Autor Tópico: sobre a pedra que deus não pode criar...  (Lida 31496 vezes)

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
Re:sobre a pedra que deus não pode criar...
« Resposta #325 Online: 28 de Abril de 2019, 21:24:18 »

Todavia essa também é uma picuinha sem fim. Deixa estar.
Metafísica, assim como também o estudo do Espiritismo, é um terreno árido, espinhoso... :ok:
Ah sim, não há duvidas. Uma pena o desperdicio de espinhos com objetivamente falácias, por que é isso que teologia, metafísica e religiões são. Boa jornada aos masoquistas de plantão. ::)
« Última modificação: 28 de Abril de 2019, 21:26:38 por Sergiomgbr »
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #326 Online: 28 de Abril de 2019, 21:26:49 »
Gênio é aquele que apenas enxerga o óbvio.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #327 Online: 28 de Abril de 2019, 22:19:43 »
Já foi proposta a noção de criação e/ou levantamento "de Schrodinger" da pedra por Jeová/"Deus"?

Dessa forma ele pode criar e não criar ao mesmo tempo, ou talvez, a melhor solução, poder e não poder levantar a pedra ao mesmo tempo.

Como é que os ateus convenientemente esquecem de suas teorias estapafúrdias de realidades múltiplas quando é conveniente?

"Ah, mas para a origem da vida a explicação é simplíssima, existem infinitos universos que não podemos ver nem detectar de qualquer maneira concebível, e apenas somos pela mais fantástica sorte de todos os universos um dos poucos ou únicos onde por puro acaso mirabolante surgiu vida exatamente  tal como a nossa (acho que sou tão sortudo que devo apostar na loteria), nada demais."

Offline Entropia

• Nível 22
  • *
« Resposta #328 Online: 29 de Abril de 2019, 20:14:00 »
Outro ponto é o conceito de Onipotente. O próprio significado não permite diminuição do estado absoluto do ser Onipotente. Qualquer diminuição do conceito deixa o conceito contraditório em si mesmo, como dizer que onipotente pode tudo, até mesmo criar um ser mais onipotente do que ele. Isso contraria a lógica do significado. Ai traz um artigo da Wikipedia para provar que o conceito de Onipotente pode contrariar sua própria lógica. Assim não da. Não que eu esteja menosprezando o valor da Wikipedia, mas o artigo em si mostra um viés bem evidente, desconsiderando a natureza metafísica do sentido da palavra.

Infelizmente apenas o gorducho conseguiu perceber esses pontos.
Você parou de responder diretamente pra mim, suponho que já exauriu o debate.

Só pra esclarecer. Você e o Gorducho estao trazendo a discussao teológica de Jeová e etc , mas o assunto se trata de uma maneira genérica. Já há uma confusao aqui.

As definicoes que existem na wikipedia nao sao tiradas da bunda, e sim de estudos filosóficos/teológicos. Vir dizer que "nao vale" é inútil. Você se atem a uma definicao de onipotência, mas existem várias.

Ainda há também perguntas que você nao respondeu.

Se Deus é onipotente porém nao pode fazer nada ilógico, como podemos saber que Deus é realmente onipotente?`Como descrito, ele é indistinguível de um ser apenas muito poderoso. Já foi dito que nao adianta vir com "a premissa é essa". Premissas nao sao axiomas, elas precisam ser justificadas.

Se existe um ser Onipotente porém mutável, você nao o chamaria de Deus?

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #329 Online: 29 de Abril de 2019, 20:42:24 »
Você e o Gorducho estao trazendo a discussao teológica de Jeová e etc , mas o assunto se trata de uma maneira genérica. Já há uma confusao aqui.
:ok: confusão por parte dos Srs...
Segundo a Wikipédia [it] is a family of paradoxes that arise with some understandings of the term 'omnipotent'. The paradox arises, for example, if one assumes that an omnipotent being has no limits and is capable of realizing any outcome, even logically contradictory ideas such as creating square circles.
Até aí tudo bem... :ok: SÓ QUE o TÍTULO DESTA rubrica é
sobre a pedra que deus não pode criar...
Podemos nos por de acordo que o "deus" do título DESTA RUBRICA EM TELA se refere à Divindade judaico-islâmico-cristã, certo :?:
Em sendo assim NÃO É uma discussão sobre free floating omnipotence, pero A omnipotência qualificada das teologias judaico-islâmico-cristãs.
como podemos saber que Deus é realmente onipotente?
[OTT - na secção já citada]
Deus é omnipotente (de fé).

[54 - A Lua]
42 Eles duvidaram dos Nossos sinais. Nós os castigamos então, como um Poderoso Onipotente.
[...]
54 Eis que os pios viverão em jardins entre rios
55 Num lugar de honra perto dum Soberano Onipotente.

Catecismo D.14.16 Deus onipotente
« Última modificação: 30 de Abril de 2019, 09:14:51 por Gorducho »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!