Autor Tópico: sobre a pedra que deus não pode criar...  (Lida 31483 vezes)

Offline Carlos Capuchinho

• Nível 25
  • *
sobre a pedra que deus não pode criar...
« Online: 13 de Julho de 2005, 21:57:30 »
resposta de um crente sobre o paradoxo da pedra em outro forum:

Pode Deus criar uma pedra tão pesada que ele não consiga levantar?

Na verdade se trata de um paradoxo, a princípio sem resposta, e portanto é muito utilizado pelos céticos para questionarem a onipotência de Deus.

Se respondemos que Deus pode criar tal pedra, então Deus não seria Onipotente, pois existiria algo no universo que ele não conseguiria fazer, isto é, levantar aquela pedra que ele criou.

Se respondermos que Ele não pode criar tal pedra, então ele não seria Onipotente, pois não conseguiria criar TUDO o que ele quisesse.

Mas o que acontece nessa questão, é que os céticos exigem uma resposta "simples" ; lógica para um questionamento que envolve a "não compreensão dos homens".

Sabedoria de Deus = Loucura para os homens.  :roll:  :roll:

Todavia para uma pergunta paradoxal, teremos que dar uma resposta igualmente paradoxal, que igualmente fuja da lógica humana, tal como a pergunta foge.

Então, caso façam essa pergunta a vocês, respondam assim:

Sim; Deus pode criar e LEVANTAR uma pedra que ele não levante!!!

Deus cria e levanta uma pedra que ele "não consiga levantar"

fugir da lógica humana...  :roll:  :roll:
“A idéia de que Deus é um gigante barbudo de pele branca sentado no céu é ridícula. Mas se, com esse conceito, você se referir a um conjunto de leis físicas que regem o Universo, então claramente existe um Deus. Só que Ele é emocionalmente frustrante: afinal, não faz muito sentido rezar para a lei da gravidade!”
Carl Sagan

Offline Luis Brudna

• Nível 18
  • *
    • Gluon
Re.: sobre a pedra que deus não pode criar...
« Resposta #1 Online: 13 de Julho de 2005, 21:59:19 »
Acho esse ´paradoxo´ mal construido.

Deus pode fazer uma coisa que não pode fazer?

Prefiro por em conflito onipresença com onipotência. Deus pode criar um lugar onde não está?

Offline Snake

• Nível 31
  • *
sobre a pedra que deus não pode criar...
« Resposta #2 Online: 13 de Julho de 2005, 22:12:32 »
Eu não vejo utilidade nesse tipo de discussão. OK, Deus não é onipotente. E daí? Ele continua muito poderoso.
Newton's Law of Gravitation:
What goes up must come down. But don't expect it to come down where you can find it. Murphy's Law applies to Newton's.

Offline Luis Brudna

• Nível 18
  • *
    • Gluon
« Resposta #3 Online: 13 de Julho de 2005, 22:18:55 »
Hehehe... agora vão começar a discutir quanto poder tem um fantasma imaginário.

Dá pra criar até um ranking de Power-Gods

Zeus
Raios destruidores
Força descomunal - levanta montanhas.

:D

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 14 de Julho de 2005, 00:44:09 »
É, a pergunta não faz sentido justamente para demonstrar que uma entidade onipotente não faz sentido.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #5 Online: 14 de Julho de 2005, 07:27:40 »
Esse paradoxo não tem utilidade real.  Que Deus não se submete à lógica humana é bastante auto-evidente. Exista ele ou não.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #6 Online: 14 de Julho de 2005, 07:30:27 »
A pergunta pode parecer um paradoxo, mas ela é dotada de lógica. Paradoxo mesmo é porque ela não pode ser respondida...

Nada mais que uma desculpa pra tentar refutar este argumento... :P
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Zibs

• Nível 21
  • *
Re: Re.: sobre a pedra que deus não pode criar...
« Resposta #7 Online: 14 de Julho de 2005, 08:36:42 »
Citação de: Alenônimo
A pergunta pode parecer um paradoxo, mas ela é dotada de lógica. Paradoxo mesmo é porque ela não pode ser respondida...

Esta pergunta é demais de "cool".O problema é que a logica humana nao consegue compreender o conceito de "infinito".E se a onipotencia divina for infinita, nao consigo enxergar resposta para a pergunta.
A verdade, em sua essencia, se manifesta sob diferentes roupagens.Sabedoria é comunica-la usando-se da veste do seu interlocutor.

Offline OldSkull

• Nível 29
  • *
« Resposta #8 Online: 14 de Julho de 2005, 09:07:47 »
Eu prefiro o onisciência x livre arbítrio

"The sun is the same in a relative way but you're older,
Shorter of breath and one day closer to death. "

Offline Zibs

• Nível 21
  • *
« Resposta #9 Online: 14 de Julho de 2005, 11:32:38 »
Citação de: OldSkull

Nao entendi sua colocacao.Qual a relacao entre ter a consciencia sobre tudo e o livre-arbitrio das pessoas???
A verdade, em sua essencia, se manifesta sob diferentes roupagens.Sabedoria é comunica-la usando-se da veste do seu interlocutor.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #10 Online: 14 de Julho de 2005, 11:38:46 »
Citação de: zibs

Esta pergunta é demais de "cool".O problema é que a logica humana nao consegue compreender o conceito de "infinito".E se a onipotencia divina for infinita, nao consigo enxergar resposta para a pergunta.
A questão não é bem essa. O conceito infinito é incutido numa lógica básica de que é algo sem fim.

O tal paradoxo diz que é impossível para qualquer ser possuir conceitos sem fim. A única resposta possível para aquela pergunta é dizer que Deus não tem poderes "infinitos", mas sim "extremamente imensos". Isso faria com que ele fosse um "tiquinho" mais plausível.

O problema mesmo é o ego dos religiosos que não suportam conceber que seu Deus não pode ter poderes infinitos. Isso é lógica básica.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #11 Online: 14 de Julho de 2005, 11:43:01 »

Acho que essa não faz sentido.

O fato de ser oniciênte não fere o livre arbítrio de ninguém.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #12 Online: 14 de Julho de 2005, 11:46:09 »
Isso merece outro tópico, mas a idéia básica é que se Deus é onisciente já sabe quais serão nossas decisões, portanto não temos livre-arbítrio.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 14 de Julho de 2005, 12:12:04 »
Dêem uma lida neste texto e digam o que acham:

O Prolema do livre arbítrio

Offline OldSkull

• Nível 29
  • *
« Resposta #14 Online: 14 de Julho de 2005, 12:33:03 »
Citação de: Luis Dantas
Isso merece outro tópico, mas a idéia básica é que se Deus é onisciente já sabe quais serão nossas decisões, portanto não temos livre-arbítrio.

Exato

Essa explicação eu inventei pra explicar até pra um criança como funciona essa lógica, e chamo de Axioma do pão com manteiga ( :lol:  )

Seguinte:

Suponhamos q deus, por ser onisciente saiba q amanhã no café da manhã eu vou comer um pão com manteiga.
Há alguma maneira de eu não comer esse pão com manteiga?

Existem duas respostas possíveis.
Se sim, eu posso escolher comer outra coisa então deus "errou", e portanto não é onisciente.

Se não, então eu não tenho livre arbítrio de fato, apensa penso ter escolhido o pão com manteiga dentre outras coisas q poderia ter comido, mas isso já estava traçado, tipo meu destino era comer o pão.
Portanto eu de fato não escolho nada na minha vida diferente do q está traçado, e ainda penso q escolho.

Entenderam? da conflito.

"The sun is the same in a relative way but you're older,
Shorter of breath and one day closer to death. "

Rhyan

• Visitante
« Resposta #15 Online: 14 de Julho de 2005, 12:52:49 »

Ele sabe qual será a desisão, isso não interfere no livre arbítrio.

Digamos que eu sou oniciênte e sei qual camisa você vai pôr, a verde ou a vermelha, isso não tira seu livre arbítrio de decidir qual vai vestir.

Não ta entrando o site do CA...
 :?

Rhyan

• Visitante
« Resposta #16 Online: 14 de Julho de 2005, 12:58:40 »

Exato

Essa explicação eu inventei pra explicar até pra um criança como funciona essa lógica, e chamo de Axioma do pão com manteiga ( :lol:  )

Seguinte:

Suponhamos q deus, por ser onisciente saiba q amanhã no café da manhã eu vou comer um pão com manteiga.
Há alguma maneira de eu não comer esse pão com manteiga?

Existem duas respostas possíveis.
Se sim, eu posso escolher comer outra coisa então deus "errou", e portanto não é onisciente.

Se não, então eu não tenho livre arbítrio de fato, apensa penso ter escolhido o pão com manteiga dentre outras coisas q poderia ter comido, mas isso já estava traçado, tipo meu destino era comer o pão.
Portanto eu de fato não escolho nada na minha vida diferente do q está traçado, e ainda penso q escolho.

Entenderam? da conflito.

Isso está fora da lógica, pois o deus é oniciênte, ele sempre sabe das coisas. Não tem a ver com livre arbítrio.

Offline Luis Brudna

• Nível 18
  • *
    • Gluon
« Resposta #17 Online: 14 de Julho de 2005, 13:07:04 »
Se um deus sabe o que vc vai fazer amanhã, algo diferente pode acontecer?

Ou deus se engana?  :D  :roll:

Offline ExPastorX

• Nível 13
  • *
« Resposta #18 Online: 14 de Julho de 2005, 13:08:16 »
vocês se esquecem que Deus pode fazer o impossível, logo se é impossível mover a pedra, Deus pode move-la......

:?
Estamos sozinhos no universo, e por mais que desejemos, imaginamos ou cultuamos uma suposta divindade, ela não virá a existir só por que assim o desejamos..... estamos sós..... sem deuses...... quer queiramos ou não...... expastorx@gmail.com

Offline Zibs

• Nível 21
  • *
« Resposta #19 Online: 14 de Julho de 2005, 13:10:41 »

A questão não é bem essa. O conceito infinito é incutido numa lógica básica de que é algo sem fim.

O tal paradoxo diz que é impossível para qualquer ser possuir conceitos sem fim. A única resposta possível para aquela pergunta é dizer que Deus não tem poderes "infinitos", mas sim "extremamente imensos". Isso faria com que ele fosse um "tiquinho" mais plausível.

O problema mesmo é o ego dos religiosos que não suportam conceber que seu Deus não pode ter poderes infinitos. Isso é lógica básica.

Concordo c/ vc.Talvez o correto seria atenuar o conceito de onipotencia para semi-onipotencia.Se realmente Deus tivesse poder infinito, ele ja teria feito o mundo perfeito, nao existiria o conceito do mal, etc.Digamos, entao, que o poder é imenso, mas c/ limitacoes.

Offline ExPastorX

• Nível 13
  • *
« Resposta #20 Online: 14 de Julho de 2005, 13:23:46 »
o imperfeito faz parte do perfeito, pois se não fizessem haveria em que se falar de perfeição, correto?

tam´bem o mal faz parte do bem, pois se não houve mal como se definiria o bem?

fez parte da natureza humana criar conceitos para expressar coisas e depois conceitos para expressar idéias, tanto de amor, perfeição, bem, etc....

é este o estudo da filosofia..... e da falsa ciencia chamada teologia....
Estamos sozinhos no universo, e por mais que desejemos, imaginamos ou cultuamos uma suposta divindade, ela não virá a existir só por que assim o desejamos..... estamos sós..... sem deuses...... quer queiramos ou não...... expastorx@gmail.com

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #21 Online: 14 de Julho de 2005, 13:35:26 »
Concordo c/ vc.Talvez o correto seria atenuar o conceito de onipotencia para semi-onipotencia.Se realmente Deus tivesse poder infinito, ele ja teria feito o mundo perfeito, nao existiria o conceito do mal, etc.Digamos, entao, que o poder é imenso, mas c/ limitacoes.
Exatamente. Falando desse jeito, o argumento acima não vale pois ele não poderia mover a pedra pesada e nem criá-la, ou apenas um dos dois. Não teria problemas com a lógica e fim de papo.

Como você mesmo disse, poderia ser alegado ainda que por ele não ser onipotente, não pode fazer o mundo perfeito e nem acabar com o mal, o que bateria outros argumentos ateístas. Tirando o poder infinito, Deus fica muito mais lógico e plausível e, portanto, aceitável.

PS: Ainda sou ateu, viu? Só estou dando os melhores argumentos sobre Deus que um ateu aceitaria... ;)

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 14 de Julho de 2005, 13:45:46 »
Papo clichê....
 |(

Offline Luis Brudna

• Nível 18
  • *
    • Gluon
« Resposta #23 Online: 14 de Julho de 2005, 14:07:48 »
Lembro duma do fórum da STR... o 200% que é 300% e 100% e bla bla bla.

:D  :lol:

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 14 de Julho de 2005, 15:07:04 »
Pelo que recordo, o tópico sobre esse assunto foi longe no fórum da STR. Até parei de acompanhar.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!