Gostam de RPG? Lost é um verdadeiro RPG em uma séie deTV. O problema dos mistérios é o que torna a série mais e mais intrigante e envolvente. Funciona assim: A cada cem pessoas que começam a assistir, dez continuam assistindo. A cada dez pessoas que continuam assistindo, uma continuará acompanhando. A cada cem pessoas que acompanham, noventa desistem e, a cada dez que permanecem fiéis a série, uma a entende. Não se trata de uma série feita para as massas, mas sim, para uma minoria que se manteria fiel. Alguem aqui já assistiu "Os Doze Macacos"? Não é atoa que esse filme passa direto nos canais por assinatura. Eu o considero o segundo melhor filme de todos os tempos, perdendo somente para o "Era Uma Vez No Oeste". Contudo, assim como Lost, Os Doze Macacos também se trata de uma obra direcionada a uma minoria. Matrix, o terceiro melhor filme, na minha opinião, também foi feito com o mesmo propósito - fazer pensar. Não é todo mundo que gosta de pensar. É bem mais interessante assistir à um filem ou à uma sérir em que só se precise ver para entender. Com toda certeza não é o caso de "Lost", de "Os Doze Macacos",de "Matrix" ou mesmo do "Efeito Borboleta". Agora, se faz ou não sentido, isso já não é o caso. Para mim é simplesmente genial. Quanto ao tópico, ele já estava quase enterrado mesmo!
Right, tu entendeu o que de Lost?
Entendo que Lost seja uma série diferente de tudo que já fora desenvolvido para TV. Chgaram a fazer um comparativo entre Arquivo X, que também cheguei a acompanhar e Lost. Uma infeliz comparação. Nada se compara a Lost. Você não assiste apenas. Você se projeta para dentro da trama de um modo que somente alguns jogos de RPG conseguem promover. Poderia sitar dois jogos: Tomb Raider e Parasite Eve.
Recentemente, assisti no Cine Sky a um filme, o único, que segue um formato bem parecido com o utilizado para Lost, que, inclusive, conta com a participação do ator que interpreta Jack na série. O filme se chama Ponto De Vista. Não pode haver meio termo para quem assiste a este formato inovador. Ou se ama ou se odeia.
Vamos lá! A ilha não é um local exatamente dentro de uma cordenada física, mas dentro de uma cordenada paradoxal. Há milhões de anos atrás, o que outrora era a tal ilha é agora uma cadeia de montanhas num deserto, cujo nome agora não me recordo, mas que apareceu em alguns episódios.
Havia uma civilização muitíssimo avançada nesta época. Seus habitantes tinham aspecto humano, mas não possuiam uma fisiologia exatamente idêntica à nossa - eles possuiam apenas quatro dedos por membros. Essa civilização aprendeu como manipular a matéria apartir de suas partículas mais ínfimas e conseguiram desenvolver uma espécie de matéria amorfa conciente, a qual conhece-se hoje como "fumaça negra", mas que na época era utilizada como uma espécie de guardião, protegendo aquela nação contra possíveis colonizadores. As diversas experiências com a manipulação da matéria e o espaço-tempo, a exemplo do que pode acontecer conosco hoje, com as experiência com armas químicas ou biológicas, acabou por propiciar a extinção daquela civilização. Mas alguns poucos sobreviventes, conseguiram, com o passar das muitas épocas e de mudanças em mudanças genéticas, formarem uma nova civilização, que se espalhou pelos quatro cantos do mundo, originando todas as civilizaçoes antigas de nossa época. Na ilha já não se podia mais viver, devido as fortes mudanças climáticas. No entanto, as esperiências desenvolvidas naquele passado remoto, acabou por criar um campo de matéria exótica em torno de toda a ilha, que transcende o tempo e o espaço,o que possibilitou a um grupo de físicos, detectar a tal anomalia. Foi apartir daí, após inúmeras tentativas frustradas, que se conseguiu chegar até a ilha, numa época alguns milênios depois da extinção daquela civilização. Uma expedição foi, então, enviada até a ilha, mas não conseguiu voltar - as coordenadas mudaram e eles ficaram presos àquela época, dando origem aos que os membros da Dharma chamam de agressores. Richard, o mais intrigante de todos os personágens, com centenas ou milhares ou, até mesmo, milhões de anos de vida - isso vai depender dos roteristas - foi um desses cientistas, que acabou sendo afetado por certos efeitos peculiares da ilha, o que lhe proporcionou a imortalidade por causas naturais. Tais efeitos peculiares, parece promover a cura definitiva de qualquer enfermidade que não tenha sido adiquirida na ilha. É por esta razão que Lock voltou a vida assim que retornou a ilha. O mesmo pode também ter acontecido com o pai de Jack - também depende dos roteristas.
A tal ilha é permeada por uma atmosfera de matéria exótica. Dimensões paralelas se entrelaçam aqui e alí. Os pensamentos se propagam em ondas pelo espaço. Essa tal matéria de difícil entendimento para uma pessoa comum, adiquiriu conciência de si e do meio à sua volta, bem como de todos na ilha. Ela se sente como a própria ilha. Contudo, Existe uma guerra sendo travada pelo controle da situação. De um lado, uma entidade manipuladora, que pode tomar a forma daquilo que bem entender, do outro, uma entidade conservadora, que busca o equilíbrio das coisas e que, se manifesta como Jacob, mas que prefere enviar alguem em seu lugar, a manifestar-se diretamente. Normalmente aparece como o pai de Jack. No meio dessa guerra, os sobreviventes do vôo ? (também não me lembro - não me apego a detalhes), são como peças num tabuleiro de xadrês, cada qual com a sua missão específica. Bem Linus, apesar de nos parecer ser o vilão, na verdade é como o rei e Jhon Lock, como a rainha;Richard, nesse caso, seria como o bispo e Jack, a torre; Charles Wildmore e Eloise Faraday seriam o tabuleiro; James, seria o cavalo e as mulheres, os piões (não se esqueçam do potencial de um pião). Sayd e Jim são como coadjuvantes, mas até que eu gosto das personágens. Desmond e Pen também são apenas coadjuvantes, mas´, cá pra nós, Esse cara dá um show de interpretação (o cara que faz o Jack, personágem que eu detesto, também é essepcional ator).
O pessoal da Iniciativa Dharma, quando chegou na ilha, não fazia a mínima ideia de nada disso. Eles sabem da energia ou matéria exótica existente na ilha, mas ainda não compreendem muito bem a coisa toda. Sabe por que eles foram parar lá? Sabe quem os financia? Não? É só o que ainda preciso descobrir. Mas já tenho minha suspeitas. É claro que isso não passa de uma teoria. Tudo bem! Qual é a sua teoria?
Lost é incrível justamente por isso. As peças estão soltas, mas estão todas ali aguardando por serem montadas num essepcional quebra-cabeça. É isso ai!