Autor Tópico: Deus existe?  (Lida 174878 vezes)

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
Re: Deus existe?
« Resposta #975 Online: 09 de Maio de 2010, 03:18:23 »
Desculpe-me, eu não resisti... :histeria:

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #976 Online: 09 de Maio de 2010, 03:29:11 »
 :histeria:
Não deseje.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #977 Online: 09 de Maio de 2010, 08:04:33 »
Já que sou péssimo de esquivas, estou só de olho, por enquanto. Porém, gostaria de dar uma sugestão à moderação: esse tópico já ficou muito desvirtuado, desde a página 30 estamos discutindo a visão de mundo do cientista (1/4 do total!), poderia ser dividido.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #978 Online: 09 de Maio de 2010, 08:19:46 »
Já que sou péssimo de esquivas, estou só de olho, por enquanto. Porém, gostaria de dar uma sugestão à moderação: esse tópico já ficou muito desvirtuado, desde a página 30 estamos discutindo a visão de mundo do cientista (1/4 do total!), poderia ser dividido.
Considerando que a visão de mundo do cientísta é um ateísmo radical que até mesmo animais são ateus, então está de certa maneira configurado com a discussão sobre teísmo mas no ambito negativo, ou seja o ateísmo. Ele alega que somos crentes em deus (eu acho que escapo até  :o) por sermos permissivos com a abordagem não fisicalista-radical do universo. E considera isto como pensamento científico.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #979 Online: 09 de Maio de 2010, 08:35:50 »

Sim, deve-se dividir os tópicos.

E quanto ao novo, sugiro que se intitule:

"Cientista dixit". :biglol: :biglol: :biglol:
Foto USGS

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #980 Online: 09 de Maio de 2010, 09:01:00 »
Luz 

Todas as vezes que cogito a possibilidade de existir ou de não existir um deus, fico com aquela sensação de "mas posso estar enganada". Não é questão de querer, de tomar uma decisão. Já tomei a decisão várias vezes: vou acreditar em deus a partir de hoje, aí no outro dia eu penso - mas posso estar enganada, aí decido não acreditar mais em deus, mas no dia seguinte... então, eu desisti de tomar uma decisão, pois sempre duvido dela. Tô deixando esse problema com a Ciência, quem sabe um dia ela não resolve isso para mim?

Caríssima: Gosto do seu estilo! :ok:
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #981 Online: 09 de Maio de 2010, 09:33:04 »
Ricardo Braida

..............................

Luz   Re: Deus existe?

Erivelton disse: Passamos dias para inventarmos alguma coisa e quando isto aconteçe é porque algo inteligênte a estudou.

........................................................... ........

Vou perguntar de novo. Como a nossa inteligência prova que existe uma inteligência superior?

É uma questão de constatação dos meus limites: Não descobri a roda, nem inventei a película fotográfica, nem a máquina de filmar... Não descobri a pólvora, nem a pasta de papel; muito menos a imprensa... Sou tão pobre de espírito, que não inventei os computadores, nem os os foguetes que permitiram ao Homem colocar os pés na Lua.

Para ser sincero, ainda não inventei coisa nenhuma. Não sei falar inglês, nem consigo resolver uma equação de primeiro grau.

Baaaaahhhhh... verifico estupefacto e mais ou menos humildemente, que a maior parte das pessoas, são muitíssimo mais inteligentes que eu :!: :| :arrow: :idea: 

Offline Advogado do Diabo

• Nível 04
  • *
  • Que a Força esteja com você.
« Resposta #982 Online: 09 de Maio de 2010, 10:55:47 »
Idéias de deuses não são autocontraditórias?

São, mas nada garante que os deuses têm que seguir nossa lógica (aliás, nem todos os deuses são contraditórios, somente os que são onipotentes, oniscientes e onipresentes).

Você já leu a carta de Einstein que mencionei antes? Por que será que ele disse isso que você reproduziu acima? Será que disse mesmo? Será que a carta é verdadeira? Informações. Informações. Difícil saber no que acreditar. Por isso, homens inteligentes, simplesmente, não acreditam.

Li sim. E o que tem? Ele sempre foi um crítico da religião institucional, como Voltaire, mas nunca foi ateu. E a frase que eu mencionei ele publicou em um livro. Se encontrar o trecho, mando pra você. Mas ele não se referia a religiões específicas, nem com deuses pessoais. Ele falava da religião cósmica, que deveria ser a de todos os cientistas.

Se você tem dúvida de que deuses não são possíveis, como se define ateu? Não quer mudar para agnóstico? Ou confessar que no fundo no fundo, é crente mesmo? Seria uma boa explicação para reações tão exacerbadas contra mim.

Agnóstico não é uma posição teológica, é epistemológica ou gnosiológica. Eu sou ateu e agnóstico. Ateísmo diz respeito à crenças, agnosticismo diz respeito à conhecimentos.
"Aquele que não sabe, mas não sabe que não sabe, é um ignorante: ajudemo-lo. Aquele que não sabe, mas pensa que sabe, é um tolo: apiedemo-nos dele. Aquele que não sabe, mas sabe que não sabe, é um sábio: sigamo-lo"

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #983 Online: 09 de Maio de 2010, 11:45:58 »
Ricardo Braida

Porque não há provas.
Sem provas, evidências, nem nada... afirmo: Deus não existe.

Você apenas se está a referir a Jeová, ou a qualquer concepção divina que seja?

É que eu já li postagens, mencionando que o Sol, a Luz, a Água, o Ar e a vida,  enfim a Terra, o nosso querido planeta, são divindades legitimamente estabelecidas como tal. E portanto merecem tal deificação.  Principalmente, depois que "Parménides" afirmou, que há o SER e que não pode deixar de haver. :) :arrow: :idea:

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #984 Online: 09 de Maio de 2010, 11:49:42 »
Idéias de deuses não são autocontraditórias?

São, mas nada garante que os deuses têm que seguir nossa lógica (aliás, nem todos os deuses são contraditórios, somente os que são onipotentes, oniscientes e onipresentes).
Não que seja necessário serem ilógicos para deuses não existirem. Deuses não existem porque são invenções da mente humana (projeções da própria mente no universo). Mas fico feliz em ver que você admite que alguma coisa não precise seguir a lógica (o nossa eu deixo por sua conta -- eu tenho uma "lógica" muito particular) muito embora só tenha mostrado abrir essa brecha para deus. Já cheguei à conclusão de que toda lógica não passa de casuística, assim como a dialética, a retórica e a poética. São articulações linguísticas de alto nível(o que é muito ruim) da mente. Toda lógica é filosófica e, portanto, pode até parecer que, mas não serve à ciência.

Por isso digo que pensar cientificamente é um estado liberto da linguagem humana, notadamente no seu sentido adornado e filosófico. A mente de um tal indivíduo é livre (num sentido despótico das mesmas)de poesia, retórica, dialética e, até mesmo, analítica(lógica) e compreende a linguagem própria da natureza, sem nenhuma tradução. Esse é um cientista.

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #985 Online: 09 de Maio de 2010, 11:52:57 »
Você já leu a carta de Einstein que mencionei antes? Por que será que ele disse isso que você reproduziu acima? Será que disse mesmo? Será que a carta é verdadeira? Informações. Informações. Difícil saber no que acreditar. Por isso, homens inteligentes, simplesmente, não acreditam.

Li sim. E o que tem? Ele sempre foi um crítico da religião institucional, como Voltaire, mas nunca foi ateu. E a frase que eu mencionei ele publicou em um livro. Se encontrar o trecho, mando pra você. Mas ele não se referia a religiões específicas, nem com deuses pessoais. Ele falava da *religião cósmica*, que *deveria ser a de todos os cientistas*.
Só espero que você não decrete isso como lei universal (preocupa-me a possibilidade de você e o imperador ressuscitarem, um dia).

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #986 Online: 09 de Maio de 2010, 11:55:02 »
Agnóstico não é uma posição teológica, é epistemológica ou gnosiológica. *Eu sou ateu e agnóstico*. Ateísmo diz respeito à crenças, agnosticismo diz respeito à conhecimentos.
Eu vejo coisas aqui...
Depois dizem que eu é que deixo os outros confusos.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #987 Online: 09 de Maio de 2010, 11:57:36 »
Spitfire

......................

Hagar, o horrível

.......................

Deus... se ele não existisse, teríamos que inventá-lo.

Ora aí está: :arrow: Tendo sido inventado :arrow: Passou a existir :!: :arrow: :idea:

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #988 Online: 09 de Maio de 2010, 12:04:53 »
Suyndara    

......................

Erivelton, o próprio deus bíblico se permite ser testado, vive dizendo milhões de vezes que esmagará nações, fará a terra tremer, isso e aquilo acontecer para que todos creiam que ele é o senhor 

Kdê? Kdê?

Sem contar que ele deixou Jacó brigar com ele a noite toda, até ele provar que era deus 

Eu chamei ele pra briga e tô esperando ele se manifestar e vim me abençoar há anos   

E olha que a passagem diz, que isso não é pecado 

Então sem essa de ter medo, ele diz que se mostrará e eu até me candidato a pára-raio

Aprecio pessoas corajosas :!: :arrow: :ok: 

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #989 Online: 09 de Maio de 2010, 12:12:22 »
Jeanioz

......................

Dbohr, em 02 Out 2007, às 09:38:50, disse: Definam Deus primeiro e aí responderei.

..................

Deus é Tudo!

Deus existe? Hein? Hein?!

Esse é o meu "deus".

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #990 Online: 09 de Maio de 2010, 12:18:01 »
Erivelton

......................

Desacreditar em Deus faz parte dos direitos humanos.

Concordo :!: :arrow: :ok: :arrow: Todavia pergunto: que concepção de "deus", é que se está a desacreditar? Jeová?

Cá por mim sou de opinião, que desacreditar "Jeová", não é refutar "deus". :idea:

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #991 Online: 09 de Maio de 2010, 12:23:59 »
Invés de chamar o tudo de deus eu o chamo de tudo.

Pois não me imponho ter de acreditar em algum deus só porque a maioria das acéfalas ops medíocres ops pessoas acreditam.
Não deseje.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #992 Online: 09 de Maio de 2010, 12:34:27 »
Dbohr

.......................

無門關 - Mumonkan

........................

Deus é Tudo!

Deus existe? Hein? Hein?!

......................................

Por essa definição? Sim.

Obrigado pela sua compreensão :!: :arrow: :ok:

Mas ela não define muito bem. O que é que "Tudo" faz?

Boa pergunta :!: Olhe só a bordo do nosso sistema solar... Pelo menos o nosso planeta, orbita o Sol numa viagem de mais ou menos 360 dias, deslocando-se pelo espaço, a uma velocidade, rondando os 100.000 Km/sg; isto é: Mach 80 & tal.

Observe a actividade da cadeia alimentar.

Analise ao pormenor as mais diversas profissões e artes duma sociedade humana. Eu pessoalmente, sou electrotécnico de construção civil, quando sinto iniciativa para procurar trabalho.

Ademais, aprecio ler, ver filmes, e especular através da internet, como estou fazendo neste momento.

Etc. :arrow: :) 

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #993 Online: 09 de Maio de 2010, 12:47:59 »
Shinigami-Ateu

........................................................... ...........

As pessoas fingem a maioria das interações humanas

........................................................... ............

Dbohr escreveu: Definam Deus primeiro e aí responderei.

........................................................... ..............................

Deus figura mitológica criada para servir de consolo para os fracos.

Parece-me que você não aprecia poesia.

“Deus é um ser mágico que veio do nada, criou o universo e tortura eternamente aqueles que não acreditam nele, porque os ama.”

Esse"deus" que descreve, é demasiado sádico para a minha sensibilidade artística. Em termos místicos, tenho gostos muito diferentes, do que esse "deus" que evoca.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #994 Online: 09 de Maio de 2010, 12:51:42 »
Adriano

......................

Deus ser um mito é o conceito que mais encontra evidências históricas. As divergências entre as religiões e as contradições internas de cada doutrina não grandes evidências.

Não dá para atribuir 50% de chance para e existência e 50% para a inexistência. A probabilidade de existência é nula.

Ainda mais por esse motivo de não ter uma definição específica, demonstrando o quão vazio é tal conceito, próprio de mitologias.

Leia Parménides e talvez venha a mudar de opinião. :arrow: :idea: 

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #995 Online: 09 de Maio de 2010, 13:01:19 »
Jeanioz

......................

Deus é Tudo! Deus existe? Hein? Hein?!

........................................................... ...........

Dbohr escreveu: Por essa definição? Sim.

.......................................................

Aleluia!!! Mais uma alma para Jesus!!!!!!!

Que apressado!!! Ao que me parece, Jesus, não faz parte do panteão greco-romano, nem hindú. :idea:

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #996 Online: 09 de Maio de 2010, 13:30:33 »
Adriano

Por que Deus existe? Por uma necessidade humana.

Quem é Ele? É um mito, uma criação cultural.

:ok:

O que Ele faz ou fez?
Não é "ele", não existe como um ser real, é algo imaginário e simbólico.

Eu dou-lhe 50% de razão.

De onde Ele veio?

..................................

O conceito surgiu junto com a religião. É uma projeção humana do desejo do infinito.

Não só com a religião. Também com a poesia e a filosofia.

Como se pode afirmar tão categoricamente que Ele existe?

........................................................... .............................

Não se pode afirmar isso. Seria um ato de fé e sem evidências.

Discordo ligeiramente da sua opinião. :)

Por que Deus não existe?

............................................

Por ter sido uma invenção humana.

Se é uma invenção humana, então tem todas as possibilidades de existir. O Brasil é uma invenção humana. Observe as grandes pirâmides do Egipto; o canal do Suez e do Panamá.

Quais são as razões que O impedem de existir?

........................................................... .............

Todas as suas definição são arbitrárias e desconexas da realidade.

Arbitrárias sim... Mas não desconexas com a realidade.

Como se pode afirmar tão categoricamente que Ele não existe?

........................................................... ..........................

Sou um ateu chato e militante, não ligue para isso

Compreendo perfeitamente a sua dogmática atitude. :ok:

Como fica se a pergunta for para você? O que significa deus? É algo mais que uma palavra? Por que se refere a essa palavra com o pronome ele? Está insinuando que seja algo além de um conceito? Como pode afirmar que a negação é uma "afirmação tão categórica"?

Pense em termos de poesia e engenharia prática: O que significa ser Homem? Animal racional, portanto divino.

Se a palavra "deus", é o conceito que elogia os grandes feitos humanos,
Então ser "deus", é uma qualidade humana, que se outorga aos homens que passam para além da Taprobana, como diria "camões".

Por outro lado, se nós somos humanos, porque fomos criados ou gerados por humanos, então obviamente que somos "deuses", por capacidade de os inventar. Porque quem gera ou cria "deuses", é portanto um "deus".

Logo "deus" existe, precisamente porque a Humanidade o inventou. O Homem é um "deus" por mérito e génio natural. Senão o Presidente da república não poderia existir. 

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #997 Online: 09 de Maio de 2010, 13:37:22 »
Dbhor

Se não há uma unidade - nem sequer entre os sacerdotes de uma mesma igreja - a respeito do que seja Deus, eu proponho que a pergunta "Deus existe?" é totalmente desprovida de sentido; ao menos nos termos abrangentes que se quer colocar aqui. E é só por isso que eu faço questão de perguntar o que as pessoas que me indagam isso querem dizer quando falam em Deus.

É justamente por essa razão, que se fala de Ignosticismo. :ok: :)

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #998 Online: 09 de Maio de 2010, 13:46:24 »
Dbhor

E a questão sobre se deus existe está na tentativa de validar esse conceito como sendo correspondente a um fenômeno natural ou a um fenômeno cultural. Não entendi o seu uso de fenômeno natural, está se referindo a deus?
Estou dizendo que cada um tem uma idéia diferente do que seja Deus e que não há consenso, embora algumas idéias sejam bem parecidas.

........................................................... ...................

Estou dizendo que a pergunta "Deus existe?" é tão desprovida de sentido para mim que só posso respondê-la caso a caso e apenas se eu souber de que Deus a outra pessoa está falando. Se nem mesmo ela souber, eu me recuso a responder.

Estou de absoluto acordo consigo :!: :ok: :arrow: :)

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #999 Online: 09 de Maio de 2010, 13:51:43 »
Adriano

Dbohr escreveu: mas eu disse que também discordava de quem diz que a questão sobre a existência de Deus estar em aberto.

...........................................................

Não tinha notado. Nisso que discorda da pergunta estou com você. Essa pergunta deus existe, já pressupõe um conceito de deus, sendo que esse conceito que deveria ser discutido já que cada um pode estar falando de um "deus" diferente.

Ahhh... :arrow: Eis o cerne da questão. Senão, enquanto uns falam de "alhos, outros respondem com bugalhos". :idea:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!