Concordo que tudo o que tem princípio tem uma causa.
O nada, existe ou não existe; todavia temos dois aspectos "antagónicos" da realidade: o ser e o não ser.
Se o nada não é, então só é possível haver o ser. Logo algo sempre existiu...
O nada não existe no sentido de que é uma realidade infértil,sem a capacidade de gerar movimento e ser.Neste sentido específico,o nada não existe.
Portanto há dois eternos infinitos: algo e o nada. O algo, evidentemente que é existente; Agora o nada, paradoxalmente, é a outra face do ser.
Novamente,não neguei a realidade do nada.Eu afirmei que o nada é uma realidade vazia e inócua,sem poder instrumental.Neste sentido, ele não existe.
São duas hipóteses, existenciais distintas; uma existência infinita, que motiva a existência actual e o começo abrupto do dia de hoje, sem causa alguma.
O que nos leva a conjecturar, que a realidade começou hoje. O que de facto, parece ser absurdo.
A origem sem causa,do nada, é contra-intuitiva e claramente contra a experiência do cotidiano,na qual observamos que todos os eventos que ocorrem tem uma causa suficiente.
Além disto, é popperianamente infalseável de causas desconhecidas ou inacessíveis,e portanto,é uma proposição cientificamente inválida.
Ou o tudo teve um começo, ou o nada não teve início algum. Para todos os efeitos, temos dois concorrentes, em parada. O nada e o tudo.
O que demonstra que sempre existiu algo. Uma determinada forma de ser, é perita em natação. O ser nada na eternidade infinita.
Concordamos que algo sempre existiu.No entanto,como mencionado nas premissas do argumento,o Universo é um sistema espaço-temporal que está sujeito à mudanças temporais,e portanto,teve um princípio.
O Universo não poderia ser eterno porque a seta do tempo jamais alcançaria o dia atual,pois seria precedida por uma quantidade ilimitada de dias,e portanto transcorreria eternamente sem alcançar o presente.Ora,é evidente que o dia atual chegou.Logo,o Universo é temporal.
Se algo que sempre existiu, é a natureza absoluta do Universo, então é concordante com ele e não discordante, porque é o seu modo de ser intrínseco e a sua substância fundamental.
Errado.O Universo é contingente e temporal,e portanto,pede uma Causa extra-cósmica.O Universo não poderia ser eterno porque então jamais alcançaria o presente.Logo,pede uma Causa além da realidade espaço-temporal.
Logo a Causa Primeira, também é o próprio Universo. Portanto, a causa primeira e o universo, são a mesmíssima realidade, porque a Natureza é um ser total sem exterior.
Errado,como visto acima.