Pois eu vos digo que a todo o que tem (tesouros nos céus), dar-se-lhe-á (o reino de deus); mas ao que não tem (tesouros nos céus), até aquilo que tem (seus tesouros) ser-lhe-á tirado
"Disse pois: Certo homem nobre partiu para uma terra longínqua, a fim de tomar posse de um reino e depois voltar"
(Cristo veio ao mundo terreno para estabelecer o reino de Deus sobre o mundo. Tendo deixado o mundo, deixa os homens por sua conta a espera de seu retorno final)
"E chamando dez servos seus, deu-lhes dez minas, e disse-lhes: Negociai até que eu venha. "
(deixa com seus fiéis o tesouro espiritual, para que frutifique em sua ausência)
"Mas os seus concidadãos odiavam-no, e enviaram após ele uma embaixada, dizendo: Não queremos que este homem reine sobre nós."
(os viciados, corrompidos e endemoniados não aceitam o reino de cristo)
"E sucedeu que, ao voltar ele, depois de ter tomado posse do reino, mandou chamar aqueles servos a quem entregara o dinheiro, a fim de saber como cada um havia negociado."
(conferir o uso que cada um fez dos dons que foram concedidos)
"Apresentou-se, pois, o primeiro, e disse: Senhor, a tua mina rendeu dez minas.
Respondeu-lhe o senhor: Bem está, servo bom! porque no mínimo foste fiel, sobre dez cidades terás autoridade."
(pela fidelidade, virtude e empenho colocados, é recompensado com o reino dos céus)
"E veio outro, dizendo: Senhor, eis aqui a tua mina, que guardei num lenço;
pois tinha medo de ti, porque és homem severo; tomas o que não puseste, e ceifas o que não semeaste. "
(utilizou mal seus dons espirituais, por medo e vacilação)
"27Quanto, porém, aqueles meus inimigos que não quiseram que eu reinasse sobre eles, trazei-os aqui, e matai-os diante de mim."
(os vícios, impiedades e potestades)