Famado, preterismo é só a busca coordenada de elementos na História que de alguma forma se adequem ao texto.
De fato
O que de certa forma é muito fácil já que as profecias bíblicas em geral são metafóricas. E fazer profecia com metáfora é a forma mais garantida de que ela vá dar certo.
As profecias e algumas palavras de Jesus (parábolas por exemplo) eram (ou são) metafóricas porque pretendem que algumas pessoas não a entendam. Por exemplo, o Apocalipse utiliza a linguagem de Daniel porque era familiar à igreja primitiva (que era basicamente feita de judeus) e não era do conhecimento dos romanos. Ele estava xingando o Cesar de "besta" e Roma de "a grande prostituta", mas só quem entendia era a Igreja. Era uma espécie de carta de incentivo. Algo do tipo "Morram por Jesus porque vale a pena".
Já Daniel falava de Alexandre, dos selêucidas e de Judas Macabeu. Nos capítulos 8,10 e 11, o anjo fala isso abertamente. O anjo explica as metáforas.
Outro exemplo: as parábolas, em sua maioria, eram para que os fariseus não as entendessem. Depois Jesus explicava para os discípulos.
Nas outras escolas exegéticas também temos elementos preteristas em ess~encia muito fortes, já que mesmo para os teólogos que consideram que os livros escatológicos se referem ao fim dos tempos há a certeza de que alguns eventos já aconteceram ou estão a acontecer e podem ser demonstrados a partir do cruzamento entre os textos bíblicos e os fatos históricos: quantas interpretações diversas você já viu para explicar a marca da besta? Quantas vezes você viu relacionados os dez chifres e o chifre que sai do meio apelando para Estados ou organizações religiosas ou alianças políticas? E quantas interpretações diferentes você já leu sobre quais são os 4 cavalos e os 4 cavaleiros se referindo a Estados ou intituições seus líderes? Eu já lí várias, muitas delas muito bem demonstradas e coerentes com os textos bíblicos, aplicáveis mesmo em diversos pontos.
E realmente elas são todas válidas já que o autor das profecias deixou para mim e para você o trabalho de inventar a que as suas metáforas referiam.
As outras escolas são o
futurismo, que realmente aceita qualquer coisa, pois ainda não aconteceu. Eu posso dizer qualquer coisa desde que esse futuro nunca chegue.
O
historicismo, que diz que tudo está dentro da bíblia, até a eleição do Lula, e o
idealismo, que diz que as profecias não querem dizer nada a não ser mensagens didáticas, lições morais, etc.
Compare. Se eu digo que amanhã vai cair um raio no meio da sua casa e matar toda a sua família é difícil de acontecer. Mas se eu disser que "quando os dez chifres estiverem sobre a cabeça do escorpião você verá uma luz e ela terminará com às suas espectativas" o número de ocorrências que podem se adequar a esta "profecia" (inclusive cair um raio na sua casa e matar todo mundo) é tão grande que difícil mesmo é que ela não se concretize. Eu quero achar que você entende isto mas prefere se convencer de que não entende por motivos pessoais que eu respeito.
Este é, como eu acho que já disse lá atrás, o trunfo das profetadas pentecostais que fazem tanto sucesso entre os protestantes mais pobres e ignorantes (que não se diferem substancialmente das profecias bíblicas): "Irmã Adalgisa, eu ví um anjo que batia a sua porta em em meio a trevas e entregava uma chave nas mãos da varoa"
E a partir daí tudo que acontecer a Irmã Adalgiza passa a ser prova "preterista" da profecia:
1 Se ela morrer às 03 horas da manhã (a chave era a dos céus, as trevas representam a noite mesmo)
2 Se ela morrer às 15 horas da tarde (a chave era a dos céus, as trevas se referem ao periodo de doença antes de bater as botas )
3 Se ela arrumar um varão (a chave era do coração, as trevas era o estado de seu coração antes do varão aparecer)
4 Se ela arrumar um emprego de babá (era a chave do emprego e as trevas eram financeiras, se o emprego for obtido na parte da noite pode se referir ao horário também, ao gosto do freguês)
De fato
Mas lembre-se, o preterismo alega que a bíblia toda já se cumpriu até o ano 98.