O meu ponto é: você concorda com tortura na prisão e FEBEM, ou qualquer que seja o nome atual para esse tipo de instituição?
E o meu ponto é: Detentos brigam entre sí, se matam entre sí e toda vez que alguém aparece com um olho roxo culpa os carcereiros pelo simples fato de que pela lei da cadeia se vc apontar o dedo para outro detento vai morrer.
Simples assim, o pessoal da carceragem não pode tratar traficantes e assassinos com florzinhas, mas tb não pode levar a culpa por tudo que acontece lá.
E é exatamente o que o pessoal dos DH faz, culpar os carcereiros por qualquer coisa que aconteça, ou vc já viu algum deles se preocupar em saber se um detento foi agredido por outro?
Se acha que não, e por acaso tivesse alguém conhecido ou familiar que tivesse a infelicidade de ser preso e não ter curso superior, talvez estivesse fazendo coro aos terríveis "pró-DHs". Eu não tenho, só acho que é uma possibilidade, não são só um bando de pró-bandidos, acho. Não que esses não existam. Como disse, não sei o que os grupos fazem ou deixam de fazer, se uns querem dar uma coroa de ouro para o estuprador-laranja "de menor" do caso Liana & Felipe, não importa num sentido mais amplo do que é a defesa dos DHs.
Se vc vier a ter algum parente preso, esqueça qualquer ajuda do pessoal dos DH.
Ou vc sabe de algum caso como o da doméstica que foi presa por roubar uma tralha em um supermercado, passou meses presa e perdeu um olho em uma agressão de outra detenta , se recebeu qualquer visita dos DH?
Mas em compensação não perdem a oportunidade de colocar a cara na televisão quando tem rebelião na Febem, defender bandido chave-de-cadeia dá lucro para muita gente e seu parente não dá.
Assim. Vivemos num estado. Somos cidadãos. Temos direitos. Os tiroteios do morro, dos traficantes, são algo que não é promovido pelo estado. São os criminosos que fazem isso. Eles estão pouco se lixando pelos seus direitos, e, eles não tem, a obrigação teórica de preservá-los. Na verdade, por definição, os criminosos são aqueles que violam nossos direitos. Já o estado, tem, talvez como principal função, preservar nossos direitos, inclusive os "humanos". Daí só fazer sentido ir ao governo reclamar de ação policial que desrespeitasse esses direitos, pois a polícia é um órgão do governo.
É isso.
E como vc pararia um tiroteio de favela para preservar os direitos de quem mora lá no fogo cruzado sem nada a ver com a briga? Pois é, nunca vi nenhum defensor dos DH subir o morro para tal feito, no entanto caem de pau em quem faz.
Espero que tivesse sido só ironia.
Que nada, cansei de ouvir a mesma baboseira saindo da boca de um bando de FDP* da igreja, a maioria pensa exatamente deste modo.
Em uma das rebeliões da Febem em que um detento cortou a cabeça do outro e jogou lá para fora sobre um bando de policiais, ouvi um religioso dizer algo do tipo "o que estão fazendo com esses meninos é uma agressão..blá blá blá.."
Ou seja, a policia que ainda estava lá fora é que estava agredindo um grupo que havia acabado de degolar outro menor....
Dá vontade de jogar o religioso lá dentro da Febem sem as roupas e apagar a luz para ver o que ele falará depois sobre as criancinhas.