Autor Tópico: Homem prevê acidente da Air France no Orkut.  (Lida 8348 vezes)

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
Re: Homem prevê acidente da Air France no Orkut.
« Resposta #25 Online: 06 de Junho de 2009, 14:23:56 »
Por que deveríamos dar qualquer crédito a um printscreen que carece de qualquer outro indício?

Na minha opinião pessoal, este printscreen tem o mesmo grau de credibilidade das "previsões" do Joselito da Luz.  :lazy:

Sou meio partidário da Filosofia do Dr. Gregory House... pessoas mentem.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #26 Online: 06 de Junho de 2009, 14:53:44 »
Por que deveríamos dar qualquer crédito a um printscreen que carece de qualquer outro indício?

Na minha opinião pessoal, este printscreen tem o mesmo grau de credibilidade das "previsões" do Joselito da Luz.  :lazy:

2
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 06 de Junho de 2009, 14:57:27 »

2
3
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Bruno Coelho

• Nível 04
  • *
« Resposta #28 Online: 06 de Junho de 2009, 20:10:29 »

2
3

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #29 Online: 06 de Junho de 2009, 21:25:50 »
Previsão foi o sonho que eu tive... sonhei que vi minha avó morta, e que no tórax dela havia uma grande mancha roxa escura. No outro dia liguei para casa, como sempre ligava aos fins de semana e me avisaram que a mesma avó tinha sido internada com pneumonia naquela manhã.

Exipliquem agora, céticos! :D
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 06 de Junho de 2009, 22:16:02 »
Previsão foi o sonho que eu tive... sonhei que vi minha avó morta, e que no tórax dela havia uma grande mancha roxa escura. No outro dia liguei para casa, como sempre ligava aos fins de semana e me avisaram que a mesma avó tinha sido internada com pneumonia naquela manhã.

Não foi previsão, foi uma coincidência, mas percebe-se que você gosta da idéia de um sonho premonitório.
(1) Ela não faleceu (foi internada) portanto o que você viu no sonho não é um fato real.
(2) A grande mancha roxa no torax também não tem relação direta com o fato real (pneumonia).

Pessoas idosas sempre causam preocupação e talvez isso tenha aflorado simbólicamente numa situação de sonho envolvendo problemas de saúde típicas da ocasião. Ver pessoas gripadas na rua ou no trabalho e saber direta ou indiretamente de casos de pneumonia certamente contribuiu para a ambientação do seu sonho. Pessoas idosas também ficam mais vulneráveis à gripe e à pneumonia nesse período.

Posso arriscar afirmando que talvez você jamais lembraria desse sonho se sua avó não tivesse sido internada.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 06 de Junho de 2009, 22:50:42 »

1- Você pode estar mentindo.

2- Não há evidência nenhuma que você realmente sonhou isto.

3- Você não tem certeza se não tem uma falsa memória de ter sonhado isto quando ficou sabendo do ocorrido.

4- Sonho normalmente com as pessoas velhas da minha família, doentes... que mania que os velhos tem de adoecer... principalmente quando esfria.  :P

5- Quantos sonhos tivestes e não tinham nenhuma ligação com qualquer evento futuro? Uma hora, por coincidência poderias sonhar com algo que, por acaso, tenha relação com eventos que aconteceram posteriormente.

:P :hihi:

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #32 Online: 07 de Junho de 2009, 01:00:45 »

Eu apostaria em falha no armazenamento de memórias. Ao ouvir sobre sua avó você imaginou essa cena e ela foi armazenada no seu cérebro como memória de horas atrás, em vez de memória recente. Por isso parece que você sonhou com isso.

Mas... pode ser qualquer outra coisa...
Se você se importasse não estaria discutindo e sim agindo...

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 07 de Junho de 2009, 01:24:09 »
Até agora não vi onde ele teria previsto o acidente. Vi apenas um sonho maluco com muitos elementos, muito wishful thinking e seleção de observações.

Vamos aos fatos:

Ele sonhou com um concorde ou um boeing, o avião era um airbus.

No sonho ele vê o acidente da praia, o airbus caiu a mais de 700 km de Fernando de Noronha e a mais de 1000 km da costa brasileira.

No sonho o avião cai de bico na água, sem barulho e sem esborrifar! O airbus provavelmente teve uma explosão antes de cair.

A segunda parte, que não "prevê" absolutamente nada, foi totalmente ignorada embora faça parte do mesmo cenário e mesmo sonho.

Ou seja, de todo o sonho ele só "acertou" que haveria um acidente e que o avião era da Air France. Mesmo contando a praia como "meio-acerto", ainda assim é muito pouco e perfeitamente provável para as possibilidades de uma mera coincidência.

Claro, se ele não tivesse falado que o avião era da Air France, se o acidente fosse na cidade e não na praia, ainda assim haveria gente para esquecer esses "detalhes" e achar que ele previu algo, só porque sonhou com um acidente na véspera...
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline RORSCHACH

• Nível 13
  • *
  • Este é um mundo caótico!
« Resposta #34 Online: 07 de Junho de 2009, 01:51:53 »
Esse pessoal assiste um episódio de Lost, sonha com isso e já acha que está fazendo previsões...
Assiste Lost?

Eu? Não.

Tentei assistir, mas é uma série chatinha demais...

Prefiro séries como "Boston Legal", "Bones", "CSI", "Fringe"...
Entendo e respeito. Mas para mim, apesar de bastante fantasiosa, Lost é a obra mais iinterresante de todas que já vi no cinema e na televisão. Sou fanzaço de carteirinha e, se pudesse, eu passaria horas e horas ininterruotas assistindo e ainda pediria bis.
« Última modificação: 07 de Junho de 2009, 01:54:00 por RORSCHACH »
Chega de papo! Vamos ao que interessa!

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #35 Online: 07 de Junho de 2009, 03:03:20 »
[off topic]O maior problema de Lost é que ela não faz sentido algum. A cada temporada surge algum novo mistério, mas nada é explicado realmente. A série existe a quanto tempo? Cinco anos? Seis? Até agora ninguem sabe exatamente o que está acontecendo. Cinco anos de enrolação.[/off topic]
Se você se importasse não estaria discutindo e sim agindo...

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 07 de Junho de 2009, 10:47:22 »
[off topic]O maior problema de Lost é que ela não faz sentido algum. A cada temporada surge algum novo mistério, mas nada é explicado realmente. A série existe a quanto tempo? Cinco anos? Seis? Até agora ninguem sabe exatamente o que está acontecendo. Cinco anos de enrolação.[/off topic]
2...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #37 Online: 07 de Junho de 2009, 12:02:49 »
e sim qual é a chance disso acontecer por pura sorte

A chance de EU sonhar com alguma tragédia e ela acontecer é pequena. Mas a chance de ALGUÉM entre milhões sonhar com um tragédia e acontecer algo mais ou menos parecido é enorme.

A chance de EU jogar na megasena um único cartão e ganhar é mínima. Mas a chance de algum cartão entre milhões ser sorteado é grande.

Aí você pega o cara que ganhou, isola e fala para o mundo: "esse cara tem um dom especial, ganhou na megasena! Ele tem o dom de prever os resultados!"

É como naquele experimento do Derren Brown que o Gigaview postou em outro tópico, em um universo com milhares ou milhões de pessoas, alguém vai conseguir acertar vários resultados de corrida de cavalo seguidas.

Se você partir do pressuposto correto, que a pessoa que fez a "previsão" é uma entre milhões, vai ver que não há nada demais. Mas se você, depois de saber quem foi "sorteado", trata como se ela fosse a única a "apostar", vai achar que é uma coisa extraordinária.

Junte a isso a imprecisão da "previsão" em questão, a imensa vontade de acreditar em algo "sobrenatural" e à ignorância normal da média da população, e temos um profeta em potencial surgindo :hihi:...

"Deus prefere os ateus"

Offline Tex Willer

• Nível 14
  • *
« Resposta #38 Online: 07 de Junho de 2009, 12:25:23 »
Citação de: Fabrício
e sim qual é a chance disso acontecer por pura sorte

A chance de EU sonhar com alguma tragédia e ela acontecer é pequena. Mas a chance de ALGUÉM entre milhões sonhar com um tragédia e acontecer algo mais ou menos parecido é enorme.

A chance de EU jogar na megasena um único cartão e ganhar é mínima. Mas a chance de algum cartão entre milhões ser sorteado é grande.

Aí você pega o cara que ganhou, isola e fala para o mundo: "esse cara tem um dom especial, ganhou na megasena! Ele tem o dom de prever os resultados!"

É como naquele experimento do Derren Brown que o Gigaview postou em outro tópico, em um universo com milhares ou milhões de pessoas, alguém vai conseguir acertar vários resultados de corrida de cavalo seguidas.

Isso mesmo.
Se chama Lei dos Números Muito Grandes.

Dê uma olhada:
http://www.pesquisapsi.com/linhacetica/article/212/o-poder-da-coincidencia

PS: e parem de falar mal de Lost... |(
"A velhacaria e a idiotice humanas são fenômenos tão correntes, que eu antes acreditaria que os acontecimentos mais extraordinários nascem do seu concurso, ao invés de admitir uma inverossímil violação das leis da natureza".  - Hume

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 07 de Junho de 2009, 13:04:31 »
PS: e parem de falar mal de Lost...

2 |( |(...
"Deus prefere os ateus"

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #40 Online: 07 de Junho de 2009, 14:08:09 »
Lost consegue ser pior do que X-Files... simplesmente horrível.  :P :hihi:

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #41 Online: 07 de Junho de 2009, 15:10:06 »
Lost consegue ser pior do que X-Files... simplesmente horrível.

Chega! Vocês foram avisados! Acabei de denunciar este post à moderação! :hmph:
"Deus prefere os ateus"

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #42 Online: 07 de Junho de 2009, 17:00:51 »
Lost é bom, a unica coisa ruim é que nada se desvenda, só complica...

Dexter e House rules...
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #43 Online: 07 de Junho de 2009, 18:00:03 »
Não foi previsão, foi uma coincidência, mas percebe-se que você gosta da idéia de um sonho premonitório.

É lógico que sonhos premonitórios existem! :P

(1) Ela não faleceu (foi internada) portanto o que você viu no sonho não é um fato real.
(2) A grande mancha roxa no torax também não tem relação direta com o fato real (pneumonia).

Ela não faleceu, apenas porque foi internada, poderia ter morrido se não tivesse sido. Está aí o grande valor das premonições para a humanidade. Nós, espíritos que ainda não atingimos uma luz "ofuscante", podemos apenas receber mensagens que nos indiquem razoavelmente bem uma linha a seguir, nos levando aos objetivos buscados pela coletividade do plano superior.

Pessoas idosas sempre causam preocupação e talvez isso tenha aflorado simbólicamente numa situação de sonho envolvendo problemas de saúde típicas da ocasião. Ver pessoas gripadas na rua ou no trabalho e saber direta ou indiretamente de casos de pneumonia certamente contribuiu para a ambientação do seu sonho. Pessoas idosas também ficam mais vulneráveis à gripe e à pneumonia nesse período.

Mas porquê, tendo eu 4 avós vivos (na época), teria sonhado justamente com essa, justamente nesta situação, se não fosse o plano espiritual me avisando, talvez porque ainda não fosse a hora da partida da querida matriarca?

Posso arriscar afirmando que talvez você jamais lembraria desse sonho se sua avó não tivesse sido internada.

Com certeza, mas a espiritualidade alcançou seu objetivo... talvez tivesse sido mais fácil seu tratamento se eu tivesse intervido antes. Minha visão de cética pode por em risco nossos queridos... Não deveria eu duvidar de meu ceticismo?

::)
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #44 Online: 07 de Junho de 2009, 18:08:56 »
1- Você pode estar mentindo.

Ad hominem, ad hominem!! Estão duvidando da minha honestidade!!! :histeria:

Eu não posso estar mentindo, simplesmente pq minha religião é superior....

2- Não há evidência nenhuma que você realmente sonhou isto.

Há meu marido de testemunha... mas confesso que o malévolo ceticismo deve tê-lo cegado, não duvido que ele não se lembre do meu sofrido relato, no dia em que do sono acordei tão apreensiva, pelo contato com a espiritualidade que tentava me alertar dos riscos que minha avó enfrentava.

3- Você não tem certeza se não tem uma falsa memória de ter sonhado isto quando ficou sabendo do ocorrido.

É "lógico" que a espiritualidade usa de sonhos para nos alertar, assim como durante o sono somos convidados a visitar os planos superiores para aprimoramentos, autoconhecimento, ou simplesmente para visitar nossos entes queridos que já se foram. Isso já foi comprovado! :P

4- Sonho normalmente com as pessoas velhas da minha família, doentes... que mania que os velhos tem de adoecer... principalmente quando esfria.  :P

Mas eu quase não sonho! Quem acorda de 3 em 3 horas não consegue sonhar!!! :cry:

5- Quantos sonhos tivestes e não tinham nenhuma ligação com qualquer evento futuro? Uma hora, por coincidência poderias sonhar com algo que, por acaso, tenha relação com eventos que aconteceram posteriormente.

:P :hihi:

Mas esses sonhos que ainda não tiveram relação com um acontecimento futuro podem um dia ter... Minha breve e insignificante vida ainda não é finda!

Tá galera, agora, falando sério...

Qualquer um pode sonhar com algo que parece óbvio, como "velhos podem ter pneumonia" e que "aviões podem cair".

Agora, se existem premonições realmente, porque é que as pessoas não são avisadas com antecedência? Que tipo de "plano espiritual" é esse que conta o milagre mas não o santo? Que adianta contar que um avião vai cair se não contam onde e qual?

E tem mais... premonição acaba com um detalhe importantíssimo do Espiritismo: livre arbítrio. Se um existe, o outro é bullshit.

:stunned:

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #45 Online: 07 de Junho de 2009, 18:34:48 »

Há meu marido de testemunha... mas confesso que o malévolo ceticismo deve tê-lo cegado, não duvido que ele não se lembre do meu sofrido relato, no dia em que do sono acordei tão apreensiva, pelo contato com a espiritualidade que tentava me alertar dos riscos que minha avó enfrentava.

Minha ex, quando tinha um pesadelo dizia que dava "azar" conta-lo antes de tomar o café da manhã... nunca entendi muito bem esta relação entre a barriguinha cheia e sorte e/ou azar.  :o

Você não deveria contar nada ao seu marido... deveria ter escrito uma carta e registra-la em cartório... o Joselito da Luz faz isto.  :histeria:

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #46 Online: 07 de Junho de 2009, 18:44:37 »
Nina, a Lei de Poe é cruel.
 :)

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #47 Online: 07 de Junho de 2009, 20:40:59 »
Nina, a Lei de Poe é cruel.
 :)

É mesmo... melhor tomar cuidado. Daqui a pouco o Leafar diz que me juntei à sua causa! :P

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #48 Online: 07 de Junho de 2009, 20:41:45 »
Você não deveria contar nada ao seu marido... deveria ter escrito uma carta e registra-la em cartório... o Joselito da Luz faz isto.  :histeria:

O dia que meu sonho envolver dinheiro não conto mesmo! :P

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #49 Online: 08 de Junho de 2009, 00:03:32 »

O dia que meu sonho envolver dinheiro não conto mesmo! :P
Eu acredito em você...
Se sonhar com os números da loteria, você me conta? :hihi: Se eu ganhar você pode ganhar 1 milhão do james randi...
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!