Autor Tópico: Homem prevê acidente da Air France no Orkut.  (Lida 8347 vezes)

Offline Tabacof

• Nível 05
  • *
Homem prevê acidente da Air France no Orkut.
« Online: 03 de Junho de 2009, 02:01:58 »
http://olhometro.com/wp-content/uploads/orkut_prev-copy.gif

Ele deletou seu post nesse tópico, mas eu o verifiquei duas vezes antes iddso e sem dúvida nenhuma foi feito no dia 29 de maio, e o conteudo é dessa imagem mesmo.

Existem três explicações:
1) Ele falsificou de alguma forma (utilizando um exploit ou hackeando).

2) Pura sorte.

3) Paranormalidade.

O que vocês acham mais provável?
Falsificar é o mais provável a priori, mas considerando que esse cara sempre postava lá os sonhos dele e não foi uma pessoa aleatória lá que postou, e que não é trivial modificar a data, e que as pessoas de lá provavelmente perceberiam e falariam se o post aparecesse depois, acho bem improvavel.

Sorte é o mais provavel, mas essa explicação é bem desconfortável de qualquer forma, pois ele teve boa precisão (só errou porque falou que era boeing) e foi 2 ou 3 dias antes do acidente. E também não é nem um pouco convincente para alguém místico.

Paranormalidade é a explicação mais fácil de engolir (para a maioria), mas pelo histórico de outros eventos "paranormais", essa sempre é a última opção.

p.s. Um tal de Jucelino da Luz também previu com detalhes absurdos, mas ele divulgou depois do acidente...  ::)

EDIT: Agora vi que foi postado outro tópico sobre o Jucelino, mas como esse caso é bem diferente, acho melhor deixar separado.
« Última modificação: 03 de Junho de 2009, 02:06:25 por Tabacof »

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
Re: Homem prevê acidente da Air France no Orkut.
« Resposta #1 Online: 03 de Junho de 2009, 08:03:54 »
Veja como um sonho se transforma num precognição. O sujeito sonha com uma situação confusa que envolve 2 aviões, praia, testemunhas, etc e de repente isso tudo vira o acidente do vôo 447. Mas será que o fato de o avião ser da Air France pode ser considerado significativo? Seria se ele não tivesse associado a aeronave ao Concorde e Concorde está fortemente associado à Air France. Se fosse um russo de meia idade, talvez tivesse associado ao Tupolev e em vez da Air France associaria a Aeroflot.

Portanto, mais um pesadelo e uma coincidência. Nada de paranormal. Sorry.

:)

Juscelino é caso de polícia.  :no:
« Última modificação: 03 de Junho de 2009, 11:09:09 por Gigaview »
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #2 Online: 03 de Junho de 2009, 10:55:35 »
Mais uma vez, este é o grande problema das previsões, visões & CIA: Não servem para absolutamente nada. Alías, Nostradamus nasceu na época errada, pois o único feito relevante deste homem foi seu método de escrita codificada... Se é que foi ele que inventou isto... Seria um ótimo militar e/ou analista de sistemas.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #3 Online: 03 de Junho de 2009, 11:38:00 »
Tem umas cartas aí de um cara, provando que enviou pra meio mundo. Air France, Anac, governos. Ele inclusive mostra a comprovação postal. Fala sério...

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #4 Online: 03 de Junho de 2009, 11:40:31 »
Que apresentem as cartas com registro em cartório.

Qualquer outra coisa pode ter sido adulterada/forjada.
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #5 Online: 03 de Junho de 2009, 11:58:24 »
Então tá bom,

O cara previu tudo...

Resolveu o problema?

Não. Há 228 pessoas desaparecidas no atlântico.

É isso que eu chamo de previsão de péssimo gosto e de extrema falta de respeito com aqueles que perderam seus parentes.

Gostaria muito que qualquer videntes (ou metidos a videntes) não divulgassem suas previsões. Além de não salvar ninguém, ainda utiliza o sofrimento alheio para autopromoção.

Pior que uma catástrofe aérea, só mesmo uma previsão que não salva ninguém.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 03 de Junho de 2009, 12:24:41 »
Tem umas cartas aí de um cara, provando que enviou pra meio mundo. Air France, Anac, governos. Ele inclusive mostra a comprovação postal. Fala sério...

O Joselino da Luz? Putz... este cara é uma fraude, tem até mesmo um post aqui no fórum que mostra que ele se esqueceu de adulterar a data de um dos comprovantes do correio.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #7 Online: 03 de Junho de 2009, 13:13:06 »
É, parece que ele envia cartas sem conteúdo. Fica com o comprovante e quando acontece alguma coisa ele escreve em um papel, tira xerox e mostra a xerox e o comprovante, dizendo que enviou a "previsão" antes.

Offline Tabacof

• Nível 05
  • *
« Resposta #8 Online: 03 de Junho de 2009, 21:05:11 »
Bem, a questão da improbabilidade é que esse sonho (Air France caindo na agua) aconteceu somente dois dias antes do acidente, e ele registrou no Orkut (quantas pessoas registram sonhos em ambientes verificaveis?). Não é absurdo, mas não foi uma previsão trivial, foi uma puta coincidência.

E muitos de vocês nem se deram ao trabalho de ler meu tópico antes de postar, porque meu tópico não era sobre Jucelino da Luz. Inclusive tem outro sobre ele.
O clube cético já foi muito mais interessante...

Mr. Mustard, a questão não é se serve para algo ou não (e nesse caso nem foi uma previsão, foi um sonho que deixou ele com a sensação ruim), e sim qual é a chance disso acontecer por pura sorte, como ele poderia falsificar ou como isso poderia implicar qualquer coisa sobrenatural.

Essa questão tem que ser discutida sim, pois se você falar para alguém com certas tendencias misticas os argumentos que vocês usaram, eles não vão nem te ouvir. Eu senti isso por experiência pessoal, conversando com um espírita que também havia visto esse sonho no Orkut. Nós precisamos analisar melhor esses casos, nem que seja para aumentar a crítica e o ceticismo das pessoas em frente a esses eventos "claramente paranormais".

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 03 de Junho de 2009, 21:59:10 »
Tabacof...  essa é uma daquelas estatísticas dos grandes números.

Quantas pessoas no brasil sonham com desastres aéreos em um dia? Quantas dessas contam os sonhos para alguém, não importa o meio (verbal, escrito, etc..)

Quantos sonhos esse cara teve e que não deu em nada?

Olhe então pelo ponto de vista não da pessoa que acertou. Olhe do ponto de vista de que em uma população de 200M alguém vai sonhar, alguém vai escrever, e algum dia isso bate com um desastre real. Grandes números, simples de entender.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Tabacof

• Nível 05
  • *
« Resposta #10 Online: 03 de Junho de 2009, 23:32:14 »
Exatamente isso que eu queria discutir, Agnóstico.

Esse posicionamento seu leva a um questionamento interessante, o que ele precisaria acertar (em um ambiente não controlado nem científico, como orkut) para começar a cogitar seriamente a paranormalidade? Acho que é muito dificil de quantificar isso, então nós devemos desconsiderar todos esses casos?

Se essas previsões fossem feitas em uma pesquisa científica, fossem mais precisas (no sentido de fácil verificação), e com um trabalho estatístico, daria para falar claramente se foi sorte ou não. Mas supondo, somente supondo, que esses poderes ocorrem raramente, não é algo controlado pelo vidente, como seria possível fazer um trabalho científico para saber se foi só o esperado pelo acaso ou além? Não podemos desconsiderar essa possiblidade completamente, por pior que seria para a nossa "causa".

A grande questão é que não temos como trabalhar estatiscamente com essas previsões como essa do avião. Eu concordo com o que você falou, mas se uma pessoa que acredita na clarividência falasse que mesmo considerando toda essa gama de "sonhadores", esse sonho ainda foi extremamente improvável? Não temos argumentar de volta, pois o que você falou é bom senso, não é científico (no sentido mais puro dessa palavra) e nem estátisco. Aí que nós temos que nos questionar, nosso bom senso é mais sensato que o deles? Não temos como provar isso cientificamente, e isso pessoalmente me gera grande desconforto.
« Última modificação: 03 de Junho de 2009, 23:35:16 por Tabacof »

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 03 de Junho de 2009, 23:52:06 »
Como já disse, não vejo nada que pudesse caracterizar esse sonho como uma premonição e portanto também não vejo motivo para levar o assunto tão a sério. Mesmo que o sonho fosse considerado uma premonição e fosse rico em detalhes, nunca seríamos capazes de confirmá-los, porque não há testemunhas. Então, de novo, por que levar esse assunto a sério?

Se o interesse é a discussão da paranormalidade, então é outra estória.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 04 de Junho de 2009, 00:08:00 »
Exatamente isso que eu queria discutir, Agnóstico.

Esse posicionamento seu leva a um questionamento interessante, o que ele precisaria acertar (em um ambiente não controlado nem científico, como orkut) para começar a cogitar seriamente a paranormalidade? Acho que é muito dificil de quantificar isso, então nós devemos desconsiderar todos esses casos?

Sim, devemos desconsiderar todos esses casos. Nada indica que esse sujeito não teve milhares de outros sonhos e que nenhum deles se concretizou. Vale apenas se for frequente... se for frequente, o cara pode se candidatar a um estudo para que as pessoas meçam seu grau de acerto, entende??
Como disse o Giga, não há nada que caracterize esse sonho como uma premonição

Se essas previsões fossem feitas em uma pesquisa científica, fossem mais precisas (no sentido de fácil verificação), e com um trabalho estatístico, daria para falar claramente se foi sorte ou não. Mas supondo, somente supondo, que esses poderes ocorrem raramente, não é algo controlado pelo vidente, como seria possível fazer um trabalho científico para saber se foi só o esperado pelo acaso ou além? Não podemos desconsiderar essa possiblidade completamente, por pior que seria para a nossa "causa".

respondido. O sujeito acertou uma vez, coincidência. Alguém sempre vai acertar. Acerta várias, vá para o Rand...

A grande questão é que não temos como trabalhar estatiscamente com essas previsões como essa do avião. Eu concordo com o que você falou, mas se uma pessoa que acredita na clarividência falasse que mesmo considerando toda essa gama de "sonhadores", esse sonho ainda foi extremamente improvável? Não temos argumentar de volta, pois o que você falou é bom senso, não é científico (no sentido mais puro dessa palavra) e nem estátisco. Aí que nós temos que nos questionar, nosso bom senso é mais sensato que o deles? Não temos como provar isso cientificamente, e isso pessoalmente me gera grande desconforto.

O sonho não foi improvável tabacof. Como disse, todos os dias centenas de pessoas vão ter esses sonhos no Brasil. De resto, alguns deles vão registrar isso. Vide as respostas anteriores.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #13 Online: 04 de Junho de 2009, 00:12:13 »
Navalha de Ockham. Simples, os "fenomenos ocorrem" em quantidades superiores ao atribuido ao acaso? Até o momento, pesquisas e mais pesquisas feitas e a conclusão é de que não, o acaso reina. Portanto pra que complicar? Pra que criar ad hocs desnecessarios (redundancia)?
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Tabacof

• Nível 05
  • *
« Resposta #14 Online: 04 de Junho de 2009, 02:25:39 »

O sonho não foi improvável tabacof. Como disse, todos os dias centenas de pessoas vão ter esses sonhos no Brasil. De resto, alguns deles vão registrar isso. Vide as respostas anteriores.

Isso é sua opinião pessoal (a minha também, por sinal)... Não tem como quantificar isso para dizer que é estatisticamente provável ou não. No final é somente nosso bom senso.

Offline Tabacof

• Nível 05
  • *
« Resposta #15 Online: 04 de Junho de 2009, 02:32:29 »
Como já disse, não vejo nada que pudesse caracterizar esse sonho como uma premonição e portanto também não vejo motivo para levar o assunto tão a sério. Mesmo que o sonho fosse considerado uma premonição e fosse rico em detalhes, nunca seríamos capazes de confirmá-los, porque não há testemunhas. Então, de novo, por que levar esse assunto a sério?

Se o interesse é a discussão da paranormalidade, então é outra estória.

Eu sou uma testemunha de que ele escreveu realmente isso, e o Orkut é que ele o fez antes do acidente ocorrer.
Sim, o interesse é a discussão da paranormalidade, do ceticismo. Eu acho esse caso um ótimo gancho para isso porque qualquer pessoa que acredita na paranormalidade usa isso como prova irrefutável para eles. (Enquanto as previsões do Jucelino, por exemplo, não, pois é fácil identificar erros passados e atuais nele).

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #16 Online: 04 de Junho de 2009, 02:33:19 »
Esse pessoal assiste um episódio de Lost, sonha com isso e já acha que está fazendo previsões...
Se você se importasse não estaria discutindo e sim agindo...

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 04 de Junho de 2009, 10:30:21 »
Um exemplo de como uma sequencia de coincidencias pode virar um "evento misterioso sugerindo premonição":

http://www.contraditorium.com/2009/06/01/veja-as-fotos-da-blogueira-que-previu-a-propria-morte-no-voo-da-air-france/
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 04 de Junho de 2009, 12:33:32 »
Um exemplo de como uma sequencia de coincidencias pode virar um "evento misterioso sugerindo premonição":

http://www.contraditorium.com/2009/06/01/veja-as-fotos-da-blogueira-que-previu-a-propria-morte-no-voo-da-air-france/

É isso aí...
Muito bom.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 04 de Junho de 2009, 14:34:36 »

Isso é sua opinião pessoal (a minha também, por sinal)... Não tem como quantificar isso para dizer que é estatisticamente provável ou não. No final é somente nosso bom senso.

Você não entendeu:

Não faça essa pergunta: Qual é a probabilidade de a pessoa X sonhar com um acindente de avião um dia antes da ocorrência de um..

faça essa pergunta: Qual a probabilidade de uma entre as 200M de pessoas do país sonhar com um acidente de avião, registrar isso de alguma maneira, e acontecer um acidente de avião...

todo dia alguém vai sonhar com isso

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #20 Online: 04 de Junho de 2009, 17:32:50 »
Esse pessoal assiste um episódio de Lost, sonha com isso e já acha que está fazendo previsões...

Parece que o sujeito teve pesadelo com o Lost mesmo e foi convencido pelo pessoal de que é um vidente ... Tomara que um pouco de racionalidade passe pela cabeça do sujeito e ele não se sinta possuidor do "dom da vidência, por obra de Deus"...

Mars ain't the kind of place
To raise your kids
In fact, it's cold as hell

Offline Pinheiro

• Nível 02
  • *
« Resposta #21 Online: 05 de Junho de 2009, 21:18:29 »
Sempre tem espertos querendo tirar proveito de catástrofes, dizendo que foi previsto por proféta fulano, q isso e o sinal dos tempos e por ai vai.
Todo acidente é consequência do progresso,  falha humana e/ou mecânica.

Offline RORSCHACH

• Nível 13
  • *
  • Este é um mundo caótico!
« Resposta #22 Online: 05 de Junho de 2009, 23:52:13 »
Independente disso ou daquilo, jamais seria previsão caso não viesse a se confirmar. Vou fazer um previsão "aqui agora": Daqui a uma semana, um ônibus escolar vai bater contra um caminhão de lixo na rodovia Presidente Dutra na altura de Volta Redonda no Rio de Janeiro. Apenas três pessoas das vinte e duas envolvidas no acidente sairão ilesas.

Se a minha previsão vier a se confirmar, o que eu espero que não aconteça, essa postágem ficará mundialmente famosa e todos vão querer saber quem é esse tal de Rorschach. Mas, se não acontecer, não passará de mais uma idiotisse desse pobre coitado. Não é muito diferente de horóscopo. Eu diria algumas coisas específicas que aconteceriam com um taurino, por exemplo e publicaria num jornal. Com tantos e tantos taurinos espalhados por ai, quais as chances de que a minha previsão não se confirma com pelomenos um deles? Se o indivíduo lesse o horóscopo antes das coisas acontecerem, imediatamente se tornaria um fã.
Chega de papo! Vamos ao que interessa!

Offline RORSCHACH

• Nível 13
  • *
  • Este é um mundo caótico!
« Resposta #23 Online: 05 de Junho de 2009, 23:54:34 »
Assiste Lost?
Chega de papo! Vamos ao que interessa!

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #24 Online: 06 de Junho de 2009, 05:02:37 »
Assiste Lost?

Eu? Não.

Tentei assistir, mas é uma série chatinha demais...

Prefiro séries como "Boston Legal", "Bones", "CSI", "Fringe"...
Se você se importasse não estaria discutindo e sim agindo...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!