Bom, se essa educação incentivada pelo Banco Mundial, for uma educação direcionada para formar para estudos que preparam uma mentalidade estilo estudantes de engenharia, administração de empresas ou tecnicos equivalentes a isso no secundario, me parece que é a melhor coisa a fazer, e inclusive isso não atrapalha e até ajuda a mais tarde ser pequisador de ciência pura de física, química, biologia e derivados, pois os judeus (nas escolas judaicas e em Israel) e os joponeses tem uma cultura metódica de estudo, estilo tecnicista e também são super bons nas ciências puras. cerca de 30% dos que ganham premios nobeis nos EUA são judeus enquanto os judeus são só cerca de 3% da população dos EUA.
Agora humanidades puras não florescem no ensino formal, com notas, vestibulares, etc....isso é só uma tentativa de doutrinação, e que em muitos casos, acaba sendo até pior que isso, acaba sendo maltrato existencial, sem nem conseguir convencer de verdade, meio estilo uma nova versão do que era "corrigir" canhotos, reprimir masturbação e homossexualidade, etc....E isso que é para grande parte dos alunos, a tal de "educação "critica", educação para ter "senso crítico" e outras inquisições do tipo.