Falácia “Nenhum Escocês de Verdade…”
(...)
Sua definição de cientista pode ser vista como uma falácia do escocês.
Olha a enciclopédia aí de novo!
Eu sabia que não valia perder tempo tentando procurar por essa besteira incomensurável. E me lembrei que já tinha ouvido essa bobagem antes. Eu tenho esse defeito: costumo me esquecer fácil de coisas inúteis.
Postado porque você mesmo dissera não saber o que era a falácia do escocês (e pelo visto não entendeu o que seria).
O problema é que você afirma que todos os cientistas são ateus, vários foristas discordaram de você e deram exemplos de cientistas que não eram ateus. Você então segue em dois caminhos: não eram cientistas de verdade ou eram ateus disfarçados. Viu? Falácia do escocês.
Espere só um pouquinho. É que eu sou meio obtuso e esse negócio de falácias é meio difícil pra mim entender. Mas, quem sabe, com sua ajuda eu consiga.
Seria mais ou menos assim?
--Mendel era religioso porque era monástico "e como todos sabem" todo monástico é religioso.
--Mas eu conheço um cara que entrou pro mosteiro e não acred.....
--Aaaaaaaaaaaahhhhhhhhhhh!!!!!!!!!!!!!! Mas ele não é monge de verdaaaaaade.
Ou talvez assim?
--Newton era místico porque escrevia coisas místicas "e como todos sabem" quem escreve coisas místicas, é místico.
--Mas eu conheço um cara que escreve coisas místicas pra arrancar dinheiro de otá.....
--Aaaaaaaaaaaahhhhhhhhhhh!!!!!!!!!!!!!! Mas ele não é místico de verdaaaaaade.
Acho que entendi! eeeeeeeehhhhh!
Viu?
Aaaaah! Pensando direitinho. Gostei muito não. É muita circularidade. Parece que não tem fim. Que que cê acha d'agente deixar isso de lado e começar a pensar de verdade, hein?