cá. De fato, há incontáveis erros. Mas que, em minha opinião, não ferem o cerne. O objetivo da bíblia não é servir de livro de geografia, matemática, história ou qualquer outra matéria escolar, muito menos se trata de um livro científico. Tão somente quer mostrar algumas mensagens importantes.
Só que aí temos que acreditar, por fé, que as tais mensagens importantes sobreviveram ao festival de absurdos e contradições e pairam intocadas acima deles, ou são como pérolas no fundo da lama.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #67 Online: 09 de Maio de 2009, 17:53:57 »

Certo, mas a maldição diz, explicitamente, que os descendentes não ocupariam o trono de David.
E é isto que o tal messias deveria fazer, caso contrário por que se preocupar tanto com sua ascendência até David?

Os versículos:

Jr 36:30 e 31 - Portanto assim diz o SENHOR, acerca de Jeoaquim, rei de Judá: Não terá quem se assente sobre o trono de Davi, e será lançado o seu cadáver ao calor do dia, e à geada da noite. E castigarei a sua iniqüidade nele, e na sua descendência, e nos seus servos; e trarei sobre ele e sobre os moradores de Jerusalém, e sobre os homens de Judá, todo aquele mal que lhes tenho falado, e não ouviram.

Bem, parece-me que o profeta está falando exclusivamente para Jeoaquim e seu filho. Tanto que ele morreu, seu filho teve um reinado de apenas três meses e a corte foi levada cativa por Nabucodonosor. Era um prenuncio do cativeiro babilônico. Desta forma, quando a profecia diz "Não terá quem se assente no trono de David", se refere ao cativeiro e não ao término literal da dinastia.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #68 Online: 09 de Maio de 2009, 18:05:15 »
Só que aí temos que acreditar, por fé, que as tais mensagens importantes sobreviveram ao festival de absurdos e contradições e pairam intocadas acima deles, ou são como pérolas no fundo da lama.

Bem, isso é off topic mas vamos lá... A bíblia trás uma mensagem muito importante que perpassa todos os livros. Não depende de exatidão de dados numéricos ou descrições minuciosas de como alguns fatos aconteceram. Esses erros não são importantes. O que a bíblia quer mostrar é o plano de Deus para a humanidade. Isso não foi e não pode ser alterado por copistas, manipuladores, políticos ou quaisquer outros tipos de mal intencionados. Essa mensagem segue incólume. Ela é simples e não depende de aprofundamento teológico, mirabolância exegética ou contorcionismo interpretativo.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #69 Online: 10 de Maio de 2009, 10:22:48 »
A bíblia trás uma mensagem muito importante que perpassa todos os livros. Não depende de exatidão de dados numéricos ou descrições minuciosas de como alguns fatos aconteceram. Esses erros não são importantes. O que a bíblia quer mostrar é o plano de Deus para a humanidade. Isso não foi e não pode ser alterado por copistas, manipuladores, políticos ou quaisquer outros tipos de mal intencionados. Essa mensagem segue incólume. Ela é simples e não depende de aprofundamento teológico, mirabolância exegética ou contorcionismo interpretativo.
É preciso fé para aceitar que a tal mensagem "segue incólume".
E sim, depende de "mirabolância exegética", caso contrário não haveria tantas seitas incompatíveis.

Bom, podemos até aceitar que a Bíblia tenta transmitir a palavra de algum deus. Daí a ser mais que a imaginação de quem a escreveu vai uma grande distância.
« Última modificação: 10 de Maio de 2009, 10:29:10 por Fernando Silva »

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #70 Online: 10 de Maio de 2009, 10:26:05 »
Desta forma, quando a profecia diz "Não terá quem se assente no trono de David", se refere ao cativeiro e não ao término literal da dinastia.
Não, não se refere ao fim da dinastia e sim ao fato de que ela não mais ocuparia o trono.
O trecho "nele e na sua descendência" me parece claro.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #71 Online: 10 de Maio de 2009, 15:19:47 »
A bíblia trás uma mensagem muito importante que perpassa todos os livros. Não depende de exatidão de dados numéricos ou descrições minuciosas de como alguns fatos aconteceram. Esses erros não são importantes. O que a bíblia quer mostrar é o plano de Deus para a humanidade. Isso não foi e não pode ser alterado por copistas, manipuladores, políticos ou quaisquer outros tipos de mal intencionados. Essa mensagem segue incólume. Ela é simples e não depende de aprofundamento teológico, mirabolância exegética ou contorcionismo interpretativo.
É preciso fé para aceitar que a tal mensagem "segue incólume".
E sim, depende de "mirabolância exegética", caso contrário não haveria tantas seitas incompatíveis.

Bom, podemos até aceitar que a Bíblia tenta transmitir a palavra de algum deus. Daí a ser mais que a imaginação de quem a escreveu vai uma grande distância.

A quantidade de seitas cristãs é realmente enorme. Católicos, protestantes, coptas, ortodoxos, etc.. Mas dentro do protestantismo, todas as denominações, desde a Igreja luterana, passando pelas igrejas tradicionais (batistas, presbiterianos, metodistas, anglicanos, etc), pelas igrejas pentecostais e chegando à igreja da última barca parta Cristo, fundada ontem na garagem do irmão Zezinho, na favela do Dendê, todas estão unidas por um credo básico, que permanece, como tenho dito, incólume ao longo dos séculos.

Além do mais, a mensagem que Deus quer passar através da bíblia é muito simples e ela não tem como ser perdida ou confundida.

Bem, continuo dizendo que este assunto é off topic.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #72 Online: 10 de Maio de 2009, 15:27:36 »
Desta forma, quando a profecia diz "Não terá quem se assente no trono de David", se refere ao cativeiro e não ao término literal da dinastia.
Não, não se refere ao fim da dinastia e sim ao fato de que ela não mais ocuparia o trono.
O trecho "nele e na sua descendência" me parece claro.

Boa parte dos livros proféticos do VT segue uma forma padrão. Eles falam que Israel (ou Judá) seria levado cativo, Deus enviaria um Messias e Israel seria restaurado. O Livro de Jeremias é um destes. Como disse inicialmente, para os preteristas as profecias são alegóricas. Assim, quando o profeta está falando que não haveria quem sentasse no trono, estava falando do cativeiro babilônico iminente.

Mas mesmo que vc não aceite isso, se ler com bastante atenção, verá que o profeta está falando exclusivamente para Jeoaquim e seu sucessor e não dos demais.

Lembre-se, essa discussão tb é off topic.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Re:Tentando entender Lucas 19:27
« Resposta #74 Online: 08 de Julho de 2018, 22:21:18 »

Judas 1:5 Ainda que já saibam dessas coisas, desejo lembrar a vocês que Jesus libertou o povo de Israel do Egito, mas depois destruiu aqueles que não permaneceram fiéis.

Judas 5 Nova Versão Transformadora (NVT)
5 Ainda que já saibam dessas coisas, desejo lembrar a vocês que o Senhor libertou o povo de Israel do Egito, mas depois destruiu aqueles que não permaneceram fiéis.

Nota de rodapé:
1.5 Vários manuscritos trazem Jesus, outros, Deus, e ainda outros, Cristo; um deles traz Deus Cristo.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!