../forum/topic=7227.975.html#msg521396Idéias de deuses não são autocontraditórias?
São, mas nada garante que os deuses têm que seguir nossa lógica (aliás, nem todos os deuses são contraditórios, somente os que são onipotentes, oniscientes e onipresentes).
Não que seja necessário serem ilógicos para deuses não existirem. Deuses não existem porque são invenções da mente humana (projeções da própria mente no universo). Mas fico feliz em ver que você admite que alguma coisa não precise seguir a lógica (o nossa eu deixo por sua conta -- eu tenho uma "lógica" muito particular) muito embora só tenha mostrado abrir essa brecha para deus. Já cheguei à conclusão de que toda lógica não passa de casuística, assim como a dialética, a retórica e a poética. São articulações linguísticas de alto nível(o que é muito ruim) da mente. Toda lógica é filosófica e, portanto, pode até parecer que, mas não serve à ciência.
Por isso digo que pensar cientificamente é um estado liberto da linguagem humana, notadamente no seu sentido adornado e filosófico. A mente de um tal indivíduo é livre (num sentido despótico das mesmas)de poesia, retórica, dialética e, até mesmo, analítica(lógica) e compreende a linguagem própria da natureza, sem nenhuma tradução. Esse é um cientista.
Demora, é difícil para os 'não iniciados', mas estou vendo que não é impossível. Alguém acaba entendendo.
Lógica serve para revolvermos mentalmente aquilo que já conhecemos, como se fosse novidade e para tentarmos apreender o que ainda não conhecemos como se conhecêssemos ou, pior, como se fosse possível conhecer por meio dela.
Lógica não é um atributo da realidade; é um atributo da mente (não realista).
Lógica é a expressão/versão/manifestação mais "convincente" da filosofia, portanto, a parte mais perigosa da mesma.
Lógica é a mais poderosa prisão para a mente, como evidencia, por exemplo, qualquer religião. Lógica é a magia, a religiosidade, a fantasia e *a ciência que já se abarcou (nunca por meio de lógica) e que, portanto, passou a fazer parte do repertório casuístico da mente* (porque, antes disso, ciência NUNCA faz sentido, a não ser, claro, para o cientista). A realidade, o universo, a natureza, em si e a priori, nunca é lógica (para a mente, óbvio -- como já disse, lógica é um atributo da mente, não da realidade).
Qualquer coisa, absolutamente qualquer coisa, pode parecer lógica porque a lógica é casuísta e arbitrária, o que a torna completamente inútil para qualquer finalidade científica inicial, investigativa. Lógica, em ciência, só faz sentido depois de confirmado, sem dúvida, que o objeto de estudo, antes, não seguia lógica nenhuma e isto não tem utilidade para nada em ciência. Quando não se pode mais fugir dos fatos, a mente encontra um meio de integrá-los a ela de alguma forma e chama a essa integração, lógica. "Estranhamente", antes disso, as coisas não faziam sentido algum. De repente, "se tornam lógicas". Até o mabumbo já acha o princípio da incerteza de Heisengerg lógico. Como eu gostaria de saber o que ele pensaria antes de Heisenberg...
O universo não segue lógica alguma como, reiteradamente, o empirismo sempre demonstra.
A realidade pode parecer completamente ilógica, corroborando, mais uma vez, a inutilidade da mesma para a ciência da realidade.
Do ponto de vista do crente, a magia, a irrealidade é tão lógica, ou mais, que a própria realidade é para o indivíduo racional-empírico. Por meio da lógica, pode-se "confirmar" tanto a magia quanto a realidade (ciência). Portanto, mais uma vez, não serve à ciência. Basta observá-la e aceitá-la (a realidade, o mundo real), *apenas e realmente*, EXATAMENTE como ela é (ou melhor, "se mostra").
Ciência não pode ser baseada em princípios casuísticos, como já foi empiricamente demonstrado todas as vezes. No máximo, isto pode ter utilidade para a técnica (engenharia, que, por sua vez, tem muita utilidade para a ciência), não para ciência, diretamente.
"Logo", só não podemos jogar toda a filosofia na vala do desprezo porque essa vala é para as coisas desprezíveis e filosofia é bem pior que isso (essa vala não a aceitaria). É uma fonte, uma geradora de coisas desprezíveis; toda ela, inclusive a lógica.
Em síntese, qualquer lógica parece muito lógica e é mesmo, de fato. O problema é que a natureza, a realidadade, o universo não dá a mínima pra isso.
Acho mesmo que posso ter sido algo redundante, mas é útil analisar um mesmo pensamento de mais de um ponto de vista mental. Isso é um exercício muito eficaz para a compreensão.
Se alguém ainda estiver achando que alguma lógica embasa tudo isso que eu disse, não entendeu nada. Volte ao início e tente de novo até que pare de tentar, de vez, qualquer "método para a realidade" porque não existe; não estou tentando oferecer isso. Estou só jogando um balde d'água gelada na sua cara, dorminhoco. Vê se acorda!!!