Autor Tópico: Psicopatia e Ateísmo  (Lida 16993 vezes)

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
Re: Psicopatia e Ateísmo
« Resposta #50 Online: 13 de Julho de 2009, 10:00:21 »
De fato uma coisa absolutamente não leva a outra.
O ateísmo é simplesmente a ausência de crença em deus ou deuses.
É apenas uma opinião que pode ser mudada a qualquer momento.
Teístas podem se tornarem ateus, e vice-versa. Mas não tenho conhecimento de alguém que possa deixar de ser ou se transformar em um psicopata ao seu bel prazer.

A pscicopatia é uma doença, uma anormalidade na maneira como a mente funciona, que decorre de uma séria complexíssima de fatores. Não é apenas uma opinião que torna alguém psicopata. Tentar associar estatisticamente uma doença a uma opinião também não faz sentido algum.
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline Anne

• Nível 20
  • *
« Resposta #51 Online: 13 de Julho de 2009, 11:23:08 »

A pscicopatia é uma doença, uma anormalidade na maneira como a mente funciona, que decorre de uma séria complexíssima de fatores. Não é apenas uma opinião que torna alguém psicopata. Tentar associar estatisticamente uma doença a uma opinião também não faz sentido algum.

Não faz sentido?
A inquisição faz algum sentido?

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #52 Online: 14 de Julho de 2009, 00:07:35 »
Ninguém lê os outros posts antes de responder? Ela não esta afirmando que todo ateu e psicopata, mas que todo psicopata e ateu..... São coisas diferentes.....
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #53 Online: 14 de Julho de 2009, 01:45:20 »
Ninguém lê os outros posts antes de responder? Ela não esta afirmando que todo ateu e psicopata, mas que todo psicopata e ateu..... São coisas diferentes.....
:clap: Isso!
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline West

• Nível 31
  • *
« Resposta #54 Online: 14 de Julho de 2009, 08:01:30 »

Não faz sentido?
A inquisição faz algum sentido?

Desde de quando a inquisição pode ser considerada como um surto epidêmico de psicopatia?
O que tem haver inquisição com psicopatia. Não vejo relação alguma entre ambas.

Offline West

• Nível 31
  • *
« Resposta #55 Online: 14 de Julho de 2009, 08:04:32 »

Também absolutamente inverossímel, como demonstrado pelos posts de outros foristas.
Psicopatas podem até mesmo acreditar que são messias (vide o caso Charles Manson) e liderarem seitas religiosas.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #56 Online: 14 de Julho de 2009, 08:12:21 »
Uma pessoa que mata friamente uma pessoa porque esta não concorda com ela (ex. um evangélico ou católico que mata alguém de outro credo, só porque é de outro credo...) não seria um psicopata? E, segundo o tópico, não há psicopatas religiosos...?

Offline West

• Nível 31
  • *
« Resposta #57 Online: 14 de Julho de 2009, 09:03:32 »
Uma pessoa que mata friamente uma pessoa porque esta não concorda com ela (ex. um evangélico ou católico que mata alguém de outro credo, só porque é de outro credo...) não seria um psicopata? E, segundo o tópico, não há psicopatas religiosos...?

Não. Isso é o que Nietzsche chamava de "niilismos", se não estou enganado. É quando alguém é capaz de matar por uma ideia(ideologia), por considerar tal ideia(ideologia) mais importante do que a própria vida.

Daí mata-se por religião, política, filosofia, cor, raça, sexo... e, até mesmo, por futebol.

Psicopatia, como a própria palavra indica, é uma patologia. Não tem nada haver com idealismo.

Quanto à segunda pergunta, acho que já foi respondida por minha resposta anterior.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #58 Online: 14 de Julho de 2009, 09:07:58 »
Então como distinguir um assassino frio, cruel e calculista dentre niilista e psicopata? (e se não me engando, niilismo não é isto que vc falou, mas prosseguiremos...)

Concorda. Também não vejo nexo em todo psicopata ser ateu.

Offline West

• Nível 31
  • *
« Resposta #59 Online: 14 de Julho de 2009, 09:16:11 »
Então como distinguir um assassino frio, cruel e calculista dentre niilista e psicopata? (e se não me engando, niilismo não é isto que vc falou, mas prosseguiremos...)

Concorda. Também não vejo nexo em todo psicopata ser ateu.

É, não me lembro realmente se o termo correto é mesmo "niilismos", mas a ideia é essa.

Acho que uma forma de distinguir um psicopata de alguém que mata por ideologia é que os psicopatas não precisam de nenhum pretexto, seja ele ideológico ou de qualquer natureza, para matar.

Penso também que os "assassinos ideológicos", ao contrário dos psicopatas, sentem pelos atos que praticam (tomemos com exemplo os soldados em uma guerra), mas, por outro lado, estão convictos que os fins justificam os meios.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #60 Online: 14 de Julho de 2009, 09:28:02 »
Então, em suma, o psicopata não sente pelos seus atos e o que sente pelo o que faz, não é psicopata. Isto é meio estranho.... Acho que há psicopatas que sentem o que fazem. Supondo que esses tenha um distúrbio, pode muito bem acontecer deste suposto distúrbio encorajá-lo a fazer algo que posteriormente irá se arrepender, ou seja, sentir pelos atos.

Também que possa acontecer o inverso, como por exemplo, assassinar alguém que te fez mal, e depois do ocorrido não se arrepender de jeito nenhum, e mesmo assim não ser um psicopata. É complicado.

Offline West

• Nível 31
  • *
« Resposta #61 Online: 14 de Julho de 2009, 10:54:19 »
Então, em suma, o psicopata não sente pelos seus atos e o que sente pelo o que faz, não é psicopata. Isto é meio estranho.... Acho que há psicopatas que sentem o que fazem. Supondo que esses tenha um distúrbio, pode muito bem acontecer deste suposto distúrbio encorajá-lo a fazer algo que posteriormente irá se arrepender, ou seja, sentir pelos atos.

Também que possa acontecer o inverso, como por exemplo, assassinar alguém que te fez mal, e depois do ocorrido não se arrepender de jeito nenhum, e mesmo assim não ser um psicopata. É complicado.

Penso que para alguém ser psicopata, este, necessariamente e sem exceção, não deverá sentir qualquer sentimento de arrependimento ou remorso.

Pessoas normais poderão, em casos excepcionais, não sentir arrependimento ou remorso pela prática de atos que normalmente gerariam este tipo de sentimento. Mas não acho que um comportamento isolado seja suficiente para caracterizar alguém como psicopata.  

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #62 Online: 14 de Julho de 2009, 13:38:49 »
A questão é: cade o link entre o ateu e o psicopata ?

Vamos supor:

90% da população carceraria crê em deus, então eu posso concluir que os crentes são assassinos ?
Não deseje.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #63 Online: 14 de Julho de 2009, 19:26:33 »
A questão é: cade o link entre o ateu e o psicopata ?

Vamos supor:

90% da população carceraria crê em deus, então eu posso concluir que os crentes são assassinos ?

.

Se você ler todos os posts vai entender......

O que ela alega e que uma das características da psicopatia e o extremo narcisismo e que uma pessoa com estas características provavelmente não acreditaria num ser superior por se achar um ser superior.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #64 Online: 14 de Julho de 2009, 21:01:27 »
Se você ler todos os posts vai entender......

O que ela alega e que uma das características da psicopatia e o extremo narcisismo e que uma pessoa com estas características provavelmente não acreditaria num ser superior por se achar um ser superior.
Sim, e é esse narcisismo que faz o psicopata se achar acima das leis e da moral.

Assim: um psicopata rouba a namorada do melhor amigo, isso é moralmente errado, mas para mente do psicopata isso não é errado, o psicopata acha que o melhor amigo é que é um idiota e que ele não fez nada de errado. 

Mas o melhor disso tudo, é ele convencer os outros disso, porque o psicopata além de ser extremamente narcisista é um manipulador profissional, e mentiroso, ele mente com naturalidade, você nunca consegue saber quando ele tá mentindo (então nem tente, leve tudo como mentira e seja feliz).

E sim, estou falando que nem o Dr. Castanho da novela :P , mas o Dr. Castanho está certo, é assim mesmo que funciona.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #65 Online: 14 de Julho de 2009, 21:06:24 »
E mais uma coisa... O psicopata não precisa ser necessariamente um assassino, embora ele possa matar com facilidade e sem remorso, ele só fará isso se sentir que está ameaçado.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #66 Online: 15 de Julho de 2009, 09:20:33 »
Eu conheço pessoas narcisistas que acreditam em Deus.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #67 Online: 15 de Julho de 2009, 11:51:54 »
É, para mim continua não tendo relação, mas as vezes é porque eu sou meio psicopata  :twisted:
Não deseje.

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #68 Online: 15 de Julho de 2009, 19:00:27 »

Também absolutamente inverossímel, como demonstrado pelos posts de outros foristas.
Psicopatas podem até mesmo acreditar que são messias (vide o caso Charles Manson) e liderarem seitas religiosas.

Justo, West. A questão é que a maioria discorda a respeito da possibilidade dos psicopatas serem ateus exatamente por conta de casos como o de Manson. Inclusive postei alguns textos lá atrás e li a respeito: a psicopatia e o sentimento de superioridade que ela gera no indivíduo decorrem do fato dele não se sentir intimidado por leis ou valores. Ele é sua lei, sua própria direção. Embora alguns discordem, é plenamente plausível que um psicopata se guie por uma entidade metafísica superior. Agora resta aos defensores da idéia de que todos os psicopatas são ateus a demonstração fática ou apresentação de algum estudo que corrobore o que estão dizendo. Eu posso dizer que todo cristão é psicopata porque a bíblia manda que persigam e punam hereges. No entanto, agiria com o senso comum ao invés de utilizar o mínimo de método científico - para tanto, dados que corroborem minha generalização absurda.
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #69 Online: 15 de Julho de 2009, 19:02:37 »

Idem. Uma coisa não tem nada a ver com a outra.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #70 Online: 15 de Julho de 2009, 19:09:17 »
Psicopata tem a personalidade narcisista malévola. Não é qualquer tipo de narcisismo. E como eu disse no meu exemplo, na mente do psicopata não cabe um ser mais superior que ele, afinal ele tá acima das leis, e da moral.

E é dificil fazer um estudo provando que psicopatas são ateus, porque sabe... eles mentem muito bem, manipulam, então eles só vão dizer o que é conveniente.

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #71 Online: 15 de Julho de 2009, 19:35:52 »
Psicopata tem a personalidade narcisista malévola. Não é qualquer tipo de narcisismo. E como eu disse no meu exemplo, na mente do psicopata não cabe um ser mais superior que ele, afinal ele tá acima das leis, e da moral.

Na década de 60, vários estudiosos, inclusive eu, começaram a pesquisar a reação de um grupo de psicopatas a situações que, em pessoas normais, produziriam efeitos sobre o sistema nervoso autônomo. Quando se está na expectativa da ocorrência de algo desagradável, a preocupação do indivíduo transparece por meio de tremores, transpiração e aceleração cardíaca. Os psicopatas estudados, mesmo quando confrontados com situações de tensão, não exibiam esses sintomas. Isso reforçou a conclusão de que existem diferenças cerebrais entre psicopatas e não psicopatas. Pouco a pouco, essas diferenças vêm sendo mapeadas.

Os psicopatas têm consciência de que são diferentes?
A consciência, o processo de avaliar se algo deve ser feito ou não, envolve não somente o conhecimento intelectual, mas também o aspecto emocional. Do ponto de vista intelectual, o psicopata pode até saber que determinada conduta é condenável, mas, em seu âmago, ele não percebe quão errado é quebrar aquela regra. Ele também entende que os outros podem pensar que ele é diferente e que isso é um problema, mas não se importa. O psicopata faz o que deseja, sem que isso passe por um filtro emocional. É como o gato, que não pensa no que o rato sente – se o rato tem família, se vai sofrer. Ele só pensa em comida. Gatos e ratos nunca vão entender um ao outro. A vantagem do rato sobre as vítimas do psicopata é que ele sempre sabe quem é o gato.

E é dificil fazer um estudo provando que psicopatas são ateus, porque sabe... eles mentem muito bem, manipulam, então eles só vão dizer o que é conveniente.

:|

Realmente é difícil fazer um estudo que demonstre que psicopatas são ateus quando se tem exemplos de vários psicopatas que agiram motivados por uma crença em uma entidade superior à ele. Existem psicopatas ateus, mas a psicopatia não possui uma relação direta com o ateísmo: se assim fosse, entre as características do psicopata estaria a 'ausência de crença num ser superior". Se lembro bem, até hoje não li algo do gênero quando pesquisei a respeito de psicopatia.

E não se trata de entrevistas psicopatas, mas avaliar e estudar seu modus operandi. Quem, em sã consciência, vai investigar características determinantes da psicopatia entrevistando um psicopata? Um indivíduo que sabe agir de forma a manipular e seduzir os outros claramente fará afirmações que o tornem apresentável aos olhos dos outros - mesmo que isso signifique descrever com tranquilidade as atrocidades que cometeu.  Para tratar da psicopatia é preciso avaliar casos de psicopatas, estudar sua vida pregressa, emprego, relações interpessoais e como se sente no mundo.

E continuo aguardando dados de estudos feitos com psicopatas que foram considerados ateus e que o ateísmo tenha sido considerado como uma característica do tipo 'psicopata'. Exemplos que apontam uma ou duas características da psicopatia não são válidos. Aliás, se formos considerar dessa forma, qualquer um que mente e finge ser alguém de boa índole sem sê-lo será considerado um psicopata. Nesse caso, a adoção de uma máscara que gere aceitabilidade social mas que não seja reconhecida pelo psicopata - que age socialmente como outra pessoa - também seria uma hipótese de psicopatia. Entre tantas outras, vale dizer.

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #72 Online: 15 de Julho de 2009, 19:41:59 »
E mais uma coisa... O psicopata não precisa ser necessariamente um assassino, embora ele possa matar com facilidade e sem remorso, ele só fará isso se sentir que está ameaçado.

Ele fará isso caso julgue conveniente. Psicopatas, via de regra, não são passionais, o que evita que matem somente quando se sentem ameaçados. Para um psicopata, basta que alguém não se enquadre no que ele acredita ou que o incomode - vi na tv um exemplo: um psicopata que foi pego justamente por matar uma garota que cantava uma música que ele detestava.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #73 Online: 16 de Julho de 2009, 12:19:16 »

Eu entendi o que tu disse, o que eu não entendi ainda é o que tu fez com o monte de exemplos de psicopatas que acreditam em um ser superior.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #74 Online: 16 de Julho de 2009, 12:51:42 »
Uma observação Fabi : um psicopata não poderia se achar um enviado de uma deidade ? Os códigos morais estabelecidos não importariam muito para ele, já que ele poderia imaginar ter uma comunicação direta com a deidade e estar cumprindo a missão determinada por essa deidade.

A idéia da ausência de crença numa deidade para os psicopatas não fica evidente nem necessária.

Fica interessante pensar que alguns dos psicopatas, imaginam-se dominados por deidades malévolas. O diabinho que dá os péssimos conselhos na versão hardcore.
Mars ain't the kind of place
To raise your kids
In fact, it's cold as hell

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!