Autor Tópico: Chineses descobriram a América em 1421?  (Lida 9701 vezes)

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Chineses descobriram a América em 1421?
« Online: 30 de Julho de 2009, 12:04:46 »
Procurei pelo fórum e não consegui encontrar nada a respeito. Recentemente terminei de ler o livro "1421 - O Ano em que a China Descobriu o Mundo", de Gavin Menzies. Ele afirma que uma grande frota chinesa partiu em 1421 em missão de, hoje chamada, projeção de poder, no processo descobriu as Américas, a Austrália, determinou o cálculo de longitude, a latitude ao sul do equador e mapeou quase o mundo todo, o que foi utilizado por Portugal depois, em suas viagens de descobrimento. Algumas provas que ele apresenta parecem plausíveis, outras, como canto de galos, parecem meio toscas. Alguém já leu o livro ou sabe algo a respeito?

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
Re: Chineses descobriram a América em 1421?
« Resposta #1 Online: 30 de Julho de 2009, 12:10:45 »
Eu não. Mas também to a espera de uma resposta hehe.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #2 Online: 30 de Julho de 2009, 12:13:06 »
Eu já li bastante a respeito e infelizmente não há uma prova final sobre este tema. Muitos documentos ser perderam ao longos dos anos.

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #3 Online: 30 de Julho de 2009, 13:45:13 »
Ja li alguma coisa, acho até que seja possivel

Mas os chineses sempre foram avessos a exploraçoes, sempre se consideraram o "umbigo do mundo" entao o resto pra eles que se dane

Dizem tambem que um bocado de gente chegou a america antes, os vikings ja esta comprovado

E ha suspeitas sobre os fenicios e romanos

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #4 Online: 30 de Julho de 2009, 13:51:38 »

Mas os chineses sempre foram avessos a exploraçoes, sempre se consideraram o "umbigo do mundo" entao o resto pra eles que se dane

Dizem tambem que um bocado de gente chegou a america antes, os vikings ja esta comprovado

Verdade. Aliás, se eu não me engano, a América só se chama América por conta de Américo Vespúcio e não Cristovão Colombo. Preciso confirmar isto.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 30 de Julho de 2009, 14:03:54 »

Verdade. Aliás, se eu não me engano, a América só se chama América por conta de Américo Vespúcio e não Cristovão Colombo. Preciso confirmar isto.

Colombo achava que tinha chegado à China e morreu acreditando nisso. Américo Vespúcio foi o primeiro a notar que se tratava de um novo continente. Quando estavam criando um novo mapa mundial e queriam dar um nome, deram o de Américo Vespúcio, por conta dos relatos que chegaram à Europa, mas ele morreu se saber da homenagem.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #6 Online: 30 de Julho de 2009, 14:06:38 »

Colombo achava que tinha chegado à China e morreu acreditando nisso. Américo Vespúcio foi o primeiro a notar que se tratava de um novo continente. Quando estavam criando um novo mapa mundial e queriam dar um nome, deram o de Américo Vespúcio, por conta dos relatos que chegaram à Europa, mas ele morreu se saber da homenagem.

Confirmado! :ok:

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 30 de Julho de 2009, 14:14:19 »
Neste site do autor tem algumas informações: http://www.1421.tv/
Os chineses sempre olharam para o próprio umbigo, mas naquele período houve mesmo uma grande frota de juncos que tinha como objetivo fazer uma demonstração do poder e da superioridade chinesa. Outro objetivo era trazer estados para o sistema de tributação chinês. Com a troca de imperador, o novo decidiu que as viagens eram muito onerozas, não traziam vantagens para a China e não havia poder ou cultura que se equiparasse à chinesa. Com isso mandou queimar a frota e os registros e fechou as fronteiras da China. A dúvida é até onde a frota foi.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 30 de Julho de 2009, 14:19:05 »
A coleção de mapas que o autor alega ser evidências às viagens estão aqui: http://www.gavinmenzies.net/maps.asp
Quando eu descobrir como postar imagens eu posso colocar aqui, se quiserem.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #9 Online: 30 de Julho de 2009, 14:34:44 »
A coleção de mapas que o autor alega ser evidências às viagens estão aqui: http://www.gavinmenzies.net/maps.asp
Quando eu descobrir como postar imagens eu posso colocar aqui, se quiserem.

Valeu pelo link, muito interessante!

Para postar imagens, clique em "Pré-Visualizar", na segunda fileira de botões, o segundo é para adicionar imagens, clique sob ele e cole o endereço das imagens, entre as TAGS "img" e "/img", sem aspas, claro. E não esqueça dos colchetes, mas vem automático.

No mais, tem um tópico específico aqui no fórum para imagens: ../forum/topic=17240.0.html

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #10 Online: 30 de Julho de 2009, 15:04:04 »
Essa caracteristica chinesa chega a ser engraçada, ja eram uma civilizaçao bem avançada enquanto a europa ainda estava na idade do uga.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #11 Online: 30 de Julho de 2009, 15:44:41 »
Os livros de história precisam ser mais honestos eu acho... Pelo menos considerar os vikings, os chineses, etc.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 30 de Julho de 2009, 18:45:20 »
Os livros de história do ensino médio, não é? De uma maneira geral a história tem estado mais acessível nos últimos anos  :D

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 30 de Julho de 2009, 21:19:45 »
Os livros de história do ensino médio, não é? De uma maneira geral a história tem estado mais acessível nos últimos anos  :D

Sim. Do ensino médio. Aqueles tipo apostilão que hoje nada mais são que pregação ideológica do governo petralha.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 31 de Julho de 2009, 07:23:40 »
Hoje? Sempre foi a história oficial do governo, de qualquer governo. É só dar uma olhada na História do Brasil.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 31 de Julho de 2009, 09:03:35 »
Hoje? Sempre foi a história oficial do governo, de qualquer governo. É só dar uma olhada na História do Brasil.

Os livros que eu tinha eram bem razoáveis e sinceros até certo ponto.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 31 de Julho de 2009, 09:24:51 »
Todos são razoáveis e sinceros até certo ponto. Mas muitas vezes a história é contada para enaltecer um fato ou outro ou para simplificar. O descobrimento do Brasil mesmo, deveria começar com a história do Infante D. Pedro, a Independência foi dada em um lombo de burro e não em um cavalo e a proclamação da república foi dada por Deodoro acamado e foi um golpe de estado.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 31 de Julho de 2009, 14:53:32 »
Todos são razoáveis e sinceros até certo ponto. Mas muitas vezes a história é contada para enaltecer um fato ou outro ou para simplificar. O descobrimento do Brasil mesmo, deveria começar com a história do Infante D. Pedro, a Independência foi dada em um lombo de burro e não em um cavalo e a proclamação da república foi dada por Deodoro acamado e foi um golpe de estado.

Na apostila do 3o milênio isso estava escrito hehe...

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 31 de Julho de 2009, 15:21:49 »
 :hihi:

Offline pablito

• Nível 14
  • *
« Resposta #19 Online: 31 de Julho de 2009, 17:26:40 »
Olá,

Comprovado mesmo, tem viagens de chineses até a costa oriental da África. Só isso.

Mas a América já tinha sido visitada por europeus antes de Colombo. Por exemplo, já houve uma colônia viking em ilhas do norte do Canadá já no século XIII ou XIV.
Porém, essa colônia não prosperou e acabou não representado muita coisa na história do continente.

Destaca-se a viagem de Colombo pois foi a partir dela que a Europa invadiu a América, destruindo civilizações.

Se algum chinês chegou aqui antes de Colombo, não fez diferença alguma.
Mas a probabilidade disso ter ocorrido é pra lá de mínima, pois o tipo de navegação que levou os chineses à África (também sem maiores consequências para aquele continente) não os permitiria cruzar o Pacífico.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 31 de Julho de 2009, 22:18:26 »
Pelo que me recordo era o contrário, os chineses tinham navios maiores e melhores, além de no início do século XV terem uma frota maior que o da Espanha e Portugal juntos (até um imperador mandar queimar tudo mesmo).

Havia um eunuco chamado Zeng He que era o líder da navegação chinesa, estava em viagens quando o imperador faleceu e quando voltou, o substituto já havia tomado a decisão de interromper as viagens..

Esse é um momento de inflexão na história. Não fosse esse imperador, provavelmente seríamos chineses hoje
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 31 de Julho de 2009, 22:37:42 »
Pelo que me recordo era o contrário, os chineses tinham navios maiores e melhores, além de no início do século XV terem uma frota maior que o da Espanha e Portugal juntos (até um imperador mandar queimar tudo mesmo).

Havia um eunuco chamado Zeng He que era o líder da navegação chinesa, estava em viagens quando o imperador faleceu e quando voltou, o substituto já havia tomado a decisão de interromper as viagens..

Esse é um momento de inflexão na história. Não fosse esse imperador, provavelmente seríamos chineses hoje

Realmente a frota chinesa era maior, com navios maiores e melhores. Não tinha problemas de escorbuto ou alimentação, já que carregavam a própria provisão fresca e os juncos eram compartimentados com seções estanque, o que possibilitava a navegação mesmo com grandes avarias no casco.
Não acho que seríamos chineses hoje, já que os chineses não tinham muito o hábito de formar colônias, mas poderiam ter expandido sua cultura e tecnologia para os povos pré-colombianos, como os Astecas, o que teria talvez impossibilitado a conquista espanhola. Mas não existe se em história, não é mesmo? :)

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 31 de Julho de 2009, 22:54:27 »
pois é... é que esse assunto é exatamente um dos que me parecem que um pequeno desvio poderia ter causado uma grande mudança. Não conheço muitos mais casos assim.

Talvez termophilas, quem sabe nossa cultura pudesse ser persa hoje
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #23 Online: 03 de Agosto de 2009, 10:05:52 »
Gaugamela, Ecnomo, Chalons, Midway, Lepanto...

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #24 Online: 16 de Agosto de 2009, 22:10:29 »
Essa dos chineses é nova para mim, na verdade sou um asno se tratando da civilização chinesa  :vergonha:

Existe algum tipo de prova em relação aos romanos?   

Não acho que seríamos chineses hoje, já que os chineses não tinham muito o hábito de formar colônias, mas poderiam ter expandido sua cultura e tecnologia para os povos pré-colombianos, como os Astecas, o que teria talvez impossibilitado a conquista espanhola. Mas não existe se em história, não é mesmo? :)

Lembrei do filme “Efeito Borboleta”    :P Uma pequena mudança em determinados fatos poderia alterar toda a história 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!