Autor Tópico: LÓGICA:Qual o papel da mesma ?  (Lida 1860 vezes)

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
LÓGICA:Qual o papel da mesma ?
« Online: 05 de Julho de 2009, 17:26:17 »
Qual o papel da lógica na análise dos acontecimentos,sejam os mesmos de origem "sobrenatural" ou não ? Se algo não puder ser explicado pela lógica,esse algo não é verdadeiro,digno de ser acreditado ?
\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
Re: LÓGICA:Qual o papel da mesma ?
« Resposta #1 Online: 05 de Julho de 2009, 18:17:41 »
Se algo não puder ser explicado pela lógica,esse algo não é verdadeiro,digno de ser acreditado ?

É um começo de descrédito!

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #2 Online: 05 de Julho de 2009, 22:35:39 »
Se algo não puder ser explicado pela lógica,esse algo não é verdadeiro,digno de ser acreditado ?

Exatamente.
Um primeiro passo. Se o argumento não é sequer logicamente coerente, ele deve ser descartado de plano.
Mas somente a lógica não garante que esse argumento seja válido, no sentido de corresponder a realidade.

"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline RORSCHACH

• Nível 13
  • *
  • Este é um mundo caótico!
« Resposta #3 Online: 05 de Julho de 2009, 23:51:50 »
O próprio cosmos não foge a lógica!?
Chega de papo! Vamos ao que interessa!

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #4 Online: 06 de Julho de 2009, 07:50:02 »
RORSCHACH

Este é um mundo caótico!

------------------------------------

O próprio cosmos não foge a lógica!?

Foge :?: Muitíssimo interessante o que você diz :!: :!: :!: Apreciaria imenso,
que você justificasse melhor a sua sugestão... :)
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 06 de Julho de 2009, 09:38:31 »
Concordo com o Portuga!
Até o princípio da incerteza tem sua lógica...
Enfim, qual o seu argumento???

Exatamente.
Um primeiro passo. Se o argumento não é sequer logicamente coerente, ele deve ser descartado de plano.
Mas somente a lógica não garante que esse argumento seja válido, no sentido de corresponder a realidade.

Faz-se um modelo e comprova-se ou não sua veracidade!

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #6 Online: 06 de Julho de 2009, 13:04:07 »

Exatamente.

A lógica sempre garante que um argumento seja válido. O que ela não garante é que um argumento seja correto.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #7 Online: 06 de Julho de 2009, 13:11:50 »
Eu penso que funciona mais ou menos assim: você observa um fenômeno. Em seguida você o enquadra em um modelo
que permite que você possa formular hipóteses. Esse modelo, para ser útil, tem que ser consistente. A lógica permite
avaliar a consistência desse modelo. Eu posso muito bem elaborar um modelo errado, mas que seja logicamente
consistente.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline West

• Nível 31
  • *
« Resposta #8 Online: 06 de Julho de 2009, 13:46:41 »

Exatamente.

A lógica sempre garante que um argumento seja válido. O que ela não garante é que um argumento seja correto.

Falta de precisão terminológica da minha parte. Não consegui lembrar na hora qual o termo correto.
Então, onde escrevi "logicamente coerente" e "válido, no sentido de corresponder a realidade" leia-se válido e correto, respectivamente.  :ok:

Offline West

• Nível 31
  • *
« Resposta #9 Online: 06 de Julho de 2009, 13:47:39 »
Eu penso que funciona mais ou menos assim: você observa um fenômeno. Em seguida você o enquadra em um modelo
que permite que você possa formular hipóteses. Esse modelo, para ser útil, tem que ser consistente. A lógica permite
avaliar a consistência desse modelo. Eu posso muito bem elaborar um modelo errado, mas que seja logicamente
consistente.

É isso aí. ;-)

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 06 de Julho de 2009, 14:02:18 »
1° Tudo, ora.Para descobrir, comprovar e etc. é preciso lógica. Que é justamente a análise desse possível acontecimento. 
2° Não é digno de ser acreditado, sim, mas só ela não comprova se é ou não verdadeiro.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #11 Online: 06 de Janeiro de 2011, 08:20:19 »
Caro - Mussain!

Alegria.

:!: :arrow: :) :D :biglol: :hihi:  :arrow: :ok:

1° Tudo, ora. Para descobrir, comprovar e etc. é preciso lógica. Que é justamente a análise desse possível acontecimento.  

2° Não é digno de ser acreditado, sim, mas só ela não comprova se é ou não verdadeiro.

Também acho :!: :arrow: :ok:

Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 06 de Janeiro de 2011, 08:29:45 »
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.
Foto USGS

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
« Resposta #13 Online: 06 de Janeiro de 2011, 14:30:03 »
LOL
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #14 Online: 16 de Janeiro de 2011, 14:23:42 »
../forum/topic=7227.975.html#msg521396

Idéias de deuses não são autocontraditórias?

São, mas nada garante que os deuses têm que seguir nossa lógica (aliás, nem todos os deuses são contraditórios, somente os que são onipotentes, oniscientes e onipresentes).
Não que seja necessário serem ilógicos para deuses não existirem. Deuses não existem porque são invenções da mente humana (projeções da própria mente no universo). Mas fico feliz em ver que você admite que alguma coisa não precise seguir a lógica (o nossa eu deixo por sua conta -- eu tenho uma "lógica" muito particular) muito embora só tenha mostrado abrir essa brecha para deus. Já cheguei à conclusão de que toda lógica não passa de casuística, assim como a dialética, a retórica e a poética. São articulações linguísticas de alto nível(o que é muito ruim) da mente. Toda lógica é filosófica e, portanto, pode até parecer que, mas não serve à ciência.

Por isso digo que pensar cientificamente é um estado liberto da linguagem humana, notadamente no seu sentido adornado e filosófico. A mente de um tal indivíduo é livre (num sentido despótico das mesmas)de poesia, retórica, dialética e, até mesmo, analítica(lógica) e compreende a linguagem própria da natureza, sem nenhuma tradução. Esse é um cientista.

Demora, é difícil para os 'não iniciados', mas estou vendo que não é impossível. Alguém acaba entendendo.

Lógica serve para revolvermos mentalmente aquilo que já conhecemos, como se fosse novidade e para tentarmos apreender o que ainda não conhecemos como se conhecêssemos ou, pior, como se fosse possível conhecer por meio dela.

Lógica não é um atributo da realidade; é um atributo da mente (não realista).

Lógica é a expressão/versão/manifestação mais "convincente" da filosofia, portanto, a parte mais perigosa da mesma.

Lógica é a mais poderosa prisão para a mente, como evidencia, por exemplo, qualquer religião. Lógica é a magia, a religiosidade, a fantasia e *a ciência que já se abarcou (nunca por meio de lógica) e que, portanto, passou a fazer parte do repertório casuístico da mente* (porque, antes disso, ciência NUNCA faz sentido, a não ser, claro, para o cientista). A realidade, o universo, a natureza, em si e a priori, nunca é lógica (para a mente, óbvio -- como já disse, lógica é um atributo da mente, não da realidade).

Qualquer coisa, absolutamente qualquer coisa, pode parecer lógica porque a lógica é casuísta e arbitrária, o que a torna completamente inútil para qualquer finalidade científica inicial, investigativa. Lógica, em ciência, só faz sentido depois de confirmado, sem dúvida, que o objeto de estudo, antes, não seguia lógica nenhuma e isto não tem utilidade para nada em ciência. Quando não se pode mais fugir dos fatos, a mente encontra um meio de integrá-los a ela de alguma forma e chama a essa integração, lógica. "Estranhamente", antes disso, as coisas não faziam sentido algum. De repente, "se tornam lógicas". Até o mabumbo já acha o princípio da incerteza de Heisengerg lógico. Como eu gostaria de saber o que ele pensaria antes de Heisenberg...

O universo não segue lógica alguma como, reiteradamente, o empirismo sempre demonstra.

A realidade pode parecer completamente ilógica, corroborando, mais uma vez, a inutilidade da mesma para a ciência da realidade.

Do ponto de vista do crente, a magia, a irrealidade é tão lógica, ou mais, que a própria realidade é para o indivíduo racional-empírico. Por meio da lógica, pode-se "confirmar" tanto a magia quanto a realidade (ciência). Portanto, mais uma vez, não serve à ciência. Basta observá-la e aceitá-la (a realidade, o mundo real), *apenas e realmente*, EXATAMENTE como ela é (ou melhor, "se mostra").

Ciência não pode ser baseada em princípios casuísticos, como já foi empiricamente demonstrado todas as vezes. No máximo, isto pode ter utilidade para a técnica (engenharia, que, por sua vez, tem muita utilidade para a ciência), não para ciência, diretamente.

"Logo", só não podemos jogar toda a filosofia na vala do desprezo porque essa vala é para as coisas desprezíveis e filosofia é bem pior que isso (essa vala não a aceitaria). É uma fonte, uma geradora de coisas desprezíveis; toda ela, inclusive a lógica.

Em síntese, qualquer lógica parece muito lógica e é mesmo, de fato. O problema é que a natureza, a realidadade, o universo não dá a mínima pra isso.

Acho mesmo que posso ter sido algo redundante, mas é útil analisar um mesmo pensamento de mais de um ponto de vista mental. Isso é um exercício muito eficaz para a compreensão.

Se alguém ainda estiver achando que alguma lógica embasa tudo isso que eu disse, não entendeu nada. Volte ao início e tente de novo até que pare de tentar, de vez, qualquer "método para a realidade" porque não existe; não estou tentando oferecer isso. Estou só jogando um balde d'água gelada na sua cara, dorminhoco. Vê se acorda!!!

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!