A esquerda brasileira é tosca até em seus efeitos colaterais, levar gente a simpatizar com essa direita, por oposição reflexiva, irrefletida.
O que acaba sendo até útil para a esquerda, conveniente ter Olavo de Carvalho, Bolsonaro, etc, para tentar generalizar como oposição.
Do mesmo jeito que você generalizou a esquerda.
Não, da forma como os petistas fazem colocando todo mundo não-petista como direitista que odeia os pobres, incluindo parte da esquerda, como o PSDB, mas excluindo até parte da direita, quando aliada.
O mais legal é quando você responde a uma acusação de generalização com outra e generalização e um tu quoque como cereja do bolo. :
Eu tenho a impressão que você apenas "detecta" generalizações numa mensagem e as vê como falhas inerentes de argumentação, e aponta isso. Mas "toda generalização é errada" é também uma generalização! :cabeça-explodindo:
Fica difícil peneirar o que seria o argumento disso.
Talvez não houvesse problema se eu sempre fraseasse como: "
Parte tão grande da esquerda é tão tosca que é ruim até em seus efeitos colaterais, de levar
parte das pessoas a simpatizar com essa
parte direita, por oposição reflexiva, irrefletida"?
Ah, e não houve tu quoque, ou trollagem, diga-se de passagem.
"Tu quoque" seria se eu tentasse validar a associação pejorativa de algum hipotético partido esquerdista moderado e sem podres com o PT ou com esquerdistas radicais, terroristas, mesmo sem haver essa associação de fato, por você/outros terem anteriormente associado negativamente outro partido a alguém mais também apenas muito grosseiramente associável apenas por estarem "do mesmo lado" num gráfico como os do political compass.
Mas não estou tentando em momento algum validar ou fazer eu mesmo associações análogas nas linhas de "FHC-Bolsonaro-nazistas".