'Chegar primeiro" é, sem dúvida alguma, 'descobrir primeiro', mesmo que o seu discurso eurocentrista não queira. O que me surpreende é que voce está descartando a priori a possível primazia dos chineses, sem considerar o fato histórico de que a China esteve isolada do resto do mundo até meados do século XIX, sendo plausível, portanto, a hipótese de que muitas das características da sociedade chinesa tenham permanecidas desconhecidas pelo Ocidente até meados do século XX.
A propósito. Em sua opinião, como voce acha que os nativos americanos avaliariam o modo como as terras deles - sem eles, de preferência - foram "incluídas nas relações económicas, políticas, culturais, sociais...mundiais". Isso é uma invenção actual...
O termo descobertas, no contexto em que é tratado neste post, só faz sentido no contexto dos grandes emprendimentos marítimos que mudaram o mundo para todo o sempre a partir do seu iniciador, o Infante D. Henrique, no séc. XV, gerando um revolução geográfica e a PRIMEIRA GLOBALIZAÇÃO MUNDIAL.
Negativo. O sentido deste tópico é saber se os chineses estiveram na América em 1421, antes da chamada "era das grandes navegações européias quatrocentistas" e não se eles vieram colonizá-la.
Uma nova era, novos mundos e novos mares articulados entre si para todo o sempre e sem retorno. Os descobrimentos marítimos foram uma acção estratégica de grande visão... Não confundir com navegações à toa de particulares, ou com antigas viagens marítimas já esquecidas de todos no séc XV, ou com migrações de povos por mar doutros tempos...ou com navegações de armadas chinesas de ida e volta sem efeito permanente no mundo (os limites dessas navegações foram bem mostradas no pavilhão da China na Exposição Mundial de Lisboa de 1998, dedicada aos oceanos,...sem pretensões "americanas" e muito menos "mundiais").
Sem dúvida que envolveu um grande planejamento, dentro de uma concepção mercantilista e de aquisição, via imperialismo militar, de terras ultramarinas com o apoio da ICAR.
E não estou descartando a priori, os chineses nunca tiveram essas pretensões até "aparecer" este autor marinheiro inglês. Em Portugal não há documentação do séc XV sobre navegadores chineses em Lisboa... e quando os portugueses chegaram à China também nada referiram sobre documentação chinesa alusiva a navegações "mundiais".
Voce ao menos considerou a outra referência bibliográfica que eu citei? E só porque em Portugal não há documentação sobre navegadores chineses, isto significa que eles nunca existiram? Então não existem outras fontes históricas confiáveis, somente os arquivos lusitanos?
Estou discutindo o conceito de Descobrimentos na Era das grandes viagens do séc XV-XVI e não se os indigenas gostaram ou não de serem "descobertos"...
Você apresentou o conceito eurocêntrico de expansão ultramarina ocorrida a partir do final do século XV e o fez enaltecendo-a como algo de “bom” para a humanidade; uma “grande conquista do europeu ibérico” quatrocentista.
Em contrapartida eu lhe mostrei que os povos que viviam nestes territórios que foram “descobertos” não tiveram nenhum benefício, a não ser que aniquilação física e cultural seja algo de bom em sua perspectiva de análise.
ou se os seus descendentes de hoje preferiam continuar na idade da pedra e no obscurantismo religioso, canibalismo e guerras sem fim...
Ainda bem que os europeus, principalmente ibéricos, chegaram à América e mostraram aos nativos selvagens o elevadíssimo grau de civilização e humanismo que eles desfrutavam, pois já não existia na Europa, naquele tempo, nem “obscurantismo religioso e nem guerras sem fim”.

Inquisição, Cruzadas e Guerra dos Cem Anos não lhes sugerem algo?
não há que fazer demagogia, a história é a história, não tem moral... apenas podemos tentar compreender e não julgar.
De maneira alguma é demagogia, pois não tenho a pretensão de julgar os europeus daquela época, mas quero demonstrar sim, que se a Europa de então tinha um (relativo) elevado grau de cultura e tecnologia, ela apenas engatinhava na construção de uma civilização humanista.
E quanto à terra "deles",... os "índios" também "invadiram" as Américas...não eram de lá... ao Brasil, o primeiro mapa chama "Terra dos Papagaios"... a história das guerras tribais índias bem mostra que eles se "invadiam" uns aos outros... não há aqui os "bons" e os "maus". Isso não leva a nada.
Pode ser, mas o fato aqui é que os “civilizados” europeus invadiram as terras, subjugaram e massacraram diversos povos e o fizeram principalmente por ganância territorial e financeira dos reis e dos capitalistas mercantilistas, com a clara cumplicidade da cúpula mandatária da religião cristã, interessada na expansão do cristianismo.
Somente destacar os aspectos positivos das navegações européias entre o final do século XV e o final do século XVII, sem sequer mencionar o tremendo impacto negativo que este período trouxe para os povos atingidos é, para mim, simplesmente inaceitável.